Problema Asus Anti-surge

Jorge2210

Power Member
Sempre funcionou bem este fixo que montei, mas há uma semana para cá, ocasionalmente, tem ido abaixo e reinicia e fica com a mensagem na BIOS:
"Asus anti-surge was triggered to protect system from unstable power supply".

A questão é que há duas semanas foi quanto as peças fizeram dois anos, e ficou sem garantia.

O que poderá ser? Desativei na BIOS o anti surge, e agora parece que não vai abaixo, mas tenho medo que estrague algo.

Specs meu pc..
Motherboard: Asus B85-PRO GAMER
GPU: MSI GeForce GTX960 2GB GDDR5
CPU: Intel Core i5-4690k 3.5GHz 6MB
Power Supply: XFX TS 550W 80PLUS Bronze
Memory: Kingston HyperX Fury DDR3-1600MHz 8GB
Disk: SSD Kingston SSDNow V300 240GB
 
Última edição:
1º - Verifica todos os cabos de energia se estão bem encaixados, se o problema continuar segue para o 2º passo.
2º - Desliga o cabo de energia da Placa Gráfica e verifica se continua a aparecer o mesmo problema. Se ao desligares a gráfica o problema desaparecer pode ser defeito do PSU que não dê energia suficiente para o sistema
3º - Se tiveres alguma cabo extensão(6 ou 8 PIN) pode ser que tenha algum problema.
 
1º - Verifica todos os cabos de energia se estão bem encaixados, se o problema continuar segue para o 2º passo.
2º - Desliga o cabo de energia da Placa Gráfica e verifica se continua a aparecer o mesmo problema. Se ao desligares a gráfica o problema desaparecer pode ser defeito do PSU que não dê energia suficiente para o sistema
3º - Se tiveres alguma cabo extensão(6 ou 8 PIN) pode ser que tenha algum problema.

1º Mesmo sem nunca ter mexido isto pode acontecer? É que desde que montei nunca mexi e sempre deu bem, só agora é que está a acontecer. Mas irei ver.
2º Reparo que isto acontece mais quando estou a jogar. No ambiente de trabalho que me lembre nunca aconteceu. Sem gráfica, digo eu que deve dar bem.
3º Não tenho nenhum cabo.

A questão é que, não dando energia suficiente, porque agora com o anti-surging desativado na BIOS funciona tudo direito? Não será antes problema deste sistema na board? É que pelo que vejo na net, existem imensos falsos positivos relativamente ao anti-surging.
 
sim pode acontecer algum bug e causar um falso positivo mas não estou muito dentro do assunto em questão aos problemas com o anti-surging nem a forma de funcionamento do software.
 
sim pode acontecer algum bug e causar um falso positivo mas não estou muito dentro do assunto em questão aos problemas com o anti-surging nem a forma de funcionamento do software.

Pois, obrigado na mesma. De qualquer forma, vou quando tiver tempo retirar os cabos todos, meter uma pistola de pressãp de ar para tirar o pó preso na caixa perto da fonte.
 
Afinal não. Desliguei o anti-surge e o pc em vez de reiniciar, chegou a um ponto que crashou e o som de ruido ficou em loop nos phones e só forçar o encerrar.
 
A mim passou-se o mesmo. O PC em questão é usado para cálculos, e de vez em quando aparecia essa mesma mensagem. Desactivei e começou a ficar melhor, mas de vez em quando crashava de novo. Conclusão?

A fonte de alimentacão morreu passado umas semanas. Convém que te mentalizes que possivelmente terás que comprar uma nova.
 
A mim passou-se o mesmo. O PC em questão é usado para cálculos, e de vez em quando aparecia essa mesma mensagem. Desactivei e começou a ficar melhor, mas de vez em quando crashava de novo. Conclusão?

A fonte de alimentacão morreu passado umas semanas. Convém que te mentalizes que possivelmente terás que comprar uma nova.

Mas a mensagem aparecia sem o pc reiniciar? Ou aparecia depois de reiniciar?

E há 5 dias precisamente acabou a garantia. :(. E estas fontes, se me tivesse registado no site da XFX tinha mais 3 anos de garantia de marca e eu não o fiz porque pensei que não fossem morrer assim.
 
A mensagem aparecia depois de o PC se reiniciar. Tipo crashava,reiniciava automaticamente e a mensagem aparecia
É como o meu. Entretanto tive a ver a caixa da fontee diz, que tem tres anos de garantia. E que se fosse registar me 30 dias acho após a compra, ficava coom 5 anos de garantia da fonte.

A minha pergunta é, a garantia da XFX de tres anos normal é na loja que comprei que tenho de tratar ou tem de ser mesmo na marca?
 
É como o meu. Entretanto tive a ver a caixa da fontee diz, que tem tres anos de garantia. E que se fosse registar me 30 dias acho após a compra, ficava coom 5 anos de garantia da fonte.

A minha pergunta é, a garantia da XFX de tres anos normal é na loja que comprei que tenho de tratar ou tem de ser mesmo na marca?

penso que dentro dos 2 anos de garantia é tratado na loja, pois é algo que está na lei. A partir desses 2 anos, terá que ser directamente com a marca. Mas posso estar enganado
 
Ja agora e desculpem chatear, ja alguem tratou de algo parecido? Como é que enviava isto para a xfx? Tinha de ser eu a pagar portes?

Edited: abri o pc todo, tirei a fonte, tava cheio de pó por baixo. Limpei tudo, tirei todos os conectores da fonte que estavam ligados ao disco, board e gráfica e meti outros conectores. Agora parece que não esta a dar problemas.

Meti a fazer um stress test ao gpu para puxar ao maximo pela gráfica e, pela energia da fonte e jar está a 20min sem nenhum erro e não foi abaixo. Será que esta resolvido e não era nada a fonte?
 
Última edição:
Acho que estás com azar, penso que a garantia diretamente com a marca é só para USA e CANADA. Aqui em PT é melhor contactar a loja e vês o que dizem.
 
Última edição:
Acho que estás com azar, penso que a garantia diretamente com a marca é só para USA e CANADA. Aqui em PT é melhor contactar a loja e vês o que dizem.

Eles dizem 3 anos na Europa no livro por isso de alguma forma tem de haver garantia aqui. E na Europa para ficar com 5 tinha de me registar. Caso continue vou ter de me informar na loja. Mas entretanto, como referi no comentário anterior e volto a copiar para aqui:

"Edited: abri o pc todo, tirei a fonte, estava cheio de pó por baixo. Limpei tudo, tirei todos os conectores da fonte que estavam ligados ao disco, board e gráfica e meti outros conectores. Agora parece que não esta a dar problemas.

Meti a fazer um stress test ao gpu para puxar ao máximo pela gráfica e, pela energia da fonte e já está a 20min sem nenhum erro e não foi abaixo. Será que esta resolvido e não era nada a fonte?"

Fiz mais GPU stress test, CPU e tudo mais para puxar por tudo e para puxar também pela fonte e para já não foi abaixo. Já está ligado há umas valentes horas.
 
Back
Topo