• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

ASUS N53SN - Upgrade ou substituição?

Toni_Feira

Power Member
Viva pessoal.

Tenho um Asus N53S (I7 -2630 @2GHz, 8GB de memória, gráfica Geforce GT 550M) e estou na dúvida se devo fazer um pequenbo upgrade e manutençção ou se devo optar por um portátil novo.

Neste momento o portátil aquece muito e até já se desligou penso que devido ao aquecimento. Eu nem sabia que era suposto fazer-se limpeza e mudança da massa térmica (nem sabia que isto existia lol), descobri noutro tópico aqui do fórum.

O uso que lhe dou é para jogos tipo Civilization, Europa Universalis, Stellaris (jogos de estratégia) que geralmente não exigem grandes gráficos e eu mesmo não me importo de baixar um pouco a qualidade gráfica caso seja necessário.
Noto que o pc já se arrasta em certos loads, mas talvez com a limpeza e o SSD fique bom.

Acham que fazendo essa manutenção e instalando um disco SSD ainda tenho pc para mais uns 2 anos ou mais vale adquirir um novo?

Em relação à limpeza e mudança da massa térmica acham que consigo fazer isso seguindo um tutorial no youtube ou convém ser alguém especializado?

Obrigado desde já.
 
Com um SSD e manutenção adequada fica um portátil novo. Se a potência é adequada para o que fazes é o caminho a seguir.

Se achas que não stressas, com um tutorial do YouTube é algo fácil de fazer em casa. Só aconselho a ter uma chave magnética (os parafusos são pequenos e "fogem") e teres paciência. Vai demorar mais do que no vídeo. Um cartão de crédito tb ajuda muito a separar as partes de plástico.usa massa térmica de qualidade.

Ps: inslata o Windows de raiz para aproveitar o SSD ao máximo e ficar tudo fresco.
 
Obrigado pela resposta Miguel.

Estive a ver um tutorial de como limpar o portátil e trocar a massa térmica e não é tão fácil como pensava, tem que se desmontar quase tudo. Mesmo assim acho que vou arriscar... se correr mal pelo menos aprendi alguma coisa :)

Em relação ao SSD há forma de manter o "factory reset" que tenho atualmente no novo disco?
Não me importo de fazer um reset ao pc e instalar tudo de novo, mas não queria perder o factory reset.
Além disso como sei qual o SSD adequado ao portátil em termos de tamano (não estou a falar de capacidade) e ligação (caso haja mais do que um tipo de ligação)?
 
Eu tenho um N53SV (maquina um pouco inferior à tua) e há 3 anos passei pelos mesmos problemas. Aquecia demasiado, estava a ficar muito lento, às vezes crashava sem explicação. Meti-lhe um SSD, limpei o interior e instalei windows de raiz e digo-te, como novo.

Só vou trocar agora porque é muito pesado e a última bateria supostamente oficial que lhe comprei, não me durou quase nada, por isso não me quero meter nisso outra vez.

Mas até vou manter o portátil como pc estático. SSDs são milagrosos!
 
Obrigado a todos pela ajuda.

Vou comprar então essa pasta térmica recomendada e quando voltar de férias vou-me aventurar na limpeza e mudança da pasta.
Se conseguir que o portátil ainda funcione no final depois venho cá pedir feedback sobre discos SSD e de como passar o SO e o recovery para o novo disco.
 
Obrigado a todos pela ajuda.

Vou comprar então essa pasta térmica recomendada e quando voltar de férias vou-me aventurar na limpeza e mudança da pasta.
Se conseguir que o portátil ainda funcione no final depois venho cá pedir feedback sobre discos SSD e de como passar o SO e o recovery para o novo disco.

Boas! Algum motivo para manter o factory reset? Na grande maioria das vezes só lá está a ocupar espaço... É bem melhor colocar o windows limpo de raiz, que tem 99% dos drivers. Alguma coisa em especifico está tudo para download na pagina da asus...

