Asus P5b Delux/e6300/team elite 800Mhz (6400)

Murd3r_Duck

Power Member
boas

eu estou a iniciar m no oc

e surgiram m algumas duvidas:

para que servem os seguintes parametros, valores q devo colocar, preferencia valores altos ou baixos...

-memory voltage:
-CPU Vcore:
-Fsb terminator:

A vantagem do ddr2 é a rapidez e em termos de divisores ha alguma alteração?

cumps
 
-memory voltage como o próprio nome diz é as voltagens da memoria quanto maior estiver maior rendimento tens dela
-CPU Vcore e a voltagem do CPU isto tens de ir testando tu porque quanto for maior a voltagem mais aquecimento no pc
-Fsb terminator: FSB e o multiplicador la e que sobes e dexes o overclock

Espero que me tenhas compreendido, alguma duvida diz

cumps
 
Olha que bem, tens um sistema similar ao meu :007:

Apesar do hardware ser similar não quer dizer que tenha que funcionar exactamente com os mesmos settings, mas eu tenho o meu assim:

CPU: 3360Mhz (480x7) 1.3375v
Mems: 960Mhz 5-5-5-15 1.85v

Foi devidamente testado no Orthos e corre o Boinc 24/7. Agora podes seguir esses moldes e ir testando até achares a melhor configuração para ti :)

PS: Não aconselho voltagens elevadas na ram pois este é o meu segundo kit, o primeiro queimou um modulo com 2.25v e tinha uma ventoinha de 120mm a mandar ar para cima delas. É estranho pois são mems para funcionar segundo eles até aos 2.20v ... parece-me que o controlo de qualidade da EliteGroup não é dos melhores.
 
Vai arriscando aos poucos tipo mete a voltagem que estiver no meio se arrancar o winhows e sempre a subir.:)
Em maioria das vezes são as memorias que limitam 1 overclock dum pc:lol:8|
 
mike uma coisa, o teu fsb fica a quanto depois dessas alterações

e ja agora explica m la o q é isso de 480x7

cumps

p.s. obg jecas e mike pela ajuda

Boas o meu sistema também é muito parecido à excepção da Ram.
No teu caso e isto com o FSB em default (266) deves escolher sempre o divisor da Ram a 533 ou seja 1:1. Depois sobes até verificares que o sistema fica estável. Quando sobes o FSB sobes também a velocidade da Ram, devido ao multiplicador dos 6300 (7) ser baixo é melhor escolheres 533.
No teu caso deve de ser a Ram que te vai limitar o OC. Depois de gravares as definições do bios é melhor testares a Ram com o Memtest e depois o sistema com o Orthos.
480 = valor de FSB e 7 é o multiplicador do 6300 dai que 480 x 7 = 3360 Mhz e 266 x 7 = 1862 Mhz (Default).
A Ram tenta não subir para valores superiores aos recomendados pelo fabricante em relação ao CPU não subir mais que 1,450 Vcore e não passar os 60ºC em full load (isto a Ar e com um bom cooler).

Espero que isto ajude.

Cumps.
 
q é q acontece?
mete as memorias a 1.8 e o vcore no minimo, depois aumenta o fsb, vai ao win e corre o orthos durante algum tempo, snao der erro vai ah bios e aumenta mais o fsb. Quando o windows nao arrancar provavelmente é das mems... ou sobes os timmings ou sobes a voltagem. Snao resultar ou se der erro no orthos sobe o vcore e ve se está estavel. Vais fazendo sempre isso.. dpois com a pratica vais jogando com os varios valores e arranjar as tuas proprias settings, porque ninguem te pode dar uma visto que nao ha sistemas iguais (que se comportem de igual modo).
 
lol.. quanto maior for a parte do fsb e menor a parte das mems melhor o divisor (1:1 é igual.. se tivesses um em q a primeira parte fosse maior q a segunda melhor, caso contrario esse já é bom)

um overclock elevado nao pede voltagens mais baixas, pelo contrario, contudo o que importa nao é a voltagem mas sim o fsb elevado. O vcore é so para estabilazar, claro que quanto mais baixo melhor porque ao o aumentares vais tar a aumentar a temp. Quanto aos divisores.. ao aumentares o fsb tas a aumentar a frequencia das mems, se tiveres um divisor 1:1 (fsb:mems) se aumentares 2 vezes o fsb, a freqquencia das mems vai subir na mesma proporcionalidade, logo qualquer divisor em que a frequencia das mems aumente mais que o fsb nao é apartida vantajoso.

snao perceberes qualquer coisa diz
 
ja agora explica m la q valores é q ponho na Dram frequency?

isto é do mesmo modo q o fsb, quanto mais subo a frequencia, devo subir a nen voltage para o manter estavel?

cumps obg pela ajuda
 
boas

tenho tido uns problemas com o oc

eu consigo chegar aos 3.5, corro o super pi tudo na boa, corro o orthos durante 3 minutos e interrompe.

eu acho q pelo vcore ja nao posso puxar mais (1.5v), aconselham m a baixar o fsb?

disseram m tb q para tornar isto mais estavel, tb deveria clocar o south and north bridge, podem m indicar voltagem para as clocar sff

e por fim, nas memorias, as minhas tem timmings de 5-5-5-15, e dpois aparecem m outros valores em baixo, s nao m engano um tem o valor de 6 e outro de 42, q valores devo colocar aqui?

cumps e obg

p.s. para quem nao passava dos 2.3 3.4 estaveis é a bombar
 
O que deves fazer no OC:

- Determinar o FSB máximo do CPU e/ou valores de FSB estáveis e saber o Vcore associado;
- Determinar a frequência máxima das memórias, timings e tensões associados.


Feito isto, poderás jogar da melhor forma com os divisores ;)




Dando um exemplo:
- O meu Prescott faz 240MHz máximos, 215MHz com Vcore original;
- As memórias fazem pelo menos 280MHz estáveis @ 2.5-4-3, 2.63/2.73V, fazem até 256MHz@ 2.5-3-3, 2.53V;


O meu objectivo é jogar com a performance e consumo, devido às temperaturas:
- Verão: CPU a 215, divisor 4:5 (FSB:RAM), memórias a 269MHz, 2.5-4-3 2.63/2.73V;
- Inverno: CPU a 240, divisor 1:1 (FSB:RAM), memórias a 240MHz, 2.5-3-3 2.53V;

Porque não uso 4:5 no Inverno? Porque implicaria memórias a 300MHz, coisa que o chipset não consegue (ou as memórias, é-me difícil saber) :002:
 
Última edição:
Back
Topo