ASRock Z270 supercarrier problema?

_FOCUS_

Power Member
Viva malta,
Espero que consigam ajudar-me, porque estou perdido, sem saber o que fazer: antes de mais o meu pc é o seguinte :
Intel 7 7700k
AsRock Z270 supercarrier
2 X 8 GB gkill
2 X 960 evo Raid 0
1 X Samsung 850 ssd
2 X gigabyte g1 970 sli
Fonte: corsair 760i
Windows 10

Descrição do problema : a uns dias que tenho sentido que o PC não está nada fluido a jogar, e a coisa de uma semana que o PC tem apresentado alguns bloqueios, sendo necessário pressionar o botão reset para reiniciar o PC, tinha decidido formatar o computador, mas hoje estive a ver como estavam as temperaturas. E vi coisas estranhas(ou penso que sim), com o hwmonitor tinha uns dos core com mais 8° que todos os outros que apresentavam valores muito aproximados, isto sem o PC estar a fazer nada, por exemplo quase todos estavam a 26 e outro estava a 33.
Mas o que achei mesmo estranho foi a temperatura do chipset da board, pois quando estava a jogar penso que chegou aos 50 graus, e em ide está a 36, e isto sim me causou muito confusão, porque em ide nunca me passava dos 30 , é certo que já não.olhava para as temperaturas a muito tempo, mas tenho quase a certeza que está muito mais quente do que era suposto, atenção que tenho o PC na garagem, local muito fresco e está sem a tampa, acham isto normal? Se não for, o que poderá ser? A board foi a vida?
 
Quanto tempo tem sem levar uma limpeza, pasta termica nova?
Em todo o caso não é por essas temps que terás os problemas que descreveste.
 
Uns 2 anos mais ou menos

Já merecia uma limpeza e pode estar ai o problema!

1º Temperatura do CPU, como esta? 2 anos sem limpeza a pasta térmica já nem deve existir já é ferro com ferro! (Tive um caso de um pc que em jogos travava, nomeadamente no jogo "CS:GO", pois puxa muito pelo CPU, temperatura a 100º já parecia um ferro de engomar, pasta térmica trocada e nem passa dos 50º).

2º Os sensores de temperatura podem não estar a dar a temperatura certa, já vim um ssd que dizia que estava a 127º (e esteve montes de tempo a ser usado e ainda está bom!):-D e só se resolve com uma atualização da BIOS (O que não acho que seja o caso pois não é uma temperatura exagerada).

3º Depois da dita cuja limpeza e troca da pasta térmica se tudo continuar a acontecer pode mesmo ser da motherboard, algum curto no chipset da board ou em algum outro componente, que nos primeiro casos dá pequenas travadas, lag´s e por vezes o computador não liga ou liga depois de várias tentativas! E se for mesmo este o caso (apenas a dar uma ideia) pode mesmo queimar algum circuito e claro, uma board nova! Esperemos que não seja o caso!
 
Malta estou a desesperar não consigo efectuar a instalação do Windows no Raid 0, explico-me, sempre que seleciono a partição do Raid, diz que não é um boot device na bios, é efectivamente assim é, ao montar o raid, não sei porque raios desaparece da lista de dispositivos de arranque.

Desmonto o raid, os 2 discos jja são reconhecidos e posso instalar sem qualquer problema, conseguem ajudar-me,? Estou a dar em maluco com isto.
 
Malta estou a desesperar não consigo efectuar a instalação do Windows no Raid 0, explico-me, sempre que seleciono a partição do Raid, diz que não é um boot device na bios, é efectivamente assim é, ao montar o raid, não sei porque raios desaparece da lista de dispositivos de arranque.

Desmonto o raid, os 2 discos jja são reconhecidos e posso instalar sem qualquer problema, conseguem ajudar-me,? Estou a dar em maluco com isto.
Enventualmente precisas dos drivers da raid.. Mas não faz sentido raid 0 em nvme
 
De todas formas, não pretendo discutir se faz ou não sentido, pois já o tinha dessa formar, e quero manter.

Já fiz algumas descobertas estranhas, basicamente tenho uma Pen de arranque con o win 10 que já deve ter uns 2 anos, e criei uma nova com a ultima versão, o problema é o seguinte : com a antiga ao chegar ao menu onde o Windows pergunta em que drive queremos instalar, neste caso, não aparece qualquer drive, tenho de carregar um ficheiro dos drivers Intel e pronto para instalação,

Com a pen nova, já aparece a drive sem fazer nada, e quando tento carregar esses drivers da erro ecran azul, se não carregar os drivers diz o que não posso instalar nessa drive porque não é um boot device.


Cada coisa que aparece dassss
 
Última edição:
Back
Topo