ASUS P5Q PRO @ Q6600 Stock

1. Correcto, para conseguires os 1000 Mhz nas memorias, é preciso alterar o FSB.

2. Os timings estão bem, depois do OC ao CPU estar estável, dá para trabalhar esses timings e apertar um pouco mais pelas memorias.

3. As memorias trabalham com voltagem entre os 1.9v e 2.0v para funcionarem a 1000Mhz, como estão a 800Mhz, não é necessária tal voltagem.

4. Correctíssimo

5. Podes começar por onde eu disse mais acima. 1.28v para 3.2 Ghz, deve de dar.

6. O multiplicador dá para alterar, já coloquei algumas P5Q Pro e Q6600 G0 com multiplicador a 8 e 400Mhz de FSB para 3.4Ghz.


Depois existe por aí muito mais coisas a alterar, assim que eu tiver tempo, explico o que fazer com essa board e CPU... :P primeiro convem vir o cooler


A fan é boa e silenciosa, deve ficar a mandar ar para dentro (intake).


Com stock cooler esse CPU já podia estar a 3.0Ghz, que aguenta bem....

333 Mhz FSB e 1.25v deve chegar....
 
Obrigadão iwolf!

O material está encomendado e pago. Tenho esperança que seja enviado hoje e o receba amanhã. Caso assim aconteça, amanhã à tarde é dia de operação ao PC, senão só para a semana. Vou abri-lo e dar-lhe uma limpeza a fundo, depois instalo o novo cooler e fan. Por fim é começar a fazer o OC...

Quando tiveres então um tempito vai-me dizendo o que há mais a alterar sff, porque se tudo correr bem, amanhã o cooler já está instalado :P Se ficasse com algo parecido ao teu seria muito bom mesmo.
 
Última edição:
Boas
Então esse Q6600 é bacano para OC ou nem por isso???

Eu neste momento no meu E7500 estou com 32% de oc, de 2933mhz, quando tá no maximo de multiplicador fica com 3860mhz, activei o desmultiplicador para quando não se usa muito o processador ele baixa de 11x para 6x

Claro que aliado a um bom cooler da zalman todo em cobre, as temperaturas maximas em carga maxima não ultrapassa 50º, tambem depende de como estiver a temperatura ambiente, agora tenho o pc numa marquise fechada mas como tá bem mais frio então nem passa dos 40 e picos graus.

queria um quad core mas não sei em qual investir visto ser 775, terei de ver nos usados..
Já me esquecia por acaso também tenho essa board lol
há e 1,2625v de VID maximo, 1,10v Original
 
Última edição:
eu sinceramente pelo que tenho visto, o VID influencia, mas também não é nada do outro mundo, a não ser que seja uma diferença muito grande mesmo...


o Q6600 é um bom OC, para um quad do tempo dele... falando do step G0, que é mais fresco e OC melhor....

O meu no dia a dia para chegar aos 50ºc tenho que usar e abusar dele....

Mas digo, este CPU com 3.6Ghz (já nem preciso de ir para 3.8Ghz), é superior a muitos dual a 4.2Ghz.... cheguei a ter um E8400 para comparar com o Q6600, e o Q6600 sai-se melhor em tudo e com menos frequencia.
 
Pois daí eu querer um quad core
já agora qual o melhor CPU 775 que poderei comprar??? ou então um bom quad para fazer um OC suave lol

De lembrar que o meu faz aquelas temperaturas a trabalhar a 100% durante bastante tempo.
por exemplo neste exacto momento tá a 28º :P

EDIT: afinal a minha board é uma Asus P5QD Turbo
 
Última edição:
Boas pessoal,

Pode dizer-se que trago novidades fresquinhas :P





Cooler montado, massa térmica MX-2 aplicada e FAN NOISEBLOCKER adicionada na lateral (com bricolage, pois batia no cooler).

As temperaturas máximas em Load passaram de aproximadamente 63º para 44º. Isto depois de 1h de teste, não sei se é o normal, mas suponho que está bom. As temperaturas em Idle não passam dos 35º. Nessas imagens vai um pouco acima disso porque eu já tinha iniciado o teste, cancelei e voltei a iniciar, ou seja, já estava a começar a aquecer.


Amanhã irei começar a aventurar-me no OC... Ajudas são bem-vindas!
 


