Asus n56vz

Onde se nota mais é realmente nos jogos devido à gráfica, mas como coincidiu na altura de faculdade/ início de actividade laboral...a vida útil dele nesse aspecto terminou ali algures no Skyrim/Witcher 2. E mesmo esses dois foi só porque a fama era imensa senão nem isso tinha pegado porque os "meus" jogos ainda eram mais antigos/ fracos que esses.

Outro aspecto onde se nota a limitação da gráfica é a reproduzir vídeos 4k no YouTube por exemplo, não é fluído e dá travadelas.

Porque para uso "geral" está como o aço, o SSD estendeu-lhe a vida muitos anos, acho que nem sequer o formato há uns 6(?) anos, possivelmente 7 (o mais provável) e não se nota lentidão por aí além, se é que alguma. Ainda este ano levou coça, VM's, programação, builds e epá, nada de muito especial mas aguentou-se lol.

Ah, e a bateria já morreu há muito tempo, é como se não existisse.

Também foi sem dúvida o melhor investimento informático que fiz, tirando o SSD logo no fim do primeiro ano de vida dele, mais coisa menos coisa, nunca levou qualquer tipo de manutenção.
 
Tiveram mais sorte do que eu...

Tenho a versão G56JR que é a versão ROG, mas de resto é tal e qual e o interior é igual.

Há coisa de 4 anos as dobradiças do ecrã partiram o chassis.

Para o meu modelo, que é preto com leds vermelhos, deixou de haver stock da carcaça. Devem ter sido vendidos poucos e portanto fabricados poucos.

Andei num 31 durante meses com a Asus para me arranjar peça alternativa. Que não arranjaram. Só depois é que vim a saber que este N56 era tal e qual e por isso espetei-lhe com uma carcaça dessas.

Entretanto deixei de ter a funcionalidade de hibernar do windows. Sempre que lhe pedia, crashava.

Andei um ano com isto, até conseguir resolver há dias.

Foi reinstalar a BIOS, forçando a instalação da mesma versão que já estava instalada...

Entretanto há coisa de 4/5 meses a bateria deu de si...

Aos 30/40% manda o pc abaixo. Tenho de comprar outra entretanto.

Alguém já comprou? Em que loja?
 
Boas,

Eu já vou na 3ª, 2ª de substituição e uso da marca 2Power.
Procura uma compatível dessa marca se quiseres.

O meu já foi ligado mais de 10.000 Vezes e quase nas 8000 horas de uso:D

Cumps.
 
Bem, está feito. SSD de 1TB instalado, e o HDD de 1TB passou para a drive.
Upgrade à RAM já tinha feito e tenho 16GB.
A instalação do W10 correu 5*.

Ainda estou pasmado com a diferença de rapidez que ganhei. Liga em desliga em poucos segundos, e tudo o resto é super rápido.
Acho que ganhei uma máquina para mais uns bons anos.
 
SSD é outra loiça, também notei isso mal o comprei á mais de 8 anos!!

E cá anda sempre em grande forma (N76VZ), já troquei a pasta térmica e fiz o upgrade da placa WiFi, mantenho ainda os 6gb de RAM, não sei mas penso que não fará diferença um upgrade.

E continuo contente com ele, não estou com vontade de trocar, é até acabar, ainda continua rápido:001:
 
Malta acho que o meu leitor blu-ray morreu (não lê discos). Queria substituí-lo por um leitor dvd que tenho aqui de outro portátil. Qual o parafuso que preciso de tirar para o remover? É aquele que tem um símbolo de um cd?
 
Malta estou a pensar dar vida nova a este portátil... Inicialmente pensei em comprar um novo, mas pelo que vi está tudo esgotado de momento. Para além disso para o uso que lhe dou acho que o N56VZ ainda se deve aguentar mais uns 3 anos.

O upgrade principal que quero fazer é para 16GB de ram (não dá mais, certo?). Recomendam algumas memórias (ou se alguém tiver umas usadas digam-me)?

Actualmente tenho 8 GB e já fica curto para o uso que lhe dou.

Outro upgrade que poderei fazer é adicionar-lhe mais um disco no sitio onde está o leito bluray (que está estragado no meu caso). Para quem fez esta modificação o disco fica bem seguro nessa parte? É que só está seguro por 1 parafuso, não me parece muito estável... (no caso do disco original está seguro por 4 parafusos). Para uma drive óptica parece-me ser suficiente mas para um disco não sei. Outra alternativa é comprar um dvd writer e substituir o blu-ray por este.

