Dúvidas Asterisk dúvidas iniciais material

zebaril

Power Member
Pessoal ..estou a iniciar neste mundo do voip...e já estive a ler umas coisas..

O que eu pretendia fazer era uma pessoa ao ligar o meu numero de casa aparece uma mensagem de boas vindas...(mp3 file) caso isso não acontecer a possibilidade de deixar um recado com uma reserva...

Essa reserva deveria estar num ficheiro mp3 que depois era encaminhada para um respectivo email...

Isto é o projecto final..mas tenho dúvida em relação a compra no material..

Já tenho um pc para testes com 2 placas de rede , 1 modem 56k, e com ubuntu...

Muitos falam-me dizem para eu comprar esta placa..mas...


http://cgi.ebay.co.uk/Authentic-X10...14&_trkparms=72:1690|66:2|65:12|39:1|240:1308


Queria fazer uma coisa para fazer recepção de chamadas...basicamente..

Depois ao fazer chamadas usar o método de linha analógica normal...preciso de dicas de material..

Muito obrigado
 
Última edição pelo moderador:
Viva,
Tudo o que aqui falas é possível a única parte que ainda não tive oportunidade de fazer testes é com a placa q mostras.

Se o objectivo será mesmo ligar à pstn, creio que essa placa será a ideal para ligar uma linha publica analógica a uma plataforma de testes. Caso seja para algo mais empresarial talvez te sugira material da digium, pois esté é largamente suportado pelo asterisk.

Nao percebo uma coisa: o que é que entendes como "reserva"?

Deverás ainda analisar o hardware do servidor, assim como que distribuição irás usar.
O que uso para instalações Asterisk é Centos + asterisk 1.4.x

Voltando à placa: eh pah sinceramente os tipos da china conseguem imitar praticamente tudo. N sei até q ponto não é preferível comprar directamente ao fabricante : http://www.x100p.com.

Força nisso e se tiverem duvidas digam.
 
Última edição:
Viva,
Tudo o que aqui falas é possível a única parte que ainda não tive oportunidade de fazer testes é com a placa q mostras.

Se o objectivo será mesmo ligar à pstn, creio que essa placa será a ideal para ligar uma linha publica analógica a uma plataforma de testes. Caso seja para algo mais empresarial talvez te sugira material da digium, pois esté é largamente suportado pelo asterisk.

Nao percebo uma coisa: o que é que entendes como "reserva"?

Deverás ainda analisar o hardware do servidor, assim como que distribuição irás usar.
O que uso para instalações Asterisk é Centos + asterisk 1.4.x

Voltando à placa: eh pah sinceramente os tipos da china conseguem imitar praticamente tudo. N sei até q ponto não é preferível comprar directamente ao fabricante : http://www.x100p.com.

Força nisso e se tiverem duvidas digam.


Só mais umas dúvidas..eu quando disse reserva é para um turismo de habitação as pessoas deixam os seus dados pessoais e aquilo envia por email a "reserva" de uma determinado quarto e quantas pessoas etc....depois no mail recebiam (o mp3 com a gravação) e marcavam logo no sistema...

Mas não existe nada mais barato do que esta placa...ainda custa 35€ com portes...qual é a diferença disso para um modem 56k??...que investimento inicial preciso de fazer..não tenho nada de voip apenas telefones analógicos e 2 ou 3 placas modem 56k pci...uma coisa simples..

Como teste inicial era ligar o telefone ao pc e ouvir uma mensagem de boas vindas já ficava todo contente...

Cumprimentos e obrigado pelas dicas..
 
Última edição:
Se bem entendi pretendes do Asterisk um sistema de VM (voicemail) que grave uma possível reserva em que a pessoa deixa na caixa de VM a mensagem com as informações necessarias. Por sua vez essa mensagem é entregue em mail a alguem.

O sistema que pretendes é bastante simples na sua configuração a unica parte que não te sei ajudar é mesmo na placa fxo pois nunca configurei nenhuma no Asterisk. Acredito que também não seja complicado basta ter paciência a ler manuais.

