ASUS P5K-E degrading 45 nm cpus?

JPgod

Moderador
Staff
Boas

Tenho uma ASUS P5K-E e desde que meti-me nos 45 nm que está a literalmente a "comer" os cpus!

1º cpu foi um E8400 que dava 4 ghz a 1.33v, passado 1 semana tive que meter a 3,8 que já nem a 1.35 aguentava-se

2º cpu (actualmente) é um e7200 e desde o 1º minuto de vida está a 3,8 ghz a 1.325 e desde a 5 dias que já não aguenta-se! Mesmo a 1.35 tenho crashes!

E foi só meter o multi a 9x e para aguenta-se hyper estável!

De notar que o vPLL nunca foi alem de 1.5v e o vFSB nunca foi alem de 1.3
 
acabei de medir o vPPL e estava a 1.9v (na bios 1.5)

já se meter 1.6, fica em 1.69

é muito? ou é preciso 2.0v+ para isso overclockar a sério? :004:
 
acabei de medir o vPPL e estava a 1.9v (na bios 1.5)

já se meter 1.6, fica em 1.69

é muito? ou é preciso 2.0v+ para isso overclockar a sério? :004:

1.9v é muito alto, o suficiente para degradar ou até matar cpu's
por acaso nao sei do link da p5k-e wifi no XS, mas lembro-me de ler varios relatos de users(nao todos) a queixarem-se do vbug
mas como confirmaste com multimetro, melhor
o ideal será pores na bios o valor a seguir ao minimo, o tal 1.6 @ 1.69v
mesmo assim é um pouco alto para um cpu 45nm, mas de longe preferivel a 1.9v

nesse aspecto a board que tenho agora é porreira, pois permite incrementos mais pequenos, tenho o PLL a 1.52v(+ ligeiro overvolt)
no E6600 tenho fsb wall nos ~500MHz, e nao ganho nada em aumentar o PLL
 
É normal...
vPLL está muito alto...
Porque não tentas reduzir o vPLL e subir um pouco o Termination FSB Voltage(Manter Abaixo de 1.70V-Intel),para ajudar nos Fsb´s Altos.
Cumps
 
É normal...
vPLL está muito alto...
Porque não tentas reduzir o vPLL e subir um pouco o Termination FSB Voltage(Manter Abaixo de 1.70V-Intel),para ajudar nos Fsb´s Altos.
Cumps

É normal o quê?? Então aquilo está no minimo e mete-se em valores mais do que perigosos?? Pouco overvolt ou undervolt ainda se tolera como no vCore, agora desta forma...

Não acho que o vTT deva de estar perto sequer dos 1.7, mas isso sou eu, 1.4V já uso eu e acho demais, e penso que a Intel aconselha menos de 1.45v para 45nm.

Realmente esta situação é muito estranha:mad:
 
Tenho essa Board com umQ6600.

Parece que existem users a relatar de facto, mais corrente, do que aquela imposta na Bios...

Na duvida, tento por tudo ao mínimo......e so depois aumento.....

Tb tenho Pencil trick.

Parece que as ultimas 2 FW`s, são tb melhores em termos de Vdroop.

De resto, como foi dito, joga pelo seguro e mete ao mínimo.

Aumenta a refrigeração. Tenho so para a Board umas 6 fans:wow:

E coolers passivos nos Mosfets, com fans a apontar para aquilo.

Não resolve direstamente, mas mal tb náo faz....
 
Então podiamos fazer aqui um breve resumo em relaçao aos valores maximos aconselhados.

VCORE: 1.35
VNB: 1.50
PLL: 1.6
VTT: Este não faço ideia.

Gostava que alguem desse aqui uma ajudinha sff.

Cumps
 
É normal o quê?? Então aquilo está no minimo e mete-se em valores mais do que perigosos?? Pouco overvolt ou undervolt ainda se tolera como no vCore, agora desta forma...

Não acho que o vTT deva de estar perto sequer dos 1.7, mas isso sou eu, 1.4V já uso eu e acho demais, e penso que a Intel aconselha menos de 1.45v para 45nm.

Realmente esta situação é muito estranha:mad:
É normal o Cpu degradar:kfold:
vTT a Intel aconselha menos de 1.65v se não me engano ;)
É estranha?Se usas valores altos de mais é normal o Cpu ficar 'Comido'.
Ou não??
 
Então podiamos fazer aqui um breve resumo em relaçao aos valores maximos aconselhados.

VCORE: 1.35
VNB: 1.50
PLL: 1.6
VTT: Este não faço ideia.

Gostava que alguem desse aqui uma ajudinha sff.

