ASUS M51VA é uma boa opção?

hvtek

Membro
Eu estou a pensar comprar um portátil esta semana, e gostaria de saber a opinião de quem entende mais do que eu sobre o assunto.

Eu faço investigação científica e faço alguma programação relativamente pesada. Normalmente testo os meus códigos-fonte no meu portátil antes de os submeter a um cluster. Não são programas muito poderosos, mas exigem poder de processamento elevado. Eu uso também muito programas por vezes exigentes como o Mathematica e Matlab.

Eu não jogo, mas vejo muitos filmes e aprecio uma boa qualidade gráfica. Também ouço bastante música, mas como estou a pensar também adquirir uma Creative X-Fi externa, a placa de som não precisa de ser por aí além. O que valorizo bastante também são a vida da bateria e o peso do portátil (quanto mais duradouro e leve, melhor, claro!)

Estive a ver o ASUS M51VA-AP032C, e o T9400 numa plataforma Montelvina pareceu-me ser uma característica bastante atraente para este tipo de uso. A placa gráfica ATI Radeon Mobility HD3650 também me pareceu ser óptima, até porque parece que consome menos que uma GeForce, e eu estou mais interessado em tempo de bateria que em poder gráfico. E para o género de portáteis, parece-me não ser tão "bulky" e pesado...

Há algum tempo que não estou dentro do mundo dos portáteis, e gostaria de saber quais as vossas sugestões. Eu não me importo de gastar até €1500 num bom portátil, mais coisa menos coisa. Ah, e não quero Apple!
 
ok, o que estou interessado é no seguinte:

Inicio do Questionário
=============================================


1) Qual é o orçamento disponível?
até €1500, mais coisa menos coisa.

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? (eliminar as que não pretendes)
c. Tamanho vulgar: 15" - 15.4"
d. Substituição de Desktop: 17" ou mais

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
Apple está fora de questão.

4) A que tarefas se destina o portátil?
Investigação científica com alguma programação pesada, e uso de programas algo exigentes como o Mathematica e Matlab. Para ver filmes e ouvir música também. Não é de todo para jogos.

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou é para ficar em cima da secretária?
Vou transportá-lo frequentemente.

6) Quantas horas de bateria necessitas?
2-3h no mínimo. Quanto mais melhor.

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?
Não penso jogar.

8) Importas-te de comprar o portátil pela Internet? Se preferes ver o portátil ao vivo, em que zona do país?
Não me importo de o comprar pela net, mas preferia vê-lo primeiro, na zona entre Faro e Guia, (ou alternativamente na zona de Anadia e Coimbra).

9) Queres comprar o portátil com Sistema Operativo já incluído? Se sim, qual? Windows XP, Windows Vista ou Mac OS?
Windows Vista.

10) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)
a. WXGA - 1280x800;
b. WXGA+ - 1440x900;
Maior que isto também parece desnecessário.

11) O aspecto do portátil é importante para ti?
Não quero um camafeu! Mas o aspecto não é o mais importante.

12) Quando é que vais comprar o portátil?
Esta semana ou na próxima.

13) Quanto espaço em disco queres, no mínimo?
320GB no mínimo.

14) Precisas de uma drive óptica? Se sim, queres uma drive de DVD, de HD-DVD ou de Blu-Ray?
DVD está bom, Blu-Ray seria óptimo, BD-RE seria excelente

15) Precisas de alguma porta específica (HDMI, eSATA...) ou de outro tipo de comunicações (Bluetooth, ...)?
HDMI, Bluetooth

=============================================
Fim do Questionário
 
Realmente o Qosmio F50 é bastante interessante! Já estive a ver outros posts e fiquei deveras interessado pelas características do Asus M51VA, deste Toshiba Qosmio F50, e também pelo LG S510. Todos eles parecem ser bons "number crunchers".

A minha dúvida principal é: qual destes pode dar a melhor performance em cálculos matemáticos complicados, ou mesmo vendo filmes durante uma viagem, sacrificando o mínimo de bateria? Reparei que o Toshiba e o LG têm a GeForce, enquanto o Asus tem uma ATI. Li algures que a ATI consome muito menos que a GeForce. É verdade? E como não espero usar o portátil para jogos, será que faz diferença para o consumo ter uma placa ou outra, ou é a mesma coisa?
 
Olá.

Aqui venho eu relatar a experiência própria.
Vou ser simples e directa:

A série M51 com a ATI Radeon HD3470 tem problemas.

Eu tive um portátil desses, a loja trocou-o 3 vezes e vinha com o mesmo defeito... É um problema na placa gráfica, que faz tê-lo Blue Screens.... Para além de:



Repara na barra de cima...!

