1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ASUS G1S ou ASUS C90S ????

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por Rossi_, 16 de Julho de 2007. (Respostas: 56; Visualizações: 5745)

?

QUAL O MELHOR?!

1. ASUS G1S

55 vote(s)
    63,2%
  2. ASUS C90S

32 vote(s)
    36,8%
  1. Rossi_

Rossi_ Power Member

Boas Pessoal,

Gostava que me dessem a vossa opinião, em relação a qual destes portáteis escolher, especialmente atendendo à relação preço/desempenho.

As especificações são :

Asus C90S

http://*****.com/php/product_info.php?cPath=35&products_id=731
    • Intel Conroe (E6600) 2,4GHz, 4mb L2, Fsb 1066mhz
    • 3 GB (2GB+1GB) RAM DDR2 667Mhz
    • 15.4" screen WXGA
    • 2.0 Megapixel camera built-in
    • HDMI
    • Bluetooth
    • TV-Tuner integrated
    • E-SATA
    • 8-in-1 media card reader
    • 802.11n
    • Graphics: NVidia (???? -- we can't tell)
    • Finger Print reader
    • HD-DVD and Blu-Ray drive capable
    • 3 USB ports
    • Piano gloss finish with inlaid pattern
    Asus G1S

http://www.notebook.de/popup_details.php?id=6498&ln=en

Components: ​

- 15.4” WXGA+ Color-Shine Glare Type, max Aufl. 1440x900
    - Intel Core 2 Duo Prozessor T7500 (2.2GHz/4MB/800FSB)
    - 2048 MB DDR2-RAM 667FSB
    - 160 GB SATA-hard drive /w 5400rpm
    - 8x DVD+-R, 4x DVD+-RW, 16x CD-R, 10x CD-RW, 12x DVD, 24x CD-ROM DoubleLayer LightScribe drive
    - 16-bit 3D Stereo Sound, 2 integrated speakers and microphone
    - 256 MB DDR3 NVIDIA GeForce 8600 GT 1024 MB Turbo Cache
    - Intel Next-Generation Wireless-N Technologie 802.11n
    - integrated Bluetooth 2.0
    - Network: integrated 10/100/1000 ***** Ethernet (RJ45 connector)
    - Web/Videokamera integrated /w 1.3 MP
    - Audio DJ Funktion
    - hochwertiger Rucksack und Gamer Maus
    - Modem: internes V.90 56 K Modem (RJ11 Anschluss)
    - wearless Touchpad
    - Li-Ion rechargeable battery, runtime approx. 4 hours
    - Weight: 3 kg inkl. Akku
    - Dimensions: 35.2 x 354 x 284 mm ​

Connectors: ​

- 1 x VGA (15 pin D-SUB)
    - 1 x HDMI
    - 1 x e-SATA
    - 1 x Express-Card Slot
    - 4 x USB 2.0
    - 1 x Fire-Wire (IEEE 1394)
    - 1 x TV-Out
    - 1 x Line-Out (S/PDIF)
    - 1 x Mic-Audio-In
    - 1 x 4in1 Card Reader (SD,MMC,MS,MSP) ​

Software: ​

- DVD-Software
    - Nero-burning-software
    - Microsoft Windows Vista Ultimate​

Warranty: ​

- 2 year Pick-Up and Return warranty, 2 year on TFT​
    Fact.-No.: G1S-AS022G

Agradeço que me esclareçam e que me ajudem a optar pela melhor mákina:004:.
    Obrigado!

Última edição: 6 de Agosto de 2007
  2. balute

balute Power Member

Pondo de parte os jogos, o C90S é mais rápido devido ao processador. Mas o G1S tem melhor qualidade de construção, uma placa gráfica notoriamente mais rápida, maior resolução e mais 1 hora de autonomia que o C90S.

