Asus P5B morta após bios update???

CDMan

Power Member
Boas... Coloco aqui uma questão à qual infelizmente talvez já saiba a resposta, ainda assim pode ser que haja alguém por aí que já tenha tido o mm problema e que o tenha conseguido resolver. Ontem resolvi fazer um update à bios (erro nº1), usando o Asus Update (erro nº2) no Vista x64. Acontece que após fazer o update o pc nunca mais ligou, ou seja, ligo-o, as ventoinhas trabalham, mas o pc nao faz o "post". Já tentei usar o "crashfree bios", assim como limpar a CMOS, mas nada resulta. Fui ao fórum da Asus e parece que há muita gente com o mm problema, aparentemente o Asus Update é um autentico serial killer de MB's. Estou farto de procurar soluções milagrosas mas nada do que encontrei resulta, uma vez que nao consigo arrancar nem atraves de floppy, nem da pen, nem do cd. Neste momento estou à espera de uma resposta da Asus a um mail que enviei, mas se por acaso alguém souber de uma possível solução avise, sff. Obrigado desde já pela ajuda. Hasta.
 
o asus update nao é um serial killer nas boards, os utilizadores é que são

O asus update não é suportado dentro do vista 64 ( nem no xp é aconselhavel ).
O asus update nao se utiliza quando existe o asus flash dentro da propria bios.

Agora é enviares a board para a loja onde a compras-te.
 
no site da asus diz que o asus update funciona no vista x64. E fiz tudo como deve ser, por isso nao havia razao para tal acontecer. Alias, ja nao era a 1ª vez que o usava, visto que ja ha mt tempo que tenho mb's asus, e sp as flashei assim sem problemas.
 
ja tentas te arrancar com o cd da board?.... não dá? esquisito.. chips da bios não morrem (sim porque se nao der é porque foi fisico) com o ASUS Updater
 
ja tentas te arrancar com o cd da board?.... não dá? esquisito.. chips da bios não morrem (sim porque se nao der é porque foi fisico) com o ASUS Updater


nao foi fisico nao.. o problema é mesmo a união de vista 64 e asus update.
Curiosamente as boards que tenho de problemas de boot ( liga e desliga ) dizem-me semrpe que foi um update de bios
no vista 64 ...

o problema é reflashar e isso consegue-se pelo conector que está ao pé da pilha
que nao vem descrito em lado nenhum no manual.
 
nao foi fisico nao.. o problema é mesmo a união de vista 64 e asus update.
Curiosamente as boards que tenho de problemas de boot ( liga e desliga ) dizem-me semrpe que foi um update de bios
no vista 64 ...

o problema é reflashar e isso consegue-se pelo conector que está ao pé da pilha
que nao vem descrito em lado nenhum no manual.

jfbbms, explica lá essa cena de reflashar melhor, sff...
 
jfbbms, explica lá essa cena de reflashar melhor, sff...
é assim, a asus decidiu colocar um novo tipo de bios em algumas motherboard já que por muito provavelmente
motivos de implementação / económicos, a bios soldada e o tipo de bios chegava perfeitamente para as motherboards.

No entanto, acontece sempre falhas de flash de bios, bios corruptas, bios com outro tipo de problemas.
Nas motherboards tradicionais e acontece nas p5wdh basta tirares uma bios com problemas, metes uma boa, arrancas
o flash em dos, retiras a boa bios, colocas a má e reflashas.

Nesta como é soldada tem de haver um processo simples, já que se acontecesse muito era dessoldar *n* bios por apenas
um update de bios.
O conjunto de pins que parece um par de portas usbs, andei a procura na net e não ha nada que refira para o que seja
aquele conector ( nem aparece documentado em manuais ) mas muitas pessoas pelo que li e tambem devendo-se a estar ao lado ( praticamente ) da bios pensa-se que seja para um flash mais rapido e prático da bios.

Agora, o porquê de nao haver um esquemático para o utilizador final fazer update nestes caso, boa pergunta mas que dava
jeito, isso dava.

