ASUS G1S ou ASUS C90S ????

QUAL O MELHOR?!

  • ASUS G1S

    Votes: 55 63,2%
  • ASUS C90S

    Votes: 32 36,8%

  • Total voters
    87
Pessoalmente acho preferível o G1S

É um portátil mais arrendondado oferecendo qq coisa em quase todos os pontos de interesse. É genericamente semelhante ao C90s mas tem uma gráfica melhor.

Posso-me enganar mas não coloco fé nenhuma nas capacidades de upgrade. Duvido que exista uma selecção decente de placas, a preços razoáveis. E a plataforma base do C90s (o 945) não augura grande coisa para os upgrades de processador.

Se a motivação realmente é essa mais vale comprar um barebones ou mesmo um desktop normal.

É verdade que o C90s é mais barato mas nesse caso o IFL90 tb é um portátil normal e é tem um preço semelhante.
 
Tenho andado a ler o tópico acerca do C90 na notebookreview e vi algumas coisas boas e algumas um pouco preocupantes. Sei que aqui o xenupy também lá anda porque já fez alguns posts. :D

Um assemblador que frequenta o fórum deparou-se com alguns problemas que parecem relacionados com (in)compatibilidades de algum hardware, gerando instabilidade. Parece que pode haver problemas com discos Fujitsu, não sei se variará com o modelo. Com Seagates
a coisa corre bem. Já a nivel de memórias, também não se terá a haver com modelos especificos de RAM, també parece haver algumas espigas com Kingston.

Vou continuar a acompanhar o tópico para tentar perceber melhor esta coisa que ainda está meio por esclarecer.

A minha indecisão está entre o C90 e o FL90. A ideia será substituir o desktop actual (no My System) por um destes portáteis. Será simultaneamente usado profissionalmente na àrea de Administração de Sistemas e Redes e especificamente no Flight Simulator 2004/X, outra vertente profissional. No restante, um joguito ou outro recente e o habitual Web Browsing, etc.

A capacidade de processamento (CPU) não é a mais critica. Auxilia a aceleração gráfica dos jogos mas o bottleneck nestes sistemas será sempre primeiro a gráfica do que o CPU. Qualquer Meron tem capacidade de "alimentar" estas gráficas com os dados que precisam para processar. Não é propriamente necessário um Conroe para o efeito.

A portabilidade/autonomia é um aspecto secundário, para a minha utilização. É óbvio que se esta for boa, tanto melhor, é um extra. A razão pela qual ainda estou indeciso tem a ver com a possibilidade de upgrade.

A nova plataforma Mobile (realmente nova e evolutiva em relação ao Meron e Santa Rosa) só sairá lá para 2009. Uma troca de portátil "all together", só se justificará por essa altura, quando a diferença já será realmente grande em processamento (leia-se plataforma). Daí que me atraia a possibilidade de fazer upgrade à gráfica, o ponto fraco actual deste portátil. Se realmente a Asus se comprometeu com a disponibilização das placas referidas pelo AudigyMaster, óptimo, vale mesmo a pena.

Ainda que agora me desenrascasse perfeitamente com um FL90, tal como com um C90, a perspectiva de ficar "agarrado" com a gráfica faz-me comichão. Isto porque não tenciono daqui por um ano estar a trocar novamente de portátil só por causa disso. Agrada-me a perspectiva de poder desembolsar, por exemplo 400€, por uma 8800 ou 8700 ou semelhante e ficar despachado por mais um ano até à nova plataforma.

