1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[ASUS G2S] - Problemas com o Vista - BSOD's e Afins

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico Portáteis' iniciada por ruizit0, 10 de Abril de 2008. (Respostas: 12; Visualizações: 2468)

1. Bem... a 4 meses atrás comprei um Asus G2S-7R186G, desde então que a maquina sofre de vários problemas a nível do sistema operativo, vários BSOD's sem razão aparente, bloqueios e atrasos no desempenho, estalidos no som... etc
    Desde então tem sido uma luta constante entre sistemas operativos, drivers e aplicações para tentar manter a maquina estável.
    Hoje escrevo este post, porque ontem finalmente consegui ter a maquina estável e sem os ditos problemas que tem acompanhado a vida do portátil.
    Com este post, não só demonstro algum do meu descontentamento com a Asus, como posso vir ajudar alguém na mesma situação que eu, seja com Asus ou qualquer outra marca...
    Varias tentativas com a Asus, cheguei abrir RMA mas não enviei o portátil, li bastantes fóruns e afins, as causas podiam ser varias, eu exclui bastantes e fiquei com as que me pareciam mais acertadas:

Causa 1 - Problemas com o sistema de gestão de energia do portátil, incompatibilidades com o Vista ou os ditos Drivers.
    Causa 2 - Incompatibilidade entre o Vista e um outro componente de Hardware aleatório
    Causa 3 - Problemas com alguns Drivers, nomeadamente do Driver áudio (Realtek) e o Driver gráfico (Nvidia)
    Causa 4 - ???

Desde então, o percurso de testes e experiências tem sido o seguinte:

1º Teste
    SO: Windows Vista Ultimate 32 Bits OEM (ASUS)
    Drivers: Originais do DVD fornecido pela ASUS
    Intervenção: Assim que liguei o computador pela primeira vez começaram de imediato os problemas, BSOD's, bloqueios no Sistema Operativo, etc... Decidi formatar e instalar o DVD de Recovery fornecido pela Asus junto com os Drivers também fornecidos no DVD da Asus.
    Resultado: Não resolveu rigorosamente nada, os problemas continuaram.

2º Teste
    SO: Windows XP SP2 Pro 32 Bits
    Drivers: Pacote "caseiro" que circula na net (A Asus não da suporte a XP no G2S)
    Intervenção: Descontente com o Vista, decidi formatar novamente e instalar o Windows XP, assim que ficou tudo instalado e configurado, o aumento de desempenho em relação ao Vista foi bastante notável alem de terem desaparecido todos os problemas de bloqueios, BSOD's e afins... mas visto a Asus não dar suporte oficial ao XP, e o TurboMemory , o Remote, e outros componentes não funcionarem a 100% no XP, percebi logo que esta não era a solução final.
    Resultado: Bom desempenho global, terminaram os problemas, mas sem suporte ao XP da parte da Asus, e falta de drivers para alguns componentes.

3º Teste
    SO: Windows Vista Ultimate 32 Bits
    Drivers: Originais do DVD fornecido pela ASUS (excepto os da gráfica e outros que sofreram updates)
    Intervenção: Não convencido com a total incompatibilidade do meu pc com o Vista, arranjei uma versão Ultimate sem aquelas tretas do OEM, mais uma vez formatei, instalei tudo direitinho, fiz os updates todos, etc... mas o resultado foi exactamente o mesmo do 1º Teste, de volta ao XP, embora com pouco suporte, sempre fica mais estável.
    Resultado: Não resolveu rigorosamente nada, os problemas continuaram, igual ao 1º Teste.

4º Teste
    SO: Windows Vista Ultimate SP1 64 Bits OEM (DELL)
    Drivers: Alguns originais do DVD da Asus e outros tirados da net
    Intervenção: Com a saída do SP1, resolvi voltar a carga e tentar mais uma vez o Vista, mas desta vez para variar, arranjei uma versão 64 Bits, depois de formatado e tudo instalado, notei algumas melhoras a nível de estabilidade, embora ainda sofre-se alguns BSOD's e alguns bloqueios aleatórios e sem razão aparente... isto talvez se deva ao mau suporte ao Vista 64 Bits por parte da Asus, alguns drivers e aplicações vieram do 32 Bits.
    Resultado: Sistema mais estável, os problemas resolveram-se em cerca de 30%, mas ainda instavel o suficiente para ser uma solução final

