1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Asus P5K + Elevado Vdroop

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Ansatsu, 24 de Janeiro de 2008. (Respostas: 48; Visualizações: 4189)

1. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Boas, tenho uma Asus P5K, ao fazer o Overclock ao Q6600, por exemplo a 3.4Ghz, para ficar estavel coloco na bios a 1.575v.

E tenho de colocar isso tudo porque existe um grande Vdroop.

No Cpuz 1.43, em Idle conta-me 1.46v, e quando corro o Prime95 fica 1.36v.

Ou seja: 1.575v = 1.36v

É normal eu ter um Vdroop tão grande mesmo? E tenho a opção do CPU Voltage Damper activada, que supostamente serve para retirar o Vdroop.

Última edição: 24 de Janeiro de 2008
  2. WindWalker

WindWalker Power Member

É normal.

Eu tenho um E4300 a 1.352V em load (2xFolding) e 1.425V na BIOS para ficar estável. Em idle tenho ~1.40V

Estupidamente com o VDamper ainda tenho menor Vcore em Load (1.336V) e o Orthos queixa-se :lol:

Por isso aconselho-te a experimentar com e sem VDamper para cada valor de Vcore que escolheres.

3. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Mas tens um Vdroop pequeno...

Eu tenho um enorme mesmo... De 1.575 para 1.36... Acho que não é normal. lol
    E não sei até que ponto pode ter implicações no overclock.

4. Mordorr

Mordorr Power Member

Isso pode depender tb da Bios....

Na minha PK5-E, so uso a 0602beta/ ou 0603 Bios.
    Todas as mais recentes, nesse ponto são horriveis.

Neste momento, tenho 1.375Vcore na Bios, e 1.4 no Cpuiz:msmiley1::wah:

Claro que além do VDamper, tenho Pencil Trick feito....;)

Cumps,

P.S. - Tb estou a 3400Mhz embora com o C1E, salvo erro, activo.
    Rock Solid!

5. WindWalker

WindWalker Power Member

Isso é porque um QCore consome mais (maior corrente) e o Vdroop é função da corrente (crescente com a corrente) total que atravessa o CPU.

O que interessa é o Vcore mínimo que é atingido (o Orthos SP2004 pelo menos a mim baixa-me mais que outros softwares - Folding, por exemplo -, logo se o Orthos não acusa erros ao fim de várias horas, 99% dos outros programas também não deverão produzir erros ;)).

Isto aplica-se tanto para default como em OC.

Se as grandes variações de Vcore danificam o CPU, especialmente quando são elevadas? Talvez, não sei...

Mas não conheço muitos CPUs em RMA :009:

6. rustyballzz

rustyballzz Power Member

na minha ( P5K-E )o Damper tambem nao funciona, tenho um vdrop enorme...para ter 1.35v, tenho de meter mais de 1,45v na bios...
    mas nem sempre foi assim, quando tinha a bios 0307 tava tudo normal.
    recentemente actualizei para a 0906 para suportar os novos intel 45nm e deu nisto.

cumpz.

7. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Não existe o pencil mode para uma P5K? :p

8. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Bem encontrei este mod para a P5K.

Alguém me explica +/- ai o mod? :p

9. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Tambem estou com uma cena parecida.

Consigo correr todos os benchmarks que faço ( muitos :D) e jogos, mas não consigo estabilizar para o prime95. Já subi mais um pouco o vcore para 1.425 na bios, o que dá 1.400 em idle e 1.380 em full, mas fica muito quente e depois rebenta. acho que o cpu nao se dá com esta velocidade e nao quero subir mais a voltagem :S

10. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Tenta meter em full a voltagem em 1.40

11. WindWalker

WindWalker Power Member

É o que está lá escrito. VR - Variable resistor.

Basicamente metes uma resistência em paralelo com àquela à qual soldas o VR e diminuis a resistência do VR de forma a teres uma resistência equivalente menor que a original.

Alternativamente acho que podes passar lá um lápis HB e ir diminuindo a resistência de 10 em 10Ohm, por exemplo. Atenção, não garanto que estes 10Ohm sejam aconselháveis (não conheço nada do circuito, nem o valor da resistência).

A resistência de que falo é a referenciada por VDroop.

12. psyko_theripper

psyko_theripper Power Member

tb tenho esse prob com a minha p5k-e. com a bios original o vdroop n era mt elevado mas com a última bios tenho de meter mais 0.12v na bios, se calhar vou voltar a uma das bios mais antigas, se bem que acima de 1.6v (bios) o vdroop reduz de 0.12v para cerca de 0.02v o que significa temps elevadíssimas

13. |RickY|

|RickY| OC Legend

passa lapis ha vontade na resistência k apontam para o vdroop mod k funciona bem

14. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Boas, tive a falar sobre isso com o mascarilha.

Disse-me para passar 3 traços a ligar os dois pontos com um lápis. Devo fazer isso amanhã. Disse-me também para não passar em toda a resistência porque o lápis é condutor e posso lixar aquilo :p

Bem amanhã testo, vamos a ver se fica bom. Abraço

15. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Bem fiz o Mod e correu bem.

Antigamente precisava de colocar 1.575v para ter 1.36v. Agora com o mod coloco na bios 1.375 para ter os 1.36. Tenho Vdroop mas muito pouco mesmo.

O problema é que com os 1.36 agora com o mod, o coretemp dá-me temperaturas mais altas, dantest inhas 59 graus no prime, e agora tenho 65 graus.

Mas pior que isso o computador reinicia-me quando chega aos 65 graus. Se aumentar o vcore faz o mesmo.

Se meter menos vcore a temperatura n sobe tanto mas o prime dá-me erros nos cores.

Existe alguma explicação logica para isso? Assim mais vale a pena tirar o mod :s

16. DMH

DMH 1st Folding then Sex

Como passaste o lápis?podes deixar uma foto?

17. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Passei o lápis de uma ponta a outra. +/- 5 traços. resolveu o Vdroop.

mas já retirei o lápis... Voltei a ficar com o vdroop enorme, mas a 1.6v a temperatura continua mais alta do que estava e não estável a 3.4Ghz... Tenho algum problema. Vou ver se retiro o Cooler e ver se tá tudo direito, massa térmica e isso.

Acho que um zalman 9700 tem de arrefecer bem melhor que isso.

18. Mordorr

Mordorr Power Member

Por aqui a minha PK5-E, funciona na perfeição, sem descidas.

Aconselho a malta a meter as seguintes Bios:

0504
    0602beta
    0603

Todas as outras tem Vdrop elevado, nomeadamente as mais recentes...

Algumas fotos.....

19. rustyballzz

rustyballzz Power Member

boas.
    ando aqui com uns probs tambem com um P5K-E e o respectivo Vdrop.
    ando a tentar regredir com a mal amada bios e nao tou a conseguir, da-me sempre o erro de bios too old.
    alguem que ja tenha feito o downgrade á bios é favor de ajudar aqui o Rusty.

ps: tentei em msdos
    tentei com az flasher na bios
    tentei com o asus update em windows e nada.

cumpz.

20. Mordorr

Mordorr Power Member

Boas.

No Asus Update, tens de activar a opção: Downgrade.

Cumps,

Partilhar esta Página