Assistência técnica - 70€ - roubado?

Geralmente as lojas de informática têm versões OEM depois geram uma chave válida com o key generator e assim fica muito mais barato.

Mas tens a razão do teu lado , avança com isso para eles não pensarem que tomam toda a gente por parvos.



cumps
 
Geralmente as lojas de informática têm versões OEM depois geram uma chave válida com o key generator e assim fica muito mais barato.

Mas tens a razão do teu lado , avança com isso para eles não pensarem que tomam toda a gente por parvos.

cumps

Não me digas que fizeram isso com o Office também...

O que fizeram foi ilegal, alguma vez por 70€ se fica com o Vista Ultimate + Office 2007 legais.
 
Eu como trabalho numa loja, acho esse procedimento completamente inadmissível. Quer dizer, além de não utilizarem a recuperação do sistema, ainda foram meter uma versão do Windows não licenciada, quando o cliente tinha uma licença para a Home Premium. Além disso ainda metem o Office 2007 ilegal. Só tenho pena que as auditorias da MS só passem pelas grandes lojas, é porque são essas pequenas lojas que estragam o negócio todo. Em relação aos preços, são até muito baratos.
Eu já lá tive clientes mistério da MS e eles sabem bem que na nossa loja só é instalado software licenciado, e mesmo assim vão lá. Denuncia mas é isso à MS, pode ser que eles façam alguma coisa.
 
mesmo já tendo o sistema e os drivers? até drivers faltam! leste alguma coisa?

Não sejas inconveniente que também não fui....


45€ pela instalação de um S.O. é perfeitamente normal
20€ pelos backups também.
5€ pelos drivers também (podes dizer a wireless não funciona, mas também me parece que pouco percebes pelo que se calhar até esta instalada)


Quanto ao ser ilegal o que te instalaram é uma coisa completamente diferente do preço isto se os 45€ for da instalação do S.O. e não do mesmo.
 
Bem.... é a primeira vez que vejo alguém a ficar indignado por pagar tão pouco... eu acho o preço que te fizeram, mesmo muito acessível. Tudo bem que se trata de pirataria, mas no caso de alguma inspecção, etc.. quem se lixa são eles. Não vejo qualquer necessidade em querer "queimar" o comerciante que efectou o que achou ser melhor para o cliente.

Também não estou a defender o trabalho que foi efectuado, porque foi sem consentimento do cliente, mas também acho que estás a fazer um pé de vento sem necessidade.

Em relação à história do backup não percebi nada... fizeste um backup de tudo para uma partição do disco? Falas em recovery/repair no meio do backup... não entendo como isso é feito. Acho que nem a própria pessoa que te atendeu, percebeu o que tu lhe disseste, e por isso fez o que entendeu ser melhor.
 
"quando nao se sabe nao se mexe"

colocaram te o Ultimate quando tinhas a licença de outro e ainda por cima o teu pc nao é o mais aconselhavel para o mesmo... mas esses gajos sabem o que fazem?

relativemente ao preco... é caro.

no meu estabelecimento fazemos por 60€ o que eles te fizeram, com a tua licença, e mais ainda.
 
1º comentário - Não devias ter desactivado coisas que não sabias o que eram.
2º comentário - Instalaram-te um sistema e um office ilegais, vai à loja e ameaças que vais denunciar o caso à Microsoft e à Assoft, talvez te devolvam o dinheiro.

Senão tens aqui o telefone da Microsoft - 808 22 32 42 e o da Assoft - 21 361 70 40, ligas e explicas o caso, que te instalaram software ilegal quando tinhas uma licença legal e te instalaram o Office que nem querias.

No site da Assoft podes fazer também uma denúncia anónima: http://www.assoft.pt/luta_anti_pirataria/denuncia/denuncia.asp

Tens a factura desse serviço?

Para teres tirado os dados, um Live CD Windows ou Linux teria bastado.
1º Só cheguei a essa conclusão no momento das consequências. :D
2º Sou muito acanhado para isso. Dei-lhes o OK... agora olha...desculpem! Ao menos faço a denúncia anónima, que já esta quase terminada.

