Análise Asus EAH5870 1Gb DDR5

JPgod

Moderador
Staff
Autores: João Godinho (JPgod)
Produto: ASUS EAH5870 1 GB DDR5
Data : 30-09-2009



ZWAME Análise

asuslogo.jpg


Introdução

A ATI tira uma carta do baralho e apresenta ao mundo a primeira geração de gráficas DirectxX11 do mercado. É sob o nome "evergreen" que a ATI/AMD apresenta a sua série DirectX 11, mas como já é habitual, primeiro aparece as topo de gama. Sob o nome de código "Cypress", aparece então 3 modelos: HD 5870, com 1600 shaders, 80 TMU's, 32 ROP's, 850 mhz core e 1200 mhz nas memórias, a HD 5850, com 1440 shaders, 72 TMU's, 32 ROP's, e clocks de 725/1000 e a HD 5870 "six", que tem nada mais nada menos que 6 saídas mini displayport (idêntico da actual linha de computadores Apple), suportando 6 monitores com uma só placa. Esta é uma das novidades que a ATI apresenta, a tecnologia "Eyefinity", que nesta edição com 6 saídas mini-DP, permite uma resolução de até 7680x3200, que fará as delícias de quem trabalha com design e imagem ou mesmo os gamers mais endinheirados, especialmente os adeptos de simuladores de voo. Entretanto a tecnologia "Eyefinity" está implementado também nas 5870 e 5850 normais, podendo ser utilizado até 3 monitores em paralelo, o que já habilita a uma excelente experiência em jogos e produtividade e provavelmente mais utilizável que 6 monitores. Eram raríssimas as placas que permitiam mais que 2 monitores em simultâneo.

Futuramente teremos o lançamento da "Hemlock", ou seja a HD 5870x2 com 2 GPU's, bem como "Juniper" ou HD 5770 e para fechar a gama, a "Redwood" e "Cedar", provavelmente HD 5600 e 5400 séries.

Outra grande evolução é o directx11, que traz suporte para "ComputeShader" e "OpenCL", que são 2 tecnologias para computação genérica, mas ao contrário do CUDA, exclusivo da nvidia, estas são mais abertas, suportado por vários fabricantes. Tal vai abrir uma porta para o uso do enorme poderio destes GPU's (2,72 teraflops para a HD 5870) para computação genérica.

A Zwame não podia ficar de fora deste grande lançamento. Para já vamos ter review desta ASUS e uma Powercolor e futuramente mais virão!

Agora sobre esta edição da ASUS em particular, vem com um bundle de software, na qual a destacar a tecnologia "voltage tweak", que permite subir as voltagens da placa dentro da garantia, melhorando o overclock e aumentando a performance em até 17%, segundo a ASUS. Claro que o overclock não é uma ciência exacta, e depende não só da sorte com a placa, como condições externas (temperaturas, cooling, fonte de alimentação, drivers e sistema). Mais na frente iremos explorar os softwares da ASUS e overclockar a placa com recursos ao "voltage tweak".

Especificações

  • Fabricante: : ASUS
  • Modelo: EAH5870 DDR5
  • Fabricante do GPU: ATI
  • Nome do GPU: Radeon HD 5870
  • Nome de código: Cypress RV870
  • Processo de fabrico: TSMC 40 nm
  • Nº de transístores: 2154 milhões
  • Nº de shaders: 1600 unifield
  • Nº de ROP's/TMU's 32/80
  • API suportadas:: DirectX 11/ OpenGL 3.2, OpenCL 1.0
  • Memória (largura do bus): 256 bits
  • Memória (tipo): GDDR5
  • Memória (fabricante e modelo): Samsung K4G10325FE-HC04 1250 mhz (5000 efectivo) 1.455 a 1.545
  • Memória (quantidade): 1024 Megas
  • Interface: PCI-Express x16 2.0
  • Frequências (core/memória(efectivo) : 850/1200(4800).
  • Overclock de origem: Não
  • RAMDAC clock: : 400 mhz
  • Energia auxiliar: sim, 2x PCI-e 6 pins
  • TDP: 28 watts idle e 188 watts máximo
  • Cooler: Reference, exaust de ar por tráz e lateralmente e utilização de backplate. Dissipador com base em cobre e 4 heatpipes
  • VGA: 1 porta via adaptador
  • DVI: 2 portas (digital + analógico)
  • HDMI: 1 porta
  • DisplayPort: 1 porta
  • Acessórios incluídos: 1x DVI-to-VGA, 1x crossfire bridge, 1x power cable, um disco com software e drivers, disco com manuais e guia rápido multilingue, um cupão para jogo Dirt 2.
  • Dimensões: 28 cm comprimento, 11,12 cm de altura, 2 slots de altura.
  • Peso: não especificado
  • Preço estimado: 370 €
Links