Desculpem o testamento, é uma forma de exorcisar e desabafar o que me vai na alma. :D
 
[offtopic]
No teste de 1m ? que teste é esse ? só existem dois tipos de teste o de 32 mb e o de 1024 mb, que tem a ver com as aproximações...

se te estavas a referir a uma aproximação de 32 mb com um score de 23/24 seg aí à gato...

eu dou-te os topos actuais:

Intel Core 2 Duo CPU E6700@ 2.66GHz PD: ASUS C90S Vista Business 29.460s
Intel Core 2 Extreme CPU X6800@ 2.93GHz PD: Sager 9260 (Clevo D900C) XP Pro30.660s

Intel Core 2 Duo CPU T7600@ 2.33GHz NB: Lenovo T60P XP Pro38.200s

Intel Core 2 Duo CPU T7400@ 2.16GHz NB: Alienware m5750 (Uniwill P72) XP SP2 40.020s
DESKTOP

Intel Xeon CPU 3060 @ 4.10GHz OC DT: custom desktop XP SP2 20.14s
achas que o g1s se aprima deste ?? eu penso que não...

o g1s deve rondar os 35-40 segundos como o ifl 90

Não te esqueças que é um teste ao processamento, e só deriva do processador... atenção que nenhum serie 7 se aproxima aos conroe, ou seja, nenhum fica no mesmo segundo...

Abraços amigo, se conseguires comprovar esse valor manda uma imagem, ficava surpreso...
[/offtopic]



EDIT:

Originally Posted by xenupy
Sorry for offtopic:

People whats the mark of g1s in wPrime ?

Can anyone post one image of the test ?

ao qual obti a resposta:


32M: 39.something sec.

Aqui fica a prova...

C90S é muito melhor a nivel de processamento :D

Tudo muito bem, mas eu estava a referir-me ao teste de 1M no SuperPi... por isso...
 
Não sei se com os €1400 se referiam ao C90S com o Vista, porque se não era o caso, na ***** têm lá o C90S a €1299... :)
 
...
Um assemblador que frequenta o fórum deparou-se com alguns problemas que parecem relacionados com (in)compatibilidades de algum hardware, gerando instabilidade. Parece que pode haver problemas com discos Fujitsu, não sei se variará com o modelo. Com Seagates
a coisa corre bem. Já a nivel de memórias, também não se terá a haver com modelos especificos de RAM, també parece haver algumas espigas com Kingston.
...

Ora boas

Esse problema que referiste(do disco Fujitsu), afinal não é real, segundo o GenTechPC, foi devido sim a incompatibilidades com memórias...

Foi lançada já no entanto um update á BIOS do C90S que pode melhorar esse aspecto. Segundo o GenTechPC: "the best RAM for Asus notebooks are Nanya, Infineon and Elpida modules."

A asus também lançou uma lista no FAQ do C90S, com todas as memórias já testadas e dadas como compativeis:

256MB DDR2-533 SO-DIMM
NANYA NT256T64UH4A0FN-37B  

512MB DDR2-533 SO-DIMM
   
INFINEON HYS64T64020HDL-3.7-A  
KINGSTON KVR533D2S4  
NANYA NT512T64UH8A1FN-37B  
UNIFOSA GU33512AGHYQ602L3BC  

1GB DDR2-533 SO-DIMM    
ADATA M2OAD2G3I4436I1B52  
ADATA M2OAD2G3I4435I1B52  

512MB DDR2-667 SO-DIMM    
ADATA M2OAD5G3H3446I1C52  
NANYA NT512T64UH8B0FN-3C  
TRANSCEND TS64MSQ64V6M  
TRANSCEND TS64MSQ64V6J  
UNIFOSA GU33512AJEPN612L4GE  
UNIFOSA GU33512AJEPN612L4GG  

1GB DDR2-667 SO-DIMM    
ADATA M2OAD5G3I4436I1C52  
NANYA NT1GT64U8HB0BN-3C  
NANYA NT1GT64U8HA0BN-3C  
TRANSCEND JM488Q643A-6  
TRANSCEND TS128MSQ64V6J  
UNIFOSA GU331G0AJEPN6E2L4GG

É uma lista pequena mas espera-se que com updates á BIOS e melhorias ao nivel das incompatibilidades essa possa ser aumentada.
 
