Asus n56vz

Boas!
O meu portátil ainda anda cheio de saúde.
Apenas teve alguns percalços pelo caminho, a bateria e o carregador estão "acabados".
Pretendia comprar um carregador novo mas não queria gastar nenhum balúrdio, fiz um pesquisa pela net e conseguia arranjar um carregador compatível (não original) por cerca de 20 euros. O carregador é muito parecido ao original, mas apenas não tem o símbolo da Asus, será uma compra arriscada? Poderei ter problemas futuros no computador??

Se alguém tiver uma solução melhor que me ajude, ou se tiver um usado original para venda que me contacte!
Basta que o carregador tenha as mesmas características do original, não é necessário ser da Asus mesmo.

@Miguel_Pereira RIP. Sempre que jogo no meu agora de Verão penso sempre "qualquer dia é o último dia", volta e meio até ando a observar portáteis porque caso este falhe tenho de comprar outro ASAP.
 
O meu precisava urgentemente de um ssd. É também de massa térmica que aquece bastante. Acho que amanhã vou comprar uma massa térmica decente e aventurar-me a esventra-lo também. Ainda se mexe bem com o i7 e os 6gb de RAM. Já só me serve de PC de secretária porque é pesado demais para andar de um lado para o outro. Mas tirando o disco de 5200 rpm que é fraco, é a bateria que já deu o que tinha a dar nunca me deixou mal.
 
Olá Comunidade, ja não vinha a este forum quase a 4 anos.
Tenho um N56VZ, de 2012, com win10 actualmente decidi fazer um upgrade de Ram de 6gb para um total de 12gb. Retirando o modulo de 2Gb e colocando um de 8Gb.
Após ler fórum atrás de fórum nacionais, internacionais, entre as varias opções acabei por adquirir uma Kingston DDR3L 8GB 1600MHz CL11 SODIMM 1.35V.
Ficando com um total de 12gb.
Aprentemente tudo bem, os 2 módulos reconhecidos a funcionarem.
Contudo sempre que recorre a GPU da nvidia GT650M para prossessar algum jogo o monitor fica cheio de artefactos, não sendo possivel sequer ver o ponteiro do rato ou sequer usar teclas de atalho, só consigo fazer off do portátil.
Já troquei as Ram de Slot, já tentei também fazer 8+2, o resultado é sempre o mesmo. Até actualização da Bios para a mais recente fiz. Tudo igual.
Só com o modulo de 8GB instalado, também surge o mesmo problema... inicialmente parecia que não pois durava mais 1 ou 2 min até se dar o crash.
Downgrade para as originais fica tudo impecável Nvidea GT650m sem problemas.
O estranho é que isto só surge quando usada a GT650m.
Se não necessitar de usar a GT650m tudo bem com todas as combinações.
Qual será o problema?
Bios, drivers, configuração da gráfica, problema do módulo ram, outras configurações.
Ou será que todo o sistema tolera até 16Gb de Ram, e a GT650m apenas, tem uma limitação qualquer (sou um leigo) para lidar apenas com um máximo de 8 Gb de Ram.(mas dá problemas também ).
Como poderei resolver a situação.
Agradecia a vossa colaboração.
De resto o N56vz tem bombado desde 2012 sem dar chatices. Só temos que ir fazendo a manutenção da limpeza do cooler e mudar a pasta térmica periodicamente e evitar obstruir as entradas e saídas de ar.
Uso o Readyboost num cartão SDhc e nunca necessitei de um SSD, mantendo o hdd de 750Gb originais, a máquina arranca em 15 a 20 segundos.
 
Última edição:
Bem estou a ver que já ninguém frequenta o forum :014:...
Mas o meu fornecedor vai mandar vir uma Corsair DDR3L 1600MHZ 8GB SODIMM 1.35V para testar. Se funcionar 5 estrelas.
Depois digo alguma coisa.
 
Se bem me lembra, o n56VZ era um bocado picuinhas com as Rams, só algumas versões funcionam e têm que ser obrgatoriamente DDR3L.

Acho que ninguém te sabe dizer ao certo se funciona. Evita é ir à BIOS, muitos n56 "morreram" por causa disso.
 
Não ajudo mais porque não sei mesmo, nunca mudei as minhas. Lembro-me perfeitamente que nem todas davam com este portátil, é questão de tentares pesquisar por esses problemas que surgiram na altura e como o pessoal os resolveu.
 
Atualmente utilizo o meu N76 praticamente sempre ligado ao LCD, para ver filmes e séries, no entanto constato que se puser o filme numa pen e o vir diretamente na TV a qualidade é MUITO superior. Através do HDMI do portátil parece que fica mais baço... Numa outra televisão acontece o mesmo, pelo que presumo ser do portátil. Será drivers ou será limitação da própria gráfica ou quem sabe do cabo?
 
Bem estou a ver que já ninguém frequenta o forum :014:...
Mas o meu fornecedor vai mandar vir uma Corsair DDR3L 1600MHZ 8GB SODIMM 1.35V para testar. Se funcionar 5 estrelas.
Depois digo alguma coisa.
Convenhamos que estamos perante um portátil de 2012, será normal nao ter uma comunidade tao activa.
De qualquer forma, como já foi dito o N56 era um pouco "esquisito" com as rams.
Tenho ideia que só aceitava mesmo rams com 1,5v e nao 1,35v
Deixo um post meu de 2015 com uma recomendação a outro user que colocou uma duvida semelhante -> N56 ram
 
Convenhamos que estamos perante um portátil de 2012, será normal nao ter uma comunidade tao activa.
De qualquer forma, como já foi dito o N56 era um pouco "esquisito" com as rams.
Tenho ideia que só aceitava mesmo rams com 1,5v e nao 1,35v
Deixo um post meu de 2015 com uma recomendação a outro user que colocou uma duvida semelhante -> N56 ram
Eu percebo. Estava era na brincadeira, mas para um portátil com 5 anos ainda se porta bem.
Em relação à Ram, já estou a usar a Corsair de 8Gb+Original de 4gb, desde ontem a tarde, com um total de 12Gb, sem problemas para já com Gt650m.
A Corsair é de 1,35v.
Ontem estive a simular x-plane 10 durante 3 horas sem problemas.
 
