#### Astrofotografia (M63 e M64) ####

Foto lunar

Whitehatg grandes fotos!! Essas de saturno deixam-me de boca aberta... :wow:

Uma dúvida: para foto a lua pode-se usar o telescópio sem adaptador para máquina? (Focar no visor?)

A focagem é feita pela máquina, pelo telescópio ou pelos dois?


Continuação de óptimas fotos!!
 
Whitehatg grandes fotos!! Essas de saturno deixam-me de boca aberta... :wow:

Uma dúvida: para foto a lua pode-se usar o telescópio sem adaptador para máquina? (Focar no visor?)

A focagem é feita pela máquina, pelo telescópio ou pelos dois?


Continuação de óptimas fotos!!

Sim pode ser feita encostando a objectiva á ocular do telescópio exemplo:
HP%20C%20plossl%2030mm2.jpg



A focagem deve ser feita em primeiro lugar no telescópio depois é que encostas a objectiva á ocular.
Tenho de dizer que as fotos que tiro e que são mostradas aqui no forum não são tiradas com DSLR e sim com câmaras feitas mesmo para astrofotografia.
 
Última edição:
que sao tipo webcams n?

Não são tipo webcams. A webcam que se pode usar para fotografia para o sistema solar que dê resultados aceitaveis é a philips spc900nc ou a toucam pro

Uma boa câmara e acessível para planetas e alguns objectos de céu profundo como a m42 temos a atik 1c

Equipment_Atik_ATK-2C.jpg


Sensor Type CCD - Sony ICX-098BQ (datasheet)
Horizontal Resolution 640 pixels
Vertical Resolution 480 pixels
Pixel Size 5.6 uM x 5.6 uM
Interface USB and IEEE 1294 (PC Printer Port) - Printer Port needed to long exposure control
Maximum Frame Rate 60fps @ 320x240 (fast mode only)
Power Derived from USB.
No extra power needed
Maximum Exposure Length Unlimited
Minimum Exposure Length 1/10000 s in fast mode, 0.5s in slow mode
Exposure Range (fast mode) 1/10000 - 1/25
Cooling Forced air
Dimensions 50x68 mm (excluding 1.25" adapter)
Weight 430 gr (including cable)

O que este brinquedo pode fazer http://www.perseu.pt/atik/product_atk1c_gallery.php
 
Última edição:
Sim pode ser feita encostando a objectiva á ocular do telescópio exemplo:
HP%20C%20plossl%2030mm2.jpg



A focagem deve ser feita em primeiro lugar no telescópio depois é que encostas a objectiva á ocular.
Tenho de dizer que as fotos que tiro e que são mostradas aqui no forum não são tiradas com DSLR e sim com câmaras feitas mesmo para astrofotografia.


Obrigado Whitehatg!!
A máquina aqui vista é uma Hp 850, certo? Foi a minha primeira máquina de iniciação... :rolleyes:
Vão-me emprestar um telescópio (ou refractor... não sei...) daqui a uns dias e vou experimentar! Fica aqui uma amostra de algumas que tirei com a máquina que tenho à lua: http://picasaweb.google.pt/manhon.ptah/Lua?feat=directlink

Obrigado e mais uma vez parabéns pela mostra de fotos :wow:
 
Última edição:
800px-Messier51_sRGB.jpg


:)

Uma bela galáxia de facto

(está invertido em relação a outra foto)

Bela galáxia, já agora para vermos uma galáxia assim estamos a falar de um telescópio para que preço mais ou menos? Ou terá de ser já um telescópio de uma estação astronómica ou seja de grandes dimensões?
 
Última edição:
Bela galáxia, já agora para vermos uma galáxia assim estamos a falar de um telescópio para que preço mais ou menos? Ou terá de ser já um telescópio de uma estação astronómica ou seja de grandes dimensões?

