Artigo/Análise Asus AiMesh (aka AMAS) - sistema de "mesh" com devices Asus que possam já ter

E temos então o nome oficial final da feature: Asus AiMesh sendo que o master se chama AiMesh Router e os slaves se chamam AiMesh Node.

Segundo o documento que estava anteriormente disponível irão ser suportados inicialmente os seguintes routers:
Mais tarde irão suportar os seguintes routers:
  • RT-AC87U (irá ter suporte limitado apesar de não dizerem explicitamente quais os limites)
  • RT-AC66U (irá ter suporte limitado nas primeiras versões A1 apesar de não dizerem explicitamente quais os limites)
  • RT-AC1750
  • BlueCave
  • Lyra
  • DSL-AC68U
Entretanto já estão disponíveis FW beta para:
  • RT-AC68U
  • RT-AC1900P
  • RT-AC86U
  • RT-AC5300
  • RT-AC88U

Entretanto já tenho a funcionar em casa o AiMesh com dois RT-AC68U.
 
Última edição:
Tenho neste momento um RT-AC68U a trabalhar em casa. Está a gerir a rede.
Estou a pensar numa solução deste tipo para optimizar a minha rede Wireless em casa porque as soluções clássicas de mesh para além de serem caríssimas, são limitadas noutros aspectos. Além disso já tenho um excelente router que podia aproveitar.

@muddymind agora que já passou algum tempo, o que podes dizer sobre a solução AMAS? Recomendas investir num segundo router compatível?
Tiveste algum problema? A nível de bugs?

Obrigado,
 
Na primeira beta o slave deixava crashava após algum tempo de estar ligado e acabei por reverter para o modo bridge.

Na segunda beta já não crashava mas aceder ao NAS não passava dos 300Mbps via ethernet gigabit e acabei novamente por reverter para o modo bridge. Eventualmente algo se passou com o wifi q não passava de 1Mbps e tive de reverter mesmo o FW para a última versão estável.

Esta semana foi disponibilizada uma terceira beta onde já dá para definir manualmente o backhaul para ehternet e vou experimentar este sábado. Depois dou feedback
 
Boa noite

Gostaria de saber se este router ASUS DSL AC88U dá para fazer a substituição total do router ADSL Meo?
Se faz o Login automático pois a minha ligação já é single edge (ipoe).
Isto é se tem a opção ipoe.

Obrigado
 
Boas!

Entretanto já foi lançado oficialmente sem ser beta:

Site oficial

Firmwares:

RT-AC86U

RT-AC88U

RT-AC68U

RT-AC66U_B1


Entretanto já tenho a funcionar em casa com os meus dois RT-AC68U e aparentemente está tudo ok excepto que infelizmente parece que o backhaul por ethernet ainda não está a 100%. Basicamente o link entre os routers não passa dos 350Mbps :(

EDIT: Reportei o issue num fórum onde costumam estar os devs da Asus e um deles respondeu a dizer que é um known issue e que está a ser resolvido: https://www.snbforums.com/threads/o...l-supported-products.43125/page-4#post-369153
 
Última edição:
Obrigado pelo update.

Ando a adiar a compra de um segundo router compatível, os preços, mesmo dos mais antigos da lista, mantêm-se demasiado altos.
 
Se procurares bem consegues um rt-ac66_B1 abaixo dos 100€. É preciso é ter cuidado que não é um A1

Apesar de não sair barato acaba por sair bem mais em conta que qualquer sistema mesh se já tiverem um ou mais modelos compatíveis.
 
Back
Topo