Asus G512L - Ecrã com glitchs

4tires

Membro
Olá malta,

Tenho um portátil que o ecrã deixou de funcionar corretamente, aparecem linhas horizontais no topo, por vezes existe lag e a imagem fica por vezes meio transparente com o que apareceu no ecrã anteriormente. Ao ligar HDMI à televisão já não acontece nada disto, funciona normalmente.

Fui à loja de informática aqui do bairro, descrevi o problema, o funcionário só viu o ecrã, não chegou a ligar ou a abrir a tampa do portátil e disse-me que tinha de substituir o ecrã. Como o ecrã é de 144hz o orçamento seria de 280€ incluindo mão de obra e 10 dias no mínimo (deu-me opção de 60hz por 180€ mas não estou interessado).

Infelizmente deixou de estar no prazo de garantia há 3 meses.
O preço original (em black friday) foi de 1400€.

Modelo: ASUS ROG STRIX G15 G512L G512LU-70AT6PB1

Precisava da vossa ajuda para perceber qual o melhor caminho:
1.1 Gastar os 280€ na substituição do ecrã (Estou com receio que mais tarde o problema se repita, porque não sei o que causou esta avaria.)
1.2 Tentar vender o portátil para recuperar algum valor (a quem?) e:
1.2.1 Comprar outro portátil com especificações parecidas
1.2.2 Comprar um desktop (porque me apercebi que a mobilidade não é tão importante para mim e fica mais barato)
1.3 Comprar um monitor e um teclado externo para continuar a usar o mesmo portátil (Tenho dúvidas se a nivel ergonómico ficarei satisfeito).

Deixo aqui umas fotos do problema:
qLGqwOk.jpg


CJz7n3b.jpg
 
Boas, não sei se será o caso, mas se mexeres o monitor pra trás ou pra frente ele pisca ou acontece algo que descreves enquanto o mexes?

Se sim, pode ser só um flat cable das dobradiças que esteja a partir.

Caso não aconteça nada enquanto mexes no ecrã pode ser mesmo ele a ir a vida... Podes sempre fazer uma pesquisa pelo mesmo ecrã, ver o preço, ver como se troca e faz tu em casa caso o preço valha a pena e sejas bom com as mão ;)
 
Ao mexer não faz diferença, ele começou a dar problemas há ~7 dias, só que era sempre quando eu ligava o ecrã do portátil (ao ligar o PC/iniciar sessão depois de estar suspendido), passado um bocado estabilizava e eu até jogava Far Cry 6 na boa. Só que no fim de semana ficou assim permanentemente...

Sabes o que pode ter causado este problema? É normal o ecrã durar tão pouco tempo?

Obrigado pelos conselhos.
 
Podia ter algum defeito, dai durar menos, eu tenho um ecrã comigo (não portátil) da LG que deve estar a fazer uns 15 ou 16 anos, é um monitor secundário, mas ainda rola e com boa imagem, sem um pixel queimado...

Costumas fechar o PC com ele ligado? As vezes o calor em excesso pode fazer ao caso...
 
Então é ver o resto, preços do ecrã e ver se é difícil de trocar e trocar tu... Com uma pesquisa rápida vi que há monitores de 240hz (não sei se compatíveis com o teu pc) por menos de 100€...
 
Olá, só para dar um pequeno update. Eu deixei o portátil na Worten Resolve há 2 semanas, deram-me agora novidades, eles enviaram para a marca diagnosticar o problema e dizem-me que é uma avaria da placa que tem uma falha intermitente. Eles dizem que não conseguem especificar mais qual é o problema e que o custo do arranjo é maior que o valor do computador (~1400€).

Sinceramente estou com muitas dúvidas quanto a este diagnóstico porque quando liguei o PC por HDMI nunca houve qualquer problema intermitente ... vou exprimentar outra vez quando for lá buscar o computador se ainda consigo ligar ao monitor externo.
 
O flat cable que liga o monitor da board está em bom estado nos dois lados por trás do LCD?
Tens algum derrame de líquidos em algum mosfet ou "capacitor/resitor"?
exemplo de resistencia: Resistor SMD 1R 5% 1206 (1/4W)
exemplo de capatitor : Smd Capacitor Sizes 0402
exemplo de mosfet: STP36NF06 Transistor N-MOSFET 60V 30A 70W
 
Última edição:
Olá, apenas para dar um update. Fui ontem buscar o portátil e já recebi o relatório técnico da Worten Resolve que diz:
Anomalias identificadas: Testes efectuados ao equipamento com sucesso, conforme parâmetros definidos pela marca. É necessário a substituição da placa principal que apresenta avaria intermitente , LCD esta funcional
Assim que cheguei a casa liguei o PC e até agora tem estado como novo ... vou rezar para que assim continue por muito tempo
Se voltar a ter problemas no ecrã acho que vou comprar um monitor e um teclado para remediar a situação.
Obrigado a todos pelos vossos conselhos!
 
Ainda bem :) mas sim, um monitor externo irá solucionar o problema de forma bem mais em conta...tendo em atenção que a gráfica está ok :)
 
Back
Topo