3. Chopstick

Chopstick I fold therefore I AM

o primeiro é melhor em performance devido a ter a mesma gráfica(ver link do portatil) mas tem um cpu melhor

devias ter visto os links antes de dizer isso da grafica wizard of war

Última edição: 16 de Julho de 2007
  4. balute

balute Power Member

são as duas Geforce 8600M GT, mas a do G1S é GDDR3 e a do C90S é DDR2. A diferença no desempenho é considerável. Por exemplo, no 3DMark06, a diferença entre as duas é de ~700 pontos

5. Chopstick

Chopstick I fold therefore I AM

desculpa então :s

6. balute

balute Power Member

Não tens que pedir desculpa, eu é que fiz mal em não ter explicado isso logo. ;)

back to topic...

7. AudigyMaster

AudigyMaster Power Member

Boas

São maquinas muito diferentes... Ultimamente tem saido várias reviews e previews acerca do C90S, sendo unanime na maior parte delas que o C90S ficou aquem do que se esperava, em muitos aspectos...

O C90S tem menor qualidade de construção(em termos de material usado) que o G1S, em grande parte devido a diferenca de preços. No entanto, não deixa de ser um portatil resistente e com pouca ou nenhuma flexão/torção. Uma das mais frequentes criticas é o mau toutchpad e varios problemas com a placa de rede...

Segundo várias analises, a diferença entre o G1S e o C90S no 3DMark06 é de +/- 300marks(1280x1024) estando ambos com as graficas em OC, bem como o cpu no caso do C90S.

Queres poupar 350€, com excelente capacidade de processamento(melhor que a do G1S), disco de 7200rpm, 3gb ram, memorias com maior largura de banda, boa grafica com pouca diferença da do G1S, entao avança para o C90S. E não te esquesas que mais tarde poderas fazer upgrades(diz-sse que irá suportar os Peryn) bem como poderás colocar uma 8800M quando sair no formato MXM.

8. Rossi_

Rossi_ Power Member

MAs a nível de 'upgrade' de gráfica o G1S não tem tb essa possibilidade através do Slot Express Card ?!?!

9. balute

balute Power Member

Não, a slot expresscard não tem velocidade suficiente. Era mais "downgrade" do que "upgrade". :P

10. Rossi_

Rossi_ Power Member

Entao a express Card pode ter alguma vantagem a nível de Upgrade?!

11. xenupy

xenupy Power Member

eu ja me descidi e vou mesmo comprar o c90s ... estive a falar com o senhor da ***** e amanha vai sair uma especie de actualização no site com a verdadeira maquina, com memorias a 800mhz e um disco de 250 gb...

Quero ver se o arranjo até ao final da semana, ou no maximo meados da proxima semana...

12. Rossi_

Rossi_ Power Member

E vais optar pelo C90S pq???

Esse disco de 250gb trabalha a qts rpms???

A q preço fica a 'verdadeira máquina'???

13. AudigyMaster

Boas

Quando tiveres a máquina apita! Gostava de saber como se porta o ecra... Tem cuidado com esses discos de 200GB, costumam ser de 5400/4200RPM... mais vale o de 160GB a 7200RPM... ;)

14. xenupy

xenupy Power Member

O senhor da ***** garantiu que ia ser de 5400rpm de 250 gigas e com 3 gigas de ram a 800mhz de clock ia ficar por 1400 €

acho que é portatil indicado para mim neste momento...

Saiu uma excelente review no notebookreview.com no sector da asus...

15. Rossi_

Rossi_ Power Member

Em comparação com o Asus G1S, o q te levou a optar pelo C90S???

16. xenupy

xenupy Power Member

Isto pode parecer a mais estranha das opções, mas a verdade é que o computador chamou-me a atenção de uma forma muito especial.

Eu sou Programador e neste momento ando a trabalhar num projecto com base de dados gigantes (de 20 mil registos para cima) e preciso de uma grande capacidade de processamento para certos testes e adaptações. Estou a acabar o curso e no projecto também programo em .Net para comunicações moveis, ou seja sempre que corro um programa tem que existir um sincronismo neste caso entre um PDA e um PC o que faz com que exista uma necessidade de RAM acrescida. Estes são os maiores factores para a minha decisão cair sobre o c90s pelo menos a nivel profissional.