Site Oficial AMD 5870

Site Oficial ASUS

ASUS smartdoctor

Vamos agora abordar um pouco o software de overclock e monitorização da ASUS: O SmartDoctor.

smartdoctor1.png

Interface principal. É bastante simples e intuitiva e bom bom grafismo. Temos então a monitorização de temperaturas do GPU e memória (que não aparece nesta gráfica). Também a aquele símbolo de uma bateria, que está desactivado, que presumo que só deve servir para portáteis ASUS. Aqui estava com os settings de overclock, 939 mhz core e 5204 mhz (1301 reais) nas memórias. Notar a opção para controlar o vGPU, mas que aparentemente já está no máximo, que é o vcore de origem da placa. Talvez com um update do programa, porque no readme esta versão, que é a fornecida no CD, supostamente não tem suporte para a HD 5870.

smartdoctor2.png


Aqui a tab de rotação da ventoinha. Aqui estava a correr o BOINC, logo a puxar pela placa, daí os 2400 RPM (manuais)
smartdoctor3.png


Dentre as opções esta é a mais interessante, com o controlo da ventoinha. Existem 3 modos, o manual, no caso a 40%, o que dá os 2400 RPM acima, o SmartCooling e Automático (definido pela BIOS da gráfica). Em SmartCooling é possivel evitar que a placa aqueça em demasiado, ajustando os "boundaries", mas também faz mais barulho. Mesmo em "Slow" a ventoinha faz-se ouvir bem mais que em Auto. Infelizmente não dá para configurar a % de rotação da ventoinha, estando pré-definido pelo software.

Há outros settings, como alarme de temperatura e rotação demasiado baixa e o hyperdrive que é para overclock dinâmico, mas não foi testado, visto que overclock dinâmico é quase que pedir problemas de instabilidade.

ASUS gamerOSD

O outro software que acompanha esta gráfica é o gamerOSD. Tal serve para gravar vídeos e tirar screenshots dos jogos, bem como overclock em realtime sem sair do jogo. Também permite streaming de vídeo ao vivo do jogo pela web.

gamerosd1.png


Aqui temos o software. Na primeira parte o modo de captura de vídeo, ou gravação do vídeo no disco ou streaming para visualizar em rede. No topo da janela está o nosso IP (camuflado por razões óbvias). Depois as teclas de activação das funções e por fim atalhos para ver os vídeos gravados e imagens tiradas do jogo. Entretanto não se conseguiu utilizar as funções do software e testado em vários jogos. Talvez alguma incompatibilidade com a gráfica. Será feitos mais testes neste sentido, bem como eventuais actualizações. A versão instalada é a do CD que vem com a placa.

gamerosd2.png


Configurações de vídeo, como resolução, codec, frame rate. No que toca ao som, apesar de estar lá a opção, a única disponível é aquela que não captura som.

gamerosd3.png


Por fim, ao activar o modo broadcast, basta abrir um browser com o IP indicado no programa e aparece esta página. Tal como disse, há alguma incompatibilidade e mesmo durante um jogo não aparece nada.
Este screenshot foi tirado no próprio computador, mas noutro computador ligado na minha rede interna também aparece esta página. Dado que o IP é da rede interna e não o IP atribuído pelo ISP, não deve dar para fazer broadcast pela internet, embora também as habituais questões de segurança, logo não será feito testes do género. É uma função interessante para LAN Parties, imaginando uma final de um torneio, onde se pode fazer broadcast do vídeo e todos as outras pessoas presentes na LAN podem assistir ao jogo ao vivo.

Caso se consiga activar esta função, irei gravar uns vídeos (quer com a função interna do programa de gravar vídeos simples sem broadcast, quer utilizando uma camera fotográfica para gravar o browser em modo broadcast)

Fotografias

Clique nas imagems para ampliar

1 - Como é habitual, primeiro as caixas dos produtos. A ASUS vem dentro de uma enorme caixa, semelhante as outras topo de gama, como a GTX 285 anteriormente testada e 4870x2 TOP. Tem bom bom grafismo e vem adornada com as features especiais, como o voltage tweak e a indicação que vem um cupão para um jogo, o Dirt 2, mas que neste sample não veio.

2 - Parte de tráz, com as especificações e descrição dos 3 softwares que a Asus incluiu neste pacote.


