1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Asus N56VM 4048X - HDD e partições de fábrica

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por BlackPuma, 19 de Maio de 2012. (Respostas: 19; Visualizações: 5166)

  1. Boas a todos,

    adquiri na passada 2ªF o portátil que o título do tópico indica. A escolha específica do 4048X deveu-se ao facto de ser o único dos N56 a trazer bluetooth (que uso bastante) e o teclado retro-iluminado (não sei se é a única versão que trás o teclado assim, mas sei que nem todas as versões o trazem). Já sei que me vão falar da gráfica ser apenas a 630M, mas eu não jogo jogos nos pc's ou mac's que tenho - para jogos uso (e muito pouco) uma PS3 e uma Xbox360. Para mim isto é apenas mais uma máquina de trabalho: webdesign, design gráfico, fotografia, video, gestão de projectos e consultoria em segurança IT.
    Posto isto, e visto que não jogo, dei prioridade ao equipamento atrás referido, ao qual acrescentei +4Gb de RAM (1600 obviamente). De futuro, será ainda para trocar o actual HDD de 7200 rpms por um SSD de 512Gb.

    Agora qual o problema para me levar a criar este tópico? Sendo esta uma máquina de trabalho, não iria deixá-lo instalado com o Win7 Professional de fábrica e todas as suas "mariquices à lá Asus". Objectivo: re-instalar o PC com o Win7 Enterprise da empresa, fazendo entretanto o shrink às partições actuais para poder ainda instalar Linux. Arranquei a máquina para o primeiro boot de fábrica, acabei de configurar os settings mínimos no Win7 Pro que lá vinha, e após o primeiro boot ele pediu para criar DVD's de recuperação, algo que fiz (6 DVD's). Após isto usei o próprio Disk Manager do Windows para encolher as duas partições (C e D e ter espaço para o Linux, pois seria o primeiro a instalar devido às necessidades, deixando o Win7 Enterprise para instalar e configurar quando tivesse tempo.
    Depois dos passos acima descritos, boot com Linux por USB e tentativa de instalação, a qual foi logo abortada devido ao instaler não reconhecer nada mais que um disco totalmente vazio e sem partições, isto quando dentro do próprio Linux "bootado" por USB era possível ver tudo direitinho, ler e escrever na C e D. Ainda experimentei o GParted, mas o resultado era o mesmo: partições onde é que vocês andam??? Claro que a máquina vinha instalada em GPT, pelo que tive de usar o gdisk (em vez de fdisk) para pelo menos tentar criar manualmente uma nova partição no espaço vazio que deixei para o Linux. Ao fazer isto, ele queixou-se de um erro na tabela de partições, e não me deixou criar sequer a tal partição ou efectuar nenhuma alteração fosse ela qual fosse. Resumindo, possivelmente o "shrink" feito com o utilitário do próprio Win7 não correu bem como seria previsto.
    Passo seguinte, usar o recovery (não os DVD's mas sim a partição de recovery) para voltar à estaca zero. Assim fiz, e no primeiro boot depois do recovery qual não é o meu espanto quando aparece aquela mensagem que nenhum de nós gosta:

    "Reboot and Select proper Boot device
    or Insert Boot Media in selected Boot device and press a key"

    ... ou seja, sistema operativo onde andas??? Entro no menu da bios e no boot options apenas tenho a drive de DVD. Arranco novamente com o Linux por USB para tentar perceber o que se passa. Boa notícia é que o GParted já consegue ver todas as 5 partições de fábrica (EFI, Boot do Win7, C, D e a Recovery).
    Então vamos à 2ª tentativa: fazer o recovery através dos DVD's que ele pediu para gravar no primeiro boot. Aparentemente tudo correu como previsto, boot do primeiro DVD, fui trocando de DVD à medida que ele pedia, e chegando ao fim boot...

    "Reboot and Select proper Boot device
    or Insert Boot Media in selected Boot device and press a key"

    Aqui é aquela parte em que eu começo a espumar-me e a perder a calma porque o meu tempo de trabalho é bem mais valioso que andar aqui a brincar com partições... Faço novo boot com Linux por USB. Gparted mostra-me de novo as 5 partições, mas agora as coisas pioraram de figura: a partição de recovery está cheia de erros e nem sequer a consigo montar, a EFI idem, e a C: e D: aparentemente estão vazias! Now what? Que se lixe! Com o Gparted apaguei todas as partições do disco, pior que aquilo também não ficava. Depois de tudo apagado, faço novo recovery por DVD's na esperança de que tendo o disco "virgem" tudo ficaria no sítio, mas o resultado foi exactamente igual ao anterior: a partição de recovery está cheia de erros e nem sequer a consigo montar, a EFI idem, e a C: e D: aparentemente estão vazias!


