Asus C90S

Pelo que parece o asus C90 utiliza o Intel 945G e ñ suporta DDR2 800mhz, apenas 667/533 .. ( e sim suporta um fsb de 1066/800/533) no entanto o mesmo suporta até 4gb por isso ñ a limitação ñ está ligada ao chip. (Fonte:site da Intel)

A limitação pode ser a nível da bios.
 
As specs do Northbridge 945G são que so suporta memorias a 667/533 que é o que faz ligação as memorias à grafica e ao cpu. Logo as memorias podem ser de 800 que a passagem pelo 945G so vai ser feita a 667/533 , e automaticamente as mems funcionam a 667/533. Mas tb já vi sites(de venda) a a anunciarem colocar mems de 800mhz. E outros a dizer que o suporte é so d 677/533. E já ha kem viu uns Zeptos (IFL90) com mems de 800mhz em k s passa a mesma situaçao.
 
A questão do C90S ser ou não santa rosa, aqui não tem grande importância, pois é usado um CPU de desktop, ou seja o suporte para CPUs Meron não tem importância...

Em relação ao resto, principalmente a nivel de suporte wireless norma n, a asus até fez um bom trabalho, incluindo um chipset da Azalia com suporte para o mesmo.

Não tem suporte robson, mas de certeza que ao usar um disco de 7200RPM é muito mais rapido que usar um de 5400RPM + Robson. Para além tais vantagens podem ser incluidas através de o uso de uma pen para ReadyBoost(existem já modelos com grandes velocidades e baixas latencias), que equivale ao robson interno.


O suporte de memórias 800Mhz é total, pelo que tenho lido em vários foruns inter, bem como no próprio site de asus, existe suporte a 800Mhz. Bem como os 4GB de ram, alguns dizem até que foi um erro da asus em referir 3GB, não sei se é verdade a ver vamos, mas não tem sentido nenhum só suportar 3GB com duas slots disponiveis...

A asus já é muito conhecida por aumentar o suporte de frequencias das memorias suportado pelo chipset, já tive várias boards da asus em que o chipset suportava X mas a asus desbloqueava opções na BIOS para outroas ratios/frequencias. Tenho aqui uma P5AD2-Premium com chipset 925X que suportava default segundo a intel 533Mhz(2:3), mas a asus colocou a opção de usar 600Mhz(1:1) na BIOS, sem recurso a aumentos de voltagens.

Basta um cheirinho no chipset core voltage para suportar 800Mhz nas memórias, e deve ter sido isso que a asus fez.
 
Pois é, tens razão, plo que li dpois ai nos foruns suporta mesmo os 800mhz, e no site da asus ja la está tb. Boa sempre a aprender :D então é aumentado o clock do Northbridge? mas sñ tiver nas specs,isto é X frequencia pra Y voltagem, então necessita mais voltagem sempre. Ou seja pg eu, para suportar as mems 800mhz a Asus aument-lh a voltagem, o clock e cravou-lhe um dissipador melhor(ou ñ) ou ñ? Quando referes dos 533-600 os (2:3) e (1:1) é referente ao k? n sei.

Cumps, Sempr aprender :D
 
Pois é, tens razão, plo que li dpois ai nos foruns suporta mesmo os 800mhz, e no site da asus ja la está tb. Boa sempre a aprender :D então é aumentado o clock do Northbridge? mas sñ tiver nas specs,isto é X frequencia pra Y voltagem, então necessita mais voltagem sempre. Ou seja pg eu, para suportar as mems 800mhz a Asus aument-lh a voltagem, o clock e cravou-lhe um dissipador melhor(ou ñ) ou ñ? Quando referes dos 533-600 os (2:3) e (1:1) é referente ao k? n sei.

Cumps, Sempr aprender :D

2:3 e 1:1 é a razão entre as frequências da memória e do FSB (RAM:FSB).

Isso mesmo, afirmativo...

Sendo que sabemos que por norma um ratio 1:1 entre frequencias das memórias e FSB tende a ter melhor desempenho/estabilidade que outros ratios, pois assim o sistema funciona de modo sincrono, ou seja em sincronia, coisa que não acontece em ratios assincronos, que provocam que aja delays entre inputs e outputs entre CPU-Northbridge-Memória, pois um deles funciona mais rápido que outro, existindo os tais compassos de espera.

O que acontece é que neste caso, talvez nem aja grande vantagem em ter as memórias a 800mhz, pois ai o ratio não é sincrono com os 1066Mhz de FSB do Conroe. O que interessa é que as memórias suportem 800Mhz de frequencia de origem, permitindo timings mais agressivos em frequencias menores.