4 - Dentro da embalagem exterior há uma "caixa preta" com o logótipo da ASUS a dourado

5 - Ao abrir, temos a gráfica bem protegida em saco anti estático e 2 caixas com os acessórios.


6 - Os acessórios. Adaptador DVI-VGA, bridge crossfire, cabo de energia, disco com drivers e software, disco com vários manuais e guia rápido de instalação em várias línguas (português incluído). Como ja tinha dito, falta o cupão para o Dirt 2.

7 - Eis a placa dentro do saco anti estático e espuma de protecção.


8 - Removendo-a do saco, temos a primeira vista da 5870. Não podemos ficar indiferente ao seu tamanho. A placa é enorme e impõe respeito. Também é algo pesada, embora mais leve que a 4870x2. No que toca ao cooler, apenas foi colado um adesivo na ventoinha do cooler e outro "ASUS" na carcaça do cooler, ficando assim próximo ao design de referência.

9 - Vista do outro lado. É sem dúvida um belo design, todo em preto e vermelho conseguido para um cooler de referência. Deste lado temos uma peça vermelha com a frase "ATI RADEON" produzia no próprio plástico.


10 - Outro ângulo, podemos notar as 2 ligações 6 pinos e a saída de ar auxiliar.

11 - Vista das ligações. Nada mais nada menos que 4 saídas de vídeo. 2 DVI's + 1 HDMI (só se pode usar 2 destas em simultâneo) e uma displayport, que é uma tecnologia de ligação de vídeo recente, logo é muito bem vindo. Esta trabalha independente das outras saída, permitindo assim o "eyefinity" com 3 monitores. Notar a saída de ar, mais pequena devido a 2ª DVI.


12 - Pormenor das ligações de energia. Notar que há espaço para uso de 6 + 8, presente na edição com 6 ligações mini-displayport, provavelmente para fornecer energia extra para gerar os 6 sinais de vídeo.

13 - Pormenor da parte de tráz e da ventoinha. Na minha opinião os dois "escapes" não ficaram muito bem, embora dê um ar mais imponente.


14 - Vista do outro lado, onde temos um backplate, cuja função, alem de estética, acaba por servir de protecção do PCB, bem como alguma dissipação térmica.

15 - A ASUS ao lado da powercolor. A diferença estética é apenas os adesivos colados, porque do resto são iguais.


16 - Vamos proceder a desmontagem da placa e ver como é por dentro. Primeiro remove-se o backplate, removendo uma série de parafusos. Não há muito de apontar aqui. O backplate podia ter uns pads térmicos na zona das memórias e circuito regulador de voltagem para absorver algum calor. Embora assim ele fique bastante quente em 3D.

17 - Vista da parte de tráz sem o backplate. Não há nada de especial aqui para apontar. Talvez uma edição de 2 Gigas tenha 8 chips de memória adicional (ai o backplate já será funcional para dissipar o calor delas)


18 - Depois de remover o cooler (tirando a cruzeta que prende-o na zona do GPU e ainda mais 2 parafusos na zona do IO shield), eis a HD 5870 "por dentro". De salientar que o PCB tem bastante espaço vazio, portanto penso que é possível encolher para uma dimensão equivalente das 4800. A massa térmica no GPU bem bem aplicada e na quantidade correcta.

19 - Detalhe do circuito de alimentação digital PWM. Temos então neste lado 4 fases para o GPU, no caso o modelo Volterra VT1157SF e 2 para as memórias, no caso o Volterra VT242WF. De notar que há suporte para 5 fases pro GPU, provavelmente para edição "six" ou caso um partner queira criar uma edição overclockada de origem. Próximo das ligações crossfire, temos um 2º chip controlador VT1165MF e mais um circuito Volterra VT1157SF e com espaço para um 2º circuito, reservado para a tal edição overclock. Este circuito provavelmente também alimenta as memórias.

Todos os condensadores são sólidos e este circuito é bastante silencioso, fazendo muito pouco ruído eléctrico, que só se ouve em casos onde a frame rate é muito elevada.

Por fim, notar os 2 contactos para uma ficha de 8 pinos adicional.


20 - Detalhe do GPU. Disposto em 90º como a 2900 XT, mas bem menor que esta, embora seja maior que o RV770/90.

21 - Comparação com uma moeda de um euro para terem ideia da dimensão.


22 - Os chips de memória Samsung. São rated a 1250 mhz, ou seja 5.0 efectivos. A placa opera a 1200 mhz de origem, logo há alguma margem para overclock.

23 - Detalhe do circuito regulado de voltagem Volterra VT1165MF (como disse acima, há um 2º chip deste). Por suportar controlo por software que a asus adicionou assim o "voltage tweak".