"quando nao se sabe nao se mexe"

colocaram te o Ultimate quando tinhas a licença de outro e ainda por cima o teu pc nao é o mais aconselhavel para o mesmo... mas esses gajos sabem o que fazem?

relativemente ao preco... é caro.

no meu estabelecimento fazemos por 60€ o que eles te fizeram, com a tua licença, e mais ainda.
"e mais ainda" - eles meteram também o Ccleaner e o adware que por palavras de um dos homens significa: "é um programa útil porque detecta vírus que o antívus não detecta", penso que mandou uma bacorada, acho que não tem nada a ver, aquilo serve para não abrir tretas que aparecem na net com publicidades etc a atrapalhar se não estou enganado.

Bem.... é a primeira vez que vejo alguém a ficar indignado por pagar tão pouco... eu acho o preço que te fizeram, mesmo muito acessível. Tudo bem que se trata de pirataria, mas no caso de alguma inspecção, etc.. quem se lixa são eles. Não vejo qualquer necessidade em querer "queimar" o comerciante que efectou o que achou ser melhor para o cliente.

Também não estou a defender o trabalho que foi efectuado, porque foi sem consentimento do cliente, mas também acho que estás a fazer um pé de vento sem necessidade.

Em relação à história do backup não percebi nada... fizeste um backup de tudo para uma partição do disco? Falas em recovery/repair no meio do backup... não entendo como isso é feito. Acho que nem a própria pessoa que te atendeu, percebeu o que tu lhe disseste, e por isso fez o que entendeu ser melhor.
Indignado por pagar tão pouco? Eu estou indignado é por pagar tanto!

Se bem te lembras eu já tinha SO e Drivers numa partição prontinha para ser executada em caso de problema, ou seja, eu não pedi que me instalassem um SO novo nem o MS Office 2007. Eu já tinha o SO, drivers e o open office, o que significa que quanto a este assunto nada teria de pagar, mas acabou por me ficar a 45+5€. Pagar pelo que já tinha comprado acho caro sim.:)


Em relação à história que não percebeste:
1º Tentei fazer um backup para uma pen grande ou um disco rígido externo, mas o que é certo é que não consegui (nem pelo DOS deu para fazer)

2ºO repair não sei o que é nem nunca falei, falei foi em fazer um Recovery do SO a partir duma partição do HD do próprio computador só depois do backup.

3º Tenho a certeza que ele percebeu, expliquei-lhe com clareza. E temos até o exemplo que comprava como entendeu, ele entretanto veio com a conversa do "se calhar era melhor por o Ultimate - fica mais estável"

4º Sim, ele fez o que entendeu ser melhor para a loja.

Não sejas inconveniente que também não fui....


45€ pela instalação de um S.O. é perfeitamente normal
20€ pelos backups também.
5€ pelos drivers também (podes dizer a wireless não funciona, mas também me parece que pouco percebes pelo que se calhar até esta instalada)


Quanto ao ser ilegal o que te instalaram é uma coisa completamente diferente do preço isto se os 45€ for da instalação do S.O. e não do mesmo.
Desculpa Arnie_Marta, eu não quis ser desagradável contigo, apenas pensei que tivessemos chegado à conclusão de que "tudo correcto" não está com certeza. :)
 
Última edição:
Isso de ser acanhado não é desculpa!!
Qualquer dia és roubado, não vais fazer queixa porque és acanhado, e eles voltam-se a fazer o mesmo porque és acanhado.

O que tens a fazer é apresentar queixa nessas instituições que te disseram, passa também pelo site da ASAE que também dá pra fazer denuncias anónimas.

Mas a meu ver, assim não ganhas nada em fazer denuncias anonimas, ficas com o pc com software pirata, quando no fundo compraste-o com software genuíno e além disso pagaste por ele.
 
E que tal visto que o PC agora já está a funcionar okay.

Guardares os dados que queres e depois correr a recuperação do sistema, instala-te o windows de origem com a drivers e fica tudo okay.

Ou eles apagaram-me a drive de recuperação do sistema?
 
