• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

ASUS 13.3" TP301UJ vs ASUS 14'' K401UQ

OrangeOne

Membro
Boas, estou indeciso entre estes 2 portáteis. Já andei a pesquisar um pouco e infelizmente para além de não encontrar na net nenhuma análise comparativa entre os 2, existe muito poucas reviews relativamente ao modelo de 14'' K401UQ o que torna mais complicada a minha escolha.

Asus 13.3'' TP301UJ (Ultrabook Convertivel 2-em-1 com touchscreen):
Intel i7-6500U
Ecra 13.3'' 16:9 FHD
8 GB RAM 1600 MHz
256 GB SSD
NVIDIA GeForce 920M com 2GB DDR 3 VRAM

Asus 14'' K401UQ ( Ultrabook tradicional):
Intel i7-7500U
Ecra 14'' 16:9 FHD
8 GB RAM 2133 MHz
512 GB SSD
NVIDIA GeForce 940MX 2GB DDR3

O que me levou à escolha entre estes 2 portáteis é por serem portáteis de dimensões reduzidas (13'' a 14''), com um peso baixo (1.6 kg ~), boa autonomia, terem uma gráfica discreta e estarem dentro do meu orçamento de ~1000€. Já li em várias reviews que o Asus de 13 polegadas (que é um convertivel 2-em-1) apresenta um desempenho bastante bom e boa duração de bateria (até 9 horas). O Asus de 14 polegadas tem hardware em teoria superior (processador ligeriamente melhor, melhor RAM, melhor gráfica) mas como não encontro reviews deste produto não sei qual o seu desempenho a nivel da bateria para comparação.

Venho aqui perguntar opiniões principalmente a quem possivelmente já tenha usado algum deles e possa dar algum input (tempo de bateria, se sobreaquece, se o material é robusto, pontos negativos, etc).
Tendo até hoje usado portáteis de 15.6'' deixo ainda uma questão mais subjectiva que é se acham um portátil de 13.3'' polegadas demasiado pequeno para trabalhar (escrever em Word/Excel , trabalhar em AutoCAD / MATLAB / programação) baseado na vossa experiência.

Desculpem o testamento e obrigado ^^.
 
Em termos de tamanho se estas muito habituado a 15,6" vais notar alguma diferença para o ecrã mais pequeno. Entre esses 2, só mexi no TP, mas o K parece-me melhor (pelo menos no papel). O TP é jeitoso, pequeno e leve, não aquece e porta-se bem. Pode ser que alguém tenha experimentado o K e te possa dar a opinião. Não te vou recomendar veres o U900 senão vêm os "sensíveis" crucificar lol!
 
Em termos de tamanho se estas muito habituado a 15,6" vais notar alguma diferença para o ecrã mais pequeno. Entre esses 2, só mexi no TP, mas o K parece-me melhor (pelo menos no papel). O TP é jeitoso, pequeno e leve, não aquece e porta-se bem. Pode ser que alguém tenha experimentado o K e te possa dar a opinião. Não te vou recomendar veres o U900 senão vêm os "sensíveis" crucificar lol!

Mav, se possivel, podes me dar uma ideia de quanto tempo de autonomia costumavas ter no teu TP? (assumindo utilização de aplicações mais softs como edição de ficheiros ou pesquisar na net). Eu gostaria de ter à volta de 5horas de autonomia no minimo para estas situações mas não sei se é realista.
 
Eu não tive um TP, eu trabalho num sítio que vende todos os portáteis de marcas comuns e vou mexendo em vários ou por curiosidade ou por alguém conhecido me pedir e eu testar ou instalar alguma coisa. Sinceramente não tive tempo de testar a bateria, mas é possível que aguente esse tempo.
 
Eu escolhia o k401. No entanto o asus tp301 tem um ecrã ips ao passo que o k401 tem um painel tn. Logo aí o tp301 é superior. No resto é melhor o k401.
 
Esse k401uq anda com boas promos... ainda nao consegui decidir entre esse ou o ux330 !!


O K401UQ já esteve a 850€ na W.

Eu também estive extamente com a mesma dúvida quando vi esse modelo por 850€ e até ia comprar logo online. Decidi esperar uma horita e ir à loja ver como era.

A qualidade de construção é parecida com o UX330. Mas claramente tem um aspeto mais "barato" pela bezel em plástico. Mas tudo bem, podia viver com isso.

