Asus G1S

Boas noites. Também possuo um G1S e inevitavelmente tb tive problemas com ele (principalmente overheating) que o levaram 3 vezes a reparação. É um problema crónico deste pc que envergonha ou plo menoss devia envergonhar os engenheiros da Asus e para complementar os técnicos da asus não fazem o devido trabalho plo menos em Portugal e o problema presiste sempre. Contudo como eu não tinha nem tenho possibilidades de investir num outro portátil neste momento decidi ser eu a deitar mãos à obra e após várias pesquisas encontrei este site: http://es.asusxperts.com/asus-gamin...1s-parte-1-retirar-obstrucciones-de-aire.html. Existem mais duas partes explicativas de como deixar o asus G1S "normal". Desde que fiz estas alterações, o meu portátil nunca mais teve problemas e a temperatura nunca mais ultrapassou os 90º em full.

parte 2:http://es.asusxperts.com/asus-gamin...on-g1s-parte-2-cambiar-pasta-termica-cpu.html

parte 3: http://es.asusxperts.com/asus-gamin...on-g1s-parte-3-cambiar-pasta-termica-gpu.html

Mas deixo o aviso que as outras duas partes são de dificuldade elevada e necessita que o usuário tenho conhecimentos avançados de reparação.
 
O problema que leva à avaria das gráficas dos G1s não se deve à Asus, mas sim a um defeito na concepção das Nvidia 8600M GT (e acho que das placas da série 8000 em geral).
Não é propriamente o aquecimento que leva a que as gráficas pifem, mas sim a uma falha nas soldas microscópicas dentro do GPU que entram em ruptura mais devido aos ciclos de aquecimento / arrefecimento do que ao aquecimento em si.

Corrijam-me se estiver errado, mas de qualquer forma esta história está explicada algures neste tópico.
 
O problema que leva à avaria das gráficas dos G1s não se deve à Asus, mas sim a um defeito na concepção das Nvidia 8600M GT (e acho que das placas da série 8000 em geral).
Não é propriamente o aquecimento que leva a que as gráficas pifem, mas sim a uma falha nas soldas microscópicas dentro do GPU que entram em ruptura mais devido aos ciclos de aquecimento / arrefecimento do que ao aquecimento em si.

Corrijam-me se estiver errado, mas de qualquer forma esta história está explicada algures neste tópico.

Sim correcto, mas se a Asus assumiu essa gráfica para um portátil topo de gama, que o era, então também tem de ver se a mesma pode vir a ter estes defeitos, e mais, se um portátil tem defeito pq não reembolsar os compradores do produto? é que parece que não mas um portátil destes não custa menos de 1000€ e isto é muito dinheiro para um portátil e a duração máxima que vi por cá é de 3 anos...muito pouco para um portátil
 
Sim correcto, mas se a Asus assumiu essa gráfica para um portátil topo de gama, que o era, então também tem de ver se a mesma pode vir a ter estes defeitos, e mais, se um portátil tem defeito pq não reembolsar os compradores do produto? é que parece que não mas um portátil destes não custa menos de 1000€ e isto é muito dinheiro para um portátil e a duração máxima que vi por cá é de 3 anos...muito pouco para um portátil

Concordo plenamente contigo.
O correcto seria terem trocado todas as gráficas de todos os computadores vendidos, ou até o reembolso como referiste, retirando os computadores do mercado, só que isso seria um desastre económico quer para a Asus como para a Nvidia.
Não nos esqueçamos que o problema é comum a portáteis de outras marcas com estas gráficas. Já vi vários computadores com 8600m GS de outras marcas à venda para peças. Diagnóstico: MB avariada = placa gráfica pró galheiro.
Já imaginaste o dinheirão que as marcas perderiam?
É claro que não é correcto deixarem os pc's avariarem nas mãos dos clientes, mas infelizmente no mundo dos negócios ninguém dá nada a ninguém, e preferem tratar dos que vão pifando e esperar que os outros aguentem até ao final da garantia. A partir daí já não perdem nada.

Só estava a tentar elucidar o fdaniel acerca do real problema dos G1s, e que não se resolve através de melhorias ao nível do sistema de arrefecimento.
Lá por as temperaturas baixarem, não quer dizer que não acabe por ter o mesmo problema.
Pode ajudar a aumentar a longevidade do computador, mas resolver a fundo não resolve.