5º Teste
    SO: Windows Vista Home Basic SP1 32 Bits
    Drivers: Todos tirados do site da Asus, excepto da grafica
    Intervenção: Lembrei-me que se tenta-se reduzir ao máximo as "mariquices" do Vista, podia ter um sistema que se aproxima-se ao XP em estabilidade... sendo assim, agarrei no VLite, peguei no Vista Home Basic, e fiz-lhe umas quantas alterações para reduzir o "peso" do Vista em prol do desempenho.
    Voltei a formatar, instalei o SP1 na versão Standalone seguido dos Drivers mais actuais fornecidos no site da Asus, (desta vez nao usei nenhum do DVD para o caso de existir algum problema com os fornecidos no DVD), os Drivers da gráfica vieram da laptopvideo2go como em todos os testes excepto o 1º.
    Qual o meu espanto, ta a correr a 24horas sem um único BSOD's (por esta altura em qualquer dos testes anteriores, ja tinha sofrido umas dezenas de BSDO's) o sistema apresenta-se super estável, sem grandes problemas de maior, tirando um bloqueio drag & drog e outro no rundll32.
    Resultado: Sistema perfeitamente estável após 4 meses de desespero em busca duma solução.

Conclusão:
    Será que foi o SP1 que resolveu os meus problemas ? Embora no 64 Bits ter-se apresentado um pouco instavel talvez devido a falta de suporte (drivers)
    Será que foi a versão Home Basic do Vista ? Visto ser mais leve, e ter removido bastantes "mariquices"
    Será que foi por ter usado TODOS os Drivers fornecidos no site da Asus ? Pode dar-se ao caso de existir algum erro num ATK ou semelhante fornecido no DVD que acompanha o computador.
    Sera... sera ... sera ? Não sei!

Próximos Testes:
    Repetir o 5º Teste mas desta vez com o Vista Ultimate
    Repetir o 5º Teste com o Vista Ultimate e o SP1 integrado de raiz

Nunca tinha tido um problema desta dimensão, já é o terceiro portátil Asus que tenho, e nunca tive estes problemas... será que tive azar no portátil ? Ou será que tive azar ter comprado nesta transição de Sistemas Operativos ? No fórum da Asus pouco ou nenhum suporte é oferecido ao cliente final, o RMA, é para esquecer, sei de casos que em computadores do mesmo modelo que o meu trabalham perfeitamente normal desde o 1º dia, sei de outros com o mesmo problema que eu, e também existe este tipo de problemas em outros portateis fora da marca Asus.
    Vou colocando aqui actualizações aos meus testes, pode ser que ajude alguém com o mesmo problema visto isto ser bastante frustrante e qualquer possivel ajuda é uma esperança para a possivel solução :p

2. AQuina

AQuina Power Member

Tenho um Asus G2sg, comprado à cerca de mês e meio, o qual ao fim de 3 semanas a trabalhar sem problemas, deu para começar a empancar nos jogos, nos filmes e em tudo o que exigisse a gráfica.

Tinha feito testes com o 3Dmark06 quando o comprei e deu cerca de 5900pts, quando detectei o problema e fiz novamente os testes não chegou aos 3000pts, o mais estranho é que o portátil nunca bloqueou nem nunca fez um BSOD.

Fiz o recovery três vezes, utilizando o dvd que vem com o portátil, alterei as drivers, uma das vezes não deixei que o Vista actualizasse, instalei anti-virus diferentes, tentei sem anti-virus, tentei diversas configurações de software e nada, como não tive a mesma paciência que tu e não tenho muitos conhecimentos técnicos, resolvi solicitar a assistência Asus, via telefone tentaram resolver o problema e também não o conseguiram, assim neste momento tenho o portátil na RMA e a ver vamos o que daqui resulta.

Quando houver desenvolvimento do caso, vou dando noticias.

3. Boas... tentaste com os drivers mais actuais da placa grafica ?

Sabes que um dos grandes males dos portateis e' mesmo a actualizaçao dos drivers... nos primeiros meses a marca ainda se digna a lançar actualizações mas depois acaba por morrer... e se te limitas aos drivers que a asus fornece no site vais tar sempre um passo atras...

para a grafica que talvez seja um dos drivers mais importantes tira sempre aqui: http://www.laptopvideo2go.com/
    se nao conheces esse site, eles fazem o que a asus devia fazer... agarram nos ultimos drivers lançados pela nvidia e fazem a conversao para portatil

para os restante drivers.. no outro dia descobri um site frances bastante interessante... la podes encontrar os drivers mais recentes para todos os sistemas operativos ...procura a referencia do teu computador ai na lista e escolhe o sistema operativo ... mal sai um driver e' la colocado... o que torna o site de drivers da asus completamente obsoleto... vai aqui: http://croftophile.free.fr/index/rubrique-3.html

4. AQuina

AQuina Power Member

Olá.... agradeço-te as dicas, mas já tinha tentado com as drivers da Laptopvideo2go e também não deu nada, quanto ao site das drives para os Asus em francês, infelizmente não tem as drivers para o modelo que tenho, de qualquer das formas o portátil foi enviado para a assistência. Agora é esperar e fazer figas.

