ASUS P4C800 e componentes, preciso de esclarecimentos

Pericão

Power Member
Pois é, acabei de comprar um novo PC e já ando ás avessas com isto.
1º como nunca tive um PC com DDR, andei á nora para encontrar os setings para o CAS, etc. Agora, se por um lado percebi que a ideia é ter 2-2-5 em cas 2, ou 3-3-7 em cas 2.5; Digam-me, isto é tipo os CPUs, dá erro, dás-se voltagem????

2º como vim de RIMMs, estou habituado a multiplicadores para as memórias, tanto mais que me aconselharam aquirir mems 433MHz para usar o multiplicador 5/4.... supresa a minha, A minha ASUS P4C800 não mostra multiplicadores nenhuns... a questão é: não aparecem por estar em Dual DDR (solt 1 e 3) ou nas Asus não existe multiplicador?!?! E Como faço OC ás mems????

3º A minha gráfica, PowerColor 9700 Gold, é merecedora de levar uma bios nova, mas pesquisei no fórum e achei várias, demasiadas até. Fiquei confuso e desconfiado, qual a melhor bios? De que tipo, 9700pro ou 9800pro??? ainda em relação á gráfica, qual os melhores drivers??? eu tenho neste momentos as Catalyst 3.5, instaladas de fresco, mas noto que no 3dmark, comparando com outras ATI que a referencia dos drivers são diferentes nos ultimos 3 digitos..... que diferença é esta?!?!?!

4º subjectiva, mas Cooler para o meu P4C 2.8 que com o stock coller intel e a 3.4GHz dá 56ºC; como a ideia é fazer OC e manter esse OC diariamente, o que aconselham mas MHz e um cooler ou fico como estou meto nos 3.5GHz e mantenho o cooler. Será que a aquisição de um novo cooler valerá a diferença dos MHz???

5º não consigo ligar os meus discos sata em RAID.... acho que fiz tudo como deve de ser, criar o ARRAY, meter os drivers da promisse numa disquete e quando for a instalar o windows clicar no F6; depois é instalar os drivers e...... não encontra HDD?!?!?! Notem que tinha a bios 1004, agora tenho a 1007 e brevemente meto a 1008. A questão é: Problema de bios ou de azelhice minha?!?! É que a bios detecta os HDD apenas no boot sequence... estou mesmo á nora.


Obrigado a todos pelas dicas, e para melhor esclarecimentos, o meu sistema:
ASUS P4C800-Deluxe
P4C 2.8 FSB=800
2xSATA 80GB Maxtor 7200rpm
ATI 9700 non pro
2x256MB Twinmos PC3200 (em dual 320MHz, linda treta, mas as mems são para trocar)
 
Originally posted by Pericão

1º como nunca tive um PC com DDR, andei á nora para encontrar os setings para o CAS, etc. Agora, se por um lado percebi que a ideia é ter 2-2-5 em cas 2, ou 3-3-7 em cas 2.5; Digam-me, isto é tipo os CPUs, dá erro, dás-se voltagem????

2º como vim de RIMMs, estou habituado a multiplicadores para as memórias, tanto mais que me aconselharam aquirir mems 433MHz para usar o multiplicador 5/4.... supresa a minha, A minha ASUS P4C800 não mostra multiplicadores nenhuns... a questão é: não aparecem por estar em Dual DDR (solt 1 e 3) ou nas Asus não existe multiplicador?!?! E Como faço OC ás mems????

4º subjectiva, mas Cooler para o meu P4C 2.8 que com o stock coller intel e a 3.4GHz dá 56ºC; como a ideia é fazer OC e manter esse OC diariamente, o que aconselham mas MHz e um cooler ou fico como estou meto nos 3.5GHz e mantenho o cooler. Será que a aquisição de um novo cooler valerá a diferença dos MHz???

Bem vindo ao grupo das P4C800.
Respondendo às questões que colocas-te e que eu sei:
1 - Settings da memória. Já encontras-te o local dos settings pelo que se conseguires coloca em 2-2-2-5. Esses são os melhores settings. Podes não ter memória que aguente. O primeiro é o CAS latency e p´rovavelmente o mais importante. Ideal é ser 2 Começa por 2-3-3-7 e vai alterando. Talvez seja boa ideia aumentares o VCore. Em auto ele funciona a 2,65. Eu tenho a funcionar a 2,85 sem problemas. Tenho a memória a 225 sincrono com o processador a 2-3-3-7. No SisoftSandra a Memory Bandwitch é igual se tiver o FSB a 250 o que corresponde a memória a 200 e o processador a 3500 Mhz. Mas já la vamos ao multiplicador.

