1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ASUS F8SA ou COMPAL IFT00 ou esperar?

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por Feelin, 2 de Dezembro de 2007. (Respostas: 5; Visualizações: 845)

1. Boas ppl!

Tenho estado a acompanhar vários posts com objectivo de comprar um portátil e antes demais quero louvar as contribuições de vários membros deste fórum que se preocupam em dedicar um pouco do seu tempo para ajudar ppl com dúvidas desde o mais simples até ao mais complicado!

Pretendo um portátil de 14.1" e pelo que vi em vários fóruns os dois que correspondem ao que procuro são o ASUS F8SA 4S004E e o Compal IFT00 ODII (ambos na ***** +/-1300€)

Pontos importantes em que diferenciam:

ASUS F8SA:

Resolução WXGA+ (1440x900)
    Processador - T7500
    RAM - 2Gb (2 x 1024 DDRII)
    Gráfica - ATI HD2600 256Mb
    Disco rígido - SATA 160Gb 5400rpm

Compal:

Resolução WXGA (1280x800)
    Processador - T7700
    RAM - 4 Gb (2 x 2048 DDRII) + Intel Turbo Memory
    Gráfica - nVIDIA GeForce 8400GS (256 + 512Mb)
    Disco rígido - SATA II 200Gb 7200rpm

tudo o resto, para mim, qualquer um está bem... espero boa qualidade dos dois e, porque escrevo muito, espero um teclado sólido que não ceda.

Qualquer um destes dois chega perfeitamente para o uso que lhe vou dar: trabalho académico com Word, .pdf's e PowerPoint, várias aplicações em Internet com ligação cabo e wireless esporádico, visionamento de filmes DivX e, o que poderá ser mais puxado, produção musical com software de topo (Reason, Cubase, etc) e trabalho de DJ com Virtual Dj ou Torq; mas por gosto pela informática e longevidade tecnológica do portátil pretendo desde já uma boa máquina! Jogos não é coisa em que me meta. Dou mais importância a leveza e dimensões do que estilo ou design.

É para levar comigo sempre que me deslocar entre residências, faculdade e outros, mas para usar maioritariamente ligado à corrente.

Tenho já trabalho para fazer com o portátil mas estou disposto a esperar até Janeiro se, por essa altura, aparecer alguma máquina que desempate estas duas.

As principais dúvidas são:

1º - Tendo em conta o OS Windows Vista e filmes DivX, é considerável a diferença entre as placas gráficas ou para estes fins as duas chegam bem (as duas com DX10, apesar da ATI no ASUS ser melhor que a nVIDIA no Compal)?

2º - Tendo em conta a leitura de mp3's em simultâneo e trabalho de produção musical com várias pistas e ferramentas audio com headphones ou ligação para sistema de colunas independentes, algum tem melhor placa de som (Integrated Azalia compliant audio chip (ftp://download.intel.com/standards/hdaudio/pdf/HDAudio_03.pdf) com 3D effect & full duplex no ASUS e Realtek ALC268 (http://www.realtek.com.tw/products/...d=1&PNid=24&PFid=27&Level=5&Conn=4&ProdID=140) Universal Audio Architecture compliant 2 channel HD Audio no Compal)?
    Para o mesmo uso de vários ficheiros audio em simultâneo e trabalho de produção musical com várias pistas e ferramentas audio, o disco rígido SATA II 200Gb 7200rpm Compal é consideravelmente melhor do que o SATA 160Gb 5400rpm do ASUS?

Resumindo, para o uso que lhe vou dar, vale mais o

Compal com T7700 + 4Gb + 1 Gb ITM + SATA II 200Gb 7200rpm + nVIDIA GeForce 8400GS

ou

ASUS com T7500 + 2Gb + SATA 160Gb 5400rpm + ATI HD 2600

ou

esperar até Janeiro por outro portátil que tenha o melhor dos dois? Algo tipo T7500 (ou acima) + 2Gb (ou acima) + SATA II 7200rpm + ATI HD 2600 (ou acima), ou seja, o melhor desempenho geral do Compal com a melhor gráfica do ASUS?

Obrigado pelo tempo e atenção, aguardo respostas!
    Fiquem bem!

Última edição: 2 de Dezembro de 2007
  2. Capt_Malagueta

Capt_Malagueta Power Member

O que referes, um portatíl com as melhores características dos dois é o que todos queremos! :002:
    Contudo n sei se chegará até janeiro.

Eu encomendei um F8SA mas lamentavelmente ainda nao chegou nem se sabe quando chega.
    O compal de facto tem o disco com maior capacidade, mas mais rotações, deve aquecer mais do que o do asus, mas tem tb 4Gb de ram o que é muito bom!
    Em relação à diferença no processador, nao penso que seja mto importante, é mais importante a diferença de ram, penso eu...
    Em relação à placa de som, eu uso o sonar (em relação ao cubase n sei) e não consigo ter este (sonar) e outra aplicação a usar a placa de som ao mesmo tempo, e nao é onboard, por isso penso que as que referiste tb n permitam, mas é uma questão de experimentares. :p

Penso que a gráfica do Asus é bastante superior à do compal, podes comprovar aqui.