Beijitos
 
Olá.

Aqui venho eu relatar a experiência própria.
Vou ser simples e directa:

A série M51 com a ATI Radeon HD3470 tem problemas.

Eu tive um portátil desses, a loja trocou-o 3 vezes e vinha com o mesmo defeito... É um problema na placa gráfica, que faz tê-lo Blue Screens.... Para além de:



Repara na barra de cima...!

Beijitos


Confirmo. Ainda hoje reparei 2.
 
epá... isso já vai restringir um pouco a minha lista de potenciais aquisições.
e os toshibas com essas gráficas? também padecem do mesmo mal?

não me digas que vou ter que retirar todos portáteis com 3470 ou 3650 da minha lista?
 
Eu estou a pensar comprar um portátil esta semana, e gostaria de saber a opinião de quem entende mais do que eu sobre o assunto.

Estive a ver o ASUS M51VA-AP032C, e o T9400 numa plataforma Montelvina pareceu-me ser uma característica bastante atraente para este tipo de uso. A placa gráfica ATI Radeon Mobility HD3650 também me pareceu ser óptima, até porque parece que consome menos que uma GeForce, e eu estou mais interessado em tempo de bateria que em poder gráfico. E para o género de portáteis, parece-me não ser tão "bulky" e pesado...

Experiencia própria:

Apesar de estar mais ou menos dentro do assunto, tinha um HP (após de há anos ter sido sempre portateis por motivos profissionais) e ao me ser recomendado o novo ASUS M51VA da última geração fui buscar um por 1089,00€ mas habituado ao HP fiquei logo com má impressão, mas como o tinha o teclado numérico, leveio e instalei os programas, mas a drive DVD falhava muito, bloqueava e além de mais problemas com controladoras ainda verifiquei o son ser muito baixo, vejo um bocado de TV, e mesmo ligado como recebo muitos email`s gosto de ouvir o son da chegada de novo correio, mas com o ASUS nem isso ouvia.

Fui trocar por outro igual, a mesma coisa dessas anomalias. Formatei e voltei a instalar de origem. Idem, até a placa de TV (express) muito boa e por tal custou cerca de 185,00 € há algum tempo e nunca falhou, com este cada vez que a colocava, tinha que instalar os drives da placa. O ecrã cintilava muito, como o outro, perdi horas com este ultimo. Falei com alguém ligado á marca que me disse ser normal esses problemas e que...

Fui logo buscar um HP de 17" centrino, com teclado grande, tenho que baixar o son para 50%, imagem igual a este monitor HP W2207 que estou a trabalhar, enfim tudo bom. Vou a casa de familiares que tem Tohsiba e por vezes estou na net com eles, nada de anormal.

Já tinha lido e ouvido que a ASUS em portateis e não só, as RMA`s são o dia a dia e demoram meses sobre componentes diversos, Board, graficas, etc... vim a confirmar esse pormebñor com estes 2 ASUS M51VA. A minha sorte foi os ter adquirido numa grande superficie e me dar muito bem com o responsavél da secção inf.

Não quero aqui fazer comentários negativos contra a ASUS nem razão de queixa tenho, excepto estes 2 M51VA, e o restante não posso dizer mal porque não uso qualquer componente ASUS nos meus PC`s e na minha empresa tenho 1 server e 12 terminais, mas não com componentes ASUS e por esse facto não tenho experiencias para dizer mal da ASUS.

Mas em portateis nunca mais quero ouvir falar nem vê-los á minha frente, só de me lembrar das horas (mais de 72) que perdi com essas 2 unidades, chegou...

Ainda na terça feira mandei vir uma bateria 8 células e chegou hoje (85,00 € + iva).

Mais um pormenor, o ASUS tinha autonomia para 2 horas e nem sempre. O HP a autonomia é de 4 horas, em trabalho normal, net, word e programa gestão da empresa.

Mas cada caso é um caso e não quer dizer que sejam os ASUS todos assim e nem experiência deles tenho para o dizer, mas comigo aconteceu...
 
Última edição pelo moderador:
Obrigado pessoal !!! Estão a ser uma grande ajuda na minha decisão. Está-me a parecer, portanto, que este novo não será a melhor escolha.