5. ViCio

ViCio Power Member

Podes-me dizer quanto tempo demorou a transportadora a levantar o portátil após teres recebido o nº de RMA?

Cumpts

6. AQuina

AQuina Power Member

Boas,

Levaram 2 dias úteis a vir levantar o portátil, foi na passada terça feira, dia 8 pelas 17:30 e chegou à assistência no dia seguinte.

Acabei de o receber, em matéria de transporte 5 estrelas, resta verificar se o problema foi resolvido, à primeira vista acho que não, só em casa é que poderei tirar as dúvidas.

7. AQuina

AQuina Power Member

Boas,

Conforme disse no post anterior, que duvidava que o problema tivesse ficado resolvido, assim se veio a verificar.

Quando recebi o computador e o abri, pediu para instalar um controlador, problema que não tinha quando o enviei para a assistência, depois vi que no ambiente de trabalho estava uma imagem, com o valor de um teste 3Dmark06 que atingia os 5500 pts, que foi efectuado pela assistência técnica (ENAME), que apesar de não chegar à pontuação que eu já tinha alcançado (5700 e 5900 Pts) sem overclock nenhum, se aproximava bastante.

Pensei, ok está resolvido, iniciei o 3Dmark06 para efecuar eu um teste e pareceu-me que não estava a correr muito bem, mas como estava no trabalho não o pude levar até ao fim.

Quando cheguei a casa, efectuei os testes do 3DMark06 até ao fim e o resultado foi ... desilusão total, a pontução não chegou aos 2900, exprimentei jogar mas não dá, qual quer jogo que lá meta, arrasta-se a qualquer resolução que tente.

Verifiquei se tinham actualizado algumas drives, ou alterado alguma definição e a única coisa que tinha era um erro no Gestor de Dispositivos referente a um controlador Ethernet, que pelos vistos desinstalaram na assistência.

Liguei para a Ename e a resposta obtida foi: - se o computador continua com problemas ligue para a Assistência Asus.

Ok, assim na 1ª viagem à assistência, nickles, o problema persiste. Amanhã lá vou iniciar novamente o processo. Depois informo, fiquem bem.

mantém-se e eu continuo

8. MaNuS

MaNuS Power Member

Eu por acaso tenho um f3s e desde á uns tempos para cá passa a vida a dar problemas. Tenh o vista 32bit, a wireless quando activo ou desactivo ás vezes não funciona: não dá sinal ou mesmo que mexa no butao pa activar/desactivar diz sempre desactivado. :S mesmo reiniciando vezes sem conta depois lá lhe passa mas de vez em quando aconteceme isso..
    tava a pensar em largar o vista porque penso que passe também pelo SO muitas vezes empanca e ele n fica com o mesmo desempenho. Qué que acham?

Poderá ser do SO ? ou devo pensar em qualquer coisa como mandar para a ASUS ?

9. ViCio

ViCio Power Member

Cheira-me a problemas de SO. Experimenta formatar, se ficar tudo ok, melhor, se os problemas persistirem, manda para garantia.

10. MaNuS

MaNuS Power Member

Pois tenho de ver isso..

11. pois... antes de mandares para RMA ... formata primeiro e mete os ultimos drivers :) ja anda ai o SP1 que tambem vem corrigir algumas coisas....

eu este fim de semana vou testar o windows 2008 server :)
    descobri um site interessante como preparar o 2008 pa workstation...
    http://www.win2008workstation.com

ja li varios testemunhos ke tem muito mais rendimento que o vista...

alguns sites falam 20% mais rapido ke o vista ehehe
    vou tentar a titulo de curiosidade :P
    deposi informo

12. nao curti muito o 2008 server...
    tireilhe a placa do turbo memory e instalei\lhe o xp sp3 e ta andar nem mexo mais!!!

13. Olá....

Eu nunca participei de forum algum.... e sempre fui aquele sanquessunga... via por aí o que diziam e ia lá atrás da resposta....... o que me motivou a escrever aqui foi pq passei por todos os problemas de que tem um ASUS G2S na hora de escolher o sitema certo de instalação.... como foi a partir desse forum que ue entrei no céu e estou imensamente felz com os resultados..... aí vão algumas dicas....

Testei todos os sistemas possíveis de 32 e 64 bits do windows..... e o que apresentou um resultado surpreendente.... surpreendente mesmo... de babar.... foi o novo windows 7 que baixei completinho e em português em http://www.downgratis.com/2009/08/microsoft-windows-7-ultimate-final-x86/ com ativador e tudo.... depois foi só baixar os drives no site francês indicado aqui nesse forum.... http://croftophile.free.fr/index/rubrique-3.html ... pronto.... divirtam-se... pq eu nunca fui tão feliz........ rsrsrsrsrsrsrs

Partilhar esta Página