O meu G1s desde cedo que é utilizado em cima de uma base refrigerada em alumínio. As temperaturas baixaram é um facto, mas mesmo assim como já aqui relatei, na semana passada teve um ameaço de morte. Entrou em coma, vá lá.
 
Concordo plenamente contigo.
O correcto seria terem trocado todas as gráficas de todos os computadores vendidos, ou até o reembolso como referiste, retirando os computadores do mercado, só que isso seria um desastre económico quer para a Asus como para a Nvidia.
Não nos esqueçamos que o problema é comum a portáteis de outras marcas com estas gráficas. Já vi vários computadores com 8600m GS de outras marcas à venda para peças. Diagnóstico: MB avariada = placa gráfica pró galheiro.
Já imaginaste o dinheirão que as marcas perderiam?
É claro que não é correcto deixarem os pc's avariarem nas mãos dos clientes, mas infelizmente no mundo dos negócios ninguém dá nada a ninguém, e preferem tratar dos que vão pifando e esperar que os outros aguentem até ao final da garantia. A partir daí já não perdem nada.

Só estava a tentar elucidar o fdaniel acerca do real problema dos G1s, e que não se resolve através de melhorias ao nível do sistema de arrefecimento.
Lá por as temperaturas baixarem, não quer dizer que não acabe por ter o mesmo problema.
Pode ajudar a aumentar a longevidade do computador, mas resolver a fundo não resolve.

O meu G1s desde cedo que é utilizado em cima de uma base refrigerada em alumínio. As temperaturas baixaram é um facto, mas mesmo assim como já aqui relatei, na semana passada teve um ameaço de morte. Entrou em coma, vá lá.

Sim mas então vamos nós pagar um erro deles ? eu comprei o portátil para a universidade e estou a ver ainda a uni a meio e ele não dura para metade...

Só uma pergunta que gostava de lhes colocar frente a frente. Se o portátil na vez de berrar explodisse algo ou com o aquecimento pode-se queimar alguém, eles retiravam o portátil de mercado?

Possivelmente a resposta é sim, pois poderiam fazer mortes...Ou danos muito graves, mas como "apenas" saimos lesados em meia duzia de € (1000€ para cima ) eles não querem saber...
 
Sim mas então vamos nós pagar um erro deles ? eu comprei o portátil para a universidade e estou a ver ainda a uni a meio e ele não dura para metade...

Só uma pergunta que gostava de lhes colocar frente a frente. Se o portátil na vez de berrar explodisse algo ou com o aquecimento pode-se queimar alguém, eles retiravam o portátil de mercado?

Possivelmente a resposta é sim, pois poderiam fazer mortes...Ou danos muito graves, mas como "apenas" saimos lesados em meia duzia de € (1000€ para cima ) eles não querem saber...

Lê lá com atenção aquilo que escrevi.
 
Boas.
Como eu vos percebo meus amigos..axo que nao conheço ainda nenhuma pessoa que tivesse um g1s e ainda funcione..o tempo de vida util maximo dele deve ser prai 3anos e msm com muito mas muito cuidado.
É pena deitar 1600euros po lixo..axo que a unica soluçao que existe é saber quais lojas ou users que possam fazer reball da board a gráfica a um preço acessível...que nos possam dar garantia do investimento a fazer e aumentar o tempo de vida util do mesmo que no meu caso nao passou os 2.5anos, muito pouco tempo po investimento feito..
quem souber mais informaçoes ou tenha feito tal processo que deixe aki o seu feedback.
cumps
 
Boas.
Como eu vos percebo meus amigos..axo que nao conheço ainda nenhuma pessoa que tivesse um g1s e ainda funcione..o tempo de vida util maximo dele deve ser prai 3anos e msm com muito mas muito cuidado.
É pena deitar 1600euros po lixo..axo que a unica soluçao que existe é saber quais lojas ou users que possam fazer reball da board a gráfica a um preço acessível...que nos possam dar garantia do investimento a fazer e aumentar o tempo de vida util do mesmo que no meu caso nao passou os 2.5anos, muito pouco tempo po investimento feito..
quem souber mais informaçoes ou tenha feito tal processo que deixe aki o seu feedback.
cumps


Não sei se existem lojas que vendam este material, somente algumas pessoas poderão efectivamente vender peças (se ainda se encontrarem em bom estado). Contudo pessoalmente acho que nao vale a pena investir mais dinheiro neste portátil, pois mais uma vez era dinheiro pa deitar fora. Hoje em dia compram-se excelentes portáteis por menos de 900 euros e sem os problemas vergonhosos deste, que sensivelmente há 2, 3 anos atrás custava 1700 euros... O máximo que podemos fazer é tentar remediar a situação como referi no post acima e rezar para ter mais uns "aninhos" de uso.
 