    Sugestões? Alguém me dá uma dica para algo que me esteja a escapar antes que este portátil tenha uma vida muito curta por não saber voar? Claro que posso sempre borrifar-me para a EFI, recovery e afins e instalar logo os SO's (Win e Linux) como quero, mas já agora gostava de perceber o porquê disto, e queria manter a partição EFI que é capaz de "dar jeito"... Any ideas??

    Obrigado!
     
  2. O que tu queres fazer não é muito complicado, em 1 hora consegue-se instalar os 2 SO,s. Coisa que fiz recentemente.

    Um possível problema que se calhar foi a causa disso tudo foi o fato de teres usado o Disk Manager e "encolhido" o disco demais.
    Olha o que eu fiz recentemente foi o seguinte: Instalei o W7 na partição C, onde apenas deixei com 50GB, e a partição D com 250GB. Depois disso é que me lembrei que também queria instalar o linux. Pois bem, apenas usei o
    Disk Manager para arranjar 20GB da partição D (que já continha dados), e criar outra partição. Depois foi só instalar o linux nesse novo espaço. Tudo rápido e sem problemas alguns.




     
  3. David.S

    David.S Power Member

  4. Eu sei que aquilo que quero fazer não é nada de complicado e já o faço há uns 15 anos...

    A minha questão é outra: como recuperar para os settings de fábrica quando os DVD's de recovery e a partição de recovery criados pela própria Asus parecem não resolver o problema? Aparentemente a recuperação acontece como é suposto, as partições são criadas, mas nunca aparece a entrada de boot correcta na BIOS, logo nunca se consegue fazer boot...
     
  5. Bom pessoal, desde já obrigado pela "ajuda", mas não vale a pena esforçarem-se mais a tentar esclarecer a minha questão... O portátil morreu ontem!

    Sem dúvida que a Asus está a caminhar bem na direcção de um "bom controlo de qualidade e construção"... Depois de tudo instalado na Sexta à noite, tudo a funcionar 5 estrelas, Sábado depois do almoço ligo-o, faço um reboot para passar de Win/ para Linux, e... e... ??? A luz de power liga, apenas a luz de power... nada mais! Gráfica? Ecran? Board? Who knows... Comprado na 2ªF, morreu no Sábado... Sem dúvida é uma boa máquina... Pelo menos durante 5 dias foi um maquinão...

    Venham de lá é os novos MacBook Pro, que para mim os Asus estão carimbados a vermelho...
     
  6. sadmam

    sadmam Power Member

    Boas,

    Olha depois dá mais feedback da situação... realmente tiveste muito azar... muita gente está a comprar este portátil... era bom saber como fica esta situação resolvida...
    Eu com um N55 também não tive muita sorte e estou a aguardar para ver no que dá...

    []
     
  7. Pois, realmente foi azar ter-me calhado o ovo podre, e pode ser que seja mesmo um caso isolado, mas de qualquer das formas a minha confiança na marca e neste modelo em questão foi por água abaixo... Claro que para as specs e preço não se pode esperar um produto de elevada qualidade, e tinha os seus defeitos (por exemplo o ecran era óptimo em resolução, mas muito fraco em cores e contraste, com muitas zonas de luz disforme), mas por oiutro lado era um canhão em performance... enfim, já foi. Devolvi, tentaram convencer-me a aceitar outro novo igual, mas mantive a minha posição e exigi o reembolso. Estou só à espera que ver o valor creditado no meu cartão e fica o assunto arrumado. Quanto à avaria em si, na loja também não sabem o que será... possivelmente board ou a gráfica, mas isso agora já não é problema meu.
     
  8. JXulo

    JXulo Power Member

    Opá, acho que foi mesmo azar, até agora tudo 5* com o meu...Eu acho o monitor muito bom comparado aos que vejo por aí e aos que tive, mas também não sou um especialista para saber se é mesmo bom ou não. Mas do que me parece como utilizador comum deixa o do meu primo (Hp) e o do meu toshiba a um canto (estou a comparar com portáteis na casa do 1000 euros para ser mais justo)
     
  9. Sim certo, e em termos de resolução é fantástico, mas em cores, contraste e a iluminação (fundos pretos nota-se imenso zonas mais claras e outras mais escura) é fraquinho. Se calhar comparado com outras máquina dentro do mesmo price tag, até pode não ser mau, mas eu estou habituado a Mac's e monitores Samsung, logo esses promenores saltam-me mais à atenção. Mas é como digo, para as specs (que em performance é bombástico) e preço, é uma escolha muito apetecível, por isso mesmo o comprei, mas agora já estou vacinado contra a marca e modelo. Foi o primeiro Asus que comprei, e último...