Já pensaste que esse sistema de reservas tras-te um problema que é: a pessoa deixa a data da reserva sem fazer ideia se está disponivel ou não o dia. Não sei que tipo de estrutura se trata, ou se é só um projecto so para aprender e tal. Como sistema de marcação de reservas, à primeira vista, não me parece muito eficaz. Mas é como digo n conheço a estrutura se calhar até está tudo bem era so para deixar um pequeno reparo :)

Sei que existem alguns modems 56k que funcionam com asterisk mas muito deles não têm um processador de tratamento de audio (DSP) , resultando em péssima qualidade. A vantagem dessa placa é ter DSP , teres muita info online acerca dela e ser supostamente fácil de integrar com o asterisk.
 
Última edição:
Se bem entendi pretendes do Asterisk um sistema de VM (voicemail) que grave uma possível reserva em que a pessoa deixa na caixa de VM a mensagem com as informações necessarias. Por sua vez essa mensagem é entregue em mail a alguem.

O sistema que pretendes é bastante simples na sua configuração a unica parte que não te sei ajudar é mesmo na placa fxo pois nunca montei nenhuma. Acredito que também não seja complicado basta ter paciência a ler manuais.

Já pensaste que esse sistema de reservas tras-te um problema que é: a pessoa deixa a data da reserva sem fazer ideia se está disponivel ou não o dia. Não sei que tipo de estrutura se trata, ou se é só um projecto so para aprender e tal. Como sistema de marcação de reservas, à primeira vista, não me parece muito eficaz. Mas é como digo n conheço a estrutura se calhar até está tudo bem era so para deixar um pequeno reparo :)

Sei que existem alguns modems 56k que funcionam com asterisk mas muito deles não têm um processador de tratamento de audio (DSP) , resultando em péssima qualidade. A vantagem dessa placa é ter DSP , teres muita info online acerca dela e ser supostamente fácil de integrar com o asterisk.


Isto é uma coisa mais para aprender e depois implementar.....mas básicamente estou a aprender...

só mais uma pergunta...sendo que essa placa tem 2 portas RJ-11 uma tinha que ligar a linha da PT e na outra um telefone simples analógico..

no 2º ficha Rj-11 em vez do telefone posso meter a distribuir pela distribuição de telefone da casa passando todas as chamadas pelo servidor..estou certo no que estou a dizer?

Caso uma pessoa precise de mais do que um telefone e queira passar a chamada de um telefone para o outro já vai ter que ter fichas totalmente isoladas ou seja ter mais do que 2 portas rj-11??

Sendo assim acho que vou fazer esse investimento .....

Aguardo confirmação e desde já um obrigado especial ao v0rlon pelas dicas iniciais

Abraço
Diogo
 
Bem eu confesso que esta matéria de placas físicas para mim ainda n estou 100% a vontade.
PFF não tomes uma resposta minha como 100% garantida nesse aspecto.

A 1ª parte que dizes esta certa 1 porta para linha outra porta para 1 telefone.
A 2ª parte q referes penso n ser bem assim. So podes mesmo ter 1 terminal se meteres um distribuidor ele vai tocar em todos (julgo ser isso so analisando melhor manuais)

O q eu te sugiro é comprares esta placa para receberes chamadas e fazeres chamadas (se quiseres) e depois ligas softphones ao asterisk.

Caso queiras mesmo terminais analógicos ou compras um conversor ATA tipo o linksys PAP2 ou compras uma placa que suporte varios telefones analogicos.
Ou entao podes sempre partir já para telefones VOIP.

Quanto ao desenvolvimento do dialplan vai já testando com softphones , que é perfeitamente possivel pores isto tudo a funcionar e a mandar o mail com a mensagem. So q em vez de receber uma chamada da PSTN, ligas um softphone ao asterisk e ligas para uma extensão interna, onde podes fazer o que bem te apetecer, IVR, VM. etc...
 