O preço não me parece exagerado. É certo que não é pouco porque para quem paga quaquer valor é muito, mas não podes dizer que foi um roubo porque não o foi.
Se o teu problema é um problema de consciência por estares a usar um SO e um Office ilegal, tens todo o direito de chegar à loja e dizer "Meus Srs., eu não autorizei tal coisa e quero a mesma versão do SO que vinha com o meu portátil." e eles são obrigados a fazê-lo e creio que eles o farão sem grandes problemas.
A loja errou e isso é um facto. Infelizmente não faltam por aí "técnicos da treta" que mal saem da escola com um cursozito de informática e se acham "doutores" e grandes entendidos na matéria, mas isso apanhas em qualquer lado quer seja nessa loja ou numa grande superfície comercial.
Trabalhei vários anos numa loja de informática e já apanhei um pouco de tudo, quer colegas que não respeitavam o cliente quer clientes que se julgavam donos e Srs. da razão. O "cliente tem sempre razão." para mim isso é uma treta e convém ter em mente isso, contudo, convém dialogar e saber o que o cliente pretende e fazer o trabalho com profissionalismo e dentro da legalidade.
No teu caso nem sequer havia lugar para dúvidas ! Se fosse eu, perguntava primeiro onde estava a informação para salvaguardá-la usando outro SO para aceder ao disco do portátil. Caso o SO do portátil fosse irrecuperável, faria uma nova instalação e utilizava o código do cliente e instalava-lhe todos os drivers.
Quanto ao preço, andaria muito próximo disso já que o Windows para instalar e configurar os drivers ocupam bastante tempo e é necessário contar com imprevistos...
 
Quem não chora, não mama. o ditado é velho. tens de te impor.

vai lá e ameaça os tipos e tenta receber o € senão é ASAE, livro de reclamações, policia, Microsoft, ASOFT e tudo ao barulho.

cumps
 
E que tal visto que o PC agora já está a funcionar okay.

Guardares os dados que queres e depois correr a recuperação do sistema, instala-te o windows de origem com a drivers e fica tudo okay.

Ou eles apagaram-me a drive de recuperação do sistema?
Não verifiquei, mas julgo que apagaram. O portátil é do meu pai e está em casa dele, quando poder verifico.;)
 
Epá isso do que li, foram cometidos erros de vários lados.

O primeiro foi trazeres o portátil com o Vista Ultimate, pirata garantidamente, assim como o Office, e não mandares vir na altura com eles, a dizer que não querias;
Se tinhas Windows e Office legais, eles só tinham era de instalar o que tinhas, isto se tivesses os discos de instalação, ou partição de recuperação realmente a funcionar.

O tipo da loja, garantidamente não deve perceber muito do assunto, para dizer que o Ultimate é mais estável que o Premium, omg.... é que nem tem nada a ver a diferenças das versões com estabilidade, foi tanga pra te meterem outra versão, sabe-se lá porquê.
Em relação ao Ccleaner e Ad-Aware, nada de mal tem, visto que são soluções free e uma faz uma especie de manutenção/limpeza ao pc, e a outra detecta spyware, não virus.....

Solução:

Acho ridiculo ires fazer queixa deles ( pelo menos por agora ), consoante alguns têm dito, em primeiro lugar vais falar com os tipos e perguntas o porquê de terem metido Windows e Office provavelmente ilegais sem a tua autorização, e que queres o portatil como estava, com a tua chave legal.
Se eles começarem com tangas é que podes e deves fazer.
Quanto ao preço, enfim, não é barato, mas antes de teres lá metido o portátil, tinhas perguntado os valores, e ao menos que te dessem uma noção, mas cada um faz o preço que quer.
 
Indignado por pagar tão pouco? Eu estou indignado é por pagar tanto!

Se bem te lembras eu já tinha SO e Drivers numa partição prontinha para ser executada em caso de problema, ou seja, eu não pedi que me instalassem um SO novo nem o MS Office 2007. Eu já tinha o SO, drivers e o open office, o que significa que quanto a este assunto nada teria de pagar, mas acabou por me ficar a 45+5€. Pagar pelo que já tinha comprado acho caro sim.:)


Em relação à história que não percebeste:
1º Tentei fazer um backup para uma pen grande ou um disco rígido externo, mas o que é certo é que não consegui (nem pelo DOS deu para fazer)

2ºO repair não sei o que é nem nunca falei, falei foi em fazer um Recovery do SO a partir duma partição do HD do próprio computador só depois do backup.

Tinhas uma partição com um Sistema operativo pronto a ser executável?? Como é que se faz isso? Nunca tinha ouvido falar disso... Executavas o sistema operativo a partir de onde? Sinceramente, não estou a entender.

Quando falas em recovery do S.O., referes-te ao S.O. que tu destruíste ao apagar ficheiros que não devias, ou recovery desse tal S.O. que tinhas pronto noutra partição?

