ASUS P5Q PRO @ Q6600 Stock

Então resumindo em que ficamos, tenho um bom ou mau VID?

E a quanto conseguirei levar o CPU sem grande esforço, sendo a MB a ASUS P5Q PRO?

Cumps
 
tens o pior vid ke existe, 1.3250... é igual ao meu, mas n quer dizer ke nao possas fazer um oc razoavel nele... :003:
1º investe na refrigeração e dps trata do OC...
 
Última edição:
Então resumindo em que ficamos, tenho um bom ou mau VID?

E a quanto conseguirei levar o CPU sem grande esforço, sendo a MB a ASUS P5Q PRO?

Cumps

com um bom cooler NOCTUA por ex.. metes o cpu na boa a 3.6Ghz para o dia-a-dia ;)

tb tenho esse VID 1,1625 em IDLE, mas um FULL passa a 1,300
 
Última edição:
Ok obrigado. Então quando tiver disponibilidade de comprar o NOCTUA peço a vossa ajuda para o clockar, visto que maior parte tem o sistema igual ao meu e com o mesmo VID. :)

Cumps
 
lol, eu com vid 1.325 nem à lei da bala faz 3.6... 1.44v para 3.4GHz (e nem são bem 3.4... mas sim uns 3360MHz)... nem com 1.49 (só mesmo para testar) se aguentou... isto visto numa p5k-e wifi e agora numa dfi p35 dk.. =P
 
lol, eu com vid 1.325 nem à lei da bala faz 3.6... 1.44v para 3.4GHz (e nem são bem 3.4... mas sim uns 3360MHz)... nem com 1.49 (só mesmo para testar) se aguentou... isto visto numa p5k-e wifi e agora numa dfi p35 dk.. =P

com uma p5q pro fazes bem os 3.4Ghz.. eu tenho o meu para o dia-a-dia (vcore 1,34) com vid de 1,3000 e passou no ITB com 50 loops.
 
Última edição:
O meu com VID de 1.32500 faz 3 ghz com 1.28v, mas quando salta para 3.2 nem com 1.35 fica estavel, algo estranho mas pronto, também prefiro-o ter a 3ghz, a consumir menos energia e a debitar menos calor do que ganhar 200mhz.
 
O meu com VID de 1.32500 faz 3 ghz com 1.28v, mas quando salta para 3.2 nem com 1.35 fica estavel, algo estranho mas pronto, também prefiro-o ter a 3ghz, a consumir menos energia e a debitar menos calor do que ganhar 200mhz.

Então deverá ser esse o resultado que conseguirei obter. Tinha ideia que no mínimo conseguia fazer-se 3.2/3.4Ghz sem grande esforço.
 
Eu tenho o meu:

CPU a 3222 = 1.35 Vid
Mems = 855 = não mexi em voltagens nem sei mexer ainda xD

Tentei por o cpu a 3.4 mas não consegui, tou a ver que tenho que por o vcore a 1.40 para o conseguir :P
 
Boas pessoal,

Venho fazer um mega desenterranço do meu próprio tópico, pois achei por bem recuperar este que já contém boa informação ao invés de fazer um novo. Assim não tenho que refazer tudo de novo e ainda estar a ocupar mais espaço no fórum.

Na altura (já há uns anos) não cheguei a avançar com o OC pois não sentia necessidade tanto em jogos como em trabalho, então poupei na não compra do cooler. Pois bem, nos dias que correm talvez um OC ao meu processador já valha mais a pena, por isso venho pedir-vos a vossa ajuda neste processo.

Posto isto, deixo duas questões:
1 - Cooler - Queria gastar 40€. Estou indeciso entre o NOCTUA NH-U9B SE2 e o THERMALRIGHT HR-02 MACHO REV.A.

Pelo que li são dois bons coolers que o pessoal com setup igual ao meu costuma usar. Não encontrei reviews que comparassem os dois de uma forma directa, mas li muito boa informação acerca do Noctua. Caso haja ainda outra solução, estou disponível a opiniões. PS: Não sei se vêm com as fans incluídas, suponho que sim.

2 - Qual a temperatura máxima que o meu processador (minha configuração) deve atingir? Ou qual a temperatura que nunca deverá passar, para ser mais fácil.

3 - Quanto ao processo de OC, pelo que percebi é ir aumentando o FSB aos poucos e ir testando no IBT e outros softwares a estabilidade do CPU, temperaturas e etc. Depois quando o FSB já não permitir que o sistema esteja estável, aumentar minimamente a voltagem do CPU até que fique estável. Já li também por aí em alterar o valor do multiplicador(?), metê-lo ao máximo, não percebi bem...

Caso haja alguém com o CPU e Motherboard iguais aos meus, com o mesmo VID, pode dizer que configuração tem/já teve, que fosse completamente estável, para eu ficar com uma ideia de que valores optar. Eu sei que os sistemas não são todos iguais e há várias variantes, mas sempre se fica com pontos de referência.

As minhas memórias também são 1000Mhz, mas estão a trabalhar a 800Mhz, se me puderem também dizer como as meto em condições agradeço. Ainda quanto ao OC interessa-me algo "fiável" e estável, não preciso de meter o CPU a dar o máximo de si. Eu com 3.0Ghz ou 3.2Ghz já me dou por contente. Se puder ir um pouco mais além com facilidade, óptimo.


Obrigado desde já,
Cumprimentos
 
Mesma board e CPU...

O meu está a funcionar a 3.8Ghz a cerca de 2/3 anos....