Bem aventurei-me ainda a fazer o OC para os 3.2Ghz, aqui fica o resumo (vou colocar apenas aquilo em que mexi):

Ai Overclock Tuner: Manual
CPU Ratio Setting: 9.0
FSB Frequancy: 355
PCIE Frequency: 100
DRAM Frequency: DDR2 946MHz
CPU Voltage: 1.25000v
FAIL

Ai Overclock Tuner: Manual
CPU Ratio Setting: 9.0
FSB Frequancy: 355
PCIE Frequency: 100
DRAM Frequency: DDR2 946MHz
CPU Voltage: 1.28125v
FAIL

Ai Overclock Tuner: Manual
CPU Ratio Setting: 9.0
FSB Frequancy: 355
PCIE Frequency: 100
DRAM Frequency: DDR2 1068MHz
CPU Voltage: 1.30000v
DRAM Voltage: 2.0
WORK


Só com a última configuração é que o PC arrancou. Antes desta última configuração nem arrancava, ou quando arrancava dava bluescreens e ia logo abaixo, indicando erro de memórias e etc. Como podem ver na imagem acima, apesar de testado durante pouco tempo, as temperaturas mantêm-se praticamente iguais, o que é estranho. Acho que o OC ainda não está optimizado, pois não mexo em quase nenhuma opção e sei que isto para ficar no ponto há que mexer mais os cordelinhos.

Quanto às memórias sinceramente não percebo nada... Já deixei o link com a designação das minhas memórias uns posts acima, caso alguém me possa ensinar a colocá-las em condições agradeço.


PS: Quando entro na BIOS, quer faça ou não alguma alteração, quando faço "Save & Exit" o PC desliga-se de forma "brusca", até o subwoofer dá um "estoiro". Não sei se será normal...


EDITADO:

Sistema instável :(

A correr o IBT dá bluescreen e vai abaixo. Já meti tudo o que tinha haver com as memórias em AUTO e mantém-se o problema. Deve-me estar a faltar alguma coisa :facepalm:
 
Última edição:
Qual é o cooler que colocaste???
Acho que tá bem bacano :)
isso de desligar e fazer barulho é normal
Eu tenho as minhas rams com 2,1v que é o maximo que fazem, não sei se fará mal mas até agora nunca tive probls
tão a trabalhar a 1050mhz são de 1066mhz

Esse cpu até se safa bem :)
Queria ver era se conseguia tipo o melhor 775 :P hheheh

Um duvida o primeiro teste a full durante uma hora, foi sem OC ???
 
Deixa o Ai Overclock Tuner de lado, usa apenas a Bios.

O blue screen é devido a falha de OC nas memorias...

Para subir as memorias para os 1000 Mhz convém colocar a voltagem das memorias a 2.0v.

Mas para já deixa-as de lado e mantém-nas folgadas, com voltagem das mesmas a 2.0v e abaixo dos 1000Mhz.... trabalha as memorias manualmente na bios.

Desactiva o C1E e o speedstep a bios

Ora 1.30v na bios, 1.28v... vdrop exactamente igual ao meu setup....

Agora é só ir subindo por aí fora... em principio deves conseguir os 3.6Ghz com cerca de 1.4v ou até menos, é só testar....

Eu metia já 1.4v e tentava os 3.6Ghz, se ficar estável, descer até ao mínimo.

Depois se for necessário mexe-se com outros valores, como do NB...
 
Boas pessoal,

Antes de mais obrigado pelas respostas. Tentando responder a tudo:

Roast o Cooler que coloquei foi o Thermalright HR-02 Macho. O primeiro teste foi sem OC, só para ter noção de qual a diferença com e sem cooler stock, em Load fiquei com uma diferença de um pouco mais de 20º.

iwolf mas só consigo alterar o FSB e Voltagens se mexer no Ai Overclock Tuner e o meter a Manual (ele por defeito está Auto), se puderes explicar melhor agradeço. Daqui a nada já testo as definições que sugeriste. Quanto às memórias depois tens que me dar uma ajuda, é que já alterei várias vezes o FSB e as voltagens e nunca me aparece a opção de as pôr a 1000MHz. Ou é a 900MHz e tal, ou sobe logo para os 1066MHz.

OnTheNet não percebo nada do assunto, mas creio que não tenho que começar no 1.325v para clockar. Neste momento já tenho o CPU aparentemente estável nos 3.2GHz depois de várias tentativas no IBT em que o sistema ia abaixo e lá tinha eu que subir um pouco mais a voltagem, até que cheguei a uma determinada voltagem (já vou ver e edito com o valor certo) em que ficou estável e não morreu ao fazer testes no IBT.