24 - Agora vamos espreitar o cooler. Por baixo temos então uma base em cobre para o GPU e vários pads térmicos para memorias e circuito regulador de voltagem.

25 - Interior do cooler. Temos então um enorme dissipador com 4 heatpipes em cobre e ainda um pequeno heatpipe debaixo da ventoinha, para o circuito de voltagem principal.


26 - Pormenor da ventoinha. Fabricada pela "AVC" (não encontrei informação no site, só tem produtos retail) e consome 1.2A nos 12V, logo 14,4w de consumo máximo, portanto estamos perante uma ventoinha poderosa, logo é arrefecimento garantido, a troco de muito barulho. Mas como tem 4 pinos, a ventoinha tem regulação por software e regra geral é bem silenciosa. Só começa a ouvir-se bem a partir dos 85ºc.

27 - E por fim, o interior da carcaça. Podemos ver na ponta o canal para direccionar o ar quente quer para a saída traseira, quer pela lateral.


 
Última edição:
1ª parte - Testes em defaut

Nesta primeira parte, com os testes em defaut e comparação com uma ASUS 4870x2 TOP com um ligeiro overclock, 800 mhz de core e 950 mhz memória, face aos 790/915 e com a Shappire HD 4890

Test Bed

  • CPU: AMD Phenom II X4 965 @ 3400 mhz 1.3 vcore - NB @ 2400 mhz 1.15v
  • Motherboard: ASUS M4A79T Deluxe
  • Memória: 2x 2048 gskill trident DDR3 (1333 7-7-7-20 1T)
  • Gráficas utilizadas para comparar: ASUS 4870 x2 TOP a 800 core e 950 memória e Shappire HD 4890
  • Discos: Samsung F1 320 GB 7200 rpm & Samsung F1 1000 GB 7200 rpm
  • Fonte: Corsair TX850w
  • Drivers (ATI): Catalyst Beta
  • Sistema Operativo: Windows 7 Profissional x64
GPU-Z

gpu-z.png


O GPU-z desta placa. 850/1200 mhz de origem, mas que em idle abaixa para apenas 157/300! Notar a baixa temperatura e ventoinha que apenas funciona a 1100 RPM, na qual não se consegue ouvir!
1600 shaders, na qual a esta frequência temos 2.72 Teraflops de potencia em precisão simples! Imenso poder!

Specview 10

Colectânea de benchmarks baseado em conhecidos softwares profissionais de design gráfico e CAD, logo o benchmark de excelência para por a prova as capacidades das placas gráficas em utilização profissional. Embora estas gráficas não estejam voltadas para o mercado profissional, o custo de placas Nvidia QuadroFX e ATI FireGL é proibitivo, logo a alternativa são as placas gráficas consumer. Infelizmente não tenho uma QuadroFX ou FireGL para comparar e ver se existem diferenças. Correu-se os testes a 1280x1024 em modo 64 bits.

spec1.png


spec2.png


A 5870 revelou-se globalmente um pouco mais rápida que a 4890 e a 4870x2, mas diferenças quase desprezáveis. De relembrar que este benchmark não é optimizado para estas gráficas, alem dos drivers estarem demasiado verdes.

3Dmarks

Como habitual em testes de GPU, os testes nos 3Dmarks.

3dmark03.png


Aqui a 5870x2 ficou entre a 4890 e 4870x2. Esperava-se mais da 5870, o que pode indicar ou drivers pouco maduros.

3dmark06.png


O 3dmark 2006 depende muito do sistema, embora a 5870 fique a frente da 4890, não chega para bater a 4870x2.

3dmarkvantage.png


Já no 3Dmark Vantage, a situação é outra e a 5870 bateu as suas irmãs mais velhas.

Tropics

Passando para o Tropics, um tech demo de apresentação do motor gráfico "Unigime". Trata-se de um motor gráfico com suporte a DX 10.1 presente nestas ATI's, alem do 10.0 e 9.0, bem como OpenGL. Abaixo os settings utilizados, variando apenas a API gráfica e a resolução.

tropics-qualidade.png


tropics1.png
tropics2.png
tropics3.png


Neste benchmark, a 5870 esmaga a 4890 e batendo a 4870x2 em DX 10.1, já em DX 9 ficaram empatadas.

