Problema asus p8z68V-LX /fonte xfx550/ventoinhas/68501gbddr5 não suspende

arturjcs

Power Member
Boas!
Comprei um pc e pedi a um colega que fizesse uma troca de caixa, sendo que, no fim fiquei com o seguinte:

- I52500K
- asus p8z68V-LX
- 4G ram
- xfx 550w
- 6850 1 ddr5
- 7 64bits
- icute htcp.

O probema é que o pc não entra em modo de suspensão, ou seja, deixe o tempo que deixar fica sempre ligado.
Se fizer suspender no "monitor" a imagem desliga-se, mas o cpu, fonte, ventoinha e gráfica não desligam.
Ele disse que já mexeu na bios (default), mas o problema mantém-se!
Poderá ser componente avariado?
Alguém me pode ajudar? Não percebo lá mt deste tipo de problemas!
 
boas.... definiçoes de energia? alteras te alguma coisa...? pode ser tambem problema de fonte.... se tiveres possibilidade testa com outra

cumps
 
não tenho outra fonte.
eu mexi, mas antes tb não fica em suspensão.
se eu o colocar em suspensão ele dp tb não consegue voltar ao inicio, tenho mesmo que dp o desligar.
 
Como te deram no link em cima, é só seguires as instruções:
  • Para abrir Opções de Energia, clique no botão Iniciar
    4f6cbd09-148c-4dd8-b1f2-48f232a2fd33_818.jpg
    , em Painel de Controle, em Sistema e Segurança e em Opções de Energia.
  • Na página Seleccionar plano de energia, clique em Alterar configurações do plano ao lado do plano seleccionado.
​E tens ai as configurações do tempo que passa até o monitor e/ou o pc entrarem em suspensão. Basta ler
 
o problema é que devo ter algum componente avariado, pois já alterei td e mais alguma coisa.
O máximo que acontece é o disco suspender, mas as ventoinhas continuam sempre ligadas, dia após dia!
 
OK, para tentar perceber o que está a acontecer por aí peço-te para lançar a linha de comandos e digitar:

powercfg -availablesleepstates

Faz paste ou screen do resultado sff. É só para tirar a dúvida se o PC está apenas a entrar em modo S1 (power on standby) em vez de S3 (suspend to ram).
 
eu não sei fazer isso!

como se faz isso?
Para mim é mt técnico, apesar de parecer fácil!

colei (powercfg -availablesleepstates) no menu iniciar, aparece um quadro, mas desaparec mt rápido, nem vejo nada!
Dp fui pela linha de comandos, mas diz que o comando não é reconhecido como um comando interno ou externo.
Estarei a fazer bem?

Já consegui, estou quase aprendiz.
O resultado é que é russo para mim!

Microsoft Windows [Versão 6.1.7601]
Copyright (c) 2009 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
C:\Windows\system32>powercfg -availablesleepstates
Os seguintes estados de suspensão estão disponíveis neste sistema: Em Espera ( S
1 S3 ) Hibernar Suspensão Híbrida
Os seguintes estados de suspensão não estão disponíveis neste sistema:
Modo de suspensão (S2)
O firmware de sistema não suporta este estado de espera.
C:\Windows\system32>
 
Última edição pelo moderador:
Ok, e quando fazes "Suspender" directamente pelo start menu o que acontece?
a) (S1) o pc entra em standby desligando o ecrã e os discos, mas ficam as ventoinhas a trabalhar (led power a piscar); qualquer tecla acorda-o
b) (S3) o pc entra em standby, desligando tudo (led power a piscar); qualquer tecla acorda-o

É só para tentar perceber se o pc pelo menos entra em modo s1 ou s3 manualmente. Use ou não, pelo menos o Windows aparenta ter acesso ao modo S3.
 