Sinceramente... estou baralhado.. lol

Conheço:

1- Clonagem de discos rígidos/partições (apesar de não entender muito bem como se usa depois a imagem.. visto que se precisa do programa que fez a clonagem..por isso acho que é sempre preciso ter o S.O. instalado para aceder à imagem criada). Ou estou errado?

2- Computadores com dual/multi boot (dois ou mais S.O. instalados, em que no caso de apagares algo que não deves, poderás estragar o processo de boot, e nao entras em nenhum dos S.O. instalados)

3- Instalação de raíz (que foi o que o técnico fez).

Em relação ao backup, acho que o mais fácil, teria sido retirar o disco do portátil e ligar a outro PC, para podermos aceder ao disco, como se de um disco externo se tratasse.

Há uma coisa que não entendi... ele não fez backup nenhum? O teu pai perdeu os dados importantes?
 
Tinhas uma partição com um Sistema operativo pronto a ser executável?? Como é que se faz isso? Nunca tinha ouvido falar disso... Executavas o sistema operativo a partir de onde? Sinceramente, não estou a entender.

Quando falas em recovery do S.O., referes-te ao S.O. que tu destruíste ao apagar ficheiros que não devias, ou recovery desse tal S.O. que tinhas pronto noutra partição?

Sinceramente... estou baralhado.. lol

Conheço:

1- Clonagem de discos rígidos/partições (apesar de não entender muito bem como se usa depois a imagem.. visto que se precisa do programa que fez a clonagem..por isso acho que é sempre preciso ter o S.O. instalado para aceder à imagem criada). Ou estou errado?

2- Computadores com dual/multi boot (dois ou mais S.O. instalados, em que no caso de apagares algo que não deves, poderás estragar o processo de boot, e nao entras em nenhum dos S.O. instalados)

3- Instalação de raíz (que foi o que o técnico fez).

Em relação ao backup, acho que o mais fácil, teria sido retirar o disco do portátil e ligar a outro PC, para podermos aceder ao disco, como se de um disco externo se tratasse.

Há uma coisa que não entendi... ele não fez backup nenhum? O teu pai perdeu os dados importantes?

Ele deve estar a referir-se à partição de recuperação que alguns portáteis trazem, é uma partição especial escondida que na altura do boot se activa com uma combinação de teclas e repõe o sistema como veio de fábrica.

Se o técnico concluiu que não existia essa possibilidade deveria ter informado o cliente desse facto e dar-lhe as alternativas com o respectivo preço.

O que me parece que aconteceu é que eles já tinham uma imagem toda prontinha de um Vista Ultimate + Office + adware, etc. e acharam que seria mais fácil aplicar essa imagem do que recuperar o sistema ao cliente. Essas aplicações extra e o impingir do Ultimate não apareceram por acaso.

Volto a dizer que nestes casos e para fazer backup o mais fácil é um Live CD, arranca-se do CD e já se tem acesso para pens e discos externos.
 
Tinhas uma partição com um Sistema operativo pronto a ser executável?? Como é que se faz isso? Nunca tinha ouvido falar disso... Executavas o sistema operativo a partir de onde? Sinceramente, não estou a entender.

Quando falas em recovery do S.O., referes-te ao S.O. que tu destruíste ao apagar ficheiros que não devias, ou recovery desse tal S.O. que tinhas pronto noutra partição?

Sinceramente... estou baralhado.. lol

Conheço:

1- Clonagem de discos rígidos/partições (apesar de não entender muito bem como se usa depois a imagem.. visto que se precisa do programa que fez a clonagem..por isso acho que é sempre preciso ter o S.O. instalado para aceder à imagem criada). Ou estou errado?

2- Computadores com dual/multi boot (dois ou mais S.O. instalados, em que no caso de apagares algo que não deves, poderás estragar o processo de boot, e nao entras em nenhum dos S.O. instalados)

3- Instalação de raíz (que foi o que o técnico fez).

Em relação ao backup, acho que o mais fácil, teria sido retirar o disco do portátil e ligar a outro PC, para podermos aceder ao disco, como se de um disco externo se tratasse.

Há uma coisa que não entendi... ele não fez backup nenhum? O teu pai perdeu os dados importantes?
Lê o que o ciberg escreveu inicialmente para perceberes.