É uma grande besta de processamento, disso não tenhas duvidas, eu vou precisar do oc muitas vezes para trabalhar e este é o unico portatil que tem a capacidade de fazer um oc com segurança, a asus fornece os programas para isso.

Outra das minhas fortes motivações foi o racio entre o Preço e a Performance, por 1400€ tenho um portatil com grande capacidade de processamento com um GPU de média gama, pode nao ser tão boa GPU como o ifl90 ou o G1S mas tem a capacidade UNICA de a poder trocar.
    Já está anunciada a ATI x2600 HD para 22W-25W e plenamente compativel com MXMII para portateis de 14" e 15,4". Mas claro que o não se deve ficar por aqui, acredito que a gama 9xxx da nVidia seja plenamente compativel com MXMII e MXMIII(para 17" e 19").

O porquê da não escolha do G1S também se prende muito com o seu aspecto, penso que estar numa sala de aula teorica ou num local de trabalho ou até num simples banco de jardim com um portatil que tem luzes verdes a piscar não me parece de uma pessoa adulta... mas no entanto são só opiniões. Se eu visse o meu professor com um portatil a mandar luzes verdes enquanto dava uma aula eu perguntava se não vendiam computadores para pessoas crescidas, eu não estou a dizer que este seja mais bonito que o g1s estou só a dizer que este tem um look mais pro e menos gamming. São escolhas.

Eu não nego que fiquei bastante ceptico quando vi os primeiros resultados de 3dmark06 mas depois de algumas analises cheguei a conclusao que afinal o computador está bloqueado por ter uma gpu de media gama, e que todos os outros testes (tipo processador, fsb, ram etc) levam o computador a um nivel muito alto, que nao se consegue com um portatil deste preço.

Depois cheguou a questão da temperatura e do barulho. Penso que a temperatura será um problema, que evitarei colocando um disco de 5400rpm e usando uma daquelas bases que colocam o ecran ao mesmo nivel dos olhos, como é um portatil para usar 10-12 horas por dia tlvz mais, tenho que garantir que ele não aquece em demasia, tanto a nivel de processador como de gpu. Entretanto pelo que andei a ler pelos utilizadores desse mundo fora, ninguém ainda se queixou da temperatura, parece que com o disco de 5400rpm o bixo torna-se frio e menos ruidoso, por falar nisso, só espero que o barulho exista aquando do overclock. Fazendo uma simples analogia, o portatil vem com uma grande capacidade de oc sendo os pricipais programas para o executar fornecidos pela marca, logo tem uma grande capacidade de exaustão (o chamado turbo engine que está atraz do pc) logo quando não existe oc o portatil deve ser silencioso, tendo tlvz so a ventuinha da gpu e uma ou duas do turbo engine a trabalhar, também ainda ninguém se queixou disso, mas quem o tem é suspeito eu confio é nos engenheiros da Asus.

Epá existe outra coisa, pela dimensão que ele tem o portatil consegue ser tão fino como qualquer outro e pesa 3.1 kg... faz dele um PORTATIL e não um computador móvel como muita gente diz. Embora seja um portatil que precise de uma fonte de energia perto, também não me faz diferença... A bateria deve durar entre 80 a 100 minutos em modo de economia total, uma bateria adicional era bem vinda para minimizar este problema, no entanto em modo de MAX OC ela deve rondar o quarto de hora, o que torna a bateria uma especie de ups :S No entanto o G1S em modo de jogo a diferença é de 40 ou 50 minutos, por aí também não é a crise.

Estas são para mim as maiores diferenças... depois digo-te melhor quando tiver um...

Abraços

17. AudigyMaster

Concordo com o xenupy...