desliga a imagem, mas não consegue desligar o lcd (ligação hdmi), desliga o disco, mas fica a fonte, cpu e gráfica com as ventoinhas a trabalharem!
A caixa que tenho é uma htcp ICUTE e que tem um pequeno mostrador.
Dp para retomar,mexa onde mexer, não há hipotese a não ser ir ao botão do power, pressionar 5 segundos par que desligue de vez e dp voltar a pressionar para ligar!
http://icute.com.tw/en/productDia.php?cc=NTc=
 
Última edição:
Quando ao LCD não há milagres, o máximo que fará é desligar a imagem, e o monitor que entre em standby por ele devido a não ter input da gráfica.
Não confirmaste se enquanto isso acontece ficas com alguma indicação de modo standby na caixa, seja por led de power a piscar, mostrador...

O que permite sair do standby é definido na bios, regra geral basta carregares no power uma vez (sem segurar), carregar no rato ou teclado. Sacando o manual da tua board online, na página 72/82 que corresponde à secção de APM da bios poderás ter que que ligar o Power On By: keyboard (e mouse se desejares), e se não der, tenta também pci/pcie para ver se consegues sair dele da forma mais prática.

No entanto, há por aí outro problema. A não ser que o PC crashe imediatamente no momento em que vá para standby, o PC está a entrar em modo S1 em vez de S3 e tipicamente isso é definido pela bios. No entanto, no manual não vejo qualquer sítio para configurar o modo de standby default. É possível que apareça num futuro update de bios.

Googlando vejo mais gente a queixar-se do mesmo com boards da série P8z68, seja a falta de configuração na bios entre s1/s3 e outros a dizerem que a board crasha ao entrar em sleep. A asus diz isto sobre problemas de resume, o que será inofensivo desligar se não tiveres overclock.

Uma alternativa que tens é a de configurar em vez de sleep ou hybrid sleep (visto que apenas vai para S1, ou o S3 crasha ao entrar em standby), o PC para hibernar.
Para isso corres a prompt em modo administrador (right click sobre start\acessórios\run e correr como admin), e fazes:

powercfg /hibernate on

Irás ver que ficas com um novo item que é "hibernar" no start menu caso não o tenhas já. Experimenta se funciona ok, é suposto o PC desligar completamente e fazer um dump da memória para um ficheiro que o windows utilizará para arrancar e resumir onde estavas. O problema em comparação ao suspender ou hybrid sleep, é que é um tanto mais demorado tanto a ligar como desligar, mas no entanto a torre fica a consumir menos energia porque não está a segurar o estado na ram. Depois predefines o PC para hibernar (nas configurações avançadas do perfil de energia) somente passado X tempo, e nunca para suspender. O melhor é testares com um tempo curto a ver se fica tudo ok.
 
Última edição:
na caixa fica quase igual como se tivesse ligado, tem uma flor amarela que, faça o que fizer fica sempre a piscar. A roda azul que é referente ao disco deixa de rodar.
No menu iniciar tem o hibernar, faço isso, mas dp não consigo ligar, tenho que voltar a desligar td. Neste caso, as ventoinhas continual ligadas.
 
OK, em princípio, se fica a piscar é porque o computador entra em standby (presumindo que não pisque em operação normal), só que em modo S1 em vez do S3 desejado (que desligaria as fans). Como te disse no post antes, deverás ir à secção de APM da tua bios e ligar outras formas de power ON, como space no teclado etc, porque aparentemente o único problema é não o conseguires tirar de standby. O que não é normal, é pulsar o power não o ligar (verificaram completamente as ligações da caixa à board?).

Agora quanto ao hibernar é que há aí algo de errado, porque é suposto o windows desligar o PC (embora em "soft off").
IMHO, duvido que a configuração do windows tenha a ver com qualquer um destes problemas, e seja simplesmente um problema na bios por resolver da parte da asus (actualizar a bios poderá resolver), ou então que tenhas algum dispositivo ligado que interfira e faça o pc crashar no momento da entrada em sleep/hibernate. Para diagnosticar este último aspecto, o melhor é apenas testares apenas com rato e teclado (de preferencia em ps/2).
 
Última edição:
Back
Topo