Então neste caso podemos baixar para uma frequencia sincrona com o FSB(por exemplo 533mhz) e baixar os timings. Assim iremos ter menor frequencia de funcionamento mas de modo mais rapido devido aos timings menores, sendo que obteremos uma performance superior ou igual a memórias a 800mhz mesmo usando 533Mhz nas memórias, beneficiando com o ratio sincrono.

Espero não ter sido muito confuso... ;)
 
Ñ ta optmo, vo estudar um pouco como são os acessos às memorias, bandwith elatency pa perceber melhor. Mas quanto ao Northbridge do Asusc90, é feito um overclock(e mais voltagem) ao chip pra alcançar os 800mhz certo?
 
Ñ ta optmo, vo estudar um pouco como são os acessos às memorias, bandwith elatency pa perceber melhor. Mas quanto ao Northbridge do Asusc90, é feito um overclock(e mais voltagem) ao chip pra alcançar os 800mhz certo?

Boas

Bem em relação ao northbridge, poderá ter sido feito um pequeno aumento de voltagem no core para acomodar os 800mhz sem o minimo de instabilidades, mas até poderá não ter sido necessário, não sei até que ponto nas condições do C90S são propicias a overclocks sem instabilidades.

Mas podes estar descansado, todos os chips de silicio têm a sua margem de tolerância nas voltagens, que no caso do 945 deve andar por volta dos 1.5V em que suporta sem redução de tempo de vida +0.1V. Para além de que a Asus sabe o que está a fazer, portanto não terás nenhuns problemas, se eles colocaram suporte 800Mhz é porque aguentam essas condições sem problemas.


Em relação aos timings, frequencias das memórias, bem é até muito simples. Um chip de memória funciona a X frequencia, ou seja tem X ciclos por segundo. Quanto maior é a frequencia a que opera mais ciclos prefaz por segundo e portanto mais rápido. Agora entram os timings, o processo de escrita/leitura num chip de memória envolve certos padrões de tempo, de modo a esses ciclos sejam sempre iguais. Tens por exemplo o tempo em que decorre o refresh dos inputs, latencia de escrita, latencia de leitura, periodo de tempo total antes de iniciar outro ciclo. Isto tudo baseia-se numa escala de tempo muito curto, nanosegundos. Se reduzires os timings vais provocar a que tal tarefa demore menos tempo, ou seja por exemplo reduzes o CAS latency, vai influenciar o processo de escrita/leitura, em que se diminuires essa latencia, mais rápido é o processo e mais performance é obtida.

Agora por exemplo, eu tenho 1GBx2 CL4(4-3-3-9) 667Mhz, posso colocar a 800Mhz mas ai terei de aumentar os timings ex: 5-5-5-15(aumentanto o tempo a que X tarefa seja realizada) muito em parte devido ás memórias não aguentarem com o acréscimo de frequencia. Mas também posso colocar a 533Mhz e diminuir os timings ex: 3-3-3-8(diminuindo o tempo a que X tarefa seja realizada), devido a 533 ser muito inferior a frequencia padrão. Neste caso tanto a 800mhz como a 533mhz a performance é sensivelmente igual, desde que se mexa nos timings. Neste caso até se obtém mais desempenho a 533mhz, pois o FSB é de 1066Mhz ficando um sistema sincrono (1:1). Caso o FSB seja de 800Mhz então as memórias a 800Mhz é o ideal, ficando um sistema tb sincrono (1:1).

Espero não ter sido muito confuso..
Alguma dúvida adicional coloca! ;)
 
alguem me sabe esclarecer em relação a garantia do asus c90s da webserveinfor? se este comp se avariar como e em relação a garantias? o comp será essencialmente para jogar, é uma boa compra?

cumps:)
 
A garantia é como em qualquer portátil barebone: se avariar algum componente (memória, disco, etc), mandas para a loja e eles substituem esse componente; se o problema estiver no chassis/ecrã/motherboard, mandas para a loja e esta tem que enviar o barebone para a Asus.
 
epá, depois de lançar o topico sobre uns quantos portateis, este surgiu como opção...

adoro este, é lindo e funcional, segundo o que li no notebookreview a bateria dura 81 minutos em teste de 3dmark a fazer loop...

Só quero saber uma coisa:

Em termos de benchmark (Pontos no 3dmark06) comparado o compal ifl90 (4gb gt 512) com o g1s e o C90s qual é que teria melhor pontuação ?

