Asus P5LD2-VM + PentiumD 805 = baixo OC...

eagle

I folded Myself
Boas,

pensei em montar um D805 para experimentar, e após andar a ver as características de várias boards com video onboard, a Asus P5LD2-VM (i945g) pareceu-me reunir as condições: recente, fsb 1066, pci-e, com regulações de voltagem.

Descobri na prática que a board tem sérios problemas em subir o FSB, e não é só acima dos 200... Com este cpu (fsb 533), não consigo passar dos 150 mhz de fsb sem a board deixar de funcionar. Seguindo uma dica dos forums Anandtech, consegue-se elevar um pouco este valor subindo o pci-e bus. Consegui levar o fsb aos 166 mhz, subindo o pci-e para perto de 120 mhz.

O cpu não é problema, já que em undervoltage (1,15v) e com o q-fan ligado funciona perfeitamente a 3.33 ghz. A gráfica é que não acha muita piada...

Já experimentei com uma gráfica externa, sem resultados.

A memória está ok, a bios é a última, tem uma boa psu, e a board não deixa regular para os 200 mhz de bus (fica nos 199??). De qq forma, o cpu provavelmente não chega lá.

Sugestões??
 
Em vez de caracteristicas, devias ter visto reviews... Agora tás "agarrado" com uma board que não te deixa overclockar...

Se puderes troca de board para uma com o chipset 925, são relativamente baratas, e até bastante boas...

Mas pode ser realmente o CPU que não dê mais...

EDIT: Não são as memórias...? Suponho k tenhas usado divisores...
 
O cpu dá mais, as memórias dão mais.

Para mudar de 150 de bus para 160 (exemplo), a única coisa que mudo é o pci-e bus...

Não encontrei reviews desta board na net (para além desta, que não fala nada de jeito.

O objectivo era ter uma board com video onboard, para manter os custos baixos. O budget não permitia board + gráfica.

PS: penso que as boards com 925x não suportam dual-cores.
 
Até uma P5P800 suporta esse 805... Logo duvido k as 925x não o suportem...

Pah, provavelmente será mesmo limite da board, e aí vais ter de te contentar com o máximo que a board der, o que não me parece ser muito infelizmente :(
 
Para trocares de board troca para uma 945P ou superior, não faz sentido comprares uma board que não é compativel com os Presler's a esta altura do campeonato!
 
Rudzer o problema é que ele está apertado no orçamento... Se axas k comprar uma board que não suporta os presler mau, eu acho ainda pior ele comprar uma board com VGA integrada em vez de comprar VGA...
 
Boas

Desculpa o offtopic mas que tal é o processador PentiumD 805 ?!...numa de aquisições a baixos custos chamou-me a atenção, se bem que continuo + inclinado para o Athlon64 +3200...em termos de performance, esse D805 equipara-se a q AMD?!...se alguem tiver um link de comparações...agradeço ;)
 
bseixas o CPU é bom se overclockar... A default a performance não impressiona... Mas entre os dois que referiste talvez fosse para o Intel k tem a vantagem de ser dual-core...
 
God_Lx disse:
Rudzer o problema é que ele está apertado no orçamento... Se axas k comprar uma board que não suporta os presler mau, eu acho ainda pior ele comprar uma board com VGA integrada em vez de comprar VGA...

Haviam propostas mais equilibradas, mas como há um certo estigma em seu redor ;) (Asrock)
 
Rudzer se a board em questão tiver uma boa performance não vejo pq não há-de ser asrock... Desde que não seja a que eu tive que era uma miséria descomunal... As 939 por exemplo até são bastante aceitáveis...

Havia um user aqui k tinha uma 775-Dual (Não sei se será este o modelo ao certo) que até não era má, pelo menos em termos de overclock axo k ele conseguiu os 4Ghz... E já tinha VGA onboard... Mas investir num CPU dual-core e VGA onboard axo k é algo desiquilibrado ou então apenas se quer trabalhar e não jogar...
 
God_Lx disse:
Havia um user aqui k tinha uma 775-Dual (Não sei se será este o modelo ao certo) que até não era má, pelo menos em termos de overclock axo k ele conseguiu os 4Ghz... E já tinha VGA onboard... Mas investir num CPU dual-core e VGA onboard axo k é algo desiquilibrado ou então apenas se quer trabalhar e não jogar...

Totalmente de acordo, mas isso ja é algo que apenas o criador desta thread nos vai poder explicar ;)
 
Estamos a falar de um dual core de 145€... Quando o modelo single core mais acessível (tirando os 5xx) é o 630, a rondar os 175€. E sim, o pc não é para jogos. E nem é para mim (eu por acaso tenho um 146), queria era dar-lhe um "cheirinho" de OC para não ficar muito abaixo das restantes propostas de single core.

Deixando a componente das opiniões sobre o material em questão, têm alguma sugestão?

Bseixas, o cpu nem é mau, tendo em conta o preço que custa (comparando à concorrência). Penso que para jogos mais vale um amd normal. O problema penso que será com as boards disponíveis: em intel, o 945 é fraco para OC, os restantes são muito caros. Parece-me q o melhor é apostar em chiptsets da concorrência.

PS: a Asrock não tem nenhuma board para este cpu de jeito... a 775XFire-eSATA2 (945pl) tb tem fracos resultados em oc (segundo reviews).
 