Cumps

Eu disse em cima, Vtt limite imposto pela Intel 1.45 para 45nm.

Segundo a Intel, os limites para o Vcore tb estão nos 1.45V.
Quanto à tensão no chipset isso depende de mobo para mobo.
 
É normal o Cpu degradar:kfold:
vTT a Intel aconselha menos de 1.65v se não me engano ;)
É estranha?Se usas valores altos de mais é normal o Cpu ficar 'Comido'.
Ou não??

Leste o que ele disse em cima?? Ele colocou valores mínimos e a mobo espetou-llhe 1.84V no vPLL, ai sim é normal degradar, mas ele não sabia o porquê e está ai a resposta. A Intel aconselha 1.45V e não 1.65V.

Eu estava a perguntar-te o porque de dizeres que é normal, porque pensava que te estavas a referir a este pequeno grande bug das P5Q.
 
Os outros valores não me pronuncio, mas no Vcore, tb depende do arrefecimento.

Dizem isto e aquilo, mas 1.4V, a ar e agua, no meu caso, são 2 hitórias bem diferentes...

Epá.

A minha Bios deve andar cheia de ferrugem......

EU baixei o OC de 3400MHZ para 2800MHZ, de pico, desde que veio o calor....

A 3400, andava perto dos 1.37 no Vcore.

Os restantes valores, salvo erro, desliguei o auto, e pus no mínimo, excepto as Mushkin, com 2.1V.

Espero ter ajudado.
 
Não se recomenda PLL acima dos 1.5;)

1.5 é o defaut. Meter na bios 1.5 dá no que dá!


resolveu como? Sobre instabilidade vamos ver, porque o cpu pode ter ficado irremediavelmente "degradado" depois de 10 dias a comer 1.9v.

1.9v é muito alto, o suficiente para degradar ou até matar cpu's
por acaso nao sei do link da p5k-e wifi no XS, mas lembro-me de ler varios relatos de users(nao todos) a queixarem-se do vbug
mas como confirmaste com multimetro, melhor
o ideal será pores na bios o valor a seguir ao minimo, o tal 1.6 @ 1.69v
mesmo assim é um pouco alto para um cpu 45nm, mas de longe preferivel a 1.9v

nesse aspecto a board que tenho agora é porreira, pois permite incrementos mais pequenos, tenho o PLL a 1.52v(+ ligeiro overvolt)
no E6600 tenho fsb wall nos ~500MHz, e nao ganho nada em aumentar o PLL
se pode até matar, posso pedir RMA? :x2:

Não sei o que fazer. Comprar outra board é mais um rombo no orçamento>(>(>(>(
 
Mordorr
o vbug afecta tudo, menos vcore e vdim
eu até o PCI-E sata voltage tenho medo de deixar no minimo/auto

e mais depressa se degrada/estraga um cpu com valores de PLL elevados do que vcores elevados, mesmo com bom cooling

destr0yer
poe os valores no 1º a seguir ao minimo
tb nao vai ser por isso que vai morrer/degradar, e espera que o tempo fique mais fresco para tirar conclusoes
se o cpu morrer tens sempre a garantia(devia ser a ASUS a pagar, mas pronto)

eu fui forçado a mudar de board porque a outra morreu, e provavelmente nao vou conseguir fazer RMA dela
 
Última edição:
Leste o que ele disse em cima?? Ele colocou valores mínimos e a mobo espetou-llhe 1.84V no vPLL, ai sim é normal degradar, mas ele não sabia o porquê e está ai a resposta. A Intel aconselha 1.45V e não 1.65V.

Eu estava a perguntar-te o porque de dizeres que é normal, porque pensava que te estavas a referir a este pequeno grande bug das P5Q.
:zzz:
Eu disse MENOS de 1.65V,logo :zzz:
Não disse para ele manter nos 1.65V,abaixo dos 1.65V ficam os 1.45V,por isso vai dar á mesma.
E tu espetas com uma de: Nos 1.45V.
 
:zzz:
Eu disse MENOS de 1.65V,logo :zzz:
Não disse para ele manter nos 1.65V,abaixo dos 1.65V ficam os 1.45V,por isso vai dar á mesma.
E tu espetas com uma de: Nos 1.45V.

Mas estamos a falar de quê afinal?? Não estou para me andar a repetir.. estavamos a falar de valores máximos, eu disse que a intel aconselhava menos de 1.45V e tu vieste dizer primeiro que era para manter abaixo dos 1.7V e depois 1.65V.

Em lado nenhum disse que era o valor recomendado, a conversa era sobre um assunto, valores máximos, tanto é que o l@rama fez uma pequena lista de valores máximos recomendados.
Cumps
 
Back
Topo