Asus P5-B Temps. estranhas... Help Please

FilPedro

Membro
Boas pessoal,

comprei uma máquina com os seguintes specs:
- Caixa Coolermaster Centurion 534
- Fonte Lc power 550W
- Asus P5B Deluxe
- Intel Core2 Duo E6600
- Gráfica Sapphire X1950XT 256MB DDR3
- Cooler Coolermaster Hyper TX
- 2GB Team Elite 667 dual channel
- Disco 250GB sata2 16MB cache

A máquina vinha com um overclocking de origem a 3.1, as temps eram:
Idle = Case 35º, CPU 39º
Load= Case 39º, CPU 49º

Comprei duas coolers da Zalman uma para o CPU e uma para a gráfica, e consegui baxar bastante as temps do CPU e da gráfica, brinquei com as voltagens e com o FSB e cheguei a um OC de 3.4 com o CPU a nunca passar dos 50º.

O meu problema é o seguinte, retirei o OC e fiquei com os nativos 2.4 apenas para estudar o factor da temperatura em relação á velocidade do CPU mas estou a deparar com um problema... mesmo depois de fazer um update á BIOS (vr711) as temps da MB estão sempre em 35º em idle e chegam aos 40º em Full Load. Fiz um reset á BIOS e nada... por exemplo actualmente tenho o CPU a 28º e a MB a 35º ??? Já usei vários programas de medir temperaturas e em todos os resultados são semelhantes. A caixa está super fria por dentro, coloco a mão sobre o dissipador e ele está frio, a motherboard o mesmo, o ar que sái da caixa é frio e as memórias estão frias.


A minha questão se me puderem ajudar é a seguinte:

Estas temps para MB são normais? tanto com como sem OC? Em OC tinha a voltagem das memórias a 1.95 e o voltage CPU a 1.425 O FSB estava a 380 creio, pelo que li para OC estes valores são aceitáveis presumo ? mas para 2.4 nativos não estará a MB muito quente ???

Muito obrigado.
 
Última edição:
Essas temps sao normais, convém é teres um correcto airflow na caixa.

Ter fans de intake na frente e lateral e de outake na traseira, convém ter uma capacidade de intake e outake semelhante.

cumps
 
Tenho uma fan lateral que coloquei adicionalmente em Intake portanto creio que como mencionaste está tudo em ordem a nível de circulaçao de ar.

Surgiu-me um problema adicional que creio ser o último :x2: é respeitante às memórias, tenho andado a brincar com os valores na BIOS e reparei que quando coloco a FREQ para auto ele sobe-me em vez dos valores nativos de 5-5-5-15 para Freq. 355.0 Mhz e 5-6-6-18.

Isto é aceitável ou é preferivel manter as memórias nos seus valores nativos visto ser para uso corrente?

Muito obrigado pela ajuda.
 
Back
Topo