Half Life 2 - Episode Two

O conhecido Half-Life 2, na sua 2º expansão, com melhorias gráficas sobre os anteriores, por isso a usar o máximo do motor source. O jogo está em stock, sem packs de texturas nem nada. Teste corrido ingame, com registo das FPS pelo software Fraps. Abaixo os settings utilizados, fazendo variar apenas a resolução:

hl2-qualidade.png


hl1.png
hl2.png
hl3.png


A 1440x900, todas as gráficas tiveram resultado semelhante, claramente limitadas pelo sistema operativo. Mas a medida que aumenta a resolução, a 4870x2 e a 5870 deixam a 4890 para tráz. Mesmo assim as diferenças são poucas, este jogo exige um bom CPU. Mesmo assim a 5870 faz frente a 4870x2, sendo globalmente um pouco mais rápida.

Assassins Creed

Jogo de acção da Ubisoft e com suporte DX 10.1. Abaixo os settings ingame utilizados, mudando apenas a resolução:

ac-qualidade.jpg


ac1.png
ac2.png
ac3.png


No Assassins Creed, a 5870 mostrou o seu poder, batendo as outras ATI's, embora por uma margem pequena.


Crysis Warhead

A continuação do Crysis, usando e abusando do pesadíssimo motor gráfico cryengine2. Dado o enorme peso, foi executado testes em High e Very High, no mapa "Frost" e "ambush", com a ferramenta de benchmark framebuffer, com os presets de qualidade Very High - Enthusiast e High - Gamer em modo DX10 e AA desligado.

crysis1.png
crysis2.png
crysis3.png


crysis4.png
crysis5.png
crysis6.png


Já no Crysis Warhead, a 5870 simplesmente explode com a 4890 e bate tranquilamente a 4870x2.

Crysis Warhead - AA

Agora, um gráfico com benchmark com AA 2x, 4x e 8x, com o preset "Enthusiast" e a 1920x1080.

crysis-aa.png


Esse é talvez o melhor gráfico de todos os testes. A perda de performance com AA activado é baixa e com média superior a 30 fps a 2x e 4x. Com este placa já é possível jogarem Crysis com AA activado e com boa experiência. E isso com drivers beta e limitado pelo processador!

Far Cry 2

Jogo baseado no Dunia Engine, mais leve que o cryengine 2, mas também menos apelativo visualmente. O cryengine 2 é demasiado complexo, visto que este jogo também foi lançado para a xbox 360 e para a playstation 3, que tem bem menos poderio gráfico que estas gerações actuais. Foi utilizado o benchmark incluído com o jogo, em duas configurações: Ultra High e High, apresentadas abaixo, variando apenas a resolução.

fc2-qualidade1.png
fc2-qualidade2.png


fc1.png
fc2.png
fc3.png


Os gráficos falam por si. A 5870 não teve problemas em deixar as duas ATI's para tráz!

Abaixo os gráficos de comparação de framerate ao longo do benchmark

HD 4870x2
farcry2-graph-3.png
farcry2-graph-4.png


HD 4890

farcry2-graph-1.png
farcry2-graph-2.png


HD 5870
farcry2-graph-1.png
farcry2-graph-2.png


Notar que os gráficos na 5870 estão diferentes das outras ATI. Notar que há maior oscilação e em High até teve uma grande quebra, mostrando que os drivers ainda estão algo imaturos.

Far Cry 2 - AA

Agora, um gráfico com benchmark com AA 2x, 4x e 8x e o resto dos settings são iguais ao utilizado nos testes de Ultra High e a 1920x1080.

farcry-aa.png

farcry-graph-aa.png


Ao contrário do Crysis Warhead, o uso de AA é mais penalizador aqui, mas mesmo assim com uma framerate mais que suficiente para jogar, mesmo o valor mínimo, acima dos 30 fps, tirando umas quebras extraordinárias, como vamos ver mais abaixo.

Unreal Tournament III

O mais recente Unreal Tournament, com um poderoso e moderno motor gráfico já a suportar DX10 e Physx, que em gráficas ATI é processado pelo CPU e nas nvidia pelo GPU. Foi utilizado uma ferramenta de benchmark em modo "flyby", com os settings apresentados abaixo, mudando apenas o mapa e a resolução, embora no 4870x2 correu em fullscreen, visto que em janela a performance degradava-se, coisa que com a 4890 não.

ut3-qualidade.png


ut1.png
ut2.png
ut3.png


Já no UT III, a 5870 situou-se entre a 4890 e a 4870x2.

S.T.A.L.K.E.R. Clear Sky

Utilizou-se a ferramenta de benchmark gratuita deste jogo. Os settings estão abaixo:

stalker-qualidade.jpg


HD 4890
stalker.png


HD 5870
stalker-graph-1.png


Excelente resultado da 5870, deixando a 4890 a "milhas". Ainda não se testou a 4870x2 aqui.