O porquê da não escolha do G1S também se prende muito com o seu aspecto, penso que estar numa sala de aula teorica ou num local de trabalho ou até num simples banco de jardim com um portatil que tem luzes verdes a piscar não me parece de uma pessoa adulta... mas no entanto são só opiniões. Se eu visse o meu professor com um portatil a mandar luzes verdes enquanto dava uma aula eu perguntava se não vendiam computadores para pessoas crescidas, eu não estou a dizer que este seja mais bonito que o g1s estou só a dizer que este tem um look mais pro e menos gamming. São escolhas.


Abraços

Epá desculpem lá, mas já é hora de desmistificar esta ideia absurda das luzinhas de lado, as famosas luzinhas podem-se DESLIGAR e então o portátil transforma-se num igual aos outros muito sóbrios (de adultos) e que não "envergonham" ninguém na rua. Posso dizer que não sou nenhum gammer e até já sou adulto quer dizer 34 anos e garanto que o portátil passa mais despercebido que muitos e muitos outros disponíveis no mercado,não é nenhum ferrari, nem lamborghini nem diz VAIO em letras garrafais, nem tem tampas a imitar inox, por isso podes falar em tudo menos nas "luzinhas". Só uma achegazinha quanto à tua dúvida eu pessoalmente não achei muito boa a autonomia do G1S, parece que já li algures que o C90S ainda consegue ser pior, pois bem prepara-te para andares ao pé de tomadas 220V. Não quero que leves este meu post como algum tipo de ofensa, é só a minha opinião. Se já optas-te pelo C90S espero que responda ao que necessitas, mas por favor não arranjem bodes onde eles não existem...
 
Em termos de passar despercebido, o IFL90 a meu ver bate recordes... mais vulgar e banal que aquilo não há...

O C90S também não tem nada que chame muito a atenção, tampo preto(espelhado), palmrest cor prata... Fora o turbo engine(cooler atrás) que deve sempre captar alguns olhares, mas podem confundir com uma bateria de 9/12 células.

Já o G1S, depende, pelo que tenho visto na ***** o G1S era um dos que chamava mais à atenção... mas claro em condições do dia a dia com os leds desligados acho que pode passar despercebido.
 
Bem já está disponivel na ***** o C90S Ultra, 3GB memória(2+1) 800mhz e disco de 250GB 5400RPM.

Os 3GB de memória a 800mhz vão dar uma maior estabilidade em OC, visto que o C90S em stock vai fazer downclock para 667mhz, e em OC vai existir uma grande margem de manobra até aos 800mhz sem criar qualquer tipo de problemas nas memórias(instabilidade).

Já o disco de 250GB 5400RPMs, não sei até que ponto a maior densidade dos pratos do disco irão ajudar a acompanhar o desempenho de um 160GB 7200RPMs, mas em termos de silencio e menor consumo o 5400RPMs ganha.

Já agora xenupy sabes que marca de chips têm os módulos do C90S da *****? Verifica isso, pois podes ter problemas de estabilidade no futuro... até sair um update de BIOS que melhore esse facto é melhor não arriscar.
 
eu sei que vi algures uma lista de ram confirmada a funcionar a 100% mas essa lista n continha nenhuma categoria de 800mhz por isso mesmo que saiba com que memoria vem não tenho com quem comparar... vai ser tipo: funcina fixe :D nao funciona troca-se :D

o teste de superpi neste portatil ronda os 14 segundos... teste a 1mb ... incrivel :S
 
Boas,

Na minha opinião entre esses 2, optaria pelo g1s, no entanto melhor ainda é sem duvida o FL90, e bastante mais barato.


Qualidade / preço >> FL90

Se eu kizer um portatil sem autonomia escolhia o C90S, se eu quiser um carrocel da feira popular, optaria pelo G1S (com tanto led parece mais um carrocel da feira popular), se eu quiser um portatil equilibrado,recente e com 1 aspecto banal, de custo aceitavel opto pelo FL90.

Cumpz

CoradiX
 
Boas,

Na minha opinião entre esses 2, optaria pelo g1s, no entanto melhor ainda é sem duvida o FL90, e bastante mais barato.