    Apple, Toshiba, IBM/Lenovo, Dell, foram marcas das quais já tive vários modelos e nunca me deram problemas. Já HP, tive (e tenho actualmente um ProBook 4530s) uns 6 ou 7 portáteis e todos avariaram, o que vale é que sempre foram pc's de serviço de uma empresa para a qual trabalho para além da minha, e nunca nenhum deles foi pago do meu bolso, por isso é-me indiferente (quase indiferente) se avariam ou não.

    Enfim, desejo a melhor das sortes a quem já comprou ou vai comprar Asus das séries N56/N76, mas a mim não me apanham mais...
     
  10. AlexTek

    AlexTek Power Member

    Eu tenho o mesmo problema com o meu N56VZ mas na parte em que usei os discos de recuperação e deu a mesma mensagem, agora o que já tive a ver e que tens 2 opções:

    1º Gravares um DVD com ISO do Windows 7 Original, após isso fazeres um reboot com esse mesmo dvd em modo UEFI e "Reparar Instalação".

    2º Tentares arrancar com os cd's da AI recovery em modo UEFI.

    Espero que ajude e que possa ajudar mais utilizadores que queiram recuperar a partição com Software Original da Asus.

    P.S: Quanto a recuperação via "F9", no meu funcionou bem, mas na primeira vez que fiz, fiz para apagar todas as partições e instalar o windows com o software original da Asus.
     
  11. Hoje também precisei de fazer uma recuperação e utilizei a opção em que altera apenas a partição do Windows e funcionou 5*.

    P.S.: Quando fizeste a recuperação pelo "F9", também reiniciou bastantes vezes para drivers e configurações da "tralha" de origem?
     
  12. nuno_nunes

    nuno_nunes Power Member

    Eu também tenho o mesmo problema o boot do disco não aparece na bios mas o disco é detectado pelas dvds de recuperação do asus

    Eu fiz apagar as partições pelo ubuntu live cd ficou resolvido
     
    Última edição: 15 de Outubro de 2012
  13. Hornet

    Hornet Power Member

    Aproveitando o tópico, queria meter um ssd no meu n56vz mas queria usar o w8 de fabrica, como o posso fazer?
     
  14. carvalheira

    carvalheira Power Member

    De fabrica como assim?! Podes fazer o backup do disco para o ssd, não sei se é possível.

    OU entao sacar o windows 8 e depois meter a serial do teu w8 de fabrica*
     
  15. supercar1

    supercar1 What is folding?

    Uma coisa: o tal backup dos asus, quanta memoria é? É que eu tenho um Asus N56VM-S4233V e queria fazer um backup (aquele da asus) e estou indeciso entre comprar DVD ou bluray, pois este pc traz drive bluray
     
  16. carvalheira

    carvalheira Power Member

    Boas...
    Tem atenção porque uma coisa é ter drive Bluray outra é ter gravador de bluray e esse modelo acho k n tem gravador de Bluray.

    Cumps
    CRV
     
  17. Black_Puma

    Black_Puma Power Member

    A chave de activação do W8 é feita por um combinado dos id's de 9 peças de hardware do teu computador. Podes alterar até 4 (penso eu) sem teres que fazer nova activação, excepto pela board, que se trocares tens que voltar a activar. Ou seja, basta fazeres os dvd's de recuperação e reinstalar o so no sdd. A activação é feita de forma automática.

    Edit: Belo nick OP ;)
     
  18. Hornet

    Hornet Power Member

    O problema parece ser mesmo fazer os DVD's de recuperação, porque o software da asus parece que não reconhece a partição.
     
  19. supercar1

    supercar1 What is folding?

    Se o programa (AI Recovery) diz que posso gravar em DVD/Bluray presumo que o pc grave em bluray
     
  20. Black_Puma

    Black_Puma Power Member

    Ou seja, se eu instalar o AI Recovery no meu Asus, o meu gravador de cd's passa a gravar blu-ray? Oh homem, não confundas o pessoal. O software é o mesmo para todos os pc's, quer tenham ou não gravador de blu-ray...

    Usa o Acronis e tenta ver o que se passa com a partição.
     

Partilhar esta Página