E sim a loja fez o backup e o meu pai não perdeu nada de importante.
 
Geralmente as lojas de informática têm versões OEM depois geram uma chave válida com o key generator e assim fica muito mais barato.

Mas tens a razão do teu lado , avança com isso para eles não pensarem que tomam toda a gente por parvos.



cumps

mesmo assim versões OEM só podem ser vendidas na compra de um computador novo e fica a volta dos 100€, o mais normal a fazer-se nestas situações é a instalação da versão de Windows que o cliente possui e activar com a chave que consta no selo que está na base do portatil. Se não se tem a versao que o cliente não possui n se inventa.
 
Não sejas inconveniente que também não fui....


45€ pela instalação de um S.O. é perfeitamente normal
20€ pelos backups também.
5€ pelos drivers também (podes dizer a wireless não funciona, mas também me parece que pouco percebes pelo que se calhar até esta instalada)


Quanto ao ser ilegal o que te instalaram é uma coisa completamente diferente do preço isto se os 45€ for da instalação do S.O. e não do mesmo.

Exacto... caro não foi. Eu faço à borla para familiares e amigos mas bem sei que estas coisas pagam-se bem apesar de serem hiper simples de se fazerem :P LoL

O problema é que eles não te venderam o SO os 45€ são da instalação. Ou seja, tirando o facto de porem o Windows pirata está tudo correcto em termos de preços.

Se realmente não era possível usar a partição de recuperação o ideal é ter um CD do Windows Vista com todas as edições e usar a chave que está debaixo do portátil e activava-se telefonicamente. Aliás fiz isso quando comprei o portátil para não ter tralha do fabricante. E quando meti 4GB de RAM voltei a fazer e meti a versão x64 do Home Premium. É perfeitamente legal!

As chaves podem ser usadas em qualquer língua e arquitectura (x86 ou x64) só não podem ser usadas em edições diferentes.
 
Ele deve estar a referir-se à partição de recuperação que alguns portáteis trazem, é uma partição especial escondida que na altura do boot se activa com uma combinação de teclas e repõe o sistema como veio de fábrica.

Se o técnico concluiu que não existia essa possibilidade deveria ter informado o cliente desse facto e dar-lhe as alternativas com o respectivo preço.

O que me parece que aconteceu é que eles já tinham uma imagem toda prontinha de um Vista Ultimate + Office + adware, etc. e acharam que seria mais fácil aplicar essa imagem do que recuperar o sistema ao cliente. Essas aplicações extra e o impingir do Ultimate não apareceram por acaso.

Volto a dizer que nestes casos e para fazer backup o mais fácil é um Live CD, arranca-se do CD e já se tem acesso para pens e discos externos.

Ahh ok, já percebi a história da partição "mágica".. não tinha conhecimento. Obrigado pelo esclarecimento.

Internauta, então e não sabias a combinação de teclas para executar o tal S.O. na partição escondida?

ciberg, a história das imagens e clonagens das partições/discos, faz-me confusão.. como é que eles aplicam a imagem sem S.O. instalado?
 
Ahh ok, já percebi a história da partição "mágica".. não tinha conhecimento. Obrigado pelo esclarecimento.

Internauta, então e não sabias a combinação de teclas para executar o tal S.O. na partição escondida?

ciberg, a história das imagens e clonagens das partições/discos, faz-me confusão.. como é que eles aplicam a imagem sem S.O. instalado?

Não te sei explicar isso, julgo que essa partição tem um mini-SO muito básico que apenas aplica a imagem.

Quando comprei o meu portátil Acer e o liguei pela primeira vez ele executou automaticamente essa operação com um interface muito parecido a uma aplicação DOS.

Nesse mesmo dia a "maria" usou o portátil e meteu-lhe logo um vírus nem sei como, optei por voltar a repôr tudo, pesquisei na net a definição de bios para activar a combinação de teclas e a própria combinação de tecla e repus tudo num instante.

Estranhamente no manual do portátil não dizia nada sobre isso e para um utilizador normal parece-me uma opção pouco fácil de utilizar, talvez propositadamente.

Tenho essa partição de uns 5 GB no disco que é indicada pelo Disk Administrator como não tendo file system, mas se activar a combinação de teclas fico com o portátil como o comprei.

Por isso é que a maioria dos portáteis não traz os cds de recuperação.
 
Back
Topo