Bem eu confesso que esta matéria de placas físicas para mim ainda n estou 100% a vontade.
PFF não tomes uma resposta minha como 100% garantida nesse aspecto.

A 1ª parte que dizes esta certa 1 porta para linha outra porta para 1 telefone.
A 2ª parte q referes penso n ser bem assim. So podes mesmo ter 1 terminal se meteres um distribuidor ele vai tocar em todos (julgo ser isso so analisando melhor manuais)

O q eu te sugiro é comprares esta placa para receberes chamadas e fazeres chamadas (se quiseres) e depois ligas softphones ao asterisk.

Caso queiras mesmo terminais analógicos ou compras um conversor ATA tipo o linksys PAP2 ou compras uma placa que suporte varios telefones analogicos.
Ou entao podes sempre partir já para telefones VOIP.

Quanto ao desenvolvimento do dialplan vai já testando com softphones , que é perfeitamente possivel pores isto tudo a funcionar e a mandar o mail com a mensagem. So q em vez de receber uma chamada da PSTN, ligas um softphone ao asterisk e ligas para uma extensão interna, onde podes fazer o que bem te apetecer, IVR, VM. etc...


Bem desta parte já não percebi a 100% ..mas ainda estou no meu 2º dia de pesquisa e pelo que vi isto é um mundo ..já estou a sacar manuais...

Resumindo e não entrando em mais do que e telefone...compro a placa 1 porta Rj-11 é externa para receber chamadas e a outra é para ter um telefone analógico ligado e poder fazer chamadas usando a rede PT ou um servidor SIP?

Certo?

A ultima parte já não percebi muito bem ..mas isto com o tempo vai lá...que sistema usas já agora??

Ultima questão...Pelo que entendi se na 2º porta da placa meter um repartidor de 5 ou 6 RJ-11 posso ligar lá 6 telefones analógicos e todos vão tocar ao mesmo tempo que é isso que eu tenho neste momento cá em casa, pois não tenho nenhuma central telefónica..
Como o que eu quero é um voice mail personalizado isso nem vai afectar o funcionamento cá em casa tendo 1 telefone ou 100 telefones..pois são todos iguais??

Certo?

Muito obrigado mais uma vez pelas respostas rápidos e concretas..

Abraço
Diogo
 
Resumindo e não entrando em mais do que e telefone...compro a placa 1 porta Rj-11 é externa para receber chamadas e a outra é para ter um telefone analógico ligado e poder fazer chamadas usando a rede PT ou um servidor SIP?

Certo?
Se nao estou em erro será na porta FXO entra a linha publica e na FXE ligas 1 telefone analogico. Sim, deves poder fazer chamadas desse telefone para a rede publica depois tens q configurar é o dialplan para o efeito, chamando o dial pelo canal zap (depois verás como é).

Ultima questão...Pelo que entendi se na 2º porta da placa meter um repartidor de 5 ou 6 RJ-11 posso ligar lá 6 telefones analógicos e todos vão tocar ao mesmo tempo que é isso que eu tenho neste momento cá em casa, pois não tenho nenhuma central telefónica..
Como o que eu quero é um voice mail personalizado isso nem vai afectar o funcionamento cá em casa tendo 1 telefone ou 100 telefones..pois são todos iguais??

Certo?
Penso que seja mesmo isso todos os telefones vao ter o mesmo funcionamento e não serao independentes, ou seja não podes transferir chamadas entre eles por ex, pq não se podem registar como extensoes diferentes (acho q seja isto meu é a tal coisa nao estou 100% seguro pq nao testei) .

ACho que antes de comprares devias montar o servidor e começar a testar só com base em softphones.

Como eu tenho? Bom em casa tenho softphones que uso para fazer chamadas para a PSTN por uma conta SIP do provedor poivy. Depois disso uso de tudo um pouco para testes.

