Gráfica Asus "HD3850 X3" revealed

Sim... também já pensei nisso. Mas penso que isso é mais a capacidade do GPU em gerar pixeis em cada ciclo de relogio (se estou errado corrijam-me).
g80-logic-layout.jpg

streamingprocs.jpg

Penso que esta imagem suporta a minha ideia de que são pequenos "processadores" todos dentro de um core
Primeira imagem em grande
Segunda imagem em grande
 
Última edição:
Essas gráficas não estão soldadas. Estão conectadas por portas MXM de portáteis. É o que eu digo: querem universalizar as gráficas tanto nos desktops como nos portáteis. Isso era muito à frente!:003:
 
Essas gráficas não estão soldadas. Estão conectadas por portas MXM de portáteis. É o que eu digo: querem universalizar as gráficas tanto nos desktops como nos portáteis. Isso era muito à frente!:003:
Penso que não,simplesmente foi uma maneira rápida de colocar 3 cores na mesma gráfica porque se pusessem no mesmo PCB ficaria muito grande e em dois PCB's teria que ser um PCB à la HD3870X2 e ainda outra por cima
 
A AMD não tem nada haver com isso. Não é oficial ;)

É uma versão experimental, feita pela ASUS. Tal como edições dual GPU do passado que não as oficiais (7950 GX2, 3870x2,9800GX2).

Nem se sabe se virá a ver a luz do dia.

O próprio aspecto mostra isso, mostrando claramente que é um protótipo. Só não percebo porque não pensaram numa edição X4, já que tem espaço.

O uso de WC é estranho, já que GPU's mobile são bem mais frescas. Nas tantas meteram RV670 normais e não mobile.

O uso de placas MXM não é mal pensado, mas preferia que fosse tudo soldado onboard, mas utilizando as mesmas GPU "mobile e algumas optimizações para reduzir o consumo.

Faziam isso dual PCB, com o cooler no meio, a lá 9800 GX2, com as memória voltadas para fora (como neste protótipo, as memórias estão do outro lado do PCB do GPU), de modo a reduzir o output de calor, e talvez tinha um produto quad-crossfire realmente interessante.
Hum...não sabia que as fabricantes podiam fazer isso...

E também não me tinha ocorrido dessa de placas de portátil para desktop...
Mas tal como dizes...não me parece muito bem aproveitado :)

Sempre a aprender ;)
 
Secalhar estão a tentar desenvolver um novo tipo de produto, em que o pessoal compra a gráfica base, que serve de "motherboard gráfica" e depois se quiser vai investindo em upgrades com MXMs.. ainda pode ser muito preliminar, mas tb n sabemos onde os avanços tecnologicos iram levar aquels pequenas graficas, que depois alimentadas pela placa base poderiam ter um enorme boost! Certamente que fora dos portateis elas podem ser bem puxadas.

Mas claro k actualmente não é viavel.. mas tem de se começar por algum lado.
 
Secalhar estão a tentar desenvolver um novo tipo de produto, em que o pessoal compra a gráfica base, que serve de "motherboard gráfica" e depois se quiser vai investindo em upgrades com MXMs.. ainda pode ser muito preliminar, mas tb n sabemos onde os avanços tecnologicos iram levar aquels pequenas graficas, que depois alimentadas pela placa base poderiam ter um enorme boost! Certamente que fora dos portateis elas podem ser bem puxadas.

Mas claro k actualmente não é viavel.. mas tem de se começar por algum lado.
Tirando os preços destas placas MXM mais a da placa-mãe seriam maiores que comprar logo uma gráfica como a 8800GT
 
A ideia de se usar "slots" para GPU é interessante, podia-se ir trocando so o "core" e o circuito de alimentação (podia ser programavel) mantinha-se. Mas tendo eles como objectivo fazer dinheiro, rende muito mais vender o sistema completo que apenas o core. Além disso, seriam como as motherboards, que actualmente mudam de socket, chipset etc como quem muda de cuecas.

Tem todo o ar de ser uma protótipo. Digo que é protótipo pois aquilo parece que se lembraram de juntar 3 gpus pa ver o que dava. A maneira rápida de os juntar, já que o pcb da placa principal já estava desenhado, era juntar ali umas fichas MXM, meter uns circuitos para ligar a coisa e pronto, junta-se mais 2 GPUs em pouco tempo de projecto. Parecem mais remendos que um sistema criado de raiz.