Qualidade / preço >> FL90

Se eu kizer um portatil sem autonomia escolhia o C90S, se eu quiser um carrocel da feira popular, optaria pelo G1S (com tanto led parece mais um carrocel da feira popular), se eu quiser um portatil equilibrado,recente e com 1 aspecto banal, de custo aceitavel opto pelo FL90.

Cumpz

CoradiX

Ou seja para unica diferença entre o c90s e fl90 é a autonomia ? o c90s é mais pesado menos bateria e uma gráfica ligeiramente mais fraca. Tem um processador muito melhor, tem a ram melhor é mais barato e ligeiramente mais bonito, mas o fulcral, é totalmente actualizavel...

São opiniões, mas parece-me que tanto para mim como para ti o c90s e o fl90 são as melhores escolhas de portateis, neste perfil, actualmente né ?

abraço
 
Moral da história, cada um puxa a brasa à sua sardinha! :lol:

Não sejamos facciosos, como é lógico que até agora, eu puxei pelo portátil que eu tenho (G1S), o xenupy pelo que ele tem (C90S) e o CoradiX pelo seu (FL90). É difícil, apontar defeitos às nossas próprias aquisições, sendo que ainda mais o é, quando estas nao foram propriamente "baratas". Mas há que ter em atenção que são todos eles (os 3 portáteis aqui em questão), bastante bons e são boas alternativas a quem quiser adquirir um portátil de topo.

A meu ver, podemos separá-los em 3 categorias: performance, equilibrio e preço.
Sendo que o C90S enquadra-se como vencedor da 1ª categoria, mas com um ponto negativo de muito relevo, que é a autonomia;
O G1S, como sendo o portátil mais equilibrado das 3 opções (falando em termos de performance, qualidade de construção, etc.) e o único que traz SO incluído. O seu aspecto visual é discutível, pessoalmente gosto;
E finalmente o FL90, que é uma opção igualmente plausível e que tem como factor decisivo, o seu preço, é sem dúvida um ponto forte a favor. Mas não nos podemos esquecer de que se trata de um barebone, que quer queiramos ou não tem as suas desvantagens, sendo a mais relevante, a garantia (a meu ver, claro).

Por isso, quando estiverem a discutir qual o melhor ou qual o pior, lembrem-se de que estamos a falar de portáteis diferentes e que servem propósitos diferentes.
 
Moral da história, cada um puxa a brasa à sua sardinha! :lol:

Não sejamos facciosos, como é lógico que até agora, eu puxei pelo portátil que eu tenho (G1S), o xenupy pelo que ele tem (C90S) e o CoradiX pelo seu (FL90). É difícil, apontar defeitos às nossas próprias aquisições, sendo que ainda mais o é, quando estas nao foram propriamente "baratas". Mas há que ter em atenção que são todos eles (os 3 portáteis aqui em questão), bastante bons e são boas alternativas a quem quiser adquirir um portátil de topo.

A meu ver, podemos separá-los em 3 categorias: performance, equilibrio e preço.
Sendo que o C90S enquadra-se como vencedor da 1ª categoria, mas com um ponto negativo de muito relevo, que é a autonomia;
O G1S, como sendo o portátil mais equilibrado das 3 opções (falando em termos de performance, qualidade de construção, etc.) e o único que traz SO incluído. O seu aspecto visual é discutível, pessoalmente gosto;
E finalmente o FL90, que é uma opção igualmente plausível e que tem como factor decisivo, o seu preço, é sem dúvida um ponto forte a favor. Mas não nos podemos esquecer de que se trata de um barebone, que quer queiramos ou não tem as suas desvantagens, sendo a mais relevante, a garantia (a meu ver, claro).

Por isso, quando estiverem a discutir qual o melhor ou qual o pior, lembrem-se de que estamos a falar de portáteis diferentes e que servem propósitos diferentes.


é isso quase exatamente...