E se ele quer algo com boa capacidade de processamento, e a nivel de portateis não vai encontrar melhor que o C90S. Segundo reviews de alguns users com o C90S, dá uma pontuação de 6642 no PCMark05. Em termos de barramento de memória é a mesma coisa, o FSB de 1066mhz(em OC 1286) vai ajudar e muito a nivel de largura de banda disponivel, aumentanto a largura entre o northbridge<->CPU<->memórias, melhorando as transferencias de dados entre esses mesmos componentes, e aumentando a performance.

Isso são os pontos fortes do C90S, que com uma placa gráfica de média gama limita o sistema em termos gráficos. A Asus prometeu num comunicado, lançar 4/5 placas gráficas MXMII no mercado até ao fim deste ano/principio do próximo. Isso irá incluir a X2600 HD, 8800M GTX, 8700M GT, possivelmente a X2900XT HD, bem como a nova série da nVidia 9X00M. Portanto opções em termos de upgrade há muitas. Acredito plenamente que será facil arranjar estas gráficas em Portugal, mesmo que se tenha de recorrer ás empresas de assembling de portateis como a JP Sá Couto(Tsunami).

xenupy quando tiveres a máquina, faz uma mini-análise/review, ficava-te agradecido...

18. xenupy

xenupy Power Member

Comcerteza meu...

Para se entender O MONSTRO escondido dentro deste cordeiro o programa de analise a processadores chamado wPrime (veio substituir o super PI para testes em dual core) veio o registo de 29.460s feito por um "conroe" de 2.66ghz sem oc...

"wPrime uses a recursive call of Newton's method for estimating functions, with f(x)=x2-k, where k is the number we're sqrting, until Sgn(f(x)/f'(x)) does not equal that of the previous iteration, starting with an estimation of k/2. It then uses an iterative calling of the estimation method a set amount of times to increase the accuracy of the results. It then confirms that n(k)2=k to ensure the calculation was correct. It repeats this for all numbers from 1 to the requested maximum."

Um santa rosa normal ronda os 43 segundos... Este para mim é o factor decisivo em relação ao g1s ou ifl90 etc...

19. AlexAC

AlexAC Power Member

Aí é que te enganas, no G1S obtens resultados no teste de 1M em 23/24seg... ;)

20. xenupy

xenupy Power Member

[offtopic]
    No teste de 1m ? que teste é esse ? só existem dois tipos de teste o de 32 mb e o de 1024 mb, que tem a ver com as aproximações...

se te estavas a referir a uma aproximação de 32 mb com um score de 23/24 seg aí à gato...

eu dou-te os topos actuais:

Intel Core 2 Duo CPU E6700@ 2.66GHz PD: ASUS C90S Vista Business 29.460s
    Intel Core 2 Extreme CPU X6800@ 2.93GHz PD: Sager 9260 (Clevo D900C) XP Pro30.660s

Intel Core 2 Duo CPU T7600@ 2.33GHz NB: Lenovo T60P XP Pro38.200s

Intel Core 2 Duo CPU T7400@ 2.16GHz NB: Alienware m5750 (Uniwill P72) XP SP2 40.020s
    DESKTOP

Intel Xeon CPU 3060 @ 4.10GHz OC DT: custom desktop XP SP2 20.14s
    achas que o g1s se aprima deste ?? eu penso que não...

o g1s deve rondar os 35-40 segundos como o ifl 90

Não te esqueças que é um teste ao processamento, e só deriva do processador... atenção que nenhum serie 7 se aproxima aos conroe, ou seja, nenhum fica no mesmo segundo...

Abraços amigo, se conseguires comprovar esse valor manda uma imagem, ficava surpreso...
    [/offtopic]

EDIT:

Originally Posted by xenupy [​IMG]
    Sorry for offtopic:

People whats the mark of g1s in wPrime ?

Can anyone post one image of the test ?

ao qual obti a resposta:

32M: 39.something sec.

Aqui fica a prova...

C90S é muito melhor a nivel de processamento :D

Última edição: 18 de Julho de 2007

Partilhar esta Página