Quanto ao futuro serem placas identicas para desktop e laptop parece-me inviável. São conceitos diferentes. Num laptop quer-se autonomia, no desktop desempenho. Apesar de haver esquemas para melhorar os dois, é impossivel ter os dois ao mesmo tempo.
 
Um verdadeiro pequeno monstrinho!...:D

24000+ marks... vai lá vai... eu já tenho de me contentar com os 4000 marks da minha 8600M GT overclockada para poder jogar o Crysis...:-D

EDIT: e ainda mesmo assim a gráfica está capada a PCI-x 8x...
 
Um verdadeiro pequeno monstrinho!...:D

24000+ marks... vai lá vai... eu já tenho de me contentar com os 4000 marks da minha 8600M GT overclockada para poder jogar o Crysis...:-D

EDIT: e ainda mesmo assim a gráfica está capada a PCI-x 8x...
Aqui invés de 4000Marks é 1XXXMarks :-D
Btw,
24000Marks em default(?) é muito bom,melhor se fosse com OC =Z
Cumps
 
sao mais 25000 marks do que 24000 marks (24900 marks ) mas ja é com a grafica em OC (diz la no GPU-Z)

mas e um excelente resultado no 3dmark 2006 , fez mais que uma 9800GX2 Overclokada (9800GX2 com OC e QX9650 a 4300mhz faz ~23200 marks )

agora interessa é saber o desempenho nos jogos ....

cumps
 
Última edição:
Mesmo assim... Imaginem o preço disso $559 para aí?

Eu não comprava isso, preferia investir em 2 8800GTS 512MB, que estão agora ao preço das 8800GT, ficava-me a 460€ mais ou menos.
 
Mesmo assim... Imaginem o preço disso $559 para aí?

Eu não comprava isso, preferia investir em 2 8800GTS 512MB, que estão agora ao preço das 8800GT, ficava-me a 460€ mais ou menos.
Preço deve ser de 3x HD3850 256MB , mais coisa menos coisa.

Não deve de ser superior ao preço da HD3870x2 em muitos €, praí 400€ :-D
 
sao mais 25000 marks do que 24000 marks (24900 marks ) mas ja é com a grafica em OC (diz la no GPU-Z)

mas e um excelente resultado no 3dmark 2006 , fez mais que uma 9800GX2 Overclokada (9800GX2 com OC e QX9650 a 4300mhz faz ~23200 marks )

agora interessa é saber o desempenho nos jogos ....

cumps
Penso que seja normal afinal sempre são 3 GPU's vs 2GPU's,além de que com o CrossFire X os problemas com os 3 cores à partida estão resolvidos,nos jogos vai ser como se tem tornado costume com as X2,muitos marks e nos jogos já não é a mesma coisa
 
MXM são graficas para portateis? No caso dos portateis que tem gráfica dedicada , os MXM são soldados no portatil ou é como se ve nessa placa, tipo encaixe ? Secalhar este projecto tem cm base uma busca de how-to, era bom , n sei se já nao existe a possibilidade dos portateis poder ter esse tipo de encaixe e mudarmos a grafica com os mxm quando saissem novos, nao sei, tou a falar com desconhecimento de causa, mas isto terá alguma vantagem e nao será apenas show off.
 
MXM são graficas para portateis? No caso dos portateis que tem gráfica dedicada , os MXM são soldados no portatil ou é como se ve nessa placa, tipo encaixe ? Secalhar este projecto tem cm base uma busca de how-to, era bom , n sei se já nao existe a possibilidade dos portateis poder ter esse tipo de encaixe e mudarmos a grafica com os mxm quando saissem novos, nao sei, tou a falar com desconhecimento de causa, mas isto terá alguma vantagem e nao será apenas show off.
Penso que seja possível o encaixe de gráficas novas mas como são tão caras provavelmente não têm procura
 
Hum e porque serão mais caras, visto que são menos potentes que as versoes desktop ?
Por causa da dimuiçao de tamanho, de consumo, que por consequencia, diminuiçao nas temperaturas? Pequena procura? Penso que o mundo dos portateis deveria de seguir esse caminho, pois é mau quando compramos um ptt topo de gama ou nao e quando saem jogos novos ou aplicaçoes que a grafica nao aguente, tenha-s que comprar um ptt completamente novo, eu se tiver uma casa mas n gostar de um quarto, n vou mudar de casa, mudo apenas o quarto...penso que é comum esta analogia...
 
Back
Topo