Avaria Asus Oled XG27AQDMG - Barras horizontais cinzentas e linha a piscar por baixo da barra do Windows

Rikatu

Power Member
Boa tarde!!

Há 15 dias atrás recebi o meu novo Monitor Asus Oled XG27AQDMG e até ontem sempre esteve tudo bem. Tinha a limpeza de pixels ativada de 4h em 4h e proteção do ecrã também.

E ontem á noite reparei que, por baixo da barra do Windows tinha uma linha a piscar e alternava entre a cor branca/vermelho/verde/azul. E passados uns minutos começaram a aparecer umas barras horizontais cinzentas por todo o ecrâ, mas mais escuro do lado esquerdo do ecrã. Hoje ainda está pior, as barras mais escuras e por baixo da barra do Windows só pisca de uma cor, branca.

Já fiz os seguintes passos:

- tinha o firmeware mais recente instalado, voltei a instalar o anterior e nada. Voltei ao mais recente.
- tinha os drivers mais recentes da AMD, voltei a instalar o anterior e nada. Voltei ao mais recente.
- já troquei o cabo Displayport 1.4 e também tentei com o HDMI e nada.
- fiz reset no OSD do monitor e nada.
- já baixei de taxa de atualização e nada.
- também experiementei com o meu antigo monitor Dell S2721DGFA e está tudo bem, portanto o problema não é da gráfica. Deve ser mesmo do monitor.

Em baixo seguem umas imagens e um vídeo meu que fiz uploud no youtube, assim coiseguem ver melhor o problema.

Dp4gSE5.jpeg

NgUxmFU.jpeg

ghO5Sub.jpeg

Aqui segue o vídeo

Antes de o comprar li bastantes relatos de malta a ter problemas com ele, mas também li muita gente a falar bem.
Parece que tive azar!!

Sabem-me dizer o que se passa??

Ou é direto para devolução/garantia?

Obrigado!

Boa tarde!!

Há 15 dias atrás recebi o meu novo Monitor Asus Oled XG27AQDMG e até ontem sempre esteve tudo bem. Tinha a limpeza de pixels ativada de 4h em 4h e proteção do ecrã também.

E ontem á noite reparei que, por baixo da barra do Windows tinha uma linha a piscar e alternava entre a cor branca/vermelho/verde/azul. E passados uns minutos começaram a aparecer umas barras horizontais cinzentas por todo o ecrâ, mas mais escuro do lado esquerdo do ecrã. Hoje ainda está pior, as barras mais escuras e por baixo da barra do Windows só pisca de uma cor, branca.

Já fiz os seguintes passos:

- tinha o firmeware mais recente instalado, voltei a instalar o anterior e nada. Voltei ao mais recente.
- tinha os drivers mais recentes da AMD, voltei a instalar o anterior e nada. Voltei ao mais recente.
- já troquei o cabo Displayport 1.4 e também tentei com o HDMI e nada.
- fiz reset no OSD do monitor e nada.
- já baixei de taxa de atualização e nada.
- também experiementei com o meu antigo monitor Dell S2721DGFA e está tudo bem, portanto o problema não é da gráfica. Deve ser mesmo do monitor.

Em baixo seguem umas imagens e um vídeo meu que fiz uploud no youtube, assim coiseguem ver melhor o problema.

Dp4gSE5.jpeg

NgUxmFU.jpeg

ghO5Sub.jpeg

Aqui segue o vídeo

Antes de o comprar li bastantes relatos de malta a ter problemas com ele, mas também li muita gente a falar bem.
Parece que tive azar!!

Sabem-me dizer o que se passa??

Ou é direto para devolução/garantia?

Obrigado!
Compraste online?

Podes trocar ou devolver o monitor sem apresentar qualquer justificação, direito de arrependimento.
Tens 14 dias a partir do momento que recebeste o monitor... se esse período já passou, é provável que tenha que ir para garantia
Essa lei do arrependimento só se aplica em casos que o vendedor não menciona certas restrições, como manusear o equipamento comprado, quando falo manusear é violar a caixa do monitor, exe: abrir e usar o equipamento.

Mas, se quiser posso pedir a devolução, certo?

Não devo pedir a devolução, mas sim, um novo. Se acontecer algo idêntico, aí peço a devolução.

Mas, se quiser posso pedir a devolução, certo?

Não devo pedir a devolução, mas sim, um novo. Se acontecer algo idêntico, aí peço a devolução.
Eu n sei a politica da loja em questão, mas podes sempre pedir a devolução,pois á várias lojas como cortesia aceitam a devolução.

Podes trocar ou devolver o monitor sem apresentar qualquer justificação, direito de arrependimento.
Tens 14 dias a partir do momento que recebeste o monitor... se esse período já passou, é provável que tenha que ir para garantia
A fatura é de dia 16 de Outubro, portanto, já passaram os 14 dias. Já vai em 16 dias.

