ASUS K401UQ (comparativo com HP OMEN)

viperbruno

Suspenso
Este foi o portátil de substituição ao HP OMEN 15-ax004np, ambos comprados ao valor de 799€.

Para já impressões gerais entre um portátil gamer e um mais convencional:

  • O peso: 1,65 Kg versus 2,2 Kg (nota-se bem a diferença)
  • A carcaça: Em alumínio excepto moldura do ecrã versus plástico
  • Ventoinha: Ambos usam toda a zona traseira para a ventilação. O ASUS activa mais a ventoinha mas mantem sempre à mesma velocidade e é silenciosa q.b
  • Teclado: O ASUS não têm teclado numérico e fala o LED no CAPS LOCK. No entanto o feedback das teclas é mais do meu agrado do que o HP.
  • Ecrã: Parecem-me bastante equilibrados neste campo. Diria que este têm mais cor, já o HP parece ter uma melhor retroiluminação.
  • Som: O HP aqui ganha sem dúvidas. Não me queixo do ASUS mas o som do HP surpreende para portátil.
  • Performance: Obviamente que o HP era superior mas será o suficiente para justificar os itens acima? Tirem as conclusões por vocês próprios:
HP: http://www.userbenchmark.com/userrun/2308015
ASUS: http://www.userbenchmark.com/UserRun/2420803

EDIT: Após optimizar o sistema
http://www.userbenchmark.com/UserRun/2423616
 
Última edição:
Apesar de em teoria o i7 ter mais clock, o i5 têm mais cache, mais núcleos o que deveria dar uma vantagem. Mas não é isso que se verifica porque esta 7ª geração é muito mais eficiente, com consumos energéticos de até 3x menos!

Mais tarde tentarei ver quanto a bateria dura deste ASUS.
 
ele têm um i7 ULV = ultra low voltage.. Isso é que vai fazer com que seja mais eficiente, um i7-6500U é mais eficiente que um i7-6700HQ , mas mais fraco..
 
ele têm um i7 ULV = ultra low voltage.. Isso é que vai fazer com que seja mais eficiente, um i7-6500U é mais eficiente que um i7-6700HQ , mas mais fraco..

Sim, claro. Mas o que cria demonstrar é que face ao que um processador gasta em relação ao outro, em termos de performance a diferença não é muita. A melhor analogia é um motor 2.0 com 120cv e um motor 1.2 com 100cv, o motor 1.2 deverá ser mais eficiente face à potencia que entrega.
 
Sim, a potencia raramente varia linearmente. Para teres o dobro da performance precisas normalmente sempre mais do dobro á entrada..

Mas tambem, os HQ vêm com voltagem a mais que o necessário.. no meu 6700HQ consegui um undervolt de -190mV , que te reduziu o consumo maximo de 55W para ~36W ..
Ficou com melhor eficiencia (performance/W) que um i7-6500U stock.. Obviamente que depois no 6500U tambem ainda dará para fazer um pouco de undervolt, mas como eles proprios já estão bem reduzidos é capaz de já não dar muito mais ..
 
Sim, a potencia raramente varia linearmente. Para teres o dobro da performance precisas normalmente sempre mais do dobro á entrada..

Mas tambem, os HQ vêm com voltagem a mais que o necessário.. no meu 6700HQ consegui um undervolt de -190mV , que te reduziu o consumo maximo de 55W para ~36W ..
Ficou com melhor eficiencia (performance/W) que um i7-6500U stock.. Obviamente que depois no 6500U tambem ainda dará para fazer um pouco de undervolt, mas como eles proprios já estão bem reduzidos é capaz de já não dar muito mais ..

Nos processadores que fiz undervolt o maximo que consegui num U foi no i7 4510u -90mv (https://forum.zwame.pt/threads/como...-vosso-portatil-com-o-intel-xtu.899882/page-2) ; Num i5 6440hq já consegui fazer um maximo de -185mv. Isto estaveis.
 
Obrigado pela excelente comparação. Não sei onde os compras a 799€ pois os preços q vejo são 100~150€ mais caros q esse :)

Uma dúvida: o HP Omen não tem um teclado com layout americano? Sempre que vi alguns destes Omen's o teclado era completamente americano, o q é estupidamente estranho de se vender em Portugal (até pq um teclado n custa nada mudar), mas fiquei na dúvida se eram apenas os portáteis de demonstração...

O i7-7500U pelos teus testes parece-me um cpu bastante equilibrado. Não é um HQ mas é semelhante a um i5 HQ dos mais comuns nos portáteis. Gostei dele.

Estava muito inclinado para o ASUS K401UQ por causa dos 14'' e menor peso mas dar 999€ (preço normal de venda ao público) e ter uma 940MX faz-me muita comichão quando portáteis equivalentes de 15'' têm 9505 ou 960M (às vezes até 960M de 4GB).
 
Obrigado pela excelente comparação. Não sei onde os compras a 799€ pois os preços q vejo são 100~150€ mais caros q esse :)

Uma dúvida: o HP Omen não tem um teclado com layout americano? Sempre que vi alguns destes Omen's o teclado era completamente americano, o q é estupidamente estranho de se vender em Portugal (até pq um teclado n custa nada mudar), mas fiquei na dúvida se eram apenas os portáteis de demonstração...

O i7-7500U pelos teus testes parece-me um cpu bastante equilibrado. Não é um HQ mas é semelhante a um i5 HQ dos mais comuns nos portáteis. Gostei dele.

Estava muito inclinado para o ASUS K401UQ por causa dos 14'' e menor peso mas dar 999€ (preço normal de venda ao público) e ter uma 940MX faz-me muita comichão quando portáteis equivalentes de 15'' têm 9505 ou 960M (às vezes até 960M de 4GB).

Ora essa, fico agradecido por ter sido útil.

Ambos aproveitei promoções, para mim são portáteis para a gama de preços a que comprei, não acho que nem um nem o outro para 1000€. Talvez mais fácil aceitar os 1000€ (PVP) no OMEN quando se olha ao processamento mas o que está em discussão é o que define um portátil e o OMEN é mais do mesmo, com o grande senão de não parecer que deste esse valor. Por isso este ASUS é um compromisso entre uma coisa e outra, entre um bom portátil e o processamento que se exige (por exemplo o ASUS Zenbook - concorrente do Macbook Air - têm características semelhantes mas custa 1600€).

Já agora, pelos 799€ veio um rato e 1 ano de Office 365.

O teclado do OMEN agora estou em dúvida, mas ia dizer que era ibérico, sem ter a certeza.
 
Back
Topo