Adicionalmente, testou-se os presets "Extreme" e "Ultra"

HD 5870 - Extreme
stalker-graph-2.png


HD 5870 - Ultra
stalker-graph-3.png


Mesmo com este nível de qualidade, a 5870 não cedeu e continuou a "metralhar" frames.
 
Última edição:
2ª Parte - Comparativo em diferentes resoluções

Agora o comparativo directo nas 3 resoluções testadas. Os settings dos jogos são os mesmos dos testes efectuados acima. Apenas mudou-se a resolução, pelo o que não irei descrever novamente os testes.

Tropics

tropics-res.png


Alguma perda de performance com maiores resoluções, mas nada de extraordinário.

Half Life 2 - Episode Two

hl2-res.png


Diferenças muito pequenas. A placa praticamente deixa de ser limitativo.

Assassins Creed

ac-res.png


Pouca diferença entre 1680x1050 e 1920x1080. Já a 1440x900 a performance foi superior (no que toca a média)

Crysis Warhead

crysis1-res.png


crysis2-res.png


crysis3-res.png


crysis4-res.png


O Crysis mexe-se muito bem nesta placa. Mesmo em Very Higy, temos médias bem superiores a 30 fps

Far Cry 2

fc1-res.png


fc2-res.png


O Farcry 2 depente muito do sistema, daí que no mínimo fizeram aproximadamente o mesmo resultado e terem pequenas variações entre as 3 resoluções.

Unreal Tournament III

ut-res.png


No UT III, as diferenças são pequenas. Também com tal taxa de frames é indiferente praticamente. Este jogo literalmente voa!

 
Última edição:

3ª parte - Overclock

Testes com a gráfica em overclock. Utilizou-se o ASUS SmartDoctor para tal. Os testes foram efectuados a 940/1300 excepto o 3Dmark 2006 e Vantage que correram a 950/1300. Os outros demonstraram instabilidade.

smartdoctor1.png


Screen shoot do SmartDoctor com os clocks utilizados na maioria dos testes

3Dmarks

3dmark03-oc-asus.png


Quase 5000 pontos de ganho no 3Dmark 2003, bastante expressivo.

3dmark06-oc-asus.png


Uma diferença muito pequena. Claramente limitado pelo sistema. Teste corrido a 950/1300

3dmarkvantage-oc-asus.png


O Vantage depende menos do sistema, logo o incremento foi maior que no 2006. Teste corrido a 950/1300

Crysis Warhead

crysis1-oc-asus.png
crysis2-oc-asus.png
crysis3-oc-asus.png


Uma boa melhoria na performance, especialmente a 1920x1080.

Far Cry 2

fc1-oc-asus.png
fc2-oc-asus.png
fc3-oc-asus.png


fc4-oc-asus.png
fc5-oc-asus.png
fc6-oc-asus.png


No Far Cry 2, apenas a 1920x1080 se notou o overclock do GPU. A 1440x900 a performance foi igual ou mesmo pior e a 1680x1050 foi semelhante.

 
Última edição:
4ª parte - Consumos, Temperaturas e Ruído

Para concluir, testes de consumo, aquecimento e ruído da placa.

Consumos

Métodos de teste.
  • Idle: Desktop do windows, apenas com programas simples em background, sem mais nenhum outro software.
  • mkv1080p: Reprodução de um vídeo 1080P com o média player classic home cinema x64 em modo EVR.
  • 3Dmark 2006: A correr o 3º game test, neste casos os valores mais elevados sustentados durante 1-2 segundos.
  • furmark: A correr a versão 1.1.7 em modo teste de estabilidade.
consumo.png


Consumo do sistema inteiro, utilizando um medidor de consumo digital, neste caso é o consumo que o sistema extrai da tomada. O consumo dos componentes naturalmente será menor, considerando as perdas pela fonte, embora a Corsair TX850w tenha eficiência entre 82% a 85%.