Essa lei do arrependimento só se aplica em casos que o vendedor não menciona certas restrições, como manusear o equipamento comprado, quando falo manusear é violar a caixa do monitor, exe: abrir e usar o equipamento.
Já devolvi um monitor com uso de 10 dias, obviamente não retirei os plásticos protetores nem danifiquei embalagem e respetivos.
A fatura é de dia 16 de Outubro, portanto, já passaram os 14 dias. Já vai em 16 dias.
Fica mais complicado, mas tenta. Expõe a situação, nem que seja para substituir o artigo

Eu n sei a politica da loja em questão, mas podes sempre pedir a devolução,pois á várias lojas como cortesia aceitam a devolução.

A loja em questão geralmente é bem tranquila nesse particular.

Conheço até quem tenha devolvido gráficas passados 6 meses, sem grandes celeumas.

O novo monitor chegou hoje na hora do almoço. Já está ligado há 30min...vamos ver quanto tempo aguenta hahahah

No monitor que enviei para RMA fiz update ao firmware para o mais recente, mas neste novo monitor nem sei se o faça. Até tenho medo de fazer :)

Valerá a pena fazer o update ao firmware?

Eu não fazia, pelo menos até ver como se comporta. Se tudo correr bem não vale a pena. Por vezes são pequenas coisas que muitos user
não dão importância. Exemplo: No Dell G3223Q a atualização saiu para corrigir a impossibilidade de desligar a luz traseira.
Tenho um Dell com uns bons 9 anos e nunca fiz um update. E continua uma maravilha...

Boas,

Lojas não fazem Leis, as condições e restrições são as que estão na Legislação e mais nenhuma, sendo o que tu escreves ilegal e contrário à lei:

Artigo 14.º Inspeção e manipulação do bem
1 - O exercício do direito de livre resolução não prejudica o direito de o consumidor inspecionar, com o devido cuidado, a natureza, as características e o funcionamento do bem.
2 - O consumidor pode ser responsabilizado pela depreciação do bem, se a manipulação efetuada para inspecionar a natureza, as características e o funcionamento desse bem exceder a manipulação que habitualmente é admitida em estabelecimento comercial.
3 - Em caso algum, o consumidor é responsabilizado pela depreciação do bem quando o fornecedor não o tiver informado do seu direito de livre resolução.

Podes pedir a Troca por outro ou a Resolução do contrato de Compra e venda, sendo que quem tem direito a escolher entre as opções és tu, pois são direitos DO consumidor:

Artigo 16.º Direito de rejeição Nos casos em que a falta de conformidade se manifeste no prazo de 30 dias após a entrega do bem, o consumidor pode solicitar a imediata substituição do bem ou a resolução do contrato.

Aconselho que trates tudo por escrito e informes o Vendedor de qual direito pretendes exercer, preferencialmente referindo o artigo e a lei que invocas.

Cumps.

Boas,

O legislador assim o entendeu e fundamentou as razões no preâmbulo da Lei, já o vinha a fazer em anterior legislação e legislação conexa, segundo uma Lógica mais que clara, que até é simples de constatar pelo nome das legislações e logo no 1º artigo dessa lei:

Objecto A presente directiva tem por objecto contribuir, graças à consecução de um elevado nível de defesa dos consumidores, para o bom funcionamento do mercado interno através da aproximação de certos aspectos das disposições legislativas, regulamentares e administrativas dos Estados-Membros relativas aos contratos celebrados entre consumidores e profissionais.

O legislador intercede em favor do consumidor, que é a parte mais fraca da relação, em detrimento da outra parte. Está e esteve sempre claro esse papel, que veio a ser mais necessário conforme se foram detectando mais e mais casos em que fabricantes e vendedores prejudicavam os consumidores. Sobre este artigo / direito podes agradecer à Apple e às suas más práticas por ter sido matéria regulamentada. Ainda recentemente a Comissão esteve-se a marimbar para os prejuízos da Appe ao força-los a adoptar a norma USB-C, mas deve-se ter escapado da memória.

A tua lógica, a minha, a do manél-jaquim ou da Sony nada interessa quando o legislador assim determinou e parametrizou, o que estiver lá previsto é o que vale, o que não estiver... "não existe".
Na mesma lei tens uma parte sobre Imperatividade da lei e o regime sancionatório.

Sobre o ponto 2:

Pode e não deve ou será, sendo que o legislador é muito cuidadoso com os termos que utiliza.
O que força o vendedor a fundamentar a razão para a eventual depreciação, tens na mesma lei o que o legislador entende/permite sobre o ónus da prova.

Depreciação do bem, não tem nada lá sobre direito a recusa ou perda de direitos.

Se eu comprava ou não, ou se gosto de sardinhas são ambas considerações fora do ambito desta legislação.
Mas se quiseres podes ir ver aos tais preambulos das leis o que é que o legislador pretende, encontras algo do tipo "No sentido de forçar os fabricantes e vendedores a disponibilizarem bens mais duradouros, com qualidade, melhor informação e blá blá blá" = "Fabrica e informa melhor ou terás prejuízos".

Cumps.

Back