Asus M2N32 SLI DELUXE

xylocoris

Portugal@Home Member
Boas,

Comprei umas peças novas entre as quais uma Motherboard ASUS M2N32 SLI DELUXE (grande máquina). Mas estou com uma dúvida que pode não ser nada de mais, mas mesmo assim cá vai....
A Board traz um sistema de dissipação de calor para o chip.
traz igualmente uma ventoinha pequena que se mete nesses dissipadores. Acontece que essa ventoinha vem com um aviso que pode provocar mau funcionamento em sistemas de colling activos (ventoinhas) que é o que eu tenho. Diz que é só para usar com cooling passivo.
Mas já agora não me importava de exprimentar, uma vez que a MB aquece um bocado (o que pelos vistos é normal).
Já alguem exprimentou a utilizar a tal ventoinha com cooling activo? Deu algum problema? Qual será os problemas que poderá dar? Algum conflito com as voltagens para o resto das ventoinhas?
A meu ver não fará grande mal arrefecer um bocado mais a board :) mas estou com receio....
 
Epá, já chega de ajuda......
:002:

Bem como parece que ninguém tem esta motherboard ou então ninguém experimentou cá vai para quem estiver interessado.

Já instalei a tal ventoinha no dissipador do chipset. Até agora ainda não deu bronca nenhuma, baixou cerca de 2 graus na temperatura da Motherboard, portanto penso que não fará mal nenhum instalar a dita ventoinha.
A alimentação dessa fan não é da motherboard mas sim da controladora de ventoinhas e está sempre no máximo.

Fiquem bem.
 
Boas,

Comprei umas peças novas entre as quais uma Motherboard ASUS M2N32 SLI DELUXE (grande máquina). Mas estou com uma dúvida que pode não ser nada de mais, mas mesmo assim cá vai....
A Board traz um sistema de dissipação de calor para o chip.
traz igualmente uma ventoinha pequena que se mete nesses dissipadores. Acontece que essa ventoinha vem com um aviso que pode provocar mau funcionamento em sistemas de colling activos (ventoinhas) que é o que eu tenho. Diz que é só para usar com cooling passivo.
Mas já agora não me importava de exprimentar, uma vez que a MB aquece um bocado (o que pelos vistos é normal).
Já alguem exprimentou a utilizar a tal ventoinha com cooling activo? Deu algum problema? Qual será os problemas que poderá dar? Algum conflito com as voltagens para o resto das ventoinhas?
A meu ver não fará grande mal arrefecer um bocado mais a board :) mas estou com receio....

Eu tenho uma Asus A8N32 SLI Deluxe que tb trás esse sistema e como tambem tenho cooling activo não a instalei, porque a ventoinha modifica a circulação de ar dentro do computador.
Li em alguns sites que é altamente desaconselhado usar isso sem ser em sistemas refrigerados a água.

Fika!
 
Eu tenho uma Asus A8N32 SLI Deluxe que tb trás esse sistema e como tambem tenho cooling activo não a instalei, porque a ventoinha modifica a circulação de ar dentro do computador.
Li em alguns sites que é altamente desaconselhado usar isso sem ser em sistemas refrigerados a água.

Fika!

obrigadão pelo conselho, acho que não tá a fazer grande diferença nas temperaturas dos outros componentes, não deve tar a fazer conflito com a circulação de ar das outras ventoinhas.
De qualquer maneira, como meti um disco novo e tenho estado a instalar cenas, agora vou tentar testar outras configurações de ventoinhas, umas pra intake outras pra out e ir vendo as temperaturas. vou inclusivé tirar essa fan e meter pra ver a diferença.
Estou mesmo é a pensar no verão em meter um water cooling, pelo menos o barulho desaparece.
 
Experiências

Como tinha dito já fiz algumas experiências com as fans, ficam aqui alguns resultados para o pessoal se quiser poder comentar ou acrescentar as suas temps desta board. Há várias configurações juntas pois a diferença de temps é mínima (1º - 2º) as outras relevantes estão separadas.

Configurações:

1) 3x intake; 1x out (traseira); fan chipset (a tal...)
2) 2x in; 2x out ( lateral e traseira); fan chipset
CPU Idle: 42 | full: 52
MB Idle: 39 | full: 42

3) 2x in; 2x out (lateral cima e traseira); sem fan chipset
CPU Idle: 42 | full: 52
MB Idle: 41 | full: 44

4) 2x in; 2x out (lateral com fan de 8cm em vez de 12cm e tubo a apontar para o cpu e não me lembro do nome desse tubo 8|)
CPU Idle 41 | full: 50
MB Idle:41 | full: 44

Full foi testado com o Orthos com a duração de +/- 10 minutos.

