1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvidas Asterisk dúvidas iniciais material

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por zebaril, 11 de Abril de 2009. (Respostas: 19; Visualizações: 1652)

1. zebaril

zebaril Power Member

Pessoal ..estou a iniciar neste mundo do voip...e já estive a ler umas coisas..

O que eu pretendia fazer era uma pessoa ao ligar o meu numero de casa aparece uma mensagem de boas vindas...(mp3 file) caso isso não acontecer a possibilidade de deixar um recado com uma reserva...

Essa reserva deveria estar num ficheiro mp3 que depois era encaminhada para um respectivo email...

Isto é o projecto final..mas tenho dúvida em relação a compra no material..

Já tenho um pc para testes com 2 placas de rede , 1 modem 56k, e com ubuntu...

Muitos falam-me dizem para eu comprar esta placa..mas...

http://cgi.ebay.co.uk/Authentic-X10...14&_trkparms=72:1690|66:2|65:12|39:1|240:1308

Queria fazer uma coisa para fazer recepção de chamadas...basicamente..

Depois ao fazer chamadas usar o método de linha analógica normal...preciso de dicas de material..

Muito obrigado

Última edição pelo moderador: 14 de Abril de 2009
  2. nramjanali

nramjanali Power Member

interessante... também estou a procura de algo semelhante, mas para receber chamadas no Software SIP.

Any ideas?

3. v0rlon

v0rlon Power Member

Viva,
    Tudo o que aqui falas é possível a única parte que ainda não tive oportunidade de fazer testes é com a placa q mostras.

Se o objectivo será mesmo ligar à pstn, creio que essa placa será a ideal para ligar uma linha publica analógica a uma plataforma de testes. Caso seja para algo mais empresarial talvez te sugira material da digium, pois esté é largamente suportado pelo asterisk.

Nao percebo uma coisa: o que é que entendes como "reserva"?

Deverás ainda analisar o hardware do servidor, assim como que distribuição irás usar.
    O que uso para instalações Asterisk é Centos + asterisk 1.4.x

Voltando à placa: eh pah sinceramente os tipos da china conseguem imitar praticamente tudo. N sei até q ponto não é preferível comprar directamente ao fabricante : http://www.x100p.com.

Força nisso e se tiverem duvidas digam.

Última edição: 11 de Abril de 2009
  4. zebaril

zebaril Power Member

Só mais umas dúvidas..eu quando disse reserva é para um turismo de habitação as pessoas deixam os seus dados pessoais e aquilo envia por email a "reserva" de uma determinado quarto e quantas pessoas etc....depois no mail recebiam (o mp3 com a gravação) e marcavam logo no sistema...

Mas não existe nada mais barato do que esta placa...ainda custa 35€ com portes...qual é a diferença disso para um modem 56k??...que investimento inicial preciso de fazer..não tenho nada de voip apenas telefones analógicos e 2 ou 3 placas modem 56k pci...uma coisa simples..

Como teste inicial era ligar o telefone ao pc e ouvir uma mensagem de boas vindas já ficava todo contente...

Cumprimentos e obrigado pelas dicas..

5. v0rlon

v0rlon Power Member

Se bem entendi pretendes do Asterisk um sistema de VM (voicemail) que grave uma possível reserva em que a pessoa deixa na caixa de VM a mensagem com as informações necessarias. Por sua vez essa mensagem é entregue em mail a alguem.

O sistema que pretendes é bastante simples na sua configuração a unica parte que não te sei ajudar é mesmo na placa fxo pois nunca configurei nenhuma no Asterisk. Acredito que também não seja complicado basta ter paciência a ler manuais.

Já pensaste que esse sistema de reservas tras-te um problema que é: a pessoa deixa a data da reserva sem fazer ideia se está disponivel ou não o dia. Não sei que tipo de estrutura se trata, ou se é só um projecto so para aprender e tal. Como sistema de marcação de reservas, à primeira vista, não me parece muito eficaz. Mas é como digo n conheço a estrutura se calhar até está tudo bem era so para deixar um pequeno reparo :)

Sei que existem alguns modems 56k que funcionam com asterisk mas muito deles não têm um processador de tratamento de audio (DSP) , resultando em péssima qualidade. A vantagem dessa placa é ter DSP , teres muita info online acerca dela e ser supostamente fácil de integrar com o asterisk.

6. zebaril

zebaril Power Member

Isto é uma coisa mais para aprender e depois implementar.....mas básicamente estou a aprender...

só mais uma pergunta...sendo que essa placa tem 2 portas RJ-11 uma tinha que ligar a linha da PT e na outra um telefone simples analógico..

no 2º ficha Rj-11 em vez do telefone posso meter a distribuir pela distribuição de telefone da casa passando todas as chamadas pelo servidor..estou certo no que estou a dizer?

Caso uma pessoa precise de mais do que um telefone e queira passar a chamada de um telefone para o outro já vai ter que ter fichas totalmente isoladas ou seja ter mais do que 2 portas rj-11??