Boas.
Como eu vos percebo meus amigos..axo que nao conheço ainda nenhuma pessoa que tivesse um g1s e ainda funcione..o tempo de vida util maximo dele deve ser prai 3anos e msm com muito mas muito cuidado.
É pena deitar 1600euros po lixo..axo que a unica soluçao que existe é saber quais lojas ou users que possam fazer reball da board a gráfica a um preço acessível...que nos possam dar garantia do investimento a fazer e aumentar o tempo de vida util do mesmo que no meu caso nao passou os 2.5anos, muito pouco tempo po investimento feito..
quem souber mais informaçoes ou tenha feito tal processo que deixe aki o seu feedback.
cumps

O meu então deve ser um recordista. Já vai com 3 anos e 3 meses de uso praticamente diário!!!

A reparação de uma gráfica ou de uma board tem deve ter um custo bastante elevado, tendo em conta que necessita de mão-de-obra e equipamentos especializada. Não deve ser nada fácil encontrar quem faça esse tipo de trabalho a um preço que compense a reparação.
Eu cá desde que a garantia acabou que estou mentalizado que terei que comprar um portátil novo mais dia menos dia.
 
Boas,

Pois, Já ouvi preços de 65euros como de 250euros..por isso nao sei quanto é que verdadeiramente custa fazer e qual o tempo de vida util dpois de feito.
Uma pessoa nem sabe se va gastar mais dinheiro ou tentar vendê-lo para rentabilizar alguma coisa.
Uma coisa é certa, mesmo sabendo que a "culpa" nao é da asus, axo que vou passar a ficar de pé atrás em tudo o que seja asus, da mesma forma que em tempos a HP por outros motivos quando saiu o vista deixou de fornecer drives o que obrigava o consumidor a mudar de equipamento.
Por isso quem pensa em comprar ainda um novo portátil, cuidado para nao comenter o mesmo erro e ficar agarrado daqui a 3anos novamente.
Cumps
 
Neste aspecto em específico a culpa realmente não é da Asus. Mas neste momento a o seu serviço pós-venda é péssimo, e é isso que a mim me preocupa.
Quando compro qualquer produto, sei de antemão que há possibilidade de existirem avarias, e como tal conto que a marca as resolva eficazmente e em tempo útil, que é algo que a Asus não faz.
Voltando um pouco atrás na conversa, sem dúvida alguma que a forma correcta de lidar com a situação teria sido a substituição das gráficas com defeito sem cargos para o cliente, mas como já referi, compreendo que no mundo em que vivemos ninguém faça isso, por razões únicamente económicas. Para mais, não é um caso de vida ou de morte como o que aconteceu recentemente com os Toyotas.
Mas que se deviam ter chegado à frente, lá isso deviam, pois quem fica a arder somos nós e se calhar fazem-me mais falta os €1700 a mim do que uns milhões à Asus e à Nvidia.

Para mais, já foi vezes sem conta reportada a falta de qualidade de construção dos portáteis Asus, sendo que os problemas que daí advém não têm sido infelizmente resolvidos pela marca com a atrás referida eficácia e rapidez.

É isto que me leva a fugir da Asus durante os próximos tempos (comprei há uns meses um monitor Asus, mas custou 1/10 do custo do portátil, e não é de todo imprescindível).
 
Boas,

Pois, Já ouvi preços de 65euros como de 250euros..por isso nao sei quanto é que verdadeiramente custa fazer e qual o tempo de vida util dpois de feito.
Uma pessoa nem sabe se va gastar mais dinheiro ou tentar vendê-lo para rentabilizar alguma coisa.
Uma coisa é certa, mesmo sabendo que a "culpa" nao é da asus, axo que vou passar a ficar de pé atrás em tudo o que seja asus, da mesma forma que em tempos a HP por outros motivos quando saiu o vista deixou de fornecer drives o que obrigava o consumidor a mudar de equipamento.
Por isso quem pensa em comprar ainda um novo portátil, cuidado para nao comenter o mesmo erro e ficar agarrado daqui a 3anos novamente.
Cumps


65€ deve ser o custo de refazer as soldaduras. O problema é que a esse preço deve ser algo caseiro. Há vários exemplos de trabalhos caseiros que deram mais 6 meses de vida perfeitamente normal aos G1S (6 meses média, alguns apenas 3, outros mais de 6). Há quem meta a board no forno, há quem use uma pistola de colar alcatifas apenas no GPU (parece-me mais inteligente já que o resto dos componentes não levam a bujarda), há quem tenha tentado e conseguido com um simples secador de cabelo.
 
