Asus Commando + e6400 Overclocking

Um conselho posso-te dar: essa board usa o chipset P965, o mesmo que a P5B Deluxe. Esta board tem uma espécie de bug que se calhar poucos conhecem. Este bug é algo chato e cria uma espécie de espaço onde não deves encaixar o teu FSB.

Esse valor depende do teu CPU, mas deverá estar entre 370MHz e 400MHz de FSB. Quer isto dizer que ao teres o teu FSB nesse "gap", o teu sistema vai estar instável, e passo a explicar porquê.

Antes de mais isto é uma teoria que li num fórum estrangeiro da especialidade, está tudo bem documentado e vou disponibilizar os links originais no fim do post. Para muitos isto pode ser teoria da tanga, eu mesmo já a comprovei e posso atestar em como é verdade.

Pois bem, indo directo ao assunto: Ideia a reter: Quando se mexe no FSB, não se está apenas a mexer com a frequência do CPU mas também do northbridge, esta é contudo controlada de forma a que seja uma porção do FSB, pois como é óbvio o chipset não funciona a 3000MHz++ como o CPU :P
Este controlo é feito em proporção, do género: para um FSB entre 200Mhz e 266Mhz, o clock do chipset é síncrono com o FSB, para um FSB entre 267MHz e 333MHz o clock do chipset é metade do FSB, de 334MHz a 400MHz de FSB, o clock do chipset é um quarto and so on ... de forma a que o clock do chipset oscile sempre entre valores para os quais a board consegue garantir a estabilidade.

A estes intervalos chamamos "straps". A bios traz vários straps por defeito entre os quais sabe que divisor aplicar para obter um clock aceitável no chipset.

O que acontece nestas boards, com este chipset, é que para valores entre o intervalo que mencionei acima (~370-400MHz), o clock do chipset vai também síncrono com o FSB e isto é demasiada frequência para o ter estável. Este strap está de forma a que quando o FSB vai acima do limite superior do strap anterior, ele simplesmente não lhe aplica o divisor e o clock do chipset escala acompanhando o FSB, e claro, resulta em instabilidade.

Contudo, o strap a seguir já funciona correctamente, de tal forma a que se usarem uma frequência de, digamos 420MHz, ele já vai estar no strap logo a seguir e aplica o divisor correctamente no chipset. Eu com 400MHz nem conseguia POSTar e a 450MHz arrancou que nem ginjas :), claro, depois no Orthos não estava estável, mas nem crashava no Windows.

Por isso se vires que isso encalhou, tenta-lhe dar assim um boost de uns 50MHz no FSB e testa de novo ;) existe uma outra teoria (também no mesmo fórum) de que o clock do chipset é calculado pela fórmula Clock = Multiplicador por defeito do CPU / Multiplicador Usado * FSB. Essa ainda a queria ver provada. :) Segundo esta teoria, ao estares a usar um multiplicador por defeito, ele vai estar a puxar pelo clock do chipset, daí eu achar esta no mínimo estranha.

Read more
 
Quer-me fazer parecer que sim, pelo menos segundo o autor do artigo :)

Ele diz:
From my chipset strap guide we all know that around 370fsb Intels 975/965 chipset starts to have issues if its left on the 1067 strap. Now the fact this 965 based board is doing 500fsb+ means somewhere along the line Asus force a strap change in bios, this means somewhere between 370 and 500+FSB the board loses memory performance.
 
Back
Topo