Sendo assim acho que vou fazer esse investimento .....

Aguardo confirmação e desde já um obrigado especial ao v0rlon pelas dicas iniciais

Abraço
    Diogo

7. v0rlon

v0rlon Power Member

Bem eu confesso que esta matéria de placas físicas para mim ainda n estou 100% a vontade.
    PFF não tomes uma resposta minha como 100% garantida nesse aspecto.

A 1ª parte que dizes esta certa 1 porta para linha outra porta para 1 telefone.
    A 2ª parte q referes penso n ser bem assim. So podes mesmo ter 1 terminal se meteres um distribuidor ele vai tocar em todos (julgo ser isso so analisando melhor manuais)

O q eu te sugiro é comprares esta placa para receberes chamadas e fazeres chamadas (se quiseres) e depois ligas softphones ao asterisk.

Caso queiras mesmo terminais analógicos ou compras um conversor ATA tipo o linksys PAP2 ou compras uma placa que suporte varios telefones analogicos.
    Ou entao podes sempre partir já para telefones VOIP.

Quanto ao desenvolvimento do dialplan vai já testando com softphones , que é perfeitamente possivel pores isto tudo a funcionar e a mandar o mail com a mensagem. So q em vez de receber uma chamada da PSTN, ligas um softphone ao asterisk e ligas para uma extensão interna, onde podes fazer o que bem te apetecer, IVR, VM. etc...

8. zebaril

zebaril Power Member

Bem desta parte já não percebi a 100% ..mas ainda estou no meu 2º dia de pesquisa e pelo que vi isto é um mundo ..já estou a sacar manuais...

Resumindo e não entrando em mais do que e telefone...compro a placa 1 porta Rj-11 é externa para receber chamadas e a outra é para ter um telefone analógico ligado e poder fazer chamadas usando a rede PT ou um servidor SIP?

Certo?

A ultima parte já não percebi muito bem ..mas isto com o tempo vai lá...que sistema usas já agora??

Ultima questão...Pelo que entendi se na 2º porta da placa meter um repartidor de 5 ou 6 RJ-11 posso ligar lá 6 telefones analógicos e todos vão tocar ao mesmo tempo que é isso que eu tenho neste momento cá em casa, pois não tenho nenhuma central telefónica..
    Como o que eu quero é um voice mail personalizado isso nem vai afectar o funcionamento cá em casa tendo 1 telefone ou 100 telefones..pois são todos iguais??

Certo?

Muito obrigado mais uma vez pelas respostas rápidos e concretas..

Abraço
    Diogo

9. v0rlon

v0rlon Power Member

Se nao estou em erro será na porta FXO entra a linha publica e na FXE ligas 1 telefone analogico. Sim, deves poder fazer chamadas desse telefone para a rede publica depois tens q configurar é o dialplan para o efeito, chamando o dial pelo canal zap (depois verás como é).

Penso que seja mesmo isso todos os telefones vao ter o mesmo funcionamento e não serao independentes, ou seja não podes transferir chamadas entre eles por ex, pq não se podem registar como extensoes diferentes (acho q seja isto meu é a tal coisa nao estou 100% seguro pq nao testei) .

ACho que antes de comprares devias montar o servidor e começar a testar só com base em softphones.

Como eu tenho? Bom em casa tenho softphones que uso para fazer chamadas para a PSTN por uma conta SIP do provedor poivy. Depois disso uso de tudo um pouco para testes.

O site que para mim é referência em asterisk é este -> http://www.voip-info.org/

Abraço

PS: com a placa dps tb podes reencaminhar chamadas de softphones para a PSTN e o oposto tb.

10. zebaril

zebaril Power Member

Ultima questão já estou a instalar o CentoOS com asterisk...o que tu dizes para eu fazer é configurar um voipbuster e tentar ligar para esse nick voip e ver as acções que o sistema usa..a ver se ele atende a chamada...se aparece a musica de inicio...e só depois me preocupava em ligar a rede de casa...

11. v0rlon

v0rlon Power Member

Nop,
    Voipbuster é para ligar para PSTN . Esquece um bocadinho isso por agora.

Faz isto por passos depois de tudo instalado. Atenção que o Centos n tem nos repositorios o asterisk, vais ter q o sacar ,compilar e instalar. Tens no voip-info como fazer no centos basta pesquisares.

Dps de tudo instalado vais começar por aprender a:

1) Criar extensoes para os softphones em sip.conf
    2) Criar dial plans que permitam ligar entre softphones - extensions.conf

INvestiga mais sobre os temas q interessam q é voicemail e vê exemplos, há bastantes por ai.

Break a leg :)

Cumps.

12. zebaril

zebaril Power Member

Estou aqui para dar mais algumas novidades..

Para já estou a usar o software para simular o telefones mais propriamente o X-Lite..
    a configuração foi bastante simples agora estou a começar a mexer no extension.conf sip.conf e no voimail.conf...

