Asus A6J-Q311H - baixas performance do disco e gráfica

Rudzer

Power Member
Asus A6J-Q311H - [UPDATE: Recebi outro que tem os mesmos problemas...]

Adquiri o dito portatil (Asus A6J-Q311H), para meu espanto (ok que está calor) mas as temperaturas são altissimas, disco a 58ºC e cpu a 60ºC.

Adiante...

A instalação do Windows é a de origem não tendo o portatil nada de exotico instalado por assim dizer.
http://www.pcper.com/article.php?aid=254&type=expert&pid=2


No entanto tenho tido vários error reports do SMART e para alem disso a performance 3D
é bastante má.

3dmark2001 - 12.000 marks
3dmark05 - 2400

Esta review é de praticamente o mesmo portatil mas com um ecrã de 17''..

Ajuda é mais que benvinda, confesso que estou um bocado frustado com isto visto precisar do portatil para trabalhar e não estar a contar com estes "imprevistos"...

Quem arranjar "soluções" válidas para resolver isto vai ser recompensado ;)

Danke
 
Última edição:
Rudzer disse:
Adquiri o dito portatil (Asus A6J-Q311H), para meu espanto (ok que está calor) mas as temperaturas são altissimas, disco a 58ºC e cpu a 60ºC.

Adiante...

A instalação do Windows é a de origem não tendo o portatil nada de exotico instalado por assim dizer.
http://www.pcper.com/article.php?aid=254&type=expert&pid=2


No entanto tenho tido vários error reports do SMART e para alem disso a performance 3D
é bastante má.

3dmark2001 - 12.000 marks
3dmark05 - 2400

Esta review é de praticamente o mesmo portatil mas com um ecrã de 17''..

Ajuda é mais que benvinda, confesso que estou um bocado frustado com isto visto precisar do portatil para trabalhar e não estar a contar com estes "imprevistos"...

Quem arranjar "soluções" válidas para resolver isto vai ser recompensado ;)

Danke

Cá para mim o portátil veio com defeito de fábrica.
Ter problemas com o S.M.A.R.T. logo desde início é muito mau sinal.
Não haverá algo a impedir o fluxo de ar lá dentro e que obriga o software a fazer "throtling" da CPU para não sobreaquecer ?

Relembro que foi a Asus quem deixou uma película de plástico a tapar as grelhas de ventilação do Apple Macbook há uns tempos...


P.S.: presumo que o teu modelo seja este, não ?
http://www.*****.pt/catalogo/detalhes.php?id=17868&cat=155
 
blastarr disse:
Cá para mim o portátil veio com defeito de fábrica.
Ter problemas com o S.M.A.R.T. logo desde início é muito mau sinal.
Não haverá algo a impedir o fluxo de ar lá dentro e que obriga o software a fazer "throtling" da CPU para não sobreaquecer ?

Relembro que foi a Asus quem deixou uma película de plástico a tapar as grelhas de ventilação do Apple Macbook há uns tempos...


P.S.: presumo que o teu modelo seja este, não ?
http://www.*****.pt/catalogo/detalhes.php?id=17868&cat=155

Epa isso é que não..fonix não queria saber mais de lojas, forums e afins por uns tempos...

O portatil é mesmo esse
 
Rudzer disse:
Epa isso é que não..fonix não queria saber mais de lojas, forums e afins por uns tempos...

O portatil é mesmo esse

Vê lá se não tens aquela tralha do costume a entupir o sistema (software desnecessário pré-instalado, etc).
Verifica se está tudo bem na BIOS com o Speedstep/CPU Thermal Throtling, etc.
Saca o CPU-Z para conferir as velocidades, e vai aos drivers da Nvidia para fazer o mesmo (talvez precises do coolbits para aceder a essa página).

Tens de ir passo-a-passo para eliminar todas as causas erradas e chegar ao problema real (duvido que tudo no portátil esteja mal).
 
Epa agora é que fiquei fdd com isto, tou a correr o spinrite no laptop de um amigo meu (tb asus) e não apareceu nada nos erros, no meu é um total de 250.000 seek errors (nas duas partições)

é preciso ter um azar que vai la vai...
 
Então já sabes, quase de certeza é defeito de fabrico da motherboard ou do disco.
Tens de ir à loja e correr esses testes à frente deles (caso não acreditem) e exigir substituição ou o dinheiro de volta.
 
A cena e que nao ando mesmo com pachorra para isto.. so queria um portatil a funcionar

parte do dinheiro do portatil foi de um credito que fiquei da devolvução de uma pinnacle e não queria mais chatisses...so queria um portatil

pus isto no modo econoy e mesmo com uma ventoinha de sala ao lado so vai aos 59ºC..dassss
 
temps2.jpg


nice né...
 
