ASUS A8N-SLI Premium com nforce 4 silencioso

JPgod

Moderador
Staff
asuscoolpipe.jpg


Há pois é heat pipe rula!

Em Abril a ABIT lançava a tecnologia Silent OTES , sistema de arrefecimento passivo com tecnologia Heatpipe para chipset.

Hoje é a vez da ASUSTeK lançar um sistema similar, o "AI Cool-Pipe" que vai ser utilizado pela primeira vez na A8N-SLI Premium.

Asus AI Cool-Pipe

O AI Cool-Pipe é composto por um radiador posicionado em cima do chipset, ligado via heatpipe a um outro radiador situado próximo do CPU, para aproveitar o fluxo de ar criado pelo cooler CPU.

AsusTek anuncia uma temperatura de 69,2°C em load, de notar que o Nforce 4 pode suportar até 90°C.


Fonte: http://www.formulapc.net/news+article.storyid+972.htm
 
Muito bem jogado, espero que funcione bem, o chipset (calor e fan que o refrigera) são uma miseria nas nforce4 u/sli
 
Porra estes 45 que tenho aqui já axo abuso, quanto mais... 69...
Tanto como a minha 6800 ultra :lol:
Boa ideia, mas n para nforce 4, penso eu de que :007:
 
Muito semelhante à nova da ABIT mas essa parece-me melhor pk deitou fora a velharia da porta paralela/serie e colocou o dissipador ai, deste modo deve respirar melhor k esta.
 
Mt boa ideia por parte da ASUS, vamos ver como isso funciona na prática :P, mas prontos finalmente vamos ter "cooler" de jeito :D e sem ruidos enervantes nesta board :D
 
Zar0n disse:
Muito semelhante à nova da ABIT mas essa parece-me melhor pk deitou fora a velharia da porta paralela/serie e colocou o dissipador ai, deste modo deve respirar melhor k esta.
portas com e paralela ainda são hoje importantes. Foi por isso que a série MAX da Abit não vingou e ainda bem!

Qto ao dissipador c\ heatpipe so tenho a dizer: finalmente, já não era sem tempo, o silêncio é ouro e bem se sabe o basqueiral que após pouco tempo as ventoinhas dos chip7s fazem.
Para quem quiser depois temps mais baixas, que aponte pra lá uma fan de 120mm, ou analisando o meu caso, o ar que vem da ventoinha dos discos deve passar mais ou menos nessa zona da board :)
 
Pretender disse:
portas com e paralela ainda são hoje importantes. Foi por isso que a série MAX da Abit não vingou e ainda bem!

Qto ao dissipador c\ heatpipe so tenho a dizer: finalmente, já não era sem tempo, o silêncio é ouro e bem se sabe o basqueiral que após pouco tempo as ventoinhas dos chip7s fazem.
Para quem quiser depois temps mais baixas, que aponte pra lá uma fan de 120mm, ou analisando o meu caso, o ar que vem da ventoinha dos discos deve passar mais ou menos nessa zona da board :)

A minha Deluxe vem com backplates para portas RS232 ou portas série, e mesmo para game/midi...
Aposto que esta terá tb uma para a IEEE 1284, também conhecida como porta paralela, ou porta de impressora.
Se houvesse um desses heatpipes em separado aínda comprava para a minha, assim compro um Zalman passivo até mudar de vez tudo para water, só para me livrar da maldita ventoínha.
 
Já li algures que a Asus trocava as ventoinhas do chipset por umas mais silênciosas, houve casos que bastou reclamar e houve outros que tiveram de mandar as boards.
 
blastarr disse:
assim compro um Zalman passivo até mudar de vez tudo para water, só para me livrar da maldita ventoínha.
compra um NB1 e mete-lhe, eu como tenho uma ventoinha de 120mm mais ou menos em cima dessa zona não tenho qualquer problema de sobre-aquecimento. muito pelo contrário, tenho melhores temperaturas que com a outra pequena e sem a ventoinha de 120mm e esta solução é muito mais silenciosa. estou com 42º no cpu, 43º na gráfica e 33ºC no system, mas se tiro a ventoinha de 120mm o system dispara uns 10º a 15º agora no Verão.. (estão 30º lá fora, viva ao Algarve) por isso axo que o NB1 não é recomendável de ter totalmente em passivo sem um bom air-flow na caixa.

depois deixas de ter qualquer necessidade de meter aí um bloco, digo eu. ;)
 
Última edição:
blastarr disse:
A minha Deluxe vem com backplates para portas RS232 ou portas série, e mesmo para game/midi...
Aposto que esta terá tb uma para a IEEE 1284, também conhecida como porta paralela, ou porta de impressora.
Se houvesse um desses heatpipes em separado aínda comprava para a minha, assim compro um Zalman passivo até mudar de vez tudo para water, só para me livrar da maldita ventoínha.

trás de certeza até porque já a A8n-sli deluxe trás...;)

Abraço
 
grandenaboverde disse:
compra um NB1 e mete-lhe, eu como tenho uma ventoinha de 120mm mais ou menos em cima dessa zona não tenho qualquer problema de sobre-aquecimento. muito pelo contrário, tenho melhores temperaturas que com a outra pequena e sem a ventoinha de 120mm e esta solução é muito mais silenciosa. estou com 42º no cpu, 43º na gráfica e 33ºC no system, mas se tiro a ventoinha de 120mm o system dispara uns 10º a 15º agora no Verão.. (estão 30º lá fora, viva ao Algarve) por isso axo que o NB1 não é recomendável de ter totalmente em passivo sem um bom air-flow na caixa.

depois deixas de ter qualquer necessidade de meter aí um bloco, digo eu. ;)

Eu tenho um Aerocool Gatewatch black e uma CM Stacker com as 2 fans de 120mm e a de 80mm, além de tb possuir uma crossflow fan de 300mm .
O problema não é a temperatura do chipset ou do ar dentro da caixa ( uso um dos sensores colados por baixo da fan, mas fora da zona de contacto com o core - aínda bem que o NF4 é exposto -), mas sim o facto de, ao fim de algum tempo, esta começar a fazer um barulho insuportável, mesmo que não esteja calor e não tenha aumentado a rotação (manual via gatewatch, ou automática, via mobo).
Parece que é um problema comum às muitas fans de 40mm baratas que os fabricantes colocam nas boards para reduzir custos.
 
Última edição:
Montei ontem uma A8N-SLI para um amigo. A solução que encontrei foi usar como cooler para o CPU um Zalman 7000 (não encontrei o 7700 e realmente a base do 7000 é mais pequena do que o CPU) e usar o reobus que o Zalman trás para colocar no chipset.
Ficou bastante melhor em termos de ruido. O PC não é para fazer OC.
Já agora qual é a temperatura máxima que o chipset aguenta. Ficou nos 44ºC com a fan a 4000 rpm.
 
Metro disse:
Montei ontem uma A8N-SLI para um amigo. A solução que encontrei foi usar como cooler para o CPU um Zalman 7000 (não encontrei o 7700 e realmente a base do 7000 é mais pequena do que o CPU) e usar o reobus que o Zalman trás para colocar no chipset.
Ficou bastante melhor em termos de ruido. O PC não é para fazer OC.
Já agora qual é a temperatura máxima que o chipset aguenta. Ficou nos 44ºC com a fan a 4000 rpm.

Segundo a Nvidia, o CK8-04 está preparado para funcionar até 90ºC... se é que alguém se atreve a isso, lol.
 
Back
Topo