asus P5B e memorias kingston 800Mhz

ricain

Power Member
Boa tarde,

A pouco tempo fiz um upgrade ao pc e comprei um processador pentium D925, uma board asus P5b-plus vista edition e 2 memorias da kingston 512Mb/800Mhz (ref: KVR800D2N5/512) para poder tirar ao maximo proveito do processador.
Mas a minha grande surpresa, ou só eu que estou a fazer algo de incorrecto, ao utilizar o everest ou o cpu-z, ambos os 2 programas dizem me que a velocidade das memorias é de 400Mhz :'(. Gostaria de que alguém me pudesse ajudar nisso porque neste momento estou um pouco desiludido, porque as memorias de 800Mhz não são nada baratas.
Outra pergunta ao utilizar o programa "AI Suite", o processador rola sempre a 2.4Ghz, só mesmo quando estou a fazer algo que precisa de mais velocidade é que ele sobe para 3.0Ghz (mas o cpu-z e o everest detectam 3.0Ghz).

Obrigado pela ajuda.

PS: Espero não me ter enganado de secção.
 
- O que o cpu-z mostra é a frequência real. Como são memórias DDR (Double Data Rate), a frequência efectiva é 2x400.

- Essa variação de frequência deve-se ao facto de teres o Intel SpeedStep activado na BIOS. É uma função de poupança de energia/redução da temperatura.
 
Obrigado WindWalker pela resposta.

Isso querendo dizer então que as memorias então a funcionar a velocidade de 800mhz e que o cpu-z só me mostra 400Mhz?

E então será normal que o cpu-z mostrar me que o fsb:dram 1:2?

Ponho aqui um screenshot para ser mais fácil no caso de me explicar mal.



Obrigado pelas respostas.
 
É como te disse: todas as memórias DDR2-800 funcionam a 400MHz reais, 800 efectivos :p

Se o cpu-z mostrasse 800MHz tinhas DDR2-1600 :002:

FSB:RAM é a proporção entre o FSB do CPU (real também, porque há o externo que é 4x esse) e a frequência real da RAM.

Como tens um CPU a 200MHz de FSB (FSB dos Intel é QDR - Quadruple Data Rate - portanto FSB externo/efectivo é 4x o real) e memórias a 400, a proporção é:

200:400 <=> 2:4 <=> 1:2

Basicamente, isto significa que para cada MHz de FSB real tens 2MHz de frequência real da RAM.

Ou por outras palavras, por cada ciclo do CPU tens dois ciclos de RAM.
 
Já entendi, agora percebi.

Só tenho de te agradecer pelas respostas rápidas e muito claras que me destes.

Obrigado WindWalker :)
 
FSB:RAM é a proporção entre o FSB do CPU (real também, porque há o externo que é 4x esse) e a frequência real da RAM.

Como tens um CPU a 200MHz de FSB (FSB dos Intel é QDR - Quadruple Data Rate - portanto FSB externo/efectivo é 4x o real) e memórias a 400, a proporção é:

200:400 <=> 2:4 <=> 1:2

Basicamente, isto significa que para cada MHz de FSB real tens 2MHz de frequência real da RAM.

Ou por outras palavras, por cada ciclo do CPU tens dois ciclos de RAM.

entao com este racio a RAM tem de aguardar um ciclo até comunicar novamente com o cpu.

o ideal é ter um racio de 1:1 ?

quais os prós e contras ?
 
Back
Topo