ASUS A8N-E - Opiniões

pela tua descrição, se não é para jogar, não precisarias da SLI-D, bastava a ultra-D.
e sinceramente, para o uso que lhe vais dar, vais mas é para a ASUS. A DFI é de facto melhor, mas isso tem um custo, e o custo é o dispendio de tempo (bastante considerável) a pôr um sistema em overclock estável. Mas uma vez achado isso, é rock stable e brutal!
 
Não estou a ter sorte nenhuma.
Nem com o setting da disketteira.

Estou a usar memorias kingston 2x512 e já experimentei nos slots pretos e nos azuis.
A PSU é uma LC Power 420W (pelo que me foi dito tem voltagens estaveis)
A grafica é uma asus N6600Silencer.

Ainda não descobri que raio de problema é esse do 1T já que não encontro nada sobre isso na BIOS. Isto só liga (POST) se fizer um clear CMOS. O Windows boota na boa. O problema é se quero fazer um restart.
 
Já ouvi essa também, para isso é que aidna não ouvi solução, será que falta configurar mais alguma coisa na bios? Isso acontece com a bios em "default"?
 
Basta isto reiniciar... tipo:
1-desligar psu
2-clear CMOS
3-ligar psu e dar ao botao
4-post
5-cmos checksum error - loading defaults
6-press F1 to continua or DEL to enter setup

Se carregar no reset volta a dar cmos error
Se entrar na BIOS, ao fazer save settings (sem alterar o quer que seja), ao re-iniciar não há post e volto ao ponto 1
Se premir F1 boota o windoze e se fizer restart já não há post
 
Isso do checksum error não costuma aparecer quando as definições da bios estão desadequadas ao hardware? Porque não experimentas, na bios, carregar as definições padrão, setup default values ou algo do género? Pode ser algum ajuste que esteja mal.
 
Esta board tem probs com discos que tenham NCQ? É que comprei um Maxtor MaXLine III de 250GB sata 1 e como tem NCQ precisava de saber se tenho de o desligar pra não ter probs...
 
Última edição:
zoing disse:
Isso do checksum error não costuma aparecer quando as definições da bios estão desadequadas ao hardware? Porque não experimentas, na bios, carregar as definições padrão, setup default values ou algo do género? Pode ser algum ajuste que esteja mal.

Por defeito qualquer mobo quando tem a CMOS marada, mete lá os defaults.
-> CMOS checksum error - Defaults Loaded <-

Update: Consegui meter isto a bulir, foi só tirar a opção "auto" da configuração da RAM e meter o timing 1T...
Agora vou ali ver de OCs... :)
 
Última edição:
Estava em automatico a configuração da RAM (valor por defeito da BIOS) :P
Porcarias automatizadas... :| Isto com jumpers era no tempo da outra senhora. :D
 
A minha A8N-E já cá está, com um opteron 146, um Scythe Ninja sem ventoinha e uma gráfica pci S3 enquanto não vem a Matrox. Já tentei fazer um pouco de oc naquilo mas estiquei-me demais e tive de pôr tudo em auto na bios para arrancar de novo. Acho que vou ter de me documentar primeiro antes de tentar acelerar isto, mas para já, em default está muito bem, não faz barulho e é rápido, vamos ver se continua. Só há uma coisita, aquele chipset, só com o dissipador da zalman aquece demais, e estamos no Inverno, vai ser preciso mais qualquer coisa ali para aquilo não torrar no Verão
:004:
 
zoing aquece demais ? Vocês não andam bem concerteza... Como já referi montes de vezes, conheço quem teve isso com o dissipador de origem e a fan do mesmo desligada dois meses, sempre a 300 de HTT, nunca teve o minimo problema...
 
Tudo o que está quente demais ao tacto para mim é aquecer demais. Neste tempo não há grandes problemas mas quando chegarmos à Primavera e ao Verão e as temperaturas subirem mais 10 graus, não sei se não será preciso fazer alguma coisa. Chipset sobreaquecido dá direito a crash do windows e outros problemas.
 
Hmm, eu nesta altura ando sempre com as mãos geladas, até o rato tá quente ao toque portanto n é grande ideia fazer isso... Eu como já referi a board teve 3 meses de verão sem a fan porque fazia mt barulho, nunca deu crash's...
 
Boas
Destes dois pares de memorias(2*1GB) quais as que me aconselham :

GskillHZ pc4000 ou as ZX pc3200?
Nas spec da board diz que suporta até ddr400 (pc3200)...Convem dizer que neste momento tenho o cpu a 2500 e queria isto 1:1, ora estas value ram


Cumpz :P
 
Última edição:
Boas
Destes dois pares de memorias(2*1GB) quais as que me aconselham :

GskillHZ pc4000 ou as ZX pc3200?
Nas spec da board diz que suporta até ddr400 (pc3200)...Convem dizer que neste momento tenho o cpu a 2500 e queria isto 1:1, ora estas value ram


Cumpz :P

Alguem me dê aqui uma dica please, tenho de as ver na seg :)
 
Podes ver aqui ao lado que tenho essas motherboard com umas G.Skill ZX, até agora só posso dizer bem do conjunto.

Posso é ser mais um a apontar o dedo áquilo que já muitos sabem... As A8N-E antes da revisão 2.00 trazem uns coolers para o NF4 Ultra que rápidamente dão o berro, por isso junto com a motherboad é sempre bom encomendar logo um cooler para o chipset...
 
Podes ver aqui ao lado que tenho essas motherboard com umas G.Skill ZX, até agora só posso dizer bem do conjunto.

Posso é ser mais um a apontar o dedo áquilo que já muitos sabem... As A8N-E antes da revisão 2.00 trazem uns coolers para o NF4 Ultra que rápidamente dão o berro, por isso junto com a motherboad é sempre bom encomendar logo um cooler para o chipset...

obg pela resposta
Queria mm tar mais informado pois como no manual da board dizia que suportava no maximo memorias ddr400. Dai ter a minha duvida, hz ddr500 ou zx ddr400

Quanto ao chipset por acaso ja mudei..aquele zalman nb47j mais noiseblocker na frente :009:
 
Eu tenho as HZ DDR500, muito bom, aconselho se queres correr 2500 1:1 sao boas, a 250 fazem cl2.5, ou 3.3.3.8, isto as minhas mas as tuas podem ainda sair melhor.

Eu tenho para o dia a dia 2600 1:1
 
Back
Topo