Conclusões
A melhor config (até ao momento) é a config 4) de 2x in (frontal + lateral baixo) e 2x out sendo a lateral de out como o tubo a apontar para o cpu.
Leva-me a querer que o air flow da minha caixa não deve de ser influênciado pela fan do chipset e baixa a temp da MB em 2º.

Vou ainda hoje tentar a meter a fan do chipset para ver a diferença nesta última config, vou tb tentar meter aqui uma fotos do PC (a máquina do meu telemóvel não vale um #$%% :puke:.

Vai na volta este tópico devia era ser mudado para os tópicos de Cooling :wvsore:
 
Eu tenho uma board igual a tua, ja experimentei a ventoinha pekena no dissipador da board e não notei diferença nenhuma nos outros componentes.
Só a tirei mais por causa do ruido da ventoinha, pk o resto das ventoinhas que tenho no PC são super silenciosas e como tal o ruido dessa ventoinha destaca-se do resto.

Posso dizer-te as minhas temps ja agora.

Sem a ventoinha:
CPU idle: 35/36
Board: 48/50
Ambiente do quarto: 25/26º

CPU full: 40/42
Board: 51/52 +/-

Dentro da caixa devo ter uns quase 30º muito devido as 2 graficas passivas que tenho (mandam um bafo kente vai la vai) vou fazer um buraco na lateral do acrilico para meter la uma fan de 80mm para refrigerar as duas gráficas...muito provavelmente tenho 50º na board devido ao bafo kente das graficas.
 
Última edição:
Eu tenho uma board igual a tua, ja experimentei a ventoinha pekena no dissipador da board e não notei diferença nenhuma nos outros componentes.
Só a tirei mais por causa do ruido da ventoinha, pk o resto das ventoinhas que tenho no PC são super silenciosas e como tal o ruido dessa ventoinha destaca-se do resto.

Posso dizer-te as minhas temps ja agora.

Sem a ventoinha:
CPU idle: 35/36
Board: 48/50
Ambiente do quarto: 25/26º

CPU full: 40/42
Board: 51/52 +/-

Dentro da caixa devo ter uns quase 30º muito devido as 2 graficas passivas que tenho (mandam um bafo kente vai la vai) vou fazer um buraco na lateral do acrilico para meter la uma fan de 80mm para refrigerar as duas gráficas...muito provavelmente tenho 50º na board devido ao bafo kente das graficas.

Tás com umas temperaturas de CPU bem boas, comparadas com as minhas, tens um cooler bom, pois... O meu cooler (Thermaltake Silent 939 K8) foi a opção mais barata na altura e acho que não devia ter comprado esse :'(
Também estou convencido que o meu cooler não é grande coisa ou a pasta térmica (que era a que vinha com o cooler), ou a maneira como está espalhada no processador. Acho que por isso é que a cpu atinge temps tão altas.
Agora a Board está bem mais alta que a minha. Tens a board em OC?

Vai dando novidades que eu tb vou vendo novas configs das fans e caixas aqui no post.
 
O meu cooler é um Zalman CNPS 9500 AM2 e a pasta termica é Artic Silver 5.
A board não está em OC, a minha casa é que é uma beca pro kente...eheh e Mafra tb é kente principalmente quando ha dakeles dias mais quentes k a média, e tb se deve a eu ter menos ventoinhas na caixa e ter duas GF 7600GT Passivas que dão um bafo kente do caraças e o dissipador de uma delas estar quase quase a bater no dissipador da board, é muita dissipação de calor junta, é por isso que quero meter uma ventoinha na lateral em acrilico para refrigerar os dissipadores das duas gráficas.
 
Oi ppl,

Já testei as configurações quase todas e a conclusão a que cheguei é que vou meter watercooling :-D.
Neste momento tenho um cooler diferente, Akasa EVO120, muito bom, de longe melhor que o cooler anterior, pois baixou-me as temps máximas, as mínimas continuam na mesma.
Agora as máximas do CPU não passam os 47º quando antes chegavam aos 51 (a MB está quase sempre com a mesma temp, já nem me preocupo com isso).

Agora tou a pensar investir num Watercooling para já para o CPU e mais tarde para a gráfica.
Tenho visto os kits que existem, e estou em dúvida em relação aos kits da Thermaltake Bigwater (se for este opto pelo kit com dois radiadores) ou os kits da ***** que estão dentro dos mesmos preços.
A minha dúvida é se vale a pena ir pelo thermatake ou ir por um kit da *****.
Já tou farto de procurar no forum e não encontro testes relativos a esses kits, só opiniões e isso é sempre relativo.
Agradecia alguma ajuda de quem tenha conhecimento de algum destes kits.

Obrigado
 
Back
Topo