Última edição:
Epa tu queres overclocks fabulásticos com boards low-end...não estejas à espera de milagres..

Já agora 945P está longe de ser "fraco para oc" ;)
 
eagle disse:
Estamos a falar de um dual core de 145€... Quando o modelo single core mais acessível (tirando os 5xx) é o 630, a rondar os 175€. E sim, o pc não é para jogos. E nem é para mim (eu por acaso tenho um 146), queria era dar-lhe um "cheirinho" de OC para não ficar muito abaixo das restantes propostas de single core.

Deixando a componente das opiniões sobre o material em questão, têm alguma sugestão?

Bseixas, o cpu nem é mau, tendo em conta o preço que custa (comparando à concorrência). Penso que para jogos mais vale um amd normal. O problema penso que será com as boards disponíveis: em intel, o 945 é fraco para OC, os restantes são muito caros. Parece-me q o melhor é apostar em chiptsets da concorrência.

PS: a Asrock não tem nenhuma board para este cpu de jeito... a 775XFire-eSATA2 (945pl) tb tem fracos resultados em oc (segundo reviews).

Pois, eu à partida, o PC que tou a pensar em montar, n será para jogos, pelo que começo a dúvidar se a aposta certa será o Athlon64, vi uns benchmarks no tomshardware e vi que AMD para jogos, n dá hipotese, agora em uso PC normal, NET,aplicações,gravar uns cds e pouco mais...a minha ideia é montar um PC equilibrado a baixo custo...
 
Rudzer disse:
Epa tu queres overclocks fabulásticos com boards low-end...não estejas à espera de milagres..

Já agora 945P está longe de ser "fraco para oc" ;)

Eu só queria inicialmente ter isto a correr com um fsb de 166 mhz... Não é o que poderá chamar de fabulástico... :)

E a board ainda custou 125€, não é propriamente low end (quase o preço da minha ultra-d).

Quanto ao 954p, foi do que li no forum do Anandtech, das reviews da Asrock, etc. Realmente ainda não li sobre todas as boards baseadas neste chipset. Manda aí um modelo que conheças que seja bom.
 
bseixas disse:
Pois, eu à partida, o PC que tou a pensar em montar, n será para jogos, pelo que começo a dúvidar se a aposta certa será o Athlon64, vi uns benchmarks no tomshardware e vi que AMD para jogos, n dá hipotese, agora em uso PC normal, NET,aplicações,gravar uns cds e pouco mais...a minha ideia é montar um PC equilibrado a baixo custo...

Esta é uma má altura para pensar em máquina nova, com o novo socket AMD a chegar, o Conroe mais para o fim do ano, e com os rumores dos sempron dual core. Eu pessoalmente apostava numa máquina baratucha (sempron ou athlon oem, por exemplo), que se possa mudar daqui a 1 ano. Qual é a tua máquina actual (presumo que vás fazer um upgrade)?

Qto ao D805, é uma máquina mto razoavel para "office use", gravar uns dvd's, etc, mas como te disse a escolha da board (para overclock e barata) é complicada. Talvez uma nforce (embora não conheça).
 
Por esse tipo de logica nunca vais comprar coisa nenhuma...

1 ano em informática é uma eternidade...

Já agora Nforce Intel Edition = crap
 
eagle disse:
Esta é uma má altura para pensar em máquina nova, com o novo socket AMD a chegar, o Conroe mais para o fim do ano, e com os rumores dos sempron dual core. Eu pessoalmente apostava numa máquina baratucha (sempron ou athlon oem, por exemplo), que se possa mudar daqui a 1 ano. Qual é a tua máquina actual (presumo que vás fazer um upgrade)?

Qto ao D805, é uma máquina mto razoavel para "office use", gravar uns dvd's, etc, mas como te disse a escolha da board (para overclock e barata) é complicada. Talvez uma nforce (embora não conheça).

A ideia é montar uma torre nova...cpu,mb,memoria,gráfica,disco, caixa e fonte...entre 600 e 700 €

Já tinha +- decidido que seria um Athlon64 +3200 pois não via outras alternativas na Intel, mas agora com este D805 dual core a esse preço e tendo em conta que o PC n será para jogos...talvez o intel seja +apropriado para o meu caso...

Mas tou a reunir info, depois logo crio um tópico a pedir a opinião e sugestões aqui ao ppl ;)
 
bseixas disse:
A ideia é montar uma torre nova...cpu,mb,memoria,gráfica,disco, caixa e fonte...entre 600 e 700 €

Já tinha +- decidido que seria um Athlon64 +3200 pois não via outras alternativas na Intel, mas agora com este D805 dual core a esse preço e tendo em conta que o PC n será para jogos...talvez o intel seja +apropriado para o meu caso...

Mas tou a reunir info, depois logo crio um tópico a pedir a opinião e sugestões aqui ao ppl ;)

Vai para o 805D...

Ficas já com DDR2 e tudo, o cpu dps é trocado por um 920D (apos a descida de preços) e tá a andar :)
 
Concordo com o Rudzer...

Quanto a boards, provavelmente com 125€ deves encontrar alguma com o 925 que não é nada mau clocker... Mas não ando muito por dentro de Intel ultimamente...

Quanto a essa, duvido k mesmo com muitos tweaks consigas mais do CPU...
 
Back
Topo