1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

asterisk - bloquear uma extensao!!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por dmmxyz, 26 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 4; Visualizações: 1605)

1. Boas pessoal!!

ando a configurar um asterisk, mas cheguei agora a um dilema dos diabos!!

Pretendia bloquear uma determinada extensão a fazer chamadas para fora do grupo, ou seja, imaginemos que neste momento tenho a extensão 50000, 50001, 50002 e a 50003 e pretendia que a extensão 50001 não pudesse fazer chamadas para números fora do grupo, ou seja, pode fazer/receber chamadas das outras extensões, mas não pode fazer chamadas para outros números.

Alguém tem uma sugestão ou que me possa dar uma dica ?

Obg.

2. v0rlon

v0rlon Power Member

Posso dar uma ajudinha, mostra-me o teu extensions.conf e sip.conf (remove é os dados confidênciais se houver)

Tentando ajudar sem ver como tens isso montado:

Suponho que tenhas no sip.con as extensões pertencentes a um contexto certo? Vamos supor aqui o contexto "telefones-voip".
    Se fores ao extensions.conf vais ter lá o contexto [telefones-voip] e por baixo as respectivas extensoes para os sip phones poderem falar entre si. Desde que neste contexto deixes apenas as extensoes 500000 500001 500002 500003, elas só podem ligar entre si.

Outro exemplo é criar no extensions.conf algo assim:

[telefones-voip-a]
    include => extensoes-a
    include => extensoes-b
    include => extensoes-c

Isto no caso de quereres criar grupos de telefones, neste caso os telefones no sip.conf com o contexto "[telefones-voip-a]" apenas poderiam ligar para extensoes-a - b e c .

Não sei es me estou a fazer entender, mas ha várias formas de fazer isto.

N posso adiantar muito mais pq não percebi também aquela parte do "mas não pode fazer chamadas para outros números." Da-me mais info pff.

Cumps.

Última edição: 26 de Fevereiro de 2009
  3. Boas!

O que eu digo aqui é, a extensão não pode telefonar por ex. para o meu telemóvel privado, para o restaurante x, ou seja, não pode telefonar para números que não pertençam ao grupo.

4. TuxBoss

TuxBoss Power Member

É o que o outro user te disse.

Defines nos contextos só a máscara das extensões que te interessa e metes só esse contexto na definição da extensão.

Atenção (e isto é MUITO IMPORTANTE) que TODAS as extensões têm de poder ligar para os números de emergência nacionais (112, etc).

5. v0rlon

v0rlon Power Member

Pois, com o que eu expliquei talvez já te consigas safar. Mas como disse ha sempre muitas formas de fazer .

Podes por ex usar um "pattern" por ex:

exten => _0XXXXXXXXX,1,Dial,.......

Neste caso quem marcar o 0 antes pode sair por esse canal, daí mandas para onde quiseres.

Podes tb investigar a autentificação ante de sair por determinado canal.
    Exemplo:
    exten => 100,2,Authenticate(123456)

Tens toda a info que precisas em voip-info.org

Cumprimentos.

Partilhar esta Página