Hoje fiz-lhe também uma limpeza interna, incluindo a ventoinha e substituição de pasta térmica. Não é o portátil mais fácil de abrir, mas com paciência lá fiz tudo. Agora tá um espetáculo não faz barulho nenhum e até está mais rápido.

O meu esqueleto de baixo também está partido... Vou substituí-lo também por um novo (+- 40€) com esta substituição o portátil ficará praticamente novo. :)
 
@Meados acho que dá para mais de 16Gb mas sinceramente se já tens um pente de 8, e tendo em conta a idade do portátil...mete mais 8 e está a andar de mota.

Quando ao disco que fica no lugar do leitor...fica super seguro, não tens de te preocupar com nada. Não me recordo de um único relato aqui no fórum, relacionado com esse problema que estás a imaginar que possas ter. Eu próprio tenho o meu há uns 7 anos ou mais dessa forma, o portátil já fez centenas de viagens em mochilas (aliás, deve ter feito centenas só no ano passado...nem vou contar com anos anteriores) e 0 problemas.

Eu gostava de lhe fazer uma limpeza interna mas tenho algum receio de fazer asneira. Mas ele precisava coitado, tem estado em uso praticamente diário desde o dia em que foi comprado, nunca teve uma limpeza nem uma mudança de pasta térmica...aposto que lhe dava alguma saúde fazer isso, a pasta térmica já nem deve existir lol.
 
@Meados acho que dá para mais de 16Gb mas sinceramente se já tens um pente de 8, e tendo em conta a idade do portátil...mete mais 8 e está a andar de mota.
Provavelmente também para a idade do portátil mais que 16GB não deve compensar, mas gostava de saber se é possível... Depois analisaria.

Infelizmente tenho 2x 4GB de momento (que vou vender caso compre 2x 8GB).

Eu próprio tenho o meu há uns 7 anos ou mais dessa forma, o portátil já fez centenas de viagens em mochilas (aliás, deve ter feito centenas só no ano passado...nem vou contar com anos anteriores) e 0 problemas.
Ok isso deixa-me mais aliviado, o meu portátil é usado maioritariamente por casa.

Eu gostava de lhe fazer uma limpeza interna mas tenho algum receio de fazer asneira.
A limpeza não é assim tão difícil, mas requer trabalho. Tens que tirar muitos parafusos e ter cuidado com os cabos do monitor, som e wireless. A parte mais difícil nem é desmontar, mas sim montar imo, ligar novamente os cabos do monitor e do som (penso que é o do som o que está ao lado) é um bocado difícil, principalmente se tiveres mãos grandes, requere alguma paciência.

A limpeza da ventoinha e troca de pasta térmica é muito fácil.

Agora digo-te que vale a pena, então se nunca o fizeste vale mesmo muito a pena, o portátil ganha outra vida, fica mais rápido, silencioso e frio.

Eu usei este vídeo antes de me aventurar:

Para fazer a limpeza não precisas de tirar a ram como no vídeo.

Outra dica usem um papel A4 onde possam colocar os parafusos na mesma posição de onde os tiraram. Assim fica muito mais fácil de saber onde os colocar novamente e não os perdem. Algo deste género:



(claro que os parafusos devem entrar na folha... a imagem acima fiz no paint...)

Podem usar várias folhas A4 para as diversas camadas do portátil.

P.S.: Também precisam de uma chave de fendas mais pequena que o normal para tirar os 2 pequenos parafusos que seguram a entrada da drive de cd à carcaça. O ideal é terem um daqueles kits com vários tipos de chaves para parafusos.
 
Última edição:
@Meados obrigado pela dica, vou guardar o vídeo e qualquer dia ganho coragem lol.

Não te consigo dar certezas. Eu tenho ideia que a ASUS dizia que o máximo era 16GB mas nunca ninguém percebeu porque eles diziam isso, já que não existe qualquer limitação técnica nesse sentido.

Tenho até quase a certeza que neste fórum houve pessoal a fazer isso (colocar 32GB) e não existiu problema, é esperar a ver se alguém se acusa.

Edit:Ignora o que escrevi sobre a Ram.

Estive a fazer uma pesquisa rápida e não é bem como me lembrava.

Houve sim confusão com a RAM porque a ASUS dizia que o máximo era 8GB, mas na realidade e o máximo são 16GB porque dá para colocar 8+8.

