1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ASROCK P4V88 + Celeron D320

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por doktor, 5 de Fevereiro de 2005. (Respostas: 23; Visualizações: 2563)

1. doktor

doktor Power Member

Olá pessoal!
    Tenho 1 PC com as seguintes caracteristicas:

MB: ASROCK P4V88 (http://www.asrock.com/product/product_p4v88.htm)
    CPU: Celeron D320 (2400Mhz, FSB 133Mhz)
    MEM: 512Mb DDR 400 OEM
    Grafica: Geforce4 MX440 64Mb (gpu250/mem286)

O PC está overclockado com os seguintes parâmetros:

CPU: 2900 Mhz
    FSB: 160 Mhz
    MEM: 386Mhz DDR
    Grafica: gpu 300Mhz / mem 330Mhz

Consegui 4000 3dmarks (2001) já com ele overclockado. Acho pouco! O que é que vocês acham?
    Já instalei os drivers da MB e da gráfica. :rolleyes:

Uma coisa que me está a lixar é que na página da MB dizem que dá para ajustar o VCORE do CPU, mas na BIOS não aparece essa opção, e acho que com mais VCORE o CPU ainda era capaz de dar mais. O pior é que o "hybrid booster" de que falam no link que coloquei em cima, não aparece em nenhum lado no CD da motherboard, nem na BIOS. :(

Há algum software que permita alterar o FSB e VCORE do CPU a partir do windows e que dê para manter essas alterações sempre que se iniciar o PC?

Obrigado pela ajuda e pelas dicas! :p
    Abraço!

Filipe (doktor)

2. kronos

kronos Power Member

eu tive uma asrock e a unica forma de aumentar o vcore era uma opção do genero overvolt, ou overvcore que se podia por on e off.

em termos d oclock n vais ter mais sorte que isso...

troquei para a actual board (a7n8x-x) que foi pouco mais cara e consegui mais 400 mhz do meu duron

3. doktor

doktor Power Member

Olá pessoal!
    Estive a pesquisar na net e encontrei este programa:

CPUMSR ( http://www.cpuheat.wz.cz/html/CPUMSR_main.htm )

Parece que permite alterar o FSB e VCORE a partir do windows. Já alguém testou? Funciona mesmo?

Cumprimentos,

Filipe (doktor)

4. doktor

doktor Power Member

Então pessoal?
    Conhecem algum outro programa que permita alterar o VCORE do CPU a partir do windows?

Need help!!!! :(

5. God_Lx

God_Lx Folding Member

Chipset

Com esse chipset tás lixado :( Ou tens uma boa bios e a board ate' overclocka relativamente bem, ou então tens uma bios da treta e mais vale mandares a board fora pq com esse chipset a partir do windows podes fazer muito pouco :( Quanto ao CPU, ele overclocka bem mais... Provavelmente ate' overclocka mais com o vcore default...

Celeron [email protected] here :) com vcore default...

6. doktor

doktor Power Member

Consegui passar de 2400 para 2900. A 3000Mhz (FSB 165) já fica instável e por vezes não arranca. Acham q este chipset não permite alterar o VCORE a partir do windows?

Pelo que li no XbitLABS eles até gostam de VCORE ( http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/celeron-d_7.html ), por isso é que queria ver se com mais VCORE ele passava dos 2900Mhz.

God-LX, que board usas? Já experimentaste com mais VCORE?

Abraço!

Filipe (doktor)

7. NPinho

NPinho I folded Myself

alguns CeleronD dao 3.6Ghz a default vcore, pq sao um P4 3.6 com cache cortada e FSB 200-> 133, por acaso o meu é um deles... da 3.8G a default vcore para dia a dia.

Se calhar esse CPU n da mais por causa da board... penso eu de que...

EDIT: tenho uma Asus P4P800 -> http://clientes.netvisao.pt/npa1987/celerondiadia.jpg

o maximo k ele deve dar, deve rondar os 4.1Ghz

Última edição: 7 de Fevereiro de 2005
  8. doktor

doktor Power Member

E há algum truque para poder controlar o VCORE nesta board? Nenhum software?
    Obrigado!

9. doktor

doktor Power Member

Olá pessoal!
    Num PC parecido com o anterior, com as seguintes caracteristicas:

MB: ASROCK P4V88 (http://www.asrock.com/product/product_p4v88.htm)
    CPU: Celeron D320 (2400Mhz, FSB 133Mhz)
    MEM: 2x 256Mb DDR 400 OEM (Dual Channel)
    Grafica: Geforce3 TI200 64Mb

consegui o seguinte overclock:

CPU: 3100 Mhz
    FSB: 170 Mhz
    MEM: 340 Mhz DDR

Para isto tive de reduzir o ratio das memórias para DDR 266Mhz na BIOS.
    O que acontece é que dá impressão que o CPU ainda podia overclockar mais, mas quando ultrapasso o FSB de 170, apesar de na BIOS indicar a velocidade real (FSB*multiplicador 18), quando o Windows XP arranca e uso o CPU-Z, o FSB não passa de 173, independentemente de eu seleccionar 175, 180 ou 185 na BIOS.
    Parece que a board ou o Windows limita o FSB a 173Mhz! Ora isto é muito esquisito pois esta board também permite instalar Pentium4 com FSB200Mhz!
    Não sei mais o que fazer, mas gostava de ver até onde o CPU overclocka. Sei que não são as mems que estão limitar o overclock pk só estão a 340Mhz DDR e o PC continua perfeitamente estável mesmo a 173 FSB.
    Sugestões? Dicas? Alguém já teve o mesmo problema? Help!!!!

