1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Asus DVD-Rom Problem when mounting in Gentoo

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por nspm, 21 de Abril de 2004. (Respostas: 17; Visualizações: 1095)

1. nspm

nspm Guest

Boas,

Eu tenho um leitor de dvd Asus como Secondary Master (hdc) com o SO linux gentoo kernel 2.6.5 o que se passa é que quando tento fazer mount ao dispositivo mount /dev/cdroms/cdrom /mnt/dvd recebo a seguinte /dev/cdroms/cdrom0: Input/output error
    mount: block device /dev/cdroms/cdrom0 is write-protected, mounting read-only

Se fizer dmesg é-me devolvido o seguinte:

ide-cd: cmd 0x28 timed out
    hdc: DMA timeout retry
    hdc: timeout waiting for DMA
    hdc: status timeout: status=0xd0 { Busy }
    hdc: status timeout: error=0x00
    hdc: drive not ready for command
    hdc: ATAPI reset timed-out, status=0x80
    hdd: DMA disabled
    ide1: reset timed-out, status=0x80
    hdc: status timeout: status=0x80 { Busy }
    hdc: status timeout: error=0x01IllegalLengthIndication
    hdc: drive not ready for command
    hdc: ATAPI reset timed-out, status=0x80
    ide1: reset timed-out, status=0x80
    end_request: I/O error, dev hdc, sector 0
    Buffer I/O error on device hdc, logical block 0
    end_request: I/O error, dev hdc, sector 8
    Buffer I/O error on device hdc, logical block 1
    end_request: I/O error, dev hdc, sector 16
    Buffer I/O error on device hdc, logical block 2....

.....

Não consigo fazer boot com o livecd so consigo utilizar o meu gravador (hdd). O leitor funciona em windows.
    Alguem tem sugestões?

Obrigado

2. xtr3me

xtr3me Power Member

Pelo erro do read-only, n me parece que se passe nada de mal, uma vez que é mesmo suposto ele montar read-only (n é gravador de cd's).
    Agora o não conseguires fz boot é que é estranho...
    Tenta inserir um cd de música e ver se ele consegue ler ...
    Se conseguir .... é mto estranho

3. Tafinho

Tafinho Power Member

O que aquilo quer dizer é que o DVD não consegue ler o conteudo do CD que lá puseste... provavelmente porque o CD está ilegivel, pelo menos aqueles sectores...

4. nspm

nspm Guest

O problema é muito estranho pq se eu fizer boot do livecd no dvd ele da-me erros enquanto que se fizer o boot com o gravador tudo corre bem
    Não consigo perceber pois o dvdrom le bem no windows pelo que não pode ser problema de hardware. Ja nao sei o que fazer...

5. kanguru

kanguru [email protected] Member

ha leitores mt finos... e o gravador deve ler bem o cd pq até foi la que o gravast provavelmente. Tb tenh probs com alguns leitores de dvd e conheço ppl ke tb tem, ke não lêm certos cds... enfim uma treta!

6. nspm

nspm Guest

Mas isso não faz muito sentido pq o mm cd lê no windows. Por ex o livecd arranca com o leitor dvd so que no final começa a dar erros quando tenta fazer o mount... Eu ja tive este leitor a funcionar com o redhat 9 mas no mandrake 10 tinha o mm problema que no gentoo. Não poderá ser da versão do kernel ? Não me lembro que kernel teria o redhat9 ...

Obrigado pelo feedback na mesma.

7. Feiticeiro

Feiticeiro Power Member

Na semana que vêm irei tentar instalar (finalmente) o Gentoo 2004 no meu pc.
    Pelo que reparei a forma de fazer o mount para um leitor de dvd, cdrom ou dvdrw é diferente.
    Estou correcto?
    Já agora, se tiver um dvdrw no ide secundário como master como é que se faz o mount?
    Também é assim:
    /dev/cdroms/cdrom /mnt/dvd ?

Fiquem bem.

8. nspm

nspm Guest

Se tens dois leitores eles vao estar no /dev/cdroms/cdrom0 e 1 . O mount quer seja leitor de dvd ou gravador deve ser feito da mesma maneira penso eu, mas tb posso estar enganado :P

9. nspm

nspm Guest

Ja consegui resolver o problema fiz emerge module-init-tools e tudo passou a funcionar até ja faz copy on the fly :P

Obrigado pelas respostas

10. Tafinho

Tafinho Power Member

Porque raio tens o Kernel 2.6 ...?
    É o default do gentoo 2004...? Acho MUITO estranho.

11. nspm

nspm Guest

Não, o default do gentoo é 2.4. mas eu quis o 2.6 :P manias ... :)

12. xtr3me

xtr3me Power Member

Pois, acho que está a custar ao pessoal, perceber que o 2.6 aínda tem mta cena errada e mto instável.
    Eu n recomendava a ng com um 2.4 (pricipalmente se for o .25) a trocar para 2.6 por enquanto.
    Mas .... isso é só a minha opinião ...

13. nspm

nspm Guest

Sim acho que tens razão, acho que vou voltar para o 2.4 :rolleyes:

14. Tafinho

Tafinho Power Member

Quando chegar ao 2.6.13 é uma boa altura para mudar.
    Historicamente isso tem sido verdade.

15. xtr3me

xtr3me Power Member

Ya, tem sido tão certo como a lei de Moore para os processadores.
    Mas estável, estável, só mm a partir do .20 :D

Cumps

16. nspm

nspm Guest

Bem desculpem mas tenho aqui um problemazito é o seguinte.

Eu resolvi o problema do mount do leitor ao fazer emerge module-init-tools. Agora tenho um problema que é: Se fizer reboot ele deixa de voltar a reconhecer o leitor tenho que voltar a fazer emerge module-init-tools para voltar a ter o dvd a funcionar outra vez :( alguem sabe o que posso fazer para deixar de ter que fazer isto???

Muito Obrigado desde já,

17. Feiticeiro

Feiticeiro Power Member

Não percebo uma ponta disto, mas não tens que colocar isso num ficheiro de nome "conf.*" ? Não recordo-me do nome do ficheiro agora.

18. Tafinho

Tafinho Power Member

EM Gentoo não.
    Eventualmente poderá ter de mudar o /etc/mtab e o /etc/fstab

Partilhar esta Página