ASUS A7V266 + Barton Mobile 2600+ = PSU estragada??

andreezer

Power Member
tenho uma Asus A7V266 com um Palomino 1600+, mais 1x256MB DDR266 e 1x256MB DDR333 (sem marca), e tem-me servido bastante bem. Mas entretanto apercebi-me da oportunidade que representavam os Athlon XP-M (multiplicadores desbloqueados)...

O maximo que a board suporta é Athlon XP 2600+ (Tbred, 16*133 = 2133Mhz).
Entretanto comprei um XP-M 2600+ (Barton, 1.45V Vcore) para fazer o upgrade. Tenciono corrê-lo a 2133Mhz, um overclock moderado.

Quando instalei o CPU novo, a MB estava em modo jumperfree, 133Mhz de FSB e Vcore em modo "CPU default" - o Vcore do CPU anterior era 1.75V.
O problema foi que, ao ligar o pc, este simplesmente não deu sinais de vida, e libertou um cheiro estranho (queimado?). Ao voltar a colocar o CPU antigo, descobri que o pc tinha morrido :eek:

Entretanto levei-o à Suprides (ainda estava na garantia) e eles acabaram por descobrir que a fonte de alimentação (roscof 300W) tinha pifado... todos os restantes componentes estão ok. O XP Mobile também está ok, funciona numa Abit NF7 2.0.

algumas questões: esta MB suportará o CPU mobile? que raio se passou para a PSU pifar e será que volta a pifar se voltar a tentar instalar??

Outro problema é a documentação da MB em si, pois em nenhum sítio indica as configurações de jumpers para multiplicadores > 10.5x, nem para Vcore < 1.7V...

Será que acertando os jumpers para 133x16 e Vcore 1,625 (o minimo que a MB suporta, segundo o manual) consigo pôr isto a funcionar sem lixar a PSU (ou talvez outra coisa qq) de novo?

Alguém tem experiência com esta MB + este CPU? Podem indicar-me documentação decente para a MB em questão?

Tenho a noção de que o melhor era mesmo trocar de MB, mas por enquanto o €€€ n abunda :(

Desde já agradeço qualquer ajuda.
 
Provavelmente deves primeiro ir ao site da Asus averiguar se há alguma coisa sobre isso.
Talvez fazendo um update à Bios resulte mas tens que ver na Asus.

Pensando bem creio que a semana passada vi qq coisa sobre isso e que o FSB dos Barton é de 333Mhz. Creio que é melhor comprares uma nova MB.
Mas checka primeiro c a Asus.

Fica bem.
 
No site da ASUS indica que a BIOS 1011 (a que eu tenho) é a última versão estável e adiciona suporte para Athlon XP 2600+ (deve adicionar multiplicador 16x e a string de identificação do CPU), depois disso há a versão 1015.001, uma BIOS beta (que adiciona suporte para o core Thorton). Se bem sei, o core Thorton é AMD Athlon Model 10, o mesmo que o Barton, será que vale o risco de actualizar a BIOS para a versão beta?

Os Barton desktop são FSB333, mas a versão Mobile está rotulada com FSB266 (não interessa, pois com a ajuda da MB e dos multiplicadores desbloqueados, há aí pessoal a correr com FSB480).
 
Back
Topo