Assistência técnica Nikon muito má.

Um desenterro.

Vou mostrar o mail que enviei para a Nikon para não ter que escrever mais sobre este assunto.

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Bom dia.

Antes de mais quero dizer que estou a usar o google tradutor...

eu comprei uma Nikon D5200 em Novembro e 2013, em Maio de 2014 apareceram manchas nas fotos, nao sabia o que era. Depois reparei que em f22 via sempre as pintas.
Em janeiro de 2015 mandei a camara para a ***** no porto, foi para limpar 2 vezes, eles disseram que o problema estava no sensor de limpeza entao foi para a Nikon em Barcelona. Veio pior.
Foi outra vez para Barcelona e veio ainda pior. muitas pintas.
Agora enviei para a AtlantPhoto (oficial Nikon) e vão enviar para Barcelona outra vez.

Total 3 vezes para a NIKON BARCELONA. E sempre pior.

Quase meio ano sem a camera.

preciso de ajuda, isto é estúpido e ridiculo, a Nikon é uma marca de renome e comete estes erros?

aguardo resposta. Eduardo Costa"
 
Ontem enviei mails para a Nikon e nada de respostas em condicoes... enfim.

Alguém sabe um mail para onde possa reclamar e que resolvam o problema (ou pelo menos tentem)
 
3 vezes enviada para garantia....deve ser devolvido equipamento novo, ou devolução do valor na factura de compra. Isto é por lei...

Certo...só se aplica se for tratado com intermediário da superficie onde compraste. E se foi em PT claro.

Em relação a resolver a situação...
Vais encontrar muitas reclamações online em que a questão foi resolvida com a solução que o Warlord deu....espero que seja o teu caso...

Sou grande fã de nikon...mas esta questão da representação em PT/ES é mesmo uma vergonha.
 
Eu estou farto da Atlant. Deixei a minha D750 para reparação de um problema reconhecido e assumido pela marca e eles nem se ralam com o prazo de reparação estabelecido no Dec-Lei 84/2008 que são 30 dias para bens moveis (artº4 num 2).
No site nikonrepair.net a info que aparece é que esteve 1 mês à espera de peças para a reparação... de um problema assumido pela marca! Então se a marca sabe do problema e sabe como resolver, não era de ter as peças nos centros de reparação ainda para mais sabendo o numero de maquinas vendidas em portugal e espanha?
Enviei mail pelo site da nikon (https://nikoneurope-pt.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/47363/~/gostaria-de-fazer-uma-reclamação) e a resposta que me deram foi que lamentavam mas não tinham peças. Depois de passarem os 30 dias de lei voltei a mandar um mail pela mesma via mas mais agressivo e com o artigo do Dec-Lei escarrapachado e aí disseram que resolviam na mesma semana e lá apareceram as peças mas a maquina ainda não chegou às minhas mãos... Já liguei para a Atlant a perguntar se demora muito a maquina a chegar até mim e eles pura e simplesmente nem querem saber do assunto. Por isso fiz uma reclamação no formulário do portal do consumidor (http://www.consumidor.pt/). Eu estou longe mas depressa chego à Atlant e peço o livro de reclamações e entrego em mão a cópia da reclamação na entidade competente.
Nikon portugal nunca mais! Da próxima vez vai para a Nikon em França.
 
Não quero dizer que tenho a certeza, mas no caso de garantias só aplica os 30 dias caso o esquipamento seja entregue no local da compra, se entregue directamente ao representante/fabricante não se aplica. O @mbarbedo talvez possa confirmar isto, caso eu esteja errado podes pedir uma maquina nova.

É o problema de flare no sensor?
 
Mesmo tratando diretamente com o produtor ou seu representante, desde que o bem tenha sido adquirido em Portugal e para uso não profissional o prazo limite de reparação ou substituição são 30 dias.

O que se faz nessas situações é fazer a denúncia da falta de conformidade do bem ao vendedor, a qual tem por lei 2 meses para poder ser efetuada (a contar desde a data em que a avaria foi detetada pelo consumidor), e informa-se o vendedor que se tratou da reposição da conformidade com o produtor e do que se passou. E solicita-se a resolução do contrato de compra (totalidade do dinhero da compra de volta) visto ter o produtor ter deixado passar o prazo máximo legal para reparar ou substituir. Mas claro que pedir a substituição imediata do aparelho pode também ser uma boa solução.

Tenho aqui minutas que podem ser adaptadas à situação específica Minutas para cartas de garantias de bens e serviços para uso não profissional (para consumo)


edit
Isto pode fazer jeito, ir aqui Questões frequentes sobre garantias para consumo (continuação) e clicar depois em "- O meu aparelho foi para reparação e já passou o prazo legal máximo de 30 dias para reparação ou substituição. O que é que eu faço?"
 
Última edição:
Mas pode se enviar por livre iniciativa para reparação o bem para um qualquer representante do fabricante (em qualquer país do mundo) e depois passado 30 dias ir a correr exigir dinheiro à loja?

Acho que não faz muito sentido, e tem tudo para permitir abusos (fica-se com o dinheiro da loja e com a máquina que chega da reparação passado uns dias)...
É a loja que depois vai ter de andar a falar com o representante escolhido pelo cliente para perceber o que se passa e pedir para que a máquina seja agora devolvida para a loja e não para o cliente? Ou a loja fica sem o dinheiro e sem a máquina? É negada à loja a possibilidade de confirmar a desconformidade do bem?
 
@Warlord só se aplica se tratares com o produtor ou seu representante em Portugal. Se tratares com uma entidade fora do terrritório nacional (um contribuinte não português) tens um contrato não regido pela legislação portuguesa e como tal nem o diploma das garantias português nem qualquer outro diploma português se aplicam.

A loja terá sempre que falar com o produtor ou seu represente a fim de exercer o direito de regresso previsto na lei, de forma a não perder qualquer cêntimo. A responsabilidade é sempre do produtor, como tal o vendedor não deve perder nem tão pouco deixar de ganhar seja o que for por causa da venda de um artigo que se verificou defeituoso.
 
Se lhe trocaram o prisma não era certamente algo que pudesse resolver em casa...

Não é bem assim...apenas cortaram o mal pela raiz, se tiver uma avaria no alternador do carro posso lhe trocar o motor todo e fica a funcionar....

No caso dele trocaram sensor e prisma e ficou sem as manchas....que é provável que estivessem relacionadas apenas com o sensor...

Mas é tudo relativo...só estava a chamar atenção porque futuramente se alguém tiver o mm problema pode dar geito.

Cumpts ;)
 
O prisma nada tem a ver com manchas no sensor (nem fica no caminho da sua substituição), pegando no teu exemplo seria como trocar o motor e os vidros do carro porque o carro tinha dificuldades em pegar...
 
O prisma nada tem a ver com manchas no sensor (nem fica no caminho da sua substituição), pegando no teu exemplo seria como trocar o motor e os vidros do carro porque o carro tinha dificuldades em pegar...

Tanto o prisma como o sensor influenciam directamente a qualidade final da imagem...já o strap de colocar a máquina ao pescoço não...
 
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