Só o trabalho de enviar board para garantia para ser re-flashada etc é tempo morto/inutil.
Dai que por exemplo a DFI nas boards 965 tenha colocado um socket ou nao tivessem já a adivinhar o que possivelmente
estaria para vir.
 
jfbbms, o que sempre devia ter existido e cada vez mais tem menos razão de não existir era uma BIOS da BIOS. Algo inalterável e suficiente para fazer um reflash em caso de desgraça. O investimento em tal coisa era pequeno, bastava uma PROM com código suficiente para ler um ficheiro de uma disquete/cdrom/flash e escrever na EPROM.

Parece muito bonito, mas tem um senão. Se custasse mais um euro era mais um euro de custo para toda a gente. E os custos cortam-se não se adicionam ;) Por outro lado, se pelo menos as high-end tivessem ditas features, talvez o euro extra não parecesse muito para o power-user.

Btw, de DualBIOS (GB) a CrashFree (ASUS) e outros tantos já os vi todos. Não funcionar quero dizer... Eles têm tendência a desobedecer ao principio KISS e depois dá no que dá.
 
Já tentei de tudo, mas nada resultou, está mesmo em estado de coma... De qualquer modo, a board foi ontem reencaminhada para rma, agora só me resta esperar... Obrigado pela vossa ajuda. Hasta.
 
O ultimo post já é antigo mas aconteceu-me exactamente o mesmo problema no vista x64 com uma board p5b. Queria saber se a Asus resolveu o teu problema e se tiveste de pagar alguma coisa pela reparação. A minha P5b ainda está na garantia se a garantia da asus for de 3 anos, pelo que li é... O que devo fazer?
 
Na bios tem lá um utilitário ez flash qualquer coisa assim, que faz o update.
Descarrega uma nova bios, passa para uma pen e tenta instalar através desse utilitário.
Edit: Se não estou em erro esse utilitário também dá para fazer um backup da bios, sempre aconselhável.
 
O problema é que não tenho imagem, ja tentei por o ficheiro de bios numa pen em fat e fat32 "p5b.rom" e não resultou, com o cd da board tambem não da nada, já tentei com placa grafica, sem placa gráfica, com 1 stick de memoria, com disco sem disco, até ja tentei tirar o cpu e ligar a board sem nada ligado a n ser corrente. Parece que a board está mesmo morta.
 
Tambem tentei com o jumper e tirei a pilha durante um dia inteiro... o problema é que não dá imagem... parece mesmo morta. Queria saber se o arranjo se paga mesmo estando na garantia. Se tiver que pagar vou ter que comprar uma board de outra marca. Não é normal a Asus disponibilizar um software que tem tendencia a danificar o hardware, ainda por cima nos forums da Asus os moderadores dizem para nunca usa-lo, não seria mais facil não disponibilizarem o software? E depois fazem publicidade ao "crashfree bios 3" que raramente funciona nestes casos.
 
Se tens que pagar alguma coisa isso já não sei, mas como essa mobo já é um pouco antiga não sei se valerá a pena toda a trabalheira, é uma decisão que terás que tomar.
 
olá, eu já tive um problema desse com uma board msi e depois de muita pesquisa achei um site que explicava com recuperar a bios e resolvi-o assim, mas o que vou falar é muito por alto porque já foi á uns 3 anos, a eprom da bios, não sei se é assim que se diz, dá para tirar e por noutra board que tenha a eprom igual, tiras a eprom da board morta e no pc onde a vais colocar tem de estar ligado e com muito cuidado retiras a eprom desse pc e depois fazes a flash á bios normalmente, depois retiras a eprom e voltas a colocar na board(ATENÇAO QUE PODES DANIFICAR A BOARD)
 
O ultimo post já é antigo mas aconteceu-me exactamente o mesmo problema no vista x64 com uma board p5b. Queria saber se a Asus resolveu o teu problema e se tiveste de pagar alguma coisa pela reparação. A minha P5b ainda está na garantia se a garantia da asus for de 3 anos, pelo que li é... O que devo fazer?

No meu caso, devolvi a mb à loja, que a enviou para reparação. Estive cerca de um mês sem ela, mas voltou reparada e sem qualquer custo. E até hoje ainda está fina...
 
Back
Topo