Assim acho que nunca verás, já que estas imagens "bonitinhas" normalmente são combinações de várias imagens em diferentes comprimentos de onda, ou seja, combinam a imagem mais simples do espectro visivel com imagens do mesmo objecto em raios-X, infra-vermelhos, raios gama, ultra-violeta, etc.
Mas corrijam-me se estiver errado :p
 
Isso foi feito com o Hubble... Portanto nada barato :D

para ver umas galáxias, penso que um telescopio de media gama já chega
 
Três Galáxias bastante perto umas das outras ficam nas redondezas na Ursa Maior duas delas tiradas á pouco.

Localização

gfhgf.png


As duas juntas


M81

m81c.png


M82

m82c.png


m82cz.png



M51

m5121309atalaia1.png
 
Última edição:
isso só merecia uma camera maior :002:

para gerar imagens para wallpaper. 640x480 sabe a pouco :(

muito boas. Esta m81 então!
 
Bela galáxia, já agora para vermos uma galáxia assim estamos a falar de um telescópio para que preço mais ou menos? Ou terá de ser já um telescópio de uma estação astronómica ou seja de grandes dimensões?

A imagem que estas a ver da m51 é feita pelo Hubble mas tambem podes ter equipamento para capturar imagens quase iguais e com qualidade que se pode comparar com as do hubble.
Exemplo esta m51 de um amador , se pesquisares na net encontras melhores que esta
78291773.qDOnmZQI.M051LRGB20070505.jpg


Tu se tentares ver uma galaxia encostando o olho na ocular do telescopio não penses que vais ver assim, estas imagens sao capturadas com camaras especificas para astrofografia.

Só o preço da camara daria para comprar um telescopio completo rasuavel
 
Última edição:
A qualidade nunca será nem de perto igual, nem é pelo facto equipamento, mas pelo facto de estas com a atmosfera distorcer.

não percebo pq são cameras tao caras, mas em qualidade final não são assim grande coisa (qualidade da foto em si, não o que capturam :P)
 
A qualidade nunca será nem de perto igual, nem é pelo facto equipamento, mas pelo facto de estas com a atmosfera distorcer.

não percebo pq são cameras tao caras, mas em qualidade final não são assim grande coisa (qualidade da foto em si, não o que capturam :P)

Tens razão no que escreveste mas hoje é possível comparar com fotos do hubble.
Pois a parte do caro tb nao me cabe na cabeça :(
 
M101 que foi muito difícil encontrar

m101c.png



E a minha primeira m13 que não gostei muito de a fazer devido à focagem ainda ser a olho.

m13f.png


Cumps, Rui
 
Muito bom!! Tenho de subscrever esta thread :D
EDIT: Já agora, Whitehatg, tenho visto pela net muitas imagens e videos da ISS tiradas por amadores, tipo este aqui.
Já algumas vez pensaste fazer o mesmo, ou tentaste?
Mesmo que não o tenhas feito, o equipamento que tens neste momento permitiria fazê-lo?
 
Última edição:
Muito bom!! Tenho de subscrever esta thread :D
EDIT: Já agora, Whitehatg, tenho visto pela net muitas imagens e videos da ISS tiradas por amadores, tipo este aqui.
Já algumas vez pensaste fazer o mesmo, ou tentaste?
Mesmo que não o tenhas feito, o equipamento que tens neste momento permitiria fazê-lo?


Nunca o fiz e o setup que tenho permite fazer, talvez um dia :)


O céu estava péssimo nem conseguia ver as galáxias pela ocular a minha sorte foi que o setup estava todo muito bem alinhado e ia vendo pelo buscador com estrelas de referencia e bateu tudo certinho na câmara :)

M109
ST80 + atk16ic 50x40s
processado em maximDL
m109c.png


m109catalogo.png


M63
ST80 + atk16ic 70x40s
processado em maximDL
m63c.png
 
Última edição:
Brutal, tenho um telescópio lá em casa que usei poucas vezes, ver se arranjo um adaptador para ligar na minha 5D :)
 
Back
Topo