O site que para mim é referência em asterisk é este -> http://www.voip-info.org/

Abraço


PS: com a placa dps tb podes reencaminhar chamadas de softphones para a PSTN e o oposto tb.
 
Última edição:
Se nao estou em erro será na porta FXO entra a linha publica e na FXE ligas 1 telefone analogico. Sim, deves poder fazer chamadas desse telefone para a rede publica depois tens q configurar é o dialplan para o efeito, chamando o dial pelo canal zap (depois verás como é).

Penso que seja mesmo isso todos os telefones vao ter o mesmo funcionamento e não serao independentes, ou seja não podes transferir chamadas entre eles por ex, pq não se podem registar como extensoes diferentes (acho q seja isto meu é a tal coisa nao estou 100% seguro pq nao testei) .

ACho que antes de comprares devias montar o servidor e começar a testar só com base em softphones.

Como eu tenho? Bom em casa tenho softphones que uso para fazer chamadas para a PSTN por uma conta SIP do provedor poivy. Depois disso uso de tudo um pouco para testes.

O site que para mim é referência em asterisk é este -> http://www.voip-info.org/

Abraço


PS: com a placa dps tb podes reencaminhar chamadas de softphones para a PSTN e o oposto tb.

Ultima questão já estou a instalar o CentoOS com asterisk...o que tu dizes para eu fazer é configurar um voipbuster e tentar ligar para esse nick voip e ver as acções que o sistema usa..a ver se ele atende a chamada...se aparece a musica de inicio...e só depois me preocupava em ligar a rede de casa...
 
Ultima questão já estou a instalar o CentoOS com asterisk...o que tu dizes para eu fazer é configurar um voipbuster e tentar ligar para esse nick voip e ver as acções que o sistema usa..a ver se ele atende a chamada...se aparece a musica de inicio...e só depois me preocupava em ligar a rede de casa...


Nop,
Voipbuster é para ligar para PSTN . Esquece um bocadinho isso por agora.

Faz isto por passos depois de tudo instalado. Atenção que o Centos n tem nos repositorios o asterisk, vais ter q o sacar ,compilar e instalar. Tens no voip-info como fazer no centos basta pesquisares.

Dps de tudo instalado vais começar por aprender a:

1) Criar extensoes para os softphones em sip.conf
2) Criar dial plans que permitam ligar entre softphones - extensions.conf

INvestiga mais sobre os temas q interessam q é voicemail e vê exemplos, há bastantes por ai.

Break a leg :)

Cumps.
 
Estou aqui para dar mais algumas novidades..

Para já estou a usar o software para simular o telefones mais propriamente o X-Lite..
a configuração foi bastante simples agora estou a começar a mexer no extension.conf sip.conf e no voimail.conf...


Tenho um programa instalado com web interface que é o FreePBX que facilidade muito, mas acho que não está a funcionar correctamente (pelo menos eu adiciono uma extensão e depois não me aparece nos config's) alguma sugestão?

Também não consigo descarregar musica pela webinterface...dá-me este erro:

Error Processing: "sox: Can't open input file '/var/lib/asterisk/mohmp3/orig_flinstones.wav': No such file or directory" for flinstones.wav!

This is not a fatal error, your Music on Hold may still work.


Desde já obrigado pro toda a disponibilidade..continuação de Boa Pascoa

Abraço
Diogo
 
Penso q o freepbx usa outros ficheiros criados por ele extensions_additional.conf.

Not shure.


Quanto ao som se calhar n existe mesmo lá, vai por ssh e confirma.

Cumps
 
Penso q o freepbx usa outros ficheiros criados por ele extensions_additional.conf.

Not shure.


Quanto ao som se calhar n existe mesmo lá, vai por ssh e confirma.

Cumps


Bem mais uma vez obrigado pelas ajudas..já estou a comunicar perfeitamente a já me sinto mais a vontade com as extensões e com o voice mail..já está a funcionar....

Isto é mesmo um mundo brutal e já tive a ver exemplos engraçados de como ligar radio por streaming meter em lista de espera..muito louco mesmo...