Para mim o fator que decidiu foi mesmo o ecrâ, que no K401UQ é horrível comparando lado a lado com o UX330.

Sugiro que vejas numa loja, e decidas se é um fator importante para ti ou não.

Acabei por comprar o UX330 com o ecrâ QHD+ que não se vende em Portugal (é 1080p a versão PT) e é excelente.

A unica queixa que tenho deste portátil é o trackpad não ser muito fiável. Mas pode ser do Windows 10 e dos "Precision touchpads" no geral, não sei. A webcam apesar de ser HD é fraquinha também. (na média dos portateis mas por ser HD esperava que fosse superior)

Relativamente à bateria ainda não percebi muito bem, já tive efetivamente dias em que durou perto das 10h, mas também tive dias em que durou 3 ou 4 horas. Tenho de ver as opções de energia melhor para perceber.

Edit: Esqueci-me de referir um ponto a favor do 401UQ que é o facto da RAM ser expansível acho. No 330 está soldada.
 
Última edição:
O K401UQ já esteve a 850€ na W.

Eu também estive extamente com a mesma dúvida quando vi esse modelo por 850€ e até ia comprar logo online. Decidi esperar uma horita e ir à loja ver como era.

A qualidade de construção é parecida com o UX330. Mas claramente tem um aspeto mais "barato" pela bezel em plástico. Mas tudo bem, podia viver com isso.

Para mim o fator que decidiu foi mesmo o ecrâ, que no K401UQ é horrível comparando lado a lado com o UX330.

Sugiro que vejas numa loja, e decidas se é um fator importante para ti ou não.

Acabei por comprar o UX330 com o ecrâ QHD+ que não se vende em Portugal (é 1080p a versão PT) e é excelente.

A unica queixa que tenho deste portátil é o trackpad não ser muito fiável. Mas pode ser do Windows 10 e dos "Precision touchpads" no geral, não sei. A webcam apesar de ser HD é fraquinha também. (na média dos portateis mas por ser HD esperava que fosse superior)

Relativamente à bateria ainda não percebi muito bem, já tive efetivamente dias em que durou perto das 10h, mas também tive dias em que durou 3 ou 4 horas. Tenho de ver as opções de energia melhor para perceber.

Edit: Esqueci-me de referir um ponto a favor do 401UQ que é o facto da RAM ser expansível acho. No 330 está soldada.


E em relação a placa gráfica? Pelo que pesquisei esse UX330 fica muito a quem da placa gráfica comparado ao K401UQ.. estamos a falar de uma placa grafica Nvidia 940MX para uma Intel HD Graphics 620.
 
A gráfica do K401UQ é melhor que a do UX330. Mas pessoas diferentes têm necessidades diferentes. Quando tomei a decisão de comprar o meu asus à 2 meses (tem um ecrã e gráfica igual ao K401UQ), o que pesou mais na minha decisão foi a gráfica. Hoje arrependo-me um pouco porque além de dar pouco uso à gráfica (pois não tenho tempo/paciência para jogar) confirmei que os paineis TN são fraquinhos. Daqui a uns tempos ou vendo o meu portátil e compro um com ecrã IPS, ou então compro um monitor externo, IPS claro. Paineis TN é que nunca mais. Ou seja nas minhas futuras compras o tipo de ecrã será sempre mais importante que o processador ou gráfica.
 
Última edição:
A gráfica do K401UQ é melhor que a do UX330. Mas pessoas diferentes têm necessidades diferentes. Quando tomei a decisão de comprar o meu asus à 2 meses (tem um ecrã e gráfica igual ao K401UQ), o que pesou mais na minha decisão foi a gráfica. Hoje arrependo-me um pouco porque além de dar pouco uso à gráfica (pois não tenho tempo/paciência para jogar) confirmei que os paineis TN são fraquinhos. Daqui a uns tempos ou vendo o meu portátil e compro um com ecrã IPS, ou então compro um monitor externo, IPS claro. Paineis TN é que nunca mais. Ou seja nas minhas futuras compras o tipo de ecrã será sempre mais importante que o processador ou gráfica.

Claro, as necessidades são diferentes. Eu estou inclinado para o K401UQ pelo tamanho do pc, pelo hardware em si e pelo preço que esta bastante acessivel para a maquina que é.. isso dos ecras sou um pouco leigo para ser sincero.. A qualidade de imagem ou a qualidade do ecra fica assim tao a desejar para quem quer ver uns filmes, jogar e navegar na internet?
 