Atualmente utilizo o meu N76 praticamente sempre ligado ao LCD, para ver filmes e séries, no entanto constato que se puser o filme numa pen e o vir diretamente na TV a qualidade é MUITO superior. Através do HDMI do portátil parece que fica mais baço... Numa outra televisão acontece o mesmo, pelo que presumo ser do portátil. Será drivers ou será limitação da própria gráfica ou quem sabe do cabo?
Será do cabo? Será que tens os bit de cor certo?

Tenta actualizar os drivers da Intel que fazem o Optimus, já que nesse cenário a Nvidia gt650m deve tar sossegada.
 
Atualmente utilizo o meu N76 praticamente sempre ligado ao LCD, para ver filmes e séries, no entanto constato que se puser o filme numa pen e o vir diretamente na TV a qualidade é MUITO superior. Através do HDMI do portátil parece que fica mais baço... Numa outra televisão acontece o mesmo, pelo que presumo ser do portátil. Será drivers ou será limitação da própria gráfica ou quem sabe do cabo?
Vejo várias hipóteses aí, qualidade do cabo, do próprio programa que se usa para abrir o ficheiro, das TVs que conseguem perder menos qualidade, ou manter mais a qualidade original, se for através de usb do que HDMI, agora qual é não te consigo ajudar. Só sei que a pior qualidade é por miracast, mas por questão de comodidade até a costumo usar porque não noto grande diferença.
 
Já experimentei alterar todas as opções e constato que a qualidade se mantém idêntica quando vejo por hdmi. Quando ponho o vídeo na pen e a vejo diretamente na TV por USB a qualidade é infinitamente superior. A hipótese que ponho é que talvez o motor gráfico da TV esteja melhor optimizado para a leitura dos vídeos com codecs próprios...
 
Sim, também é o meu palpite, principalmente se tiveres uma TV de gama média-alta, mas confesso que como não percebo nada disso posso estar a dizer asneiras.
 
o meu já tem uns largos anos também...até agora impecável.

um ou outro problema casual, mas que foi sempre ultrapassado. a bateria morreu e o cabo do carregador também, mas arranjei outro cabo e até agora tudo o resto está de origem. é um computador que já levou com muito serviço e sempre se portou como deve ser. tantos anos depois justificou e bem o investimento. continua a ser um notebook com muita pinta.

agora o principal problema é que nunca o limpei! NUNCA! no início deste verão começou a aquecer e tentei abrir para limpar o problema é que tenho dois ou três parafusos com a cabeça moída e é um bico de obra. mandei, apesar de saber que não é recomendado, umas sopradelas na saída de ar e as temperaturas baixaram....correu bem, enfim.

agora em próxima oportunidade terei de levá-lo a alguma loja para troca dos parafusos moídos, limpeza e troca de pasta térmica, mas dada a situação dos parafusos moídos não me cheira que seja coisa nem fácil nem que não leve um pagamento extra, mas terá que ser. depois disso talvez um SSD que só ainda não levou porque tive medo de necessitar ir à BIOS e matar o bicho. agora que já percebi maneira de instalar o SSD sem ir à BIOS, depois de ultrapassada a questão da abertura, pode ser que lhe coloque um SSD e tenha máquina para mais uns bons anos.
 
Também tenho de fazer essa limpeza, sei que já disse isso aqui à uns anos mas acabei por não o fazer lol. Este Verão a jogar até metia medo, quase a bater nos 90ºC, até tenho usado algo para levantar a parte de trás do portátil para que ele não fique tão "chapado" na mesa enquanto jogo a ver se não aquece tanto. De resto é máquina, leva porrada praticamente de forma diária e está aqui para as curvas, tirando a bateria que nem é preciso falar porque estamos todos no mesmo barco de certeza. Na realidade já nem o uso com bateria, até ajuda a arrefecer um pouco mais o portátil :).
 
Também tenho de fazer essa limpeza, sei que já disse isso aqui à uns anos mas acabei por não o fazer lol. Este Verão a jogar até metia medo, quase a bater nos 90ºC, até tenho usado algo para levantar a parte de trás do portátil para que ele não fique tão "chapado" na mesa enquanto jogo a ver se não aquece tanto. De resto é máquina, leva porrada praticamente de forma diária e está aqui para as curvas, tirando a bateria que nem é preciso falar porque estamos todos no mesmo barco de certeza. Na realidade já nem o uso com bateria, até ajuda a arrefecer um pouco mais o portátil :).

Tenho uma base para arrefecimento só que para o trabalho não a levo. Em casa até que utilizo às vezes. Agora no início deste verão o animal chegou a bater nos 90 e sem jogar! até a mesa queimava no lado da saída de ar.

A bateria esgotou o seu tempo de vida útil é normal que nenhuma original com este tempo todo funcione.
 
Sem jogar? Só se estivesse a fazer algum trabalho pesado, isso não é de todo normal. Na loucura em idle/browser agora no Verão se chegar aos 55/60C já é muito, e depois a jogar 80/85 com picos de 90, depende dos jogos claro.
 
Back
Topo