A minha ambiguidade em excluir o ASUS à partida foi o facto de eu ter tido um ASUS A2500H desde Setembro de 2003 e aquilo durou quase 5 anos sem problemas, era uma máquina robusta, e que não se desactualizou muito com o tempo. Ela fazia tudo o que se lhe pedia. Um dia até caiu no chão de uma altura de 1.5m e não sofreu nada. Mas há muito pouco tempo deu o último suspiro e tenho que comprar um novo. O único ponto em que a ASUS desiludiu foi na "carroçaria": o plástico que protege os monitores racham facilmente, e sei que numa universidade lituana (onde um amigo meu trabalha) todos os portáteis públicos eram ASUS e *todos* tiveram que ter o monitor substituído. Já mexi no novo ASUS M51VA, e pareceu-me ser tão frágil como antes, mas se o conteúdo valesse a pena, estaria disposto a ter mais cuidado, mas pelos vistos acho que me vou decidir por outro portátil!

Nesse caso, quais serão as melhores alternativas, com características semelhantes ao ASUS M51VA? Já foi mencionado o Toshiba F50 e o LG S510. Estou seriamente a pensar num desses dois! Há outras alternativas semelhantes? E quais são os prós e contras? Agradecia se me pudessem ajudar, mesmo que seja em apontar alguns posts deste forum que tratem do mesmo e que eu possa ainda não ter visto.
 
Tente um Thoshiba ou HP com CPU T9300 centrino já de 2008, estão a preços baixos e não creio que os recém chegados modelos Centrino 2 sejam mas fidignos, pelo contrário, aos preços que vem para o mercado tem de ser qualidade inferior aos já existentes e não vai notar nada em um Centrino ou no novo Centrino 2. Mas vá ás grandes superficies e veja a variedade de marcas e modelos em exposição, vai ter supresas.

Mas aguardamos os expert na matéria que tem mais experiência que eu para dar opiniões e os prós ou contra.

Boa sorte...
 
epá... isso já vai restringir um pouco a minha lista de potenciais aquisições.
e os toshibas com essas gráficas? também padecem do mesmo mal?

não me digas que vou ter que retirar todos portáteis com 3470 ou 3650 da minha lista?

sinceramente acho que ah portateis e ah azares..tenho o portatil e ve..coisa mais linda..rapido...sem nenhum problema simplesmente exelente...aconcelho vivamente
 
Asus Notebook M51VR 8400/3

Olá.

Aqui venho eu relatar a experiência própria.
Vou ser simples e directa:

A série M51 com a ATI Radeon HD3470 tem problemas.

Eu tive um portátil desses, a loja trocou-o 3 vezes e vinha com o mesmo defeito... É um problema na placa gráfica, que faz tê-lo Blue Screens.... Para além de:



Repara na barra de cima...!

Beijitos

Ola caros amigos,

Eu comprei ontem um portatil Asus Notebook M51VR 8400/3 por 795€ na *****, gostaria de saber se fiz mal, pois ainda o posso trocar....

cumprimentos e obrigada
 
o plástico que protege os monitores racham facilmente, e sei que numa universidade lituana (onde um amigo meu trabalha) todos os portáteis públicos eram ASUS e *todos* tiveram que ter o monitor substituído. Já mexi no novo ASUS M51VA, e pareceu-me ser tão frágil como antes

Eu ia comprar este portatil mas pelos comenarios que aqui vi já estou de pé atrás.

Queria saber se isso não é exagero, a ASUS sempre foi uma marca bastante conceituada em portateis e nunca tive razão de queixa dos que já usei.

Mas seja como for o chassi por muito fragil que seja parte porque não está a ser bem estimado, porque supostamente com uma utilização correcta não se deve estragar assim tão facilmente.

Quando aquele problema na barra superior das janelas isso fica corrigido ao formatar?

Gostava de saber se isso são apenas problemas que podem acontecer ou se o computador é mesmo muito mau, porque se for apenas uma possibilidade estou disposto a correr o risco de o comprar.

Como diz o wOz, há portateis e há azares, e estou a pensar em arriscar, afinal de contas o meu pode ser um dos que não dá problemas!:007:

O que é que acham?
 
Eu tenho um M51Va (com uma HD 3650) e mesmo que tivesse visto este tópico antes não ficava muito preocupado. Isso parecem ser claros problemas de drivers, e não de hardware como disseram, o que não me admira nada porque desde o lançamento do Vista que esse tipo de problemas têm surgido com todo o tipo de marcas.
Em todo o caso, o portátil está "fino" a trabalhar com Linux e do tempo que trabalhei no Vista, não vi qualquer "glitches" gráficos desse tipo. Dado que custou 850€, acho que foi uma excelente aquisição.
Ahh o único senão parece ser a ventoinha que trabalha demasiado. Não é ruidosa, mas está bastante tempo ligada apesar de os sensores indicarem temperaturas baixas. Excesso de zelo? Provavelmente.
 
Última edição:
Back
Topo