O processador sim, aguenta com 32, dito pela própria Intel, mas a limitação técnica deste modelo é que "só" tem dois slots, logo não passa dos 16gb.

O modelo maior, o N76, esse é que (acho) que tem 4 slots, portanto esse pode levar 8x4 e fica com 32gb.
 
Última edição:
@Meados acho que dá para mais de 16Gb mas sinceramente se já tens um pente de 8, e tendo em conta a idade do portátil...mete mais 8 e está a andar de mota.

Quando ao disco que fica no lugar do leitor...fica super seguro, não tens de te preocupar com nada. Não me recordo de um único relato aqui no fórum, relacionado com esse problema que estás a imaginar que possas ter. Eu próprio tenho o meu há uns 7 anos ou mais dessa forma, o portátil já fez centenas de viagens em mochilas (aliás, deve ter feito centenas só no ano passado...nem vou contar com anos anteriores) e 0 problemas.

Eu gostava de lhe fazer uma limpeza interna mas tenho algum receio de fazer asneira. Mas ele precisava coitado, tem estado em uso praticamente diário desde o dia em que foi comprado, nunca teve uma limpeza nem uma mudança de pasta térmica...aposto que lhe dava alguma saúde fazer isso, a pasta térmica já nem deve existir lol.


Limpa isso assim que possivel!!
 
Bem malta já comprei e substituí a carcaça de baixo do portátil (a original estava partida). O processo demora um bocadinho (principalmente de ter que mudar as colunas de som e os fios do wireless para a nova carcaça). Para quem quiser fazer o mesmo aconselho a tirarem fotos primeiro da original e como as peças / fios se encontram montadas, para depois poderem replicar facilmente na nova.

Mas o trabalho compensou! O portátil parece novo novamente. :)

Quando mudei a carcaça afinei também as dobradiças (não as apertei muito para não estragar a nova carcaça muito rápido, apertei só o suficiente para suportar bem o monitor).

A carcaça de baixo foi cerca de 35€ no alis expressos (se é que me entendem) e felizmente não parou na alfândega.

Também já lhe pus os 16 GB de ram o que lhe veio trazer ainda mais vida (cerca de 52€ no total, comprei usada).

Bem acho que tenho portátil para mais 3 anos. :)

Obrigado a todos os que me ajudaram com as dúvidas que tive.

P.S. Se alguém quiser ainda tenho um stick de 4 GB de ram que estou a vender barato.
 
Última edição:
Bem malta já comprei e substituí a carcaça de baixo do portátil (a original estava partida). O processo demora um bocadinho (principalmente de ter que mudar as colunas de som e os fios do wireless para a nova carcaça). Para quem quiser fazer o mesmo aconselho a tirarem fotos primeiro da original e como as peças / fios se encontram montadas, para depois poderem replicar facilmente na nova.

Mas o trabalho compensou! O portátil parece novo novamente. :)

Quando mudei a carcaça afinei também as dobradiças (não as apertei muito para não estragar a nova carcaça muito rápido, apertei só o suficiente para suportar bem o monitor).

A carcaça de baixo foi cerca de 35€ no alis expressos (se é que me entendem) e felizmente não parou na alfândega.

Também já lhe pus os 16 GB de ram o que lhe veio trazer ainda mais vida (cerca de 52€ no total, comprei usada).

Bem acho que tenho portátil para mais 3 anos. :)

Obrigado a todos os que me ajudaram com as dúvidas que tive.

P.S. Se alguém quiser ainda tenho um stick de 4 GB de ram que estou a vender barato.


Boas,

no final do ano passado, estava eu a pensar em aumentar a RAM do meu n56vz, quando começou a falhar... Só BSoD com vários erros, etc... Ao fim de tantos anos e sempre a ser "puxado" é normal...

Afinal foi só trocar o disco (coloquei um SSD que mandei vir online) e está mais rápido que nunca! :) Grande máquina! O único "drama" foi só desmontar e montar por causa da confusão dos parafusos pequenos/médios e cabos que têm que passar no sítio certo :)
 
Limpa isso assim que possivel!!

Depois de ter metido um SSD no meu N56VB e de ter mudado a placa de rede para suportar 5GHz e bluetooth, passados 9 anos é que ganhei coragem para levantar o sistema de arrefecimento e fazer uma limpeza a fundo.

Realmente já percebi porque é que ele às vezes parecia que ia levantar vôo:

57Aukn5.jpg

aFGDP6F.jpg


Por isso, recomendo! :D
 
Última edição:
Back
Topo