Uma imagem vale mais que 100 palavras e o consumo do sistema com a 5870 em idle é simplesmente arrepiante. Uns meros 75w é excelente para uma gráfica deste calibre. A ATI está de parabéns, corrigindo o erro das 4800 que são autenticas gastadoras. Mesmo a reproduzir MKV, apesar da boa subida de consumo, continua inferior a 4890. E surpreendentemente no 3Dmark 2006 foi mais económica que a 4890. Em jogos acontece mais ou menos o mesmo, porque a placa é tão potente que não precisa de utilizar toda a sua potência. Pode-se sempre evitar consumo excessivo se activarem o vsync ou caso o jogo tenha um comando para limitar os fps a um valor fixo, idealmente entre 60 a 100. (como os jogos com motor Source, como o Half Life 2)

Já no Furmark o consumo foi superior que a 4890, porque ai está a puxar ao máximo pela placa. Mas mesmo assim apenas mais 16w com praticamente o dobro da potência não e mau e alem disso as situações que puxe tanto pela placa é muito raro de acontecer, ou seja quem trocar uma 4800 por uma 5800 vai ter uma GRANDE economia de energia, especialmente uma 4870x2. Há que considerar que a placa passa a maior parte do tempo em idle, logo a poupança energética será muito expressiva. Claro que quem usa a maquina de jogos apenas para jogar ou participa em projectos de computação distribuída, como o folding@home ou alguns dos projectos BOINC que utilizem GPU's não irão notar grande diferença.


consumo-oc.png


Consumo com overclock, variando entre 5 a 10w adicionais.

Temperatura

Métodos de teste
  • ambiente: Sensor de temperatura a cerca de 1 metro e meio do computador (temperatura do escritório)
  • Idle: Sistema em repouso sem utilização significativa, apenas programas simples em background, até a temperatura estabilizar.
  • mkv1080p: Reprodução de um vídeo 1080P com o média player classic home cinema x64 em modo EVR, até a temperatura estabilizar.
  • 3Dmark 2006: A correr o 3º game test, registou-se a temperatura mais alta.
  • furmark: A correr a versão 1.1.7 em modo teste de estabilidade, durante 3 minutos, tirando a temperatura no final (média das variações)
temperatura1.png


Testes realizado com a ventoinha em modo automático. Quase 20 graus a menos que a 4890, fruto não só da excelente gestão energética, como do cooler. Mesmo no 3dmark 2006 aqueceu menos que a 4890. Já no furmark a placa foi a uns elevados 86ºc, em virtude do enorme output de calor gerado. A gestão da ventoinha de origem não é das melhores.

temperatura2.png


Neste teste, utilizou-se o ASUS SmartDoctor utilizando a regulação "SmartCooling", neste caso trata-se das barras a azul, enquanto a castanho, a ventoinha foi deixada em automático, por defeito da BIOS da placa. Registar que as temperaturas foram muito melhores, especialmente em full 3D. Claro que há um preço a pagar, que é mais ruído, embora eu apenas considero negativo o ruído em idle. A recomendação que deixo que enquanto não jogarem deixarem a placa em auto e em jogos e benchmarks utilizarem o "SmartCooling", evitando demasiado sobreaquecimento e prolongando a vida útil da placa.

Ruído

Em termos de ruído, não temos como medir quantitativamente, mas posso dizer que a placa é das mais silenciosas com cooler de referência que já passaram por ca. Dado a excelente gestão energética e o grande dissipador, a ventoinha em idle apenas roda a uns meros 1100 rpm. Mesmo a jogar, a placa pouco se ouve, sendo das mais silenciosas a jogar da sua categoria! Claro que as temperaturas são um pouco elevadas, mas mesmo assim como está acima, mais baixo que a 4890 e com mais silencio!

A ventoinha é bastante potente mesmo assim, tendo assim bastante capacidade de arrefecimento para situações extremas e excelente para overclock!

 
Última edição:
Conclusões

Destaco pela Positiva:

  • - Performance DEMOLIDORA! A melhor placa single GPU e perto das dual GPU, apesar dos drivers imaturos.
  • - Espectacular performance em computação genérica, mais precisamente no BOINC. Explode com uma GTX 285 tranquilamente.
  • - O melhor cooler referencie da ATI, bem desenhado com excelente capacidade de arrefecimento
  • - O design da placa está muito bom. Cooler em tons de preto e adornos vermelhos e com backplate. A ASUS optou apenas por um adesivo da marca na carcaça do cooler e na ventoinha, logo a manter o design de referência, logo penso que está bem conseguido.
  • - Extremamente silenciosa, mesmo em jogos!
  • - Excelente qualidade de construção, com condensadores sólidos e digital PWM. Especial destaque pelo PCB com capacidade de expansão para edições mais rápidas, o que ajuda a poupar custos.
  • - HDMI nativo, com passagem de som directo pela placa
  • - Suporte nativo para DisplayPort.
  • - Tecnologia eyefinity, um must have para quem é adepto de multidisplay!
  • - Boa capacidade de overclock, fazendo mais 90 mhz de core e memórias, com cooler de origem e com temperatura ambiente elevada, apesar do processo de fabrico ser recente.
  • - Consumo de energia em idle muito baixo, batendo tudo que há no mercado e mesmo a full 3D, considerando a sua potência é mais do que aceitável
  • - Blunde de software muito bom, com um bom utilitário de overclock e monitorização e inclusão do cupão para o jogo Dirt2, que vai sair em novembro e já suporta o DX 11!!!
  • - Suporte para o nóvissimo API DX 11, bem como as tecnologias OpenCL e ComputeShader, habilitando a placa para computação genérica!
  • - High Definition vídeo decoder
  • - Suporte para crossfirex.
  • - Apesar do seu preço elevado, com as suas características não a considero cara. Alem disso, para quem placas como 4870x2, ela vai se pagar a si própria devido ao baixo consumo.