Eu não possuo (ainda) nenhum c90s, tento ser o mais imparcial possivel, mas a meu ver o c90s é a melhor opção das 3, pois tem uma vantagem tão decisiva como o ifl90 (o preço) a vantagem que falas-te (o desempenho) e é um portatil sobrio e simples. Daí a me parecer a melhor opção embora o grande defeito da autonomia.

Não sendo tendencioso, ou melhor, sendo o menos possivel diz-me se tenho razão ou não ? é que são as opiniões de quem tem os portateis que me fizeram decidir (quase de certeza) pelo c90s ...
 
Boas,

HUm não é bem assim, eu tenho de facto um FL90 e como posso dizer têm os seus defeitos como todos os portateis têm, nomeadamente aquecer o touchpad bastante, e o lado esquerdo do portatil nota-se que aquece um pouco, no entanto penso que sendo uma diferença de quase 300€ para o G1S e a diferença não é assim tanta na performance, seja sem duvida a melhor opção, a situação da garantia tanto roda para um lado como para o outro, conheço casos de a garantia da marca ter feito o cliente esperar + de 1 mes pelo seu asus, como outros casos em 5 dias tar de volta.
cada caso é 1 caso e a garantia penso que nao seja relevante. o g1s é de facto uma exlente opção, mas é para quem tem €€ ;) com menos 300€ tens uma opção tao boa como o G1S e poupaste alguns trocos.


Cumpz

CoradiX
 
Boas,

HUm não é bem assim, eu tenho de facto um FL90 e como posso dizer têm os seus defeitos como todos os portateis têm, nomeadamente aquecer o touchpad bastante, e o lado esquerdo do portatil nota-se que aquece um pouco, no entanto penso que sendo uma diferença de quase 300€ para o G1S e a diferença não é assim tanta na performance, seja sem duvida a melhor opção, a situação da garantia tanto roda para um lado como para o outro, conheço casos de a garantia da marca ter feito o cliente esperar + de 1 mes pelo seu asus, como outros casos em 5 dias tar de volta.
cada caso é 1 caso e a garantia penso que nao seja relevante. o g1s é de facto uma exlente opção, mas é para quem tem €€ ;) com menos 300€ tens uma opção tao boa como o G1S e poupaste alguns trocos.


Cumpz

CoradiX

Yap tudo o que o coradix disse é verdade, tens um portatil brutal quase tao bom como o g1s (as vezes penso se nao será igual ou melhor) por menos 300€ que o g1s. Acho esta hipotese tão viavel como o c90s...

Cada galo no seu poleiro...

Tu escolhes o galo

abraços
 
Yap tudo o que o coradix disse é verdade, tens um portatil brutal quase tao bom como o g1s (as vezes penso se nao será igual ou melhor) por menos 300€ que o g1s. Acho esta hipotese tão viavel como o c90s...

Cada galo no seu poleiro...

Tu escolhes o galo

abraços
Hmm, espera, o FL90 é realmente um portátil muito bom e com uma imbativel relação preço/qualidade mas nunca poderá ser melhor que o G1S. Este ultimo é superior a nivel gráfico, qualidade de construção e ecrã. Se tivesse que optar entre ambos e o dinheiro não fosse problema, optaria sempre pelo G1S.

Quanto à questão estética do G1S, já vi uns quantos, com os leds desligados aparentam ser um portátil normalissimo, causando muito mais impacto, um Vaio, por exemplo.
 
Bem eu como não possuo nernhum dos três modelos, sou aqui o imparcial... :D

De certo modo é indiscutível o facto do G1S ser o melhor a nivel gráfico, se não o fosse algo estava errado. A memória GDDR3 ajuda e muito no sistema gráfico, nem tendo comparação com umas rascas DDR2. É um portatil bem construido, com plásticos nobres, aplicações a aluminio(palmrest), etc, etc. Ecrã Q.B. com boa qualidade, peca pelo disco de 5400RPM. Claro que isso se paga, claro, dai o seu preço ser mais caro que o dos restantes modelos em questão.

