#### Astrofotografia (M63 e M64) ####

Não sei se este é o tópico apropriado, mas se for ,as minhas desculpas.
Há já algum tempo que tenho sérias duvidas sobre como conseguir este tipo de fotografia.
http://www.southernskyphoto.com/southern_sky/summer_night_sky.htm
Ou esta

lake-tekapo-at-night-lg-thumb-500x341-68911.jpeg

Não me parece que esteja a ser usado algum telescópio por causa do resto do background, não me parece uma exposição muito longa, uma vez que não há qualquer arrastamento nas estrelas.No entanto, consegue-se distinguir perfeitamente cada uma das estrelas, incluindo gases espaciais...Só me ocorrem ISO's absurdos...
Todas as minhas tentativas de conseguir algo sequer parecido foram infrutiferas...Afinal como é conseguido este tipo de foto?
 
Última edição:
No primeiro site tem lá:
Lens : 18mm (relativamente banal)
Exposure Time : 30 seconds (longa exposição)
Camera: Canon 10D ( tenho aqui uma em casa :D )

Mas para fazer este tipo de fotos, cheira-me que tens que estar bastante longe de uma cidade. Nunca experimentei fazer este tipo de fotos, mas faz-me lembrar quando vou para a terrinha que fica no meio do nada.
 
No primeiro site tem lá:
Lens : 18mm (relativamente banal)
Exposure Time : 30 seconds (longa exposição)
Camera: Canon 10D ( tenho aqui uma em casa :D )

Mas para fazer este tipo de fotos, cheira-me que tens que estar bastante longe de uma cidade. Nunca experimentei fazer este tipo de fotos, mas faz-me lembrar quando vou para a terrinha que fica no meio do nada.

pois tem, lol, não tinha reparado...mesmo assim, já tentei com definições semelhantes e sai tudo mal, tenho de tentar arranjar um sitio sem poluição luminosa para tentar outra vez...
 
Pode por exemplo ter sido usado um camera-mount motorizado semelhante ao de alguns telescópios, que acompanham a rotação da Terra?
 
Última edição:
Sim, como uma coisa dessas era fácil. Mas acredito mais que tenha sido como disse o MEIA. Vais para o interior, terriolas e tal, olhas para o céu e vez o que está aí na fotografia a olho nú. 30 segundos a f5.6 e iso 800 chega na boa para apanhar luz suficiente nesses casos. (Normalmente até se recomenda menos tempo por causa do arrastamento das estrelas.
 
Andei hoje a "brincar" com a máquina e só por curiosidade experimentei fotografar a nebula de orion, sem esperar ver o que quer que seja, quando pra minha surpresa:

nebulacrop.jpg


Está cropped e resized, fica aqui a original



Sei que não é muito impressionante, mas nunca pensei conseguir ver o que quer que seja sem um equipamento mais apropriado lol.

Tive alguma dificuldade em conseguir que a imagem não ficasse com muito arrasto, mesmo só com 4 seg de exposição e 10 seg de timer tive ainda assim de "ajudar" a máquina para ficar com o minimo blur possivel. :(

O pessoal que frequenta esta secção do forum de certeza que consegue fazer melhor, deviam partilhar aqui umas fotos com a malta. :D
 
Última edição:
Olá , ando interessado em fotografia e queria saber se é possível fotografar a milky way aqui em Portugal. Quais são a variáveis que poderão haver? Como altura do ano, locais etc.
 
Então não ha ninguém que saiba de astro fotografia? Gostaria de saber como vocês calculam a posição da via láctea no céu para eu a poder fotografar também e se é possível em Portugal fotografa-la sem poluição luminosa.
 
Saquei o Stellarium, mas depois como é que com ele consigo vir onde está a via lactea? só mostra as constelações. Consigo ver em tempo real o movimento das estrelas, mas não sei onde fica a via lactea.
 
Última edição:
The center of the Galaxy lies in the direction of the constellation Sagittarius; it is here that the Milky Way is brightest. From Sagittarius, the hazy band of white light appears to pass westward through the constellations of Scorpius, Ara, Norma, Triangulum Australe, Circinus, Centaurus, Musca, Crux, Carina, Vela, Puppis, Canis Major, Monoceros, Orion and Gemini, Taurus, to the Galactic anticenter in Auriga. From there, it passes through Perseus, Andromeda, Cassiopeia, Cepheus and Lacerta, Cygnus, Vulpecula, Sagitta, Aquila, Ophiuchus, Scutum, and back to Sagittarius. The fact that the band divides the night sky into two roughly equal hemispheres indicates that the Solar System lies close to the Galactic plane.

The Galactic plane is inclined by about 60 degrees to the ecliptic (the plane of the Earth's orbit). Relative to the celestial equator, it passes as far north as the constellation of Cassiopeia and as far south as the constellation of Crux, indicating the high inclination of Earth's equatorial plane and the plane of the ecliptic relative to the Galactic plane. The north Galactic pole is situated at right ascension 12h 49m, declination +27.4° (B1950) near beta Comae Berenices, and the south Galactic pole is near alpha Sculptoris.
 
Então é assim tenciono fotografar a milky way num local remoto, se possível numa praia virado para o mar. A nossa costa fica a oeste, portanto tenho que me virar para oeste. Já vi que no Stellarium a via lactea nestes meses se mostra apenas de dia. Por volta de agosto é que vemos a via lactea à noite! Portanto para aqui os que entendem de astros, dia 15 de agosto por volta das 4 da manha, vê-se a via lactea a oeste?
 
Err... Estritamente falando, a Via Láctea é a nossa galáxia, estamos dentro dela, todas as estrelas que vês no céu, em qualquer direcção, são da Via Láctea.

A galáxia é em forma de disco, e o plano galáctico é visível a olho nu, é onde está a maior densidade de estrelas. Como foi dito, o centro está na direcção do Sagitário e à nossa latitude nunca se afasta muito do horizonte, podes vê-la o ano inteiro salvo erro, a hora é que muda. Agora é que está mais alta por volta das 4-5 da manhã. Em Agosto está mais alta por volta das 22h. A direcção é sempre Sul.
 
Última edição:
Pelo programa Stellarium a via lactea vê-se a sul e um pouco a norte também, ou seja, liga-se entre o norte e o sul. Mas como eu quero fotografar a via lactea em direcção à praia esta teria de estar virada para oeste, onde isso apenas acontece em Agosto durante a noite. Estarei errado?
 
Sim, Agosto é quando Sagitário está mais alta e como tal põe-se mais a Oeste. Mas estará muito perto do horizonte, não sei até que ponto será fotografável.
Também tens praias voltadas a Sul em Portugal, daí eu ter falado no Algarve no outro tópico; as praias de Oeiras também estão voltadas para Sul, mas aí há a margem sul a interferir.
 
e muita poluicao luminosa...


o ceu mais estrelado que algum dia vi foi na costa alentejana, para os lados de porto covo, num parque de campismo remoto.
 
Pessoal alguém sabe como comprar um telescópio Zhumell cá por Portugal? O telescopes.com não envia para Portugal. Queria aproveitar que os Z8 estão finalmente em stock para comprar um.
 
Back
Topo