2- O multiplicador está na BIOS e tu já o estás a usar sem saber. O que se passa é que a asus em vez de ter um item a dizer o divisor tem o DRAM Frequency que por defeito está em Auto. As outras opções são 266; 320 e 400. Corresponde respectivamente ao divisor 3:2; 5:4 e 1:1. Para overclock pelo menos a ar é melhor usar o divisor 3:2. Depois é só alterar a CPU External Frequency. Altera-se premido + ou o sinal -. Com este divisor (320) se colocares a memória o CPU External Frequency a 250 ficas com a memória a funcionar a 400 Mhz; CPU a 3500 Mhz e FSB a 1000 Mhz. Para o dia a dia deve ser um pouco alto e necessitarás de aumentar o VCore seguramente.

3- Cooler. Isso é subjectivo. Eu preciso de silencio e como tal optei pelo Zalman e estou satisfeitíssimo. Idle 30 gaus mas não acredito muito no asus probe.

Diverte-te
 
Obrigado Metro! Já estou mais esclarecido, pois eu meti em auto e realmente aparece o multilicador 2/3.
Vou testar as mems.

Outra coisa, quando falo em 56ºC, esqueci-me de completar, é com 10 testes do sandra só para o CPU. Em IDLE está nos 33ºC.

E o resto malta, preciso mesmo de saber ligar isto em SATA Raid0
 
Originally posted by Pericão
Obrigado Metro!
Outra coisa, quando falo em 56ºC, esqueci-me de completar, é com 10 testes do sandra só para o CPU. Em IDLE está nos 33ºC.

Não sei que caixa tens nem o número de ventoinhas que tens mas acabei de fazer 60 testes do Sandra e não tenho essa temperatura. Tenta arrefecer um pouco melhor a caixa: Vais ficar com melhores temps.
Põe isso em Raid0 que eu daqui a uns tempos vou precisar de umas explicações :001: Estás a ligar os discos no local certo?
 
A caixa é uma Chieftec Big Tower, o nº de fans são 4. Não tem fan na tampa. Penso que as temps não são assim tão mau, IDLE 32-33ºC... com um bom cooler, aproximava-se estes valores. Claro que o teste que efectuei no Sandra, só o fiz para o CPU, para não haver descanço e assim ter um valor aproximado.

Quanto ao raid, penso que fiz tudo correcto. OS connectores são só dois e muito faceis de ver.

Ainda estou á espera que alguém ajude nesse aspecto.

Já agora, Metro 3.5GHz a que Vcore?penso que meti a essa speed, mas ficou instavel.
 
Originally posted by Pericão
A caixa é uma Chieftec Big Tower, o nº de fans são 4. Não tem fan na tampa. Penso que as temps não são assim tão mau, IDLE 32-33ºC... com um bom cooler, aproximava-se estes valores. Claro que o teste que efectuei no Sandra, só o fiz para o CPU, para não haver descanço e assim ter um valor aproximado.

Quanto ao raid, penso que fiz tudo correcto. OS connectores são só dois e muito faceis de ver.

Ainda estou á espera que alguém ajude nesse aspecto.

Já agora, Metro 3.5GHz a que Vcore?penso que meti a essa speed, mas ficou instavel.

Nunaca tive caixa chiftec mas parecem-me muito boas. 4 fans parece-me bem. Alguma está a enviar ar para fora?

Os conectores sata na board são 4 no total. Só dois é que funcionam com o controlador da Promise. Não terás ligado nos outros dois?

Vcore para 3.5 a 1,7 na BIOS. Não é lá muito saudável. A 3361 Mhz (divisor 5:4 e FSB 240) Vcore 1,525. O limite começa a partir daí. Já me apeteceu arrefecer isto a água mas não consigo arranjar nada mais silencioso. A fan do radiador ia seguramente igualar o barulho que tenho assim e não vejo necessidade de mais processamento.

- A notificação por e-mail não está a funcionar é difícil assim seguir os vários tópicos. Se algum administrador puder alterar isso.
 
Tens razão, não recebo notificações.... acho que estão desligadas.

Quanto ao SATA... sou newbie nestes sistemas... eheheheh, mas nem tanto. Vou trocar de discos, meto uns seagate. Vamos ver.

O meu CPU, bem, ou é melhor ou há algo errado. tenho-o a 243FSB e a VCORE 1.525 e está super estável. Testes é o que mais tenho feito:D
Meti-o a 250, a 1.6, mas no sandra ao fim de 3 loops, reeiniciou....
Sem cooler decente não o meto a 3.5GHz, prefiro assim.

People, eu e o Metro temos dificuldades com o SATA Raid, ninguém AJUDA?!?!?!
 
Originally posted by Pericão

O meu CPU, bem, ou é melhor ou há algo errado. tenho-o a 243FSB e a VCORE 1.525 e está super estável. Testes é o que mais tenho feito:D

Os 2.4 são por sistema fenomenais. Se reparares consegues ter uma frequência de relógio igual ao que eu consigo com um 2.8. A temperatura não parece ser o problema. O aumento de Vcore também não é a solução. Há outra coisa e parece-me que pode muito bem estar explicada neste tópico.
http://forum.techzone.d2g.com/showthread.php?s=&threadid=16723
Diverte-te :-D
 
Back
Topo