Tenho quase a certeza que não poderei ir além dos 3.2GHz, pois ontem fiz um teste de 10 Lops em High no IBT, que demorou algum tempo, e a temperatura máxima foi 61º, sempre a puxar o CPU ao máximo 100% Load. Sei que ainda se pode ir mais além dos 60º, mas como estamos em tempos frescos, no Verão a temperatura sobe substancialmente.

 
qs7eig.jpg


f10b3t.jpg



Aí está como tenho a minha BIOS de momento.

OnTheNet para fazer os 3.2GHz tenho a voltagem igual à do meu VID. Ou seja, suponho que seja a mesma que ele utilizava em stock (2.4GHz e 1.32500v).


Sugestões?
 
Ainda não percebi porque que o pessoal aconselha desligar o C1E e o speedstep
Eu fiz isso durante uns anos e agora a pouco tempo liguei e prefiro assim, pois quando não estou a usar muito ele baixame para 6x de multiplicador...

Outra coisa, é obrigatorio colocar a CPU voltage manual com o que queremos?

 
OC a 3.4GHz

2eclrgo.jpg


FSB: 378
VCore: 1.4000v (Talvez seja demasiado, mas abaixo disto não passava no IBT)
DDR2: 1008MHz (Não sei "compor" as memórias manualmente na BIOS, como não vi mais opções, suponho que seja isto já que não há 1000MHz)
Timings: Manual (meti em manual mas deixei as definições que estavam porque pareceram-me ser as das minhas memórias 5-5-5-15)
DRAM Voltage: 2.0


Tentei 3.6GHz mas não consegui nem por nada. Já andava nos 1.45v e continuavam os bluscreens. Penso que também terá haver com a memória, tentar "jogar" com as duas coisas em simultâneo. Como o meu conhecimento não dá para mais, acho que o OC fica por aqui, não sei mais o que alterar :wvsore:

iwolf desactivei o C1E na BIOS, mas o Speedstep não achei lol
 
O Speedstep deve andar no advanced
O teu CPU vai até 1,50v penso eu de que :)
Sobre a memoria, ao mexeres no FSB strap mexes com a memoria, é por ai que controlas as memorias tambem...

Sobre OC de memorias tambem ainda não tenho mto conhecimento, pus as minhas a 1050mhz colocando o FSB strap a 400 e depois como as memorias dizem nelas que trabalham até 2,1v coloquei com esse valor lol
 
Thanks OnTheNet...

Provavelmente terei a BIOS desactualizada também, penso que pode influenciar.

Quanto ao OC reduzi para os 3.2GHz. Tinha nos 3.4Ghz, pensei que tivessem estáveis porque passou no IBT, mas voltei a testar no dia seguinte e já não passou, indicou-me sistema instável e as temperaturas chegaram perto dos 70º. Não esquecer que estamos no Inverno e a temperatura ambiente no quarto com o aquecedor anda por volta dos ~21º, no Verão é muito superior.

Mas acho que esses 70º no IBT podem ser um pouco relativos, pois o CPU é levado mesmo ao limite. Digo isto porque estive a jogar mais de 1h e a temperatura máxima que atingiu foi aproximadamente 55º, sendo que em média andava sempre nos 40º e tal e em Idle ~34º. Relembro que isto foi a 3.4GHz.


Agora neste momento com 3.2GHz, as temps em Idle (apenas MSN, navegação web, música, etc) são as seguintes:
14o4zcz.png


Apetece subir mais a clockagem, mas tenho que pedir a alguém com mais conhecimento que eu que depois me faça isso, pois eu não consegui.
 
Já agora ter o C1E desligado não sei até que ponto é mau para o processador, o pessoal aconselha sempre desligar quando se faz OC
mas para quem usa para jogos e uso normal, eu no meu caso tenho notado que ao ter ligado esforço menos o processador e tenho temps mais baixas pois ele baixa para um multiplicador mais baixo
 
Eu acho que a questão do C1E estar desligado é apenas para testar o funcionamento do cpu sempre com overclock e para ver as temperaturas em idle com overclock, acho que não faz mal nenhum depois de ter o overclock estabilizado ligar para não ter esforço no cpu quando estamos apenas na web.

Quanto ao tópico, eu não notei diferença nenhuma acima de 3.2ghz, agora não sei se era por eu ter o meu instável e tive de voltar para 3.0ghz ou se é mesmo do cpu e não se nota diferença.
 
Back
Topo