Sim, não acredito que por €65 se ponham a reparação profunda. Deve ser mais na onda do que descreveste.
Isso faço eu em casa.

Há quem faça o mesmo nas PS3 que apresentam o YLOD, pois parece que a causa é semelhante à da morte dos G1s.
 
Estive a ver e sabem o que a Mac fez aos portáteis que tinham este problema ?

Deram suporte gratuito durante 4 anos...uma boa atitude, embora que seja um remediar, mas prolongam a vida dos mesmos durante 4 anos ao consumidor
 
Pois lá está, mas a Apple não se pode dar ao luxo de ter problemas desta magnitude com os seus clientes. Não nos esqueçamos que são poucos e fiéis.

As outras marcas, e principalmente a Asus, têm clientes às carradas, e se ficarem 100 000 insatisfeitos por causa de um computador, passados 6 meses já toda a gente se esqueceu e angariam 150 000 novos clientes.

Por outro lado não há comparação entre a qualidade e preço de um Apple e de um Asus. Nem imagino quanto custaria há 3 anos um Mac com as mesmas specs do G1s. Devia ser para aí uns €3000!!!

Quando compramos qualquer produto, no seu preço, para além do material pagamos normalmente (sublinho, normalmente) todos os serviços associados, e se um Mac é mais caro acaba por não ser apenas por ter a maçã na tampa e o chássis em alumínio.
 
Pois lá está, mas a Apple não se pode dar ao luxo de ter problemas desta magnitude com os seus clientes. Não nos esqueçamos que são poucos e fiéis.

As outras marcas, e principalmente a Asus, têm clientes às carradas, e se ficarem 100 000 insatisfeitos por causa de um computador, passados 6 meses já toda a gente se esqueceu e angariam 150 000 novos clientes.

Por outro lado não há comparação entre a qualidade e preço de um Apple e de um Asus. Nem imagino quanto custaria há 3 anos um Mac com as mesmas specs do G1s. Devia ser para aí uns €3000!!!

Quando compramos qualquer produto, no seu preço, para além do material pagamos normalmente (sublinho, normalmente) todos os serviços associados, e se um Mac é mais caro acaba por não ser apenas por ter a maçã na tampa e o chássis em alumínio.

Concordo, mas esta é uma atitude que a Asus deveria seguir e ajudar os clientes, afinal de contas somos nós que mantemos o nome Asus "em pé"
 
O Asus até podia ser 1€! Mas o que interessa é sempre os clientes, mas tanto vendedores, como produtores, olham mais para a sua barriga e deixam os interesses dos clientes por satisfazer.
 
Finalmente recebi hoje um mail da Asus a dizer que o meu portátil está com problemas ou diversos problemas e que me darão um portátil à troca...Apresentaram-me o portátil g60j e queria saber o que acham desta troca...Eu acho que este portátil é muito bom a nível de specs, mas estou com medo de ter problemas...Alguém me pode ajudar neste aspecto? Alguém com um que me possa indicar se o portátil tem problemas? A nível de arrefecimento? Sei lá...

O que acham desta troca? E se eu recusar irão apresentar-me outros melhores ou piores? Posso recusar e exigir o dinheiro?

cumps
 
Eh pá, esse portátil é melhor que o G1s, não há dúvidas.
Quanto à fiabilidade, podes sempre passar no tópico a ele dedicado e veres qual é a opinião geral.

Tendo em conta que eles te estão a propor um computador melhor, não me parece que se cheguem à frente com o dinheiro caso recuses o computador. Mas visto que tens estado em contacto com a DECO e a Defesa do Consumidor, acho que não há nada com pedires opinião de quem percebe do assunto a fundo.

Se aceitares o computador vais é continuar agarrado à Asus, mas é melhor que nada.

Boa sorte
 
Back
Topo