Já usei com o cooler Noctua NH-C12P, agora estou com um HR-02 Macho, não notei grande diferença nas temperaturas, simplesmente mudei para o Macho, porque o C12P foi para o HTPC...


Quanto a OC... quando andei em teste, usei a 3.2Ghz durante algum tempo, e a dias coloquei um setup igual a 3.2Ghz....


Experimenta na bios:

Vcore - 1.28
FSB - 355
Multiplier - 9

Se não funcionar, é dar-lhe mais Vcore, o máximo é 1.5v, mas não aconselho a usar 1.5 sem um arrefecimento como deve de ser...

Quanto as memórias... tem que ser colocadas a 1000 Mhz manualmente na bios, assim como os timings e voltagem....
 
Obrigado pela resposta iwolf.

Se em termos de temperaturas são iguais, talvez opte pelo Noctua, são 4€ a mais mas talvez seja mais silencioso. Pensava que o Macho obtinha melhores temperaturas devido a ter mais heatpipes, mas penso que não é só isso que conta.

Sabes-me dizer qual o VID do teu? Assim tenho uma ideia de até onde poderei ir com o meu... Talvez 3.8Ghz já seja um abuso, mas se conseguir uns 3.6Ghz sem "esforçar", seria óptimo.


Obrigado


EDIT:
Não querendo ser repetitivo, qual a temperatura máxima recomendável? Pergunto isto para tentar deixar o OC com alguma margem na temperatura, senão quando chegar o Verão frito o CPU.
 
Última edição:
atenção que o noctua que falo é o NH-C12P e não o que referes, que é inferior....

O Macho é muito silencioso mesmo...


Não deve passar os 70ºc, o ideal é andar sempre abaixo, o meu de verão durante gaming não passa dos 60ºc....
 
Ui, então já me estragaste os planos... Estava a fazer uma simulação para o Noctua:

fv11i.jpg


Fica sem efeito então, devo optar pelo Macho. Tenho que decidir até amanhã...


EDIT:
Pessoal já agora, tenciono comprar uma ventoinha de 120mm, para ainda aumentar mais a circulação de ar dentro da caixa. Vou colocar na lateral da caixa, como mostra na imagem acima. Que ventoinha recomendam até 10€?

Quanto às RPM podem ser elevadas, porque o objectivo é mesmo entrar ar fresquinho para a zona da gráfica, memórias, cooler, etc. Sei que quanto mais rotações tiver, mais ar move (não necessariamente), mas mais barulho deverá fazer. Não me preocupa muito o barulho (dBA), porque o PC não está muito próximo de mim e também porque por norma não o deixo ligado durante a noite, logo não me incomoda.

Vi as SCYTHE KAMA FLOW 2 120MM (1400rpm) não sei é se valem alguma coisa, não estou dentro do assunto, mas pela descrição parecem-me mover uma boa quantidade de ar (1400rpm, não era para menos).
 
Última edição:
Eu tenho assim como mostrar mas sem a fan de cima e com a de lado a tirar ar e não a meter como tens na seta.

As minhas temps melhoram quando tenho a fan assim como tu a puseste, mas a tua seta está mal pois essa fan assim está a tirar e não a meter.
 
Boas pessoal,

Estive há instantes a explorar a BIOS para ir tentando perceber algumas coisitas, antes de receber o Cooler e passar ao devido OC. Tirei algumas fotos para facilitar a vossa ajuda.

Imagem 1
2urwb48.jpg
1 - Essa primeira imagem penso que se refira à frequência das memórias. Está por defeito a 800Mhz, sendo que as minhas memórias são 1000Mhz. Deixo-vos aqui as especificações das memórias: LINK

Como nas opções não está 1000Mhz, não sei se as deverei meter a 887Mhz ou a 1066Mhz. Qual dos valores se deve colocar?


Imagem 2
r93bzb.jpg
2 - Nesta segunda imagem quero destacar os Timings. Os Timings das minhas memórias, segundo o link que deixei em cima, são 5-5-5-15. Mas aí na BIOS ainda tem mais uns números, não faço a mínima ideia do que será, e se já terei os Timings certos, conto com a vossa ajuda para me esclarecer.


Imagem 3
2hn6u0z.jpg
3 - Nesta terceira imagem penso que se trata das voltagens das memórias. Segundo a indicação das minhas memórias as voltagens são 1.9-2.0v mas pelo que percebo na BIOS estão a 1.8v (pelo menos é o valor que diz standard). Quando puser as memórias a 887Mhz ou a 1066Mhz terei que alterar para 1.9v ou 2.0v?


Imagem 4
343gf1l.jpg
4 - Nesta imagem penso que seja onde vou alterar os valores para a "clockagem". Sendo que esse valor é multiplicado por 9 para me dar o valor em Mhz do meu CPU clokcado. Estou certo?


Imagem 5
vxjmdz.jpg
5 - Aqui suponho que seja onde terei que alterar a voltagem do CPU. Não me mostra a voltagem que tenho standard, será que é a voltagem que tenho em Idle (1.1625v) ou em Load (1.3250v)? Pergunto isto para quando for a inserção manual da voltagem, saber a partir de que valor começar a incrementar.


Imagem 6
2wges7r.jpg
6 - Por fim mostro a parte do CPU Ratio Setting, que suponho que seja onde se muda no Multiplicador, mas que no meu caso não consigo mudar a opção para Manual, fica sempre em Auto. É normal nesta Motherboard?



Desculpem o testamento, caso possam responder indicando o nº da foto agradeço, fica menos confuso e assim não se esquece de nenhuma questão.

Obrigado
 
Back
Topo