Tenho um programa instalado com web interface que é o FreePBX que facilidade muito, mas acho que não está a funcionar correctamente (pelo menos eu adiciono uma extensão e depois não me aparece nos config's) alguma sugestão?

Também não consigo descarregar musica pela webinterface...dá-me este erro:

Error Processing: "sox: Can't open input file '/var/lib/asterisk/mohmp3/orig_flinstones.wav': No such file or directory" for flinstones.wav!

This is not a fatal error, your Music on Hold may still work.

Desde já obrigado pro toda a disponibilidade..continuação de Boa Pascoa

Abraço
    Diogo

13. v0rlon

v0rlon Power Member

Penso q o freepbx usa outros ficheiros criados por ele extensions_additional.conf.

Not shure.

Quanto ao som se calhar n existe mesmo lá, vai por ssh e confirma.

Cumps

14. zebaril

zebaril Power Member

Bem mais uma vez obrigado pelas ajudas..já estou a comunicar perfeitamente a já me sinto mais a vontade com as extensões e com o voice mail..já está a funcionar....

Isto é mesmo um mundo brutal e já tive a ver exemplos engraçados de como ligar radio por streaming meter em lista de espera..muito louco mesmo...

Como já tenho esta parte a funciona e era a primeira etapa que queria..resta saber como integrar para a parte publica..ou seja gostar a ligar a uma rede voip mesmo?

Como não percebo muito do assunto e antes de investir qq dinheiro queria começar a ligar ao voipbuster ...nao sei se é possivel mas tipo ter um nick de voipbuster e as pessoas ao ligarem aquilo aceitar encaminhar para a extensão 1234 por exemplo??

O que me aconselhas a ir fazendo para chegar a esse passo..

(Ahh tens algum repositório de sons em portugues de portugal, isso dava-me imenso jeito) já vi na net mas paga-se 125€

Abraço e obrigado

Última edição: 12 de Abril de 2009
  15. v0rlon

v0rlon Power Member

Boa!
    Eh pah agora é ires investigando, se meteste isso a funcionar assim rapidamente não deves ter mta dificuldade no resto , há mta info na net.

Eh pah! Sons tugas... no meu trabalho tivemos que gravar nós em PT ,os que precisávamos . POdes fazer o mesmo.
    Nem vale a pena perguntar se me deixam disponibilizar esses sons que ali ng entende o conceito de partilha do open-source, mas usam e abusam dele. LOL

Boa sorte, um abraço.

16. zebaril

zebaril Power Member

queue asterisk

Bem não sei se me podes ajudar..mas já agora perguntava se já conseguiste fazer isso..

Já consegui ligar a chamadas externas usando o voipbuster e já tenho os várias extensões dentro da rede que todas podem fazer chamadas externas...

O ultimo passo antes de comprar a placa para ligar a rede da PT e atender as chamadas externas era usar o queue asterisk? pelo que li pareceu-me isto mas estou com algumas dúvidas...eles falam em agentes??...

Por acaso não tens implementado quando um cliente está a espera ouve uma musica e depois uma outra extensão vai lá buscar essa chamada??

Abraço e obrigado

17. v0rlon

v0rlon Power Member

Ainda n implementei uma queue mas pela teoria que li é relativamente fácil. Os agentes sao basicamente os users que passam a ser agentes de uma fila de espera. Encaminhas uma chamada para uma fila de espera onde estao imagina 10 agentes e se estiverem tds ocupados a pessoa fica em espera, assim que um ficar livre cai uma chamada para o agente. Depois podes definir o tempo entre q um agente fica disponivel e lhe cai outra chamada etc.. mta config se pode fazer.

18. zebaril

zebaril Power Member

Então o meu sistema é diferente...

Imagina que eu tenho 3 extensões...

1111

2222

3333

A extensão 1111 liga para a 2222.
    A etensão 2222 atende conversam blablabla...
    A extensão 2222 passa a chamada para a etensão 3333.
    A extensão 1111 fica a ouvir uma musica enquanto o outro (3333) não atender fica a ouvir a musica...
    Caso ele não atenda a extensão 2222 consegue ir lá recuperar a chamada.....

Acho que só tenho que mexer na extension.conf, mas como ainda não sei as funções todas do DIAL ainda tou com algumas dificuldades..

Abraço

19. v0rlon

v0rlon Power Member

Ah ok isso é o blind transfer.

http://www.voip-info.org/wiki-Asterisk+cmd+Dial

Cheka ai tens q meter a opçao T ou t. Confere nesse pequeno manual.

ja agora aqui tens um exemplo de como fica a regra, este caso usei aqui no meu server de testes:

exten => _10X,1,Dial(SIP/${EXTEN},,t)

na consola faz show features para veres as settings que estão por default.
    Podes alterar tudo em features.conf

Não te esqueças do extensions reload dps :)

Última edição: 15 de Abril de 2009
  20. vitorpt

vitorpt Power Member

Eu não colocava as extensões em série na porta FXE, configurava como extensões.
    Quando recebesse uma chamada, tocava em todas.

Partilhar esta Página