Temos agora no mesmo sector o IFL90, Santa Rosa, boa autonomia, melhor até que a do G1S no caso de usar bateria de 9células. Ora aqui estão os senãos, ecrã de menor ressolução, mas de boa qualidade, qualidade do chassi Q.B., bons plásticos no geral, chassi sólido. O grande senão está no uso de DDR2 como memória dedicada ao subsistema gráfico, claramente inferior á GDDR3 do G1S. Mais barato que o G1S.

Temos por fim o C90S, um portatil diferente de todos os outros, usa um "conroe" com possibilidade de fazer oc. Será algo que um Santa Rosa não poderá alcançar, em termos de desempenho. Temos tb um FSB de 1066(1286 em OC) que irá ajudar a obter mais performance aumentando a largura de banda disponivel entre o Chipset-memória-CPU. Tem tb a possibilidade de suportar memorias 800mhz. Outra garnde vantagem é a possibilidade de fazer upgrades no futuro, algo que é interessante. Temos então os senãos, ecrã similar ao do IFL90, chassi rigido Q.B., uso de plásticos inferiores aos do G1S, toutchpad algo pouco sensivel devido á tinta que o cobre, o mesmo problema na gráfica que o IFL90(uso de DDR2), autonomia razoável em power saving e simbólica em gaming mode. Mais barato que o G1S. Claramente um 15´no sector do desktop replacement.


Agora tudo depende das necessidades do comprador, mais capacidade de processamento com pouco relevo na autonomia, C90S; um desempenho gráfico um pouco superior, chassi de melhor qualidade, G1S; maior interesse na autonomia, com intuito de poupar uns trocos, desempenho satisfatório, IFL90.

;)
 
eu sei que vi algures uma lista de ram confirmada a funcionar a 100% mas essa lista n continha nenhuma categoria de 800mhz por isso mesmo que saiba com que memoria vem não tenho com quem comparar... vai ser tipo: funcina fixe :D nao funciona troca-se :D

o teste de superpi neste portatil ronda os 14 segundos... teste a 1mb ... incrivel :S

Segundo a Kingston, o C90 é compativel com os módulos de 800Mhz:
c90ramxn1.jpg


Só uma coisa que me deixa a pensar, ainda não vi módulos de 2GB 6400(800Mhz) SO-DIMM(tanto na kingston, corsair, elpida, micron, gskill...), onde raio vão eles buscar um módulo desses para fazer a configuração (2+1)? Acho que ainda nem sairam...
 
Peço desculpa, superPi score: 19/18 segundos com e sem oc

... Fá fizeram o teste de bateria ao c90s... são 90 mintuos em power saving, utilização na net e alguns testes... o desempenho em powersaving do c90s no superpi é 49 segundos
 
Peço desculpa, superPi score: 19/18 segundos com e sem oc

... Fá fizeram o teste de bateria ao c90s... são 90 mintuos em power saving, utilização na net e alguns testes... o desempenho em powersaving do c90s no superpi é 49 segundos


Então a Diferença do teste SuperPi, relativemante ao Asus G1S não é assim tão abismal.....


Eu ainda n adquiri nenhum portátil, mas a minha indecisão pende entre o G1S e o C90S, pode ser por causa do 'S' hehehehe :lol::-D:-D:-D

Visualmente gosto muito do G1S. Uma coisa que me faria pesar a balança para o lado do C90S seria o nao poder desligar as luzes laterais, mas esse n é o caso. Se dá para desligar fica com um aspecto tão normal como qualquer outro portátil vulgar! Com a vantagem de poder estar a jogar algo de noite no quarto, sem luz, e ter a possibilidade de ligar as 'verdinhas' para curtir....hehehehe:004:

O unico senão em relação ao G1S a meu ver é o problema na BIOS que espero q seja resolvido a curto prazo com uma actualização da BIOS.
 
Back
Topo