Motherboard ASUS/Gigabyte/MSI New AMD Motherboards (AM3 + DDR3/2)

DJ_PAPA

Power Member
ASUS is reportedly preparing eight new motherboards based on the AM3/AM2+ sockets, ready for AMD's 45nm desktop CPUs. While two of these have already caught the media's attention, there are more. Tabled below are the eight motherboards based on the AMD 7-series chipsets, the ASUS M4A series, and NVIDIA nForce 700 series (and 900 series chipsets, if the "980a SLI" reference in the table isn't a typo), the ASUS M4N series.

Getting into some details, the M4A79-T is the high-end AMD CrossFireX supportive platform based on the AMD 790FX + SB750 chipset, that supports dual-channel DDR3-1600 (OC) memory. It will feature four PCI-Express x16 slots. The M4A79 Deluxe supports DDR2 memory. It is known that the upcoming AM3 socket Phenom II processors will be backwards compatible with AM2+ (DDR2) platforms. The M4A78T-E is the based on the AMD 790GX + SB750 chipset, it supports DDR3. The M4A78-E supports DDR2, while being based on the same chipset. The M4N series motherboards, start from the 3-way SLI supportive M4N82 Deluxe based on the 780a/980a SLI chipset, again it isn't known if the chart sourced has a typo. There is the M4N72-E based on the nForce 750a SLI, and finally the M4N78 Pro. All the M4N motherboards support DDR2 memory.

108a.jpg


asus_m4a79t_deluxe_copy.jpg


http://www.techpowerup.com/81303/AS...MD_Motherboards_Under_the_M4A_M4N_Series.html

980a novo ***** da Nvidia?
So 2 dos 8 modelos vao ter DDR3 - 790FX/GX + SB750.
 
Última edição:
boas, uma questao que me atormenta ha muito :P (que provavelmente deveria estar na secçao de duvidas =P) aí na tabela das boards DDR3 diz que suporta 1066/1333MHz e 1600MHz OC... a gente pode la por dimms de 1600mhz à vontade ou é preciso algumas definiçoes/alteraçoes na bios?
 
boas, uma questao que me atormenta ha muito :P (que provavelmente deveria estar na secçao de duvidas =P) aí na tabela das boards DDR3 diz que suporta 1066/1333MHz e 1600MHz OC... a gente pode la por dimms de 1600mhz à vontade ou é preciso algumas definiçoes/alteraçoes na bios?

em principio necessitas de configurar as memórias à pata para trabalharem a essa velocidade (daí o OC). Era como usar DDR2 1066 nos X2 que só suportavam oficialmente até 800
 
E preços?? Nada... Ando na net á 3 dias á procura de preços para as Motherboards AM3 mas pelos vistos ainda não se sabe de nada... Espero que não saiam muito depois de sairem os phenom II...
cumpz
 
É impressão minha ou segue a tendência das boards actuais?

Os chipset´s mais fracos trazem sempre VGA onboard.. Quem quiser investir pouco dinheiro numa board as escolhas para um chipset minimamente decente sem VGA são muito limitadas

A escolha recai quase sempre num chipset mais económico com VGA ou chipset mais performance sem VGA (mas a custo elevado).. E um chipset mais económico mas sem VGA "à força"? :P
 
E preços?? Nada... Ando na net á 3 dias á procura de preços para as Motherboards AM3 mas pelos vistos ainda não se sabe de nada... Espero que não saiam muito depois de sairem os phenom II...
cumpz

As boards actuais desde que tenham Bios update suportam CPU AM3 ;)

O que se calhar estas a procura é das novas boards renovadas com melhores componentes, e essas devem estar ai ja prontas a lançar.

A grande novidade por agora é as AM3 + DDR3, mas isto so se quiseres investir em DDR3 caso contrario as boards no mercado suportam AM3.
 
Última edição:
As boards actuais desde que tenham Bios update suportam CPU AM3 ;)

O que se calhar estas a procura é das novas boards renovadas com melhores componentes, e essas devem estar ai ja prontas a lançar.

A grande novidade por agora é as AM3 + DDR3, mas isto so se quiseres investir em DDR3 caso contrario as boards no mercado suportam AM3.

Pois... Era mesmo sobre AM3+DDR3 a que me refiro... Peço desculpa por não ter sido explicito.
Eu tenho um PC jeitoso, como podem ver no meu system ao lado, mas como era para durar pelo menos até ao 3º ano da universidade (tou no 11º ano), os compobnentes que uso perderam muito desempenho e então estou a pensar em vender a motherboard, ram e cpu (Gráfica também, mas mais para a frente) e comprar um kit Phenom II+DDR3 por ser mais recente.
cumpz
 
espero que nunca, senão sou obrigado a comprar uma controladora


quanto ao 980a ponho o meu dinheiro em typo

Eu a 2 anos que só uso dispositivos SATA e discos então já a 4 ou 5.... Aos bocados fui despachando aos poucos o material IDE 1º os discos e por fim as drivers ópticas e nunca propositadamente, sempre upgrades.

Portanto só fica agarrado a "velharia" do IDE só quem quer, porque são custos quase irrisórios.

E é bom que se despachem que daqui a 2-3 anos vai tudo arder. E já temos boards no mercado sem IDE nem disquete.

Sobre as boards apresentadas, qual a lógica de chamar "AM3" a uma board com DDR2?
 
Eu no meu caso, tive de encostar durante algumas semanas a PS3 porque a motherboard só tem 1* IDE e todas as drives ópticas que tenho são IDE, logo o PC não funcionava! Tive de usar o SATA da PS LOL.

Por isso acho MUITO mal estarem a tirar as portas IDE das MB!
 
Sim....nada substitui o meu Plextor 716:P

pois, também tenho um, já tentei procurar um 716sa, mas pagar para ter o mesmo equipamento só por causa das conecções é uma autentica estupidez. E além desse ainda tenho um premium que esse sim não há volta a dar, porquê que tenho de "atirar equipamento fora" só porque meia dúzia de senhores acham que o PATA é desnecessário ou porque cerca de 10% dos utilizadores de pcs já não têm equipamentos desses.

quantos a chamarem boards am3 às que que são am2+ com suporte para am3 é claro que é só marketing, mas acaba por enganar muita gente.
 
Sobre as boards apresentadas, qual a lógica de chamar "AM3" a uma board com DDR2?

Quem da nome as boards sao os CPU´s e como o CPU AM3 tem controlador de memoria DDR2/3 vai haver 2 suportes de memoria.
Como tb actualmente o DDR2 é muito mais barato e popular nao interessa muito puxar á força o DDR3.
Esse papel vai ficar para a nova serie de *****´s da AMD series 800.

O mercado também esta a migrar cada vez mais para CPU + Board AMD maioritariamente. A Nvidia nem sequer apresenta nenhuma board AM3 + DDR3.
 
Back
Topo