1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Asus P5E3: Motherboard com Linux !

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por blastarr, 8 de Outubro de 2007. (Respostas: 27; Visualizações: 3628)

1. blastarr

blastarr Power Member

Segundo este "pré-artigo", esta nova motherboard da Asus (chipset Intel X38) vem com uma distribuição modificada "instant-on" do Linux e do Firefox embutida, presumivelmente em algum chip de memória Flash integrado no PCB.
    Resultado: estar a navegar na net ou usar o sistema VoIP (Skype) 5 segundos depois de ligar o PC.

Mais info aqui: http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=869&num=1

edit
    No site da Asus já há alguma informação, mas a referência à distro de Linux aínda é tangencial.

Última edição: 8 de Outubro de 2007
  2. BlkLotus

BlkLotus Folding Member

Muito fixe.

Engraçado como as coisas estão a evoluir, já a algum tempo que uma motherboard deixou de ser apenas a "espinha dorçal" do computador, e cada vez mais tem mais funções integradas completamente distintas do sistema operativo.

Ainda a uns tempos atrás foi a introdução em alguns modelos (principalmente de portateis, mas não só) da possibilidade de ler DVD's e cd's de música sem entrar no sistema operativo, e agora esta evolução, onde já temos acesso a um browser e a um software de Voip, sendo que presumo que pelo menos a ligação ethernet fica a funcionar (algo que já não era novidade, pois muitas boards suportam PXE por exemplo), agora... perfeito perfeito... era ficar com o sistema wireless a funcionar tambem sem o S.O, o que dava um jeitão para o caso de queres num hotspot qualquer com o portatil ir ver algo a net rapidinho (isto se a tecnologia for adaptada aos portateis).

Btw... tambem é giro para aqueles azelhas que formatam o computador e que se esquecem que não têm os drivers lá por casa... e depois tambem não têm acesso a net para saca-los, assim fazer reboot, vão ao browser, e sacam para uma pen por exemplo (isto sim, era serviço!!).

Cumps

3. Pallad1um

Pallad1um Power Member

Parece muito interessante. Pode ser que venha a tornar-se padrão :x2:.

4. madskaddie

madskaddie Power Member

E a board ainda usa BIOS proprietária... se isso deixar de ser assim, então teremos produto 200% bacano

Acho que muita gente vai deixar de bootar win sem saber que está a usar linux! Finalmente os fabricantes de hardware começam a pensar um pouco 'Out Of The Box' e aí podem ver o que o OpenSource faz por eles... porque soluções propietárias são demasiado caras para fazer estas belezas, assim o preço que eles têm, é o da integração na MB (eventualmente também o suporte mas isso é temporário, enquanto não dominam o KnowHow).

5. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Gostei da ideia sim senhora... Parece-me algo com muito potencial, cheira-me que vou gostar da implementação disto daqui por uns meses qdo estíver melhor desenvolvido / com mais funcionalidades e chegar ao middle/low end das boards :D

6. Nastase

Nastase Power Member

Uma grande ideia que poderá desenrascar muito boa gente quando o SO foi à vida e é preciso ir à net descobrir a solução para o nosso problema :009:

7. TyGaS

TyGaS Power Member

bem ... isto é mais um avanço na implementação do linux nas maquinas ...

concordo com esta ideia ...

muito bacana ;)

8. xiserre

xiserre Power Member

Há algum tempo atrás ouvi falar de uma distribuição de linux que se instalava na bios do computador.. Ja não e assim tanto novidade. Lembro-me que so funcionava com algumas boads

9. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

No fundo, trata-se de uma distro "live-USB" embutida directo na board e optimizada para tal.

Mas espero que se torne comum, acaba por ser mais prático que ter o liveCD ou uma pen que são extremamente lentos a arrancar.

Resta saber como que o "chip" comunica-se, se é mesmo uma "pen USB onboard" (ao estilo daquela cena de memoria flash "onboard" que algumas ASUS trazem) ou isso comunica-se via pci-express/sata

10. Romani48

Romani48 Power Member

apesar de tudo é uma board de deixar agua na boca!

sinceramente.. a asus está com um segmento 5*

a Maximus formula com leds que nos indicam a voltagem dos componentes.. pah.. para mim é algo ..

11. mascarilha

mascarilha I folded Myself

Última edição: 9 de Outubro de 2007
  12. notepad

notepad Banido

parece que o ready2boost n serve so pro vista...:lol:

boa asus!:004:

13. skandal

skandal Power Member

Genial, dá-me vontade de comprar um setup novo :P

14. ||Red_Evil||

||Red_Evil|| [email protected] Member

15. c1t1z3n

c1t1z3n Power Member

isso suponho que será possivel desactivar na bios, nao? é que ter de carregar "Enter OS" dá trabalho :P

16. Romani48

Romani48 Power Member

se nao carregares em nada ele entra no teu SO
    se carregares é que ele vai para este linux

pensa como sendo um post

17. maggot012

maggot012 Power Member

mais 1a vez a asus superase :p

18. Zero_Cool_PT

Zero_Cool_PT What is folding?

fantástico! eu axo k vo deixar de investir em pc's, sao € perdidos :berlusca: daqui a 10 anos monto um desktop k ja é um transformer, helicoptero, carro, maquina do cafe, etc e tal xD

19. BlkLotus

BlkLotus Folding Member

Ena... lindo!!

Posso estar enganado, mas parece-me então que isso tem um desktop XFCE... ou seja... conforme o espaço que a asus disponibilizar a nivel de memoria desse sistema, os "malucos" que por ai existem, vão começar a usar isso para por mais coisas, configurando a sua maneira :009:

Mais uma vez a asus a surpreender.

Partilhar esta Página