Uma vez que ambos os portáteis são bons, uma das coisas que te pode ajudar a decidir, é a assistência em Portugal, tenta procurar plo forum qual das duas a melhor...

3. Frendy

Frendy Banido

Bem, acho que a ASUS... Esperar NÃO essa é boa....

P.S: Depente de que quiseres fazer com ela(jogar, navegar, ect).

4. balute

balute Power Member

Tendo em conta que não te vais meter com jogos, o Compal é a melhor opção, visto que tem uma relação performance/preço bastante superior. E penso que uma resolução 1280x800 seja suficiente para esse tipo de tarefas.

A Geforce 8400M GS é mais que suficiente.

Se dás muita importância à portabilidade, o Asus S37S/Z37S é também uma opção a considerar.

Última edição: 2 de Dezembro de 2007
  5. nickie

nickie Power Member

As características do Compal são de facto melhores, à excepção da resolução. Tenho um Asus A8js com 1440*900 e agora sempre que vejo computadores com resoluções interiores não gosto. Não uso o computador para jogos, mas ter esta resolução permite-te trabalhar com mais janelas em simultâneo. A memória do Compal é excelente, mas tens que ter SO a 64bits para a aproveitar, senão só te detecta 3gb, ou seja, estás a pagar mais para nada.
    Uma coisa que não te podes esquecer é que com o Asus estás a pagar por uma assistência por dois anos feita por uma marca conceituada e não por uma loja ( julgo que há por aqui uma thread qq sobre ***** e a assitência que eles proporcionam. Lê e tira as tuas conclusões)... Em termos de características preferia o Compal, mas para "paz de espírito" acho que iria para o Asus. É que depois andar a pedinchar com uma lojeca é um bocado complicado, e os portáteis avariam mais que os desktops.
    Se podes esperar, julgo que fazes bem. Eu comprei o meu A8js este ano no final de Janeiro e passado pouco tempo (julgo que 1 mês) conseguia arranjar um computador equivalente bem mais barato. Para além disso, os Penryn estão à porta... Ou seja, podes ter computador melhor por um preço equivalente ou comprar computadores mais baratos. Claro que isso é sempre assim em informática. No meu caso, ando a ver portáteis novos e apesar de encontrar preços bem bons vou esperar até ao Penryn ou mesmo a plataforma Montevina. Mas claro, eu estou servido e posso esperar... Agora tens de ver se consegues esperar mais uns mesitos ou não. Uma coisa julgo ser certa, se entretanto não sair nenhum modelo novo pelo menos consegues arranjar esses computadores que indicaste ao mesmo preço daqui a 1/2 meses.

6. Ok pessoal, obrigado pelas vossas respostas!

Uma das dúvidas principais que tinha era o 1º ponto, saber se a diferença entre as placas gráficas no aproveitamento máximo do OS Windows Vista e visionamento de filmes Divx é considerável. Conheço o site notebookcheck e já consultei as tabelas, mas a compreensão prática dos valores de benchmarks é algo difícil para quem não domina o assunto! Obrigado Ш¡zard·σf·Шαr pela observação de que para os fins que indico a menos potente é, ainda assim, suficiente!

Obrigado também nickie pelas indicações quanto à assistência técnica e alerta para os novos processadores Penryn. Já sabia que a Intel ia introduzir novos processadores em 2008 mas não tinha qualquer informação sobre as inovações que vão trazer. Parecem-me muito bem, mas apesar de serem introduzidos no início de 2008 ainda deverão levar algum tempo para se popularizar e tenho de ter o portátil mais tardar em Janeiro! Realmente a evolução em informática deixa um gajo louco quando é para comprar alguma coisa, há sempre algo pelo qual vale a pena esperar, mas ainda bem que assim é! É preciso é saber quando aquilo que há no mercado já serve a utilidade que se vai dar à máquina e aceitar que "o melhor para mim" não é necessariamente o melhor que há! Às vezes respirar fundo e aceitar isto poupa-nos uns bons euros e muito stress em vão! :)

Falta saber alguma coisa sobre as placas de som. Já vi as specs e features de cada uma (links no primeiro post) mas não consigo perceber se alguma é consideravelmente superior à outra. Se alguém tiver alguma ideia por favor diga (ou recomende um fórum mais dedicado a estas questões)!

Quanto à questão da resolução vou tentar ver isso com os meus próprios olhos e se a de 1280x800 me bastar (que é a que uso actualmente no desktop), acho que está feita a escolha para o lado do Compal (se me assegurarem boa assistência técnica)!

Obrigado a todos, fiquem bem!

Última edição: 3 de Dezembro de 2007

Partilhar esta Página