Destaco pela Negativa:

  • - Drivers imaturos. Infelizmente algo que acontece mais. Esta placa tem um potencial enorme de optimização pela frente
  • - Não faz sentido a 2ª saída DVI, se não se pode utilizar duas das 3 saídas DVI+HDMI. O problema é que esta porta obstruí parte da saída de ar e a maioria do ruído desta placa provém do fluxo de ar a passar pelos buracos do que o barulho do motor da ventoinha. Era preferível ter abdicado desta saída e incluído um adaptador HDMI para DVI, se bem que cada vez mais existem monitores com HDMI nativo.
  • - Falta um adaptador displayport para DVI ou HDMI, isso porque o 3º monitor para eyefinity tem que ser ligado obrigatoriamente na saída displayport. E monitores displayport são raríssimos. Por outro lado, iria aumentar o preço da placa.
  • - Preço pode ser proibitivo para alguns, embora é de esperar que o preço caia rapidamente, especialmente quando a nvidia lançar a sua geração "Fermi". A edição da ASUS é mais cara, mas muito por causa de vir com um jogo, se bem que esse custo extra é muito baixo se considerar o preço dos jogos no mercado (50 € em média).
  • - O seu comprimento, maior que a 4800, impede-a de encaixar em caixas onde estas ultimas cabem.

Conclusão

A ATI surpreendeu tudo e a todos com a sua geração Evergreen. Esta HD 5870 simplesmente arrebenta com tudo que há no mercado e ainda oferece baixo consumo, baixo aquecimento, um cooler muito bom, muito acima de outras ATI de outrora, suporte a modernas tecnologias, como o DX 11, OpenCL e Computeshader fazem desta a melhor placa do momento.

A única coisa a apontar mais negativamente é mesmo o péssimo suporte dos drivers. Há alguns bugs em jogos e a performance ficou aquém do esperado. Mas é de esperar que com os próximos updates resolva esse problema.
O outro detalhe e ausencia de adaptador displayport para DVI para tirar partido do "eyefinity", mas também serão muitos poucos que realmente irão tirar partido desta tecnologia e facilmente arranjam este adaptador numa loja e a sua inclusão iria aumentar os custos, porque não são adaptadores simples, mas com alguma complexidade electrónica.

Pela sua performance única e inovação é atribuída recomendação máxima da ZWAME!

Classificação

zwame200.png


Melhor topo de gama/inovação

Agradecimentos

A ZWAME agradece à ASUS pela disponibilidade do material para teste.

Copyright © Zwame, Lda 2009. Reprodução proibida sem autorização prévia.

 
Última edição:
Nota que as 2 reviews serão muito parecidas, visto que não irei testar as 2, apenas uma delas para os testes principais. Mas é necessários separar as reviews. No caso da ASUS irei focar no software utilizado e o overclock que o voltage tweak pode permitir embora a powercolor será analizada independentemente no que toca ao overclock.

Resultados em crossfire que ainda tenho que ver como irei por, por questão comerciais.
 
Se quiserem placas totalmente reference, é só tirar os adesivos :D A da powercolor consegue-se ver o adesivo original por baixo.

:D
 
esses "escapes" na traseira da placa serve para quando se juntam duas em crossfire e elas ficam totalmente encostadas, o ar entrar por esses "escapes", não fica propriamente bonito mas foi muito bem pensado


 
Última edição:
estão a falar das duas entradas vermelhas?
eu acho que isso influencia pouco a refrigeração da gráfica (eu diria que não tem qualquer efeito...)

Dá para ver aqui que o ar não passa por estes sítios.


Em crossfire a placa que fica por cima sofre muito de facto =X
 
Mesmo um core i7 vai ter que ser puxado e bem.

Mais tarde, vou puxar o cpu a 3800 mhz. Eu faço testes com cpu em defaut ou um ligueiro OC.
 
Back
Topo