1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ASUS - P8Z77-V PRO Z77 + INTEL - Core i7 2700K 3.5GHz 8MB

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por VouLT, 24 de Janeiro de 2013. (Respostas: 24; Visualizações: 1635)

1. Viva pessoal,

Recente fiz update à minha maquina e adquiri esta a board e o CPU em assunto.
    Nos ultimas dias tenho brincado com o OC settings tanto na BIOS como através da ASUS AI Suite II. Esta aplicação permite fazer OC a praticamente todos os parâmetros, tal como na BIOS, aplicando as settings in BIOS depois de um reboot.

Tenho quatro questões:
    1) identificar se tenho algum bottle neck no sistema e
    2) estou estou a tirar o máximo partido do HW?

Eis as specs:
    ASUS - P8Z77-V PRO Z77
    Core i7 2700K 3.5GHz 8MB (+ Cooler CM Hyper 212 Plus)
    6GB DDR3 Corsair 1333Mhz XMS3 (2GB x3)
    FAN traseira, FAN Fontral, Buraco Lateral (:P)

Neste momento tenho o sistema OC, a 4.3 GHz. Consegui isto aumentando o CPU Ratio para 43. Infelizmente não consigo subir este valor. Ainda não percebi onde está a limitação.

3) Vocês acham que a minha RAM pode ser o bottleneck deste sistema?
    4) Qual é um bom e estável OC para este sistema?

Obrigado pela ajuda,
    Alexandre

Última edição: 24 de Janeiro de 2013
  2. Mais umas horinhas a navegar e cheguei a várias conclusões:

Primeiro, é pouco provável que a RAM seja um bottle neck. 1333Mhz é, hoje em dia, standard em relação às 1600Mhz ou mesmo 2133 Mhz e o aumento de performance não compensa o preço a pagar. Pelo que li, para este caso maior frequência resulta num aumento de performance pouco perceptível.

Segundo, o facto de não conseguir aumentar o multiplicador do CPU acima de 43, pode significar que venderam-me um 2700 em vez de um 2700K. (K significa unlocked).

Com o meu air-cooling, teoricamente, este sistema deve chegar aos 4.6Ghz estável sem grandes problemas.

Para aqueles interessados nesta thread, encontrei este guide -> http://forum.computerlounge.co.nz/y...luxe---Overclocking-Guide-For-Ivy-Bridge.aspx

3. RedHeart

RedHeart Power Member

Nada como confirmares com o CPUID.

4. St0ned

St0ned Banido

Quem sugeriu essas memórias era um génio... 3x2Gb e 1333 num sistema dual-channel com um sandybridge de topo...

5. nheh, as memórias vieram do sistema antigo :) Não achei que valia a pena actualizar as memórias!

6. jonyyyy95

jonyyyy95 Power Member

Essas memórias sao relativamente fracas para OC, pelo menos é essa a ideia que tenho das XMS3.

7. Mistério resolvido. Não é um 2700k, mas sim um 3770. Está locked a 43. Dito isto, vocês recomendam actualizar as RAMs? Vale mesmo a pena?

8. St0ned

St0ned Banido

Bloquado a 43 só com um core, se bem me lembro. Com os 4 cores activos deve ir só para 3.8Ghz. Depois podes fazer BCLK overclock, subindo o mesmo para perto de 106Mhz deve conseguir ultrapassar um pouco os 4Ghz.

9. jonyyyy95

jonyyyy95 Power Member

Não tenho a certeza do qeu vou dizer, o St0ned que me corriga, mas ao usares 3x2gb não tiras partido do dual chanel, ou seja tá a single, mas como disse não tenho a certexa.
    Se vale o investimento depende, diz-se que para cima de 1600 não se nota diferença a não ser nos benchs, mas se conseguires vender essas porque não umas Samsung green series?

10. St0ned

St0ned Banido

Com 3x2GB funciona em single.

11. Ok, obrigado pelas dicas. Eu pensