[ASUS G2S] - Problemas com o Vista - BSOD's e Afins

ruizit0

Membro
Bem... a 4 meses atrás comprei um Asus G2S-7R186G, desde então que a maquina sofre de vários problemas a nível do sistema operativo, vários BSOD's sem razão aparente, bloqueios e atrasos no desempenho, estalidos no som... etc
Desde então tem sido uma luta constante entre sistemas operativos, drivers e aplicações para tentar manter a maquina estável.
Hoje escrevo este post, porque ontem finalmente consegui ter a maquina estável e sem os ditos problemas que tem acompanhado a vida do portátil.
Com este post, não só demonstro algum do meu descontentamento com a Asus, como posso vir ajudar alguém na mesma situação que eu, seja com Asus ou qualquer outra marca...
Varias tentativas com a Asus, cheguei abrir RMA mas não enviei o portátil, li bastantes fóruns e afins, as causas podiam ser varias, eu exclui bastantes e fiquei com as que me pareciam mais acertadas:


Causa 1 - Problemas com o sistema de gestão de energia do portátil, incompatibilidades com o Vista ou os ditos Drivers.
Causa 2 - Incompatibilidade entre o Vista e um outro componente de Hardware aleatório
Causa 3 - Problemas com alguns Drivers, nomeadamente do Driver áudio (Realtek) e o Driver gráfico (Nvidia)
Causa 4 - ???


Desde então, o percurso de testes e experiências tem sido o seguinte:

1º Teste
SO: Windows Vista Ultimate 32 Bits OEM (ASUS)
Drivers: Originais do DVD fornecido pela ASUS
Intervenção: Assim que liguei o computador pela primeira vez começaram de imediato os problemas, BSOD's, bloqueios no Sistema Operativo, etc... Decidi formatar e instalar o DVD de Recovery fornecido pela Asus junto com os Drivers também fornecidos no DVD da Asus.
Resultado: Não resolveu rigorosamente nada, os problemas continuaram.


2º Teste
SO: Windows XP SP2 Pro 32 Bits
Drivers: Pacote "caseiro" que circula na net (A Asus não da suporte a XP no G2S)
Intervenção: Descontente com o Vista, decidi formatar novamente e instalar o Windows XP, assim que ficou tudo instalado e configurado, o aumento de desempenho em relação ao Vista foi bastante notável alem de terem desaparecido todos os problemas de bloqueios, BSOD's e afins... mas visto a Asus não dar suporte oficial ao XP, e o TurboMemory , o Remote, e outros componentes não funcionarem a 100% no XP, percebi logo que esta não era a solução final.
Resultado: Bom desempenho global, terminaram os problemas, mas sem suporte ao XP da parte da Asus, e falta de drivers para alguns componentes.


3º Teste
SO: Windows Vista Ultimate 32 Bits
Drivers: Originais do DVD fornecido pela ASUS (excepto os da gráfica e outros que sofreram updates)
Intervenção: Não convencido com a total incompatibilidade do meu pc com o Vista, arranjei uma versão Ultimate sem aquelas tretas do OEM, mais uma vez formatei, instalei tudo direitinho, fiz os updates todos, etc... mas o resultado foi exactamente o mesmo do 1º Teste, de volta ao XP, embora com pouco suporte, sempre fica mais estável.
Resultado: Não resolveu rigorosamente nada, os problemas continuaram, igual ao 1º Teste.


4º Teste
SO: Windows Vista Ultimate SP1 64 Bits OEM (DELL)
Drivers: Alguns originais do DVD da Asus e outros tirados da net
Intervenção: Com a saída do SP1, resolvi voltar a carga e tentar mais uma vez o Vista, mas desta vez para variar, arranjei uma versão 64 Bits, depois de formatado e tudo instalado, notei algumas melhoras a nível de estabilidade, embora ainda sofre-se alguns BSOD's e alguns bloqueios aleatórios e sem razão aparente... isto talvez se deva ao mau suporte ao Vista 64 Bits por parte da Asus, alguns drivers e aplicações vieram do 32 Bits.
Resultado: Sistema mais estável, os problemas resolveram-se em cerca de 30%, mas ainda instavel o suficiente para ser uma solução final


5º Teste
SO: Windows Vista Home Basic SP1 32 Bits
Drivers: Todos tirados do site da Asus, excepto da grafica
Intervenção: Lembrei-me que se tenta-se reduzir ao máximo as "mariquices" do Vista, podia ter um sistema que se aproxima-se ao XP em estabilidade... sendo assim, agarrei no VLite, peguei no Vista Home Basic, e fiz-lhe umas quantas alterações para reduzir o "peso" do Vista em prol do desempenho.
Voltei a formatar, instalei o SP1 na versão Standalone seguido dos Drivers mais actuais fornecidos no site da Asus, (desta vez nao usei nenhum do DVD para o caso de existir algum problema com os fornecidos no DVD), os Drivers da gráfica vieram da laptopvideo2go como em todos os testes excepto o 1º.
Qual o meu espanto, ta a correr a 24horas sem um único BSOD's (por esta altura em qualquer dos testes anteriores, ja tinha sofrido umas dezenas de BSDO's) o sistema apresenta-se super estável, sem grandes problemas de maior, tirando um bloqueio drag & drog e outro no rundll32.
Resultado: Sistema perfeitamente estável após 4 meses de desespero em busca duma solução.