Como já tenho esta parte a funciona e era a primeira etapa que queria..resta saber como integrar para a parte publica..ou seja gostar a ligar a uma rede voip mesmo?

Como não percebo muito do assunto e antes de investir qq dinheiro queria começar a ligar ao voipbuster ...nao sei se é possivel mas tipo ter um nick de voipbuster e as pessoas ao ligarem aquilo aceitar encaminhar para a extensão 1234 por exemplo??

O que me aconselhas a ir fazendo para chegar a esse passo..

(Ahh tens algum repositório de sons em portugues de portugal, isso dava-me imenso jeito) já vi na net mas paga-se 125€


Abraço e obrigado
 
Última edição:
Boa!
Eh pah agora é ires investigando, se meteste isso a funcionar assim rapidamente não deves ter mta dificuldade no resto , há mta info na net.

Eh pah! Sons tugas... no meu trabalho tivemos que gravar nós em PT ,os que precisávamos . POdes fazer o mesmo.
Nem vale a pena perguntar se me deixam disponibilizar esses sons que ali ng entende o conceito de partilha do open-source, mas usam e abusam dele. LOL

Boa sorte, um abraço.
 
queue asterisk

Bem não sei se me podes ajudar..mas já agora perguntava se já conseguiste fazer isso..

Já consegui ligar a chamadas externas usando o voipbuster e já tenho os várias extensões dentro da rede que todas podem fazer chamadas externas...

O ultimo passo antes de comprar a placa para ligar a rede da PT e atender as chamadas externas era usar o queue asterisk? pelo que li pareceu-me isto mas estou com algumas dúvidas...eles falam em agentes??...

Por acaso não tens implementado quando um cliente está a espera ouve uma musica e depois uma outra extensão vai lá buscar essa chamada??

Abraço e obrigado
 
Ainda n implementei uma queue mas pela teoria que li é relativamente fácil. Os agentes sao basicamente os users que passam a ser agentes de uma fila de espera. Encaminhas uma chamada para uma fila de espera onde estao imagina 10 agentes e se estiverem tds ocupados a pessoa fica em espera, assim que um ficar livre cai uma chamada para o agente. Depois podes definir o tempo entre q um agente fica disponivel e lhe cai outra chamada etc.. mta config se pode fazer.
 
Ainda n implementei uma queue mas pela teoria que li é relativamente fácil. Os agentes sao basicamente os users que passam a ser agentes de uma fila de espera. Encaminhas uma chamada para uma fila de espera onde estao imagina 10 agentes e se estiverem tds ocupados a pessoa fica em espera, assim que um ficar livre cai uma chamada para o agente. Depois podes definir o tempo entre q um agente fica disponivel e lhe cai outra chamada etc.. mta config se pode fazer.



Então o meu sistema é diferente...

Imagina que eu tenho 3 extensões...

1111

2222

3333

A extensão 1111 liga para a 2222.
A etensão 2222 atende conversam blablabla...
A extensão 2222 passa a chamada para a etensão 3333.
A extensão 1111 fica a ouvir uma musica enquanto o outro (3333) não atender fica a ouvir a musica...
Caso ele não atenda a extensão 2222 consegue ir lá recuperar a chamada.....

Acho que só tenho que mexer na extension.conf, mas como ainda não sei as funções todas do DIAL ainda tou com algumas dificuldades..

Abraço
 
Ah ok isso é o blind transfer.

http://www.voip-info.org/wiki-Asterisk+cmd+Dial

Cheka ai tens q meter a opçao T ou t. Confere nesse pequeno manual.


ja agora aqui tens um exemplo de como fica a regra, este caso usei aqui no meu server de testes:

exten => _10X,1,Dial(SIP/${EXTEN},,t)

na consola faz show features para veres as settings que estão por default.
Podes alterar tudo em features.conf

Não te esqueças do extensions reload dps :)
 
Última edição:
Back
Topo