Obrigado e abraço para o ppl!

Filipe (doktor)

10. doktor

doktor Power Member

Então pessoal? Ninguém dá 1 ajudinha??? :(
    O CPU tá a pedir mais overclock....quase nem aquece! :zzz:
    Thanks! :o

Filipe (doktor)

11. o_bEnFiQuIsTa

o_bEnFiQuIsTa Power Member

Tenho o mesmo processador mas a minha board é uma ASROCK P4S61.

A única coisa que fiz foi mudar o CPU Host Frequency de 100MHZ para 125 e tenho o PC agora a correr a 3.0 Ghz.

Em termos de temperaturas, está praticamente igual à situação inicial, ou seja, a 2.4 ghz. 34º em idle e pouco mais de 40º em load. Em termos de fans, tenho uma ventoinha na traseira a tirar ar e uma na frente a meter.

Resumindo, dá a clara ideia de que é possível puxar mais que isto, mas como sou um leigo na matéria, gostaria de ler uma opinião experiente na matéria antes de avançar para patamares mais perigosos.

12. doktor

doktor Power Member

Alguém já experimentou o clockgen com boards da ASROCK?

13. danizito

danizito Power Member

estes celeron são mm bons pa oc! Eu tenho um a funcionar a 2900 no dia-a-dia com vcore @default.. e da + q isto, inda n tiv mt tempo pa testar...e cm n tenho wc...mas a 2900mhz qd começo a puxar p ele a board da o alarm dos 60ºC (e aí dou uma bekinha + d power ao spark7, mas nc preciso + d cerca 3000 e tal rotaçoes s n m engano)

14. God_Lx

God_Lx Folding Member

Hmm

Então esse spark7 n e' grande coisa :P (Ja' tive um por akaso e ate' arrefecia)

O meu com o dissipador/fan de origem n passa dos 40 em full load... e' um [email protected] default vcore... (O meu e' um NorthWood) tb podera' ser disso...

15. danizito

danizito Power Member

pois...m é um northwood... :x2:
    eu tinha um celeron northwood 2,6 @ 3,0 e com o spark 7 tinha-o a cerca d 27º em idle e cerca d 38 em full, com o spark 7 nas calmas e s barulhinho... :007:

16. o_bEnFiQuIsTa

Afinal, segundo o CPU-Z, o meu Celeron tb é um Northwood.
    Outra coisa, ao aumentar o CPU Host Frequency estou só a aumentar a velocidade do processador ou é o FSB que tou a aumentar?

17. doktor

doktor Power Member

A minha board é diferente da tua, mas presumo que tb estejas a aumentar o FSB. Usa o CPUz e vê se as velocidades das memórias também aumentaram (mantendo o mesmo ratio CPU/MEM).

18. o_bEnFiQuIsTa

Na janela memory do CPU-Z apenas diz 512 MBytes, não mostra nada de velocidades.

19. danizito

danizito Power Member

tas a aumentar o fsb e assim tens + velocidade no cpu (velocidade do cpu= a fsb x multiplicador), no teu caso tens um multiplicador d 24x e tens o fsb a 125 o q dá os 3000mhz. certifica-te q tens o agp/pci lock activado na bios senão dá m*****... ao aumentares o fsb aumentas tb a freq das mems, e tens assim + desempenho nestas. no cpu-z vais ao separador memory e ves ond diz frequency a velocidade da mem, q vai aumentando à medida q aumentas o fsb. tem sp cuidado com as temps ao fazers oc, pa nao fritars o cpu

20. o_bEnFiQuIsTa

Obrigado pela ajuda danizito!

O problema aqui, é que no separador memory não vejo nada. A única coisa que lá está escrita é 512 MBytes. O resto está a cinzento.

Ainda em relação às memórias, tenho duas DDR 400, mas estão baixadas para 333 porque a board só suporta um dimm a 400. Sendo assim, não corro muito risco com a memória já que elas vão até 400, certo?

Quanto ao agp/pci lock, não vejo nada disso na bios. Tem é uma cena qq agp/pci, mas é para meter valores. Será aí?

Quando às temperaturas, continuo com baixas temperaturas a 3.0. Cerca de 31/32 em idle e pouco mais de 40 em full load. Resumido, tá a pedir mais...

What next?

Partilhar esta Página