Para a maior parte das pessoas acredito que não faça grande diferença. A maior parte nem sabe o tipo de ecrã que tem. E mesmo que soubessem acredito que continuavam a optar pelo mais barato. Podes ver no link mais abaixo a diferença entre um painel tn e ips.É um video em alemão mas as imagens falam por si. O portatil é o mesmo; só muda o painel.


Mas para jogar, por exemplo, um painel tn pode levar vantagem, por causa dos tempos de resposta. O que mais me chateia no meu portátil, com um ecrã igual ao do k401, são os angulos de visão. Tenho que andar a ajustar o ecrã, consoante a minha posição na cadeira. Mas o facto de ser de 15.6 polegadas agrava isso. Com o meu asus anterior, também da família k, com 14 polegadas e com painel tn, não tinha tanta necessidade de ajustar a posição do ecrã.
 
Última edição:
E em relação a placa gráfica? Pelo que pesquisei esse UX330 fica muito a quem da placa gráfica comparado ao K401UQ.. estamos a falar de uma placa grafica Nvidia 940MX para uma Intel HD Graphics 620.


Não me lembrei sequer da gráfica porque é irrelevante para o uso que dou ao PC.

Acredito que a diferença para a 940MX não seja gigantesca para a integrated graphics da Intel, continuamos a falar de jogos em baixas resoluções. Se for para gaming nenhum dos 2 são uma boa opção. Para os usos que ele refere não tem qualquer interesse parece-me. Assumo que o Auto Cad seja o 2D. Se for para modelação 3D, talvez a 940MX faça uma ligeira diferença? Não sei.

Relativamente ao ecrã, mesmo um leigo olhando para o ecrã do K401UQ vê que é de baixa qualidade, nem precisas de comparar lado a lado com o do 330.

No meu caso para o trabaho que faço ter cores verdadeiras é importante (web-development/web-design). Mesmo que não fosse e fosse apenas para lazer não iria para o ecrã do K401 de qualquer forma. Sim, mesmo para ver filmes vais notar a diferença.

Mas é como te digo, pode ser só uma mania minha, o melhor é ires à loja e veres se te serve. :)
 
Tks pelo feedback.

De facto cada vez mais estou inclinado para o ux330. A unica coisa que me levaria para o k401 era o facto de ser +/- 100euros mais barato e ter a gráfica dedicada, mas para o meu uso não se justifica ter uma grafica dedicada visto que pretendo jogar FM e pouco mais..

Ja vi os dois aos vivo o e Ux330 dá 10 a 0 ao k401.. Tou a pensar comprar a versão com o i5 mas se apanhar ai um boa promo compro a versão com o i7.

Cumps
 
Eu escolhi o K401UQ pela gráfica e pela possibilidade de expansão de memória RAM.
Os monitores são discutiveis em função do que pretendes... mas é uma questão de escolha pessoal ver o portátil como um todo...
 
Respostas a Questionário:

1) Qual é o orçamento disponível?
Até 1000€ +/-.

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? (eliminar as que não pretendes)
c. Pequeno e Leve: 13" - 14"
Idealmente pese à volta de 1.5 Kg mas certamente menos de 2 Kg.

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
Não tenho preferência, embora tenha boa opinião da ASUS.

4) A que tarefas se destina o portátil?
Tem de ser versátil, leve e de boa autonomia. Idealmente tem que ter boa autonomia para correr aplicações leves quando desligado da tomada mas ter sumo suficiente para correr algumas aplicações como autocad 2d, simulink e matlab comfortavelmente.

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?
Irei transportar o portátil frequentemente e portanto a autonomia e peso são factores bastante importantes.

6) Quantas horas de bateria necessitas?
Gostaria de 3+ horas a usar aplicações mais pesadas (programar, autocad, simulink, videos HD) e 7+ horas a realizar tarefas ligeiras (pesquisar na internet, etc).

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?
Gostaria que tivesse capacidades minimas de "gaming", mais especificamente que fosse possivel correr League of Legends com bom FPS (tenho ideia que não é um jogo muito pesado a nivel de GPU e é o mais "puxado" que pretendo correr). Estava inclinado para que tivesse uma gráfica dedicada (mesmo que de gama mais baixa), embora aqui gostaria de receber algumas opiniões pois não tenho noção prática do quão melhor é ter uma gpu dedicada vs um integrada. Naturalmente qualquer gaming que faça será sempre feito ligado à corrente e portanto a autonomia numa situação destas não é importante.

8) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)
Netbooks:
3. 1920x1080
Tenho preferência que a resolução até nem seja superior a esta pois costuma ter impacto na autonomia e 1080p parece-me mais que suficiente. Gostaria no entanto que o ecrã fosse IPS e não TN.

9) Quando é que vais comprar o portátil?
Idealmente antes de Janeiro.

10) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, multimédia, etc)?
Tem que ter SSD ao invés de um HDD e idealmente com 250GB de capacidade minima. De resto é o standard que se vé já muito (portas usb 3.0 , porta HDMI, etc).


Antes de realizar este questionário/thread eu já tinha criado uma thread relativamente a 2 modelos da Asus que estava a contemplar e dos quais recebi várias opiniões daqui do pessoal e que portanto deixo aqui caso alguém ache relevante ou interessante para as suas próprias dúvidas:
https://forum.zwame.pt/threads/asus-13-3-tp301uj-vs-asus-14-k401uq.978746/

Agradeço desde já qualquer recomendação / opinião que que possam fornecer :)
 
Estou agora a considerar obter o TP301UJ mas o modelo inferior com i5 e trocar o HDD por um SSD. Gostaria de algumas opiniões relativemnte ao i7 6500U vs i5 6200U. O i5 seria o suficiente para correr as aplicações mencionadas (matlab, simulink, autocad 2d, programação) e se é o suficiente como aposta a longo prazo (5 anos +/- ). Quão pior é o i5 vs o i7 mencionados?
 
Para a maior parte das pessoas acredito que não faça grande diferença. A maior parte nem sabe o tipo de ecrã que tem. E mesmo que soubessem acredito que continuavam a optar pelo mais barato. Podes ver no link mais abaixo a diferença entre um painel tn e ips.É um video em alemão mas as imagens falam por si. O portatil é o mesmo; só muda o painel.


Não existes simplement "um ecrã IPS" e " um ecrã TN " .. Tens dezenas de ecrãs diferentes, e não é por ser IPS que é melhor..
O meu GT72VR têm um ecrã TN que encosta 90% dos IPS no mercado a um canto..


Testei os dois hoje e é melhor o de 13,3". IPS faz diferença.

O ecrã TN usado no K401UQ simplesmente é pior que o IPS do TP301UJ ; não é simplesmente por ser IPS..

----------
erem uma gráfica discreta

Gostaria que tivesse capacidades minimas de "gaming", mais especificamente que fosse possivel correr League of Legends com bom FPS (tenho ideia que não é um jogo muito pesado a nivel de GPU e é o mais "puxado" que pretendo correr). Estava inclinado para que tivesse uma gráfica dedicada (mesmo que de gama mais baixa)

não é por ter uma grafica dedicada que significa que é boa, ou melhor que uma integrada..
A 920M é equivalente a uma Intel HD 620

Quão pior é o i5 vs o i7 mencionados?

a diferença entre um i5-6200U e i7-6500U é apenas 10% , não é nada por ai alem..
são ambos processadores relativamente fracos, são processadores ULV..
 
Para mim o TP301UJ não me agradou muito, fui ver lo e compara lo hoje a W e realmente para mim deixou me muito a desejar. Pareceu me ainda estar muito "verde" este pc 2 em 1, pois é super pesado comparado aos zenbook, ou seja, de portatil so tem mesmo o tamanho do ecra, porque de grossura e peso deixa a desejar comparado aos outros, ate comparado ao K401 que tem ecra 14polegadas. Reparei também que tem um pior processor e grafica comparado ao K401UQ, e a qualidade de imagem apesar de ser melhor em certos aspectos, noutros deixa a desejar tambem. É um ecra muito espelhado, nada bom para utilizar-se em ambientes com a luz a incidir directamente no ecra pelo que observei. Achei um pc lançado em cima do pé, que tem ainda que trabalha lo melhor, acaba por querer fazer tudo, mas foi a opinião com que fiquei e isto é uma mera opinião minha!

Eu estou indeciso entre estes:

Asus K401UQ
Asus Zenbook UX303UB
Asus Zenbook UX310UQ

Se alguém me puder dar uma opinião a cerca da melhor escolha ficava agradecido :)
 
Back
Topo