Epá sao coisas que acontecem. Sabes que o fabrico de um portatil é muito rigoroso. à minima coisa o funcionamento do mesmo corre mal. Mas pelos vistos não é com posts aqui ou noutro forum que vais resolver a tua situação. Apesar de eu entender que precises de desabafar. Vai á loja e apresenta a queixa. Tas no teu direito!

Boa sorte e força nisso! :)
 
amg_tech disse:
Epá sao coisas que acontecem. Sabes que o fabrico de um portatil é muito rigoroso. à minima coisa o funcionamento do mesmo corre mal. Mas pelos vistos não é com posts aqui ou noutro forum que vais resolver a tua situação. Apesar de eu entender que precises de desabafar. Vai á loja e apresenta a queixa. Tas no teu direito!

Boa sorte e força nisso! :)
E boa sorte! Conhecendo eu a ***** como conheço... :D
 
Bem vim agora da loja e bem tou..."chateado"

Mostrei screenshots com as temps altas em idle, em saving mode, dps do 3dmark, os seek errors,etc..

E corri o sp2004 lá com as temps a irem para os 76ºC, instalei EU na loja as ultimas bios (visto terem dito que a asus não aceita rmas ou cobra 30€ se não forem com a ultima bios no caso de rma o que é descabido no minimo)

No fim da demonstração do aquecedor (e ignorando completamente a baixa performance da grafica e os seek errors exagerados do disco) foi-me dito para EU falar com a Asus e descobrir a temperatura nominal de funcionamento do portatil (e assim trocarem caso estas temperaturas de 60ºC a 250Mhz, 80ºC em full load a 100% cpu speed e afins não sejam aquilo que nunca poderam ser - normais)


Resultado voltei para casa com o portatil, amanha tenho que eu falar com a Asus e pronto é assim...

Acho que aproveito e falo também para a sede da loja e para a deco so mesmo naquela....
 
Tive um Problema com meu asus. Falei directamente com eles. Passado 3 dias tinha portatil em casa arranjo trabalhar a 100%. Por vezes e melhor falar directamente com fabricante menos um devio que o portatil faz.
 
Rudzer disse:
Bem vim agora da loja e bem tou..."chateado"

Mostrei screenshots com as temps altas em idle, em saving mode, dps do 3dmark, os seek errors,etc..

E corri o sp2004 lá com as temps a irem para os 76ºC, instalei EU na loja as ultimas bios (visto terem dito que a asus não aceita rmas ou cobra 30€ se não forem com a ultima bios no caso de rma o que é descabido no minimo)

No fim da demonstração do aquecedor (e ignorando completamente a baixa performance da grafica e os seek errors exagerados do disco) foi-me dito para EU falar com a Asus e descobrir a temperatura nominal de funcionamento do portatil (e assim trocarem caso estas temperaturas de 60ºC a 250Mhz, 80ºC em full load a 100% cpu speed e afins não sejam aquilo que nunca poderam ser - normais)


Resultado voltei para casa com o portatil, amanha tenho que eu falar com a Asus e pronto é assim...

Acho que aproveito e falo também para a sede da loja e para a deco so mesmo naquela....


Se calhar foi melhor assim, para eles (*****) inventarem e mexerem onde n devem e estragarem o resto...é melhor lidares directamente com a assistência da Asus pq da ***** já se viu q é de qualidade... :-D

Quanto à fraca prestação parece-me +- normal para um Core Duo 1.66Mhz (q n é nada de especial...) com uma X1600 de 128Mb dedicados (q deverá ser dakele lote maravilha q andam por aí no Toshiba A100-158...)

Se bem q vi uns scores do 3dmark05 de um LG P1 com o mesmo processador q o teu e uma X1400 com 256Mb dedicados q fazia +-2400 como o teu...
 
Os scores são todos bastante baixos quando comparados com portateis da Asus semelhantes (cpu e gfx)...

Amanha telefono para a Asus para ver se há maneira de resolver esta saga....dasss belas ferias as minhas
 
JuSt_Me_AnD_yOu disse:
Tive um Problema com meu asus. Falei directamente com eles. Passado 3 dias tinha portatil em casa arranjo trabalhar a 100%. Por vezes e melhor falar directamente com fabricante menos um devio que o portatil faz.

Pagas-te a deslocação?
 
Geralmente nestes casos (garantia) nao se paga nada .. eles vao a tua casa e trocam/reparam/etc sem custos para o cliente.

Como te disse no msn tive um caso com o meu dell, nao era nada de especial. Apenas se rebotasse pelo windows nao me detectava o segundo dimm .. se desligasse e ligasse era na boa.

Liguei para a a dell e nesse mesmo dia foi aberto o processo .. no dia a seguir estava uma motherboard e memorias novas vindas da holaanda em PT. No dia a seguir estava ca o tecnico e mudou a board .. ficou a workar nas horas. Sem eu pagar nada .. e tenho eu 3 anos de garantia.

Por isso com sorte ficas com isso resolvido durante a semana.
 
Back
Topo