Conclusão:
Será que foi o SP1 que resolveu os meus problemas ? Embora no 64 Bits ter-se apresentado um pouco instavel talvez devido a falta de suporte (drivers)
Será que foi a versão Home Basic do Vista ? Visto ser mais leve, e ter removido bastantes "mariquices"
Será que foi por ter usado TODOS os Drivers fornecidos no site da Asus ? Pode dar-se ao caso de existir algum erro num ATK ou semelhante fornecido no DVD que acompanha o computador.
Sera... sera ... sera ? Não sei!


Próximos Testes:
Repetir o 5º Teste mas desta vez com o Vista Ultimate
Repetir o 5º Teste com o Vista Ultimate e o SP1 integrado de raiz


Nunca tinha tido um problema desta dimensão, já é o terceiro portátil Asus que tenho, e nunca tive estes problemas... será que tive azar no portátil ? Ou será que tive azar ter comprado nesta transição de Sistemas Operativos ? No fórum da Asus pouco ou nenhum suporte é oferecido ao cliente final, o RMA, é para esquecer, sei de casos que em computadores do mesmo modelo que o meu trabalham perfeitamente normal desde o 1º dia, sei de outros com o mesmo problema que eu, e também existe este tipo de problemas em outros portateis fora da marca Asus.
Vou colocando aqui actualizações aos meus testes, pode ser que ajude alguém com o mesmo problema visto isto ser bastante frustrante e qualquer possivel ajuda é uma esperança para a possivel solução :p
 
Tenho um Asus G2sg, comprado à cerca de mês e meio, o qual ao fim de 3 semanas a trabalhar sem problemas, deu para começar a empancar nos jogos, nos filmes e em tudo o que exigisse a gráfica.

Tinha feito testes com o 3Dmark06 quando o comprei e deu cerca de 5900pts, quando detectei o problema e fiz novamente os testes não chegou aos 3000pts, o mais estranho é que o portátil nunca bloqueou nem nunca fez um BSOD.

Fiz o recovery três vezes, utilizando o dvd que vem com o portátil, alterei as drivers, uma das vezes não deixei que o Vista actualizasse, instalei anti-virus diferentes, tentei sem anti-virus, tentei diversas configurações de software e nada, como não tive a mesma paciência que tu e não tenho muitos conhecimentos técnicos, resolvi solicitar a assistência Asus, via telefone tentaram resolver o problema e também não o conseguiram, assim neste momento tenho o portátil na RMA e a ver vamos o que daqui resulta.

Quando houver desenvolvimento do caso, vou dando noticias.
 
Boas... tentaste com os drivers mais actuais da placa grafica ?

Sabes que um dos grandes males dos portateis e' mesmo a actualizaçao dos drivers... nos primeiros meses a marca ainda se digna a lançar actualizações mas depois acaba por morrer... e se te limitas aos drivers que a asus fornece no site vais tar sempre um passo atras...

para a grafica que talvez seja um dos drivers mais importantes tira sempre aqui: http://www.laptopvideo2go.com/
se nao conheces esse site, eles fazem o que a asus devia fazer... agarram nos ultimos drivers lançados pela nvidia e fazem a conversao para portatil

para os restante drivers.. no outro dia descobri um site frances bastante interessante... la podes encontrar os drivers mais recentes para todos os sistemas operativos ...procura a referencia do teu computador ai na lista e escolhe o sistema operativo ... mal sai um driver e' la colocado... o que torna o site de drivers da asus completamente obsoleto... vai aqui: http://croftophile.free.fr/index/rubrique-3.html
 
Olá.... agradeço-te as dicas, mas já tinha tentado com as drivers da Laptopvideo2go e também não deu nada, quanto ao site das drives para os Asus em francês, infelizmente não tem as drivers para o modelo que tenho, de qualquer das formas o portátil foi enviado para a assistência. Agora é esperar e fazer figas.
 
Olá.... agradeço-te as dicas, mas já tinha tentado com as drivers da Laptopvideo2go e também não deu nada, quanto ao site das drives para os Asus em francês, infelizmente não tem as drivers para o modelo que tenho, de qualquer das formas o portátil foi enviado para a assistência. Agora é esperar e fazer figas.

Podes-me dizer quanto tempo demorou a transportadora a levantar o portátil após teres recebido o nº de RMA?

Cumpts
 
Boas,

Levaram 2 dias úteis a vir levantar o portátil, foi na passada terça feira, dia 8 pelas 17:30 e chegou à assistência no dia seguinte.

Acabei de o receber, em matéria de transporte 5 estrelas, resta verificar se o problema foi resolvido, à primeira vista acho que não, só em casa é que poderei tirar as dúvidas.
 
Boas,

Conforme disse no post anterior, que duvidava que o problema tivesse ficado resolvido, assim se veio a verificar.

Quando recebi o computador e o abri, pediu para instalar um controlador, problema que não tinha quando o enviei para a assistência, depois vi que no ambiente de trabalho estava uma imagem, com o valor de um teste 3Dmark06 que atingia os 5500 pts, que foi efectuado pela assistência técnica (ENAME), que apesar de não chegar à pontuação que eu já tinha alcançado (5700 e 5900 Pts) sem overclock nenhum, se aproximava bastante.

Pensei, ok está resolvido, iniciei o 3Dmark06 para efecuar eu um teste e pareceu-me que não estava a correr muito bem, mas como estava no trabalho não o pude levar até ao fim.

Quando cheguei a casa, efectuei os testes do 3DMark06 até ao fim e o resultado foi ... desilusão total, a pontução não chegou aos 2900, exprimentei jogar mas não dá, qual quer jogo que lá meta, arrasta-se a qualquer resolução que tente.

Verifiquei se tinham actualizado algumas drives, ou alterado alguma definição e a única coisa que tinha era um erro no Gestor de Dispositivos referente a um controlador Ethernet, que pelos vistos desinstalaram na assistência.

Liguei para a Ename e a resposta obtida foi: - se o computador continua com problemas ligue para a Assistência Asus.

Ok, assim na 1ª viagem à assistência, nickles, o problema persiste. Amanhã lá vou iniciar novamente o processo. Depois informo, fiquem bem.




mantém-se e eu continuo
 
Eu por acaso tenho um f3s e desde á uns tempos para cá passa a vida a dar problemas. Tenh o vista 32bit, a wireless quando activo ou desactivo ás vezes não funciona: não dá sinal ou mesmo que mexa no butao pa activar/desactivar diz sempre desactivado. :S mesmo reiniciando vezes sem conta depois lá lhe passa mas de vez em quando aconteceme isso..
tava a pensar em largar o vista porque penso que passe também pelo SO muitas vezes empanca e ele n fica com o mesmo desempenho. Qué que acham?

Poderá ser do SO ? ou devo pensar em qualquer coisa como mandar para a ASUS ?
 
Eu por acaso tenho um f3s e desde á uns tempos para cá passa a vida a dar problemas. Tenh o vista 32bit, a wireless quando activo ou desactivo ás vezes não funciona: não dá sinal ou mesmo que mexa no butao pa activar/desactivar diz sempre desactivado. :S mesmo reiniciando vezes sem conta depois lá lhe passa mas de vez em quando aconteceme isso..
tava a pensar em largar o vista porque penso que passe também pelo SO muitas vezes empanca e ele n fica com o mesmo desempenho. Qué que acham?

Poderá ser do SO ? ou devo pensar em qualquer coisa como mandar para a ASUS ?

Cheira-me a problemas de SO. Experimenta formatar, se ficar tudo ok, melhor, se os problemas persistirem, manda para garantia.
 
pois... antes de mandares para RMA ... formata primeiro e mete os ultimos drivers :) ja anda ai o SP1 que tambem vem corrigir algumas coisas....

eu este fim de semana vou testar o windows 2008 server :)
descobri um site interessante como preparar o 2008 pa workstation...
http://www.win2008workstation.com

ja li varios testemunhos ke tem muito mais rendimento que o vista...

alguns sites falam 20% mais rapido ke o vista ehehe
vou tentar a titulo de curiosidade :P
deposi informo
 
Olá....

Eu nunca participei de forum algum.... e sempre fui aquele sanquessunga... via por aí o que diziam e ia lá atrás da resposta....... o que me motivou a escrever aqui foi pq passei por todos os problemas de que tem um ASUS G2S na hora de escolher o sitema certo de instalação.... como foi a partir desse forum que ue entrei no céu e estou imensamente felz com os resultados..... aí vão algumas dicas....

Testei todos os sistemas possíveis de 32 e 64 bits do windows..... e o que apresentou um resultado surpreendente.... surpreendente mesmo... de babar.... foi o novo windows 7 que baixei completinho e em português em http://www.downgratis.com/2009/08/microsoft-windows-7-ultimate-final-x86/ com ativador e tudo.... depois foi só baixar os drives no site francês indicado aqui nesse forum.... http://croftophile.free.fr/index/rubrique-3.html ... pronto.... divirtam-se... pq eu nunca fui tão feliz........ rsrsrsrsrsrsrs
 
Back
Topo