Abraços... e obrigado
 
So uma duvida... o E6600 nao é Santa Rosa certo? Portanto é pior certo?

lolol, o E6600 é um processador de Desktop, logo não poderia ser Santa Rosa, nem interessa para o caso

posso dizer-te que é um muito bom processador, mas não foi feito poupadinho para portateis, nem fresquinho...
 
epá, depois de lançar o topico sobre uns quantos portateis, este surgiu como opção...

adoro este, é lindo e funcional, segundo o que li no notebookreview a bateria dura 81 minutos em teste de 3dmark a fazer loop...

Só quero saber uma coisa:

Em termos de benchmark (Pontos no 3dmark06) comparado o compal ifl90 (4gb gt 512) com o g1s e o C90s qual é que teria melhor pontuação ?

Abraços... e obrigado
O teste da bateria a durar 81 minutos foi com o PCMark em loop, não com o 3DMark. O GPU não estava a consumir, apenas o CPU, mas tendo em conta que este não foi feito para portáteis é um bom resultado. A correr jogos é raro o portátil cuja bateria dure mais que uma hora e este certamente não conseguirá fazer, longe disso.

erdnagama disse:
funcional?!

lol, ate concordo que seja alta bomba "transportável" mas dai a funcional por durar 81 min... olha que...

Este portátil, apesar de se considerar como sendo um Desktop Replacement só pesa mais 300 gramas (3,1Kg) que um FL90 (2,8Kg), mais coisa menos coisa e pesa um pouco menos que um Asus G1S (3,2Kg) É preciso olhar para aquilo que o compõe para se perceber que não há motivos por aí além para que este seja muitissimo mais pesado. Tem um monitor idêntico, o chassi e respectivas dimensões são aproximadamente iguais e os restantes componentes são os mesmos. Atribuiria o peso que tem a mais ao sistema de cooling do CPU, o unico ponto onde realmente é diferente do habitual. Devem vir daí as tais 300g em relação ao FL90.

Transportáveis são mais os portáteis de 17" que normalmente andam pelos 3,5Kg. Penso que este ainda merece estar na categoria inferior, tal como o G1S. Agora, se o critério for a independência de uma ficha electrica, então aí sim, a coisa muda de figura. :)
 
quanto ao peso dos de 17", eles variam muito... a Toshiba tem modelos com 3,2Kg, a HP por volta dos 3,5... mas os Asus já vão mesmo para os 4Kg!!!
 
Segundo a questão da bateria, pelo que tenho lido e que já foi dito por voces, a autonomia máxima é de 81mins.

Esses 81 são obtidos no modo powersaving, sendo que no modo gaming e com overclock no CPU(2.93Ghz) fica-se por uns meros 14mins(nem dá para dar gosto ao dedo...), isto dito pela própria Asus.

Acredito que em tarefas como browsing/word e fazendo um undervolting e underclocking ao CPU, a autonomia possa chegar muito perto dos 100mins mais coisa menos coisa... sempre são quase 2 horas.

Quem precise de mais autonomia, pode sempre optar por este portatil, terá é de arranjar baterias extra, sempre que uma acaba mete-se outra...
 
Segundo a questão da bateria, pelo que tenho lido e que já foi dito por voces, a autonomia máxima é de 81mins.

Esses 81 são obtidos no modo powersaving, sendo que no modo gaming e com overclock no CPU(2.93Ghz) fica-se por uns meros 14mins(nem dá para dar gosto ao dedo...), isto dito pela própria Asus.

Acredito que em tarefas como browsing/word e fazendo um undervolting e underclocking ao CPU, a autonomia possa chegar muito perto dos 100mins mais coisa menos coisa... sempre são quase 2 horas.

Quem precise de mais autonomia, pode sempre optar por este portatil, terá é de arranjar baterias extra, sempre que uma acaba mete-se outra...

é exatamente essa a minha ideia, comprar uma bateria adicional... torna-se chato mas funciona... ainda ninguem me disse, qual é o resultado dos benchmarks a este computador canhão?

Obrigado
 
Segundo a questão da bateria, pelo que tenho lido e que já foi dito por voces, a autonomia máxima é de 81mins.

Esses 81 são obtidos no modo powersaving, sendo que no modo gaming e com overclock no CPU(2.93Ghz) fica-se por uns meros 14mins(nem dá para dar gosto ao dedo...), isto dito pela própria Asus.

Acredito que em tarefas como browsing/word e fazendo um undervolting e underclocking ao CPU, a autonomia possa chegar muito perto dos 100mins mais coisa menos coisa... sempre são quase 2 horas.

Quem precise de mais autonomia, pode sempre optar por este portatil, terá é de arranjar baterias extra, sempre que uma acaba mete-se outra...

Toma atenção à parte do Overclock(2.93Ghz). Sem overclock de certeza que a bateria aguenta muito mais que isso.
 
Back
Topo