Dito isto, podes sempre usar uma caixa de disco externo com o SSD lá dentro e fazer um clone do teu disco actual. Fica literalmente clonado. Só tens que ter em atenção que o SSD tem que ter tamanho suficiente e é um processo que pode demorar algumas horas dependendo do software usado.

O SSD deve ser um SATA III 2,5 como o @Sillpt Já disse.
 
Boas! Algum motivo para manter o factory reset? Na grande maioria das vezes só lá está a ocupar espaço... É bem melhor colocar o windows limpo de raiz, que tem 99% dos drivers. Alguma coisa em especifico está tudo para download na pagina da asus...

Quando já tenho demasiado "lixo" no portátil faço um factory reset para limpar tudo. É a única maneira que sei fazer.
Se calhar fazer da forma como dizes até acaba por ser mais fácil, mas nesse caso fico com 3 dúvidas:

1- Como faço para instalar o Windows num disco sem SO? Quando o pc arranca sem SO o que acontece?
2- Como faço para activar esse windows? Se colocar a key que está na parte de baixo do portátil ele aceita?
3- Quando um dia mais tarde quiser fazer uma limpeza total do disco como se faz para "formatar" o disco?

Depois de saber as respostas a estas 3 questões provavelmente já não vou necessitar de clonar o disco :)
 
Quando já tenho demasiado "lixo" no portátil faço um factory reset para limpar tudo. É a única maneira que sei fazer.
Se calhar fazer da forma como dizes até acaba por ser mais fácil, mas nesse caso fico com 3 dúvidas:

1- Como faço para instalar o Windows num disco sem SO? Quando o pc arranca sem SO o que acontece?
2- Como faço para activar esse windows? Se colocar a key que está na parte de baixo do portátil ele aceita?
3- Quando um dia mais tarde quiser fazer uma limpeza total do disco como se faz para "formatar" o disco?

Depois de saber as respostas a estas 3 questões provavelmente já não vou necessitar de clonar o disco :)

Como tens windows 7:

https://support.microsoft.com/pt-pt/help/15088/windows-10-create-installation-media

Tens lá o link para esse windows. Basta usar a tua key.
Se quiseres windows 10, fazes o instalador de windows 10 e compras online. Hoje em dia custa uns 2-3€.

Para formatar o disco, basta fazeres boot de uma pen ou disco externo criada com estas ferramentas e tens lá essa opção.
 
Hoje finalmente tive oportunidade de abrir o portátil para avançar com a limpeza e substituição da pasta térmica.
Já desmontei o portátil mas preciso novamente da vossa ajuda.

Li que posso limpar a pasta térmica actual com álcool. Aconselham outro produto?


Esta é a minha MB actualmente. Assinalei alguns componentes com cores pois não sei os nomes dos mesmos (shame on me).

eXMyqtU

No meu portátil apenas os 2 componentes a amarelo têm pasta térmica, como podem ver na imagem. O componente a laranja traz uma espécie de película pegajosa na peça que liga à ventoinha. No entanto no tutorial que estou a seguir no youtube todos os componentes que assinalei (incluindo os que estão a vermelho) têm pasta térmica. Afinal onde devo colocar a pasta térmica?

Edit: Não consigo colocar a imagem aqui. Fica aqui o link: https://imgur.com/a/eXMyqtU
 
Alguém pode ajudar pff? Tenho aqui a máquina aberta "em sofrimento" :-D

A ventoinha parecia não estar muito suja mas quando a abri aquilo estava tudo entupido.
 
Podes colocar nos a vermelho também. São a memoria do gpu. Não perdes nada em colocar. Na pior das hipoteses é mais material para limpar quando voltar a ser aberto. Claro que só vale a pena se o cooler ficar em contacto com os componentes que assinalaste.
 
Sendo a primeira vez que abri um portátil estava com receio que isto corresse mal, mas acabei de o ligar após a limpeza e substituição da pasta térmica e estava tudo ok :banana:

Ainda não tive oportunidade de testar em jogos se o problema de aquecimento ficou resolvido, mas com utilização normal está super tranquilo.
Esta semana vou tratar da substituição do disco por um SSD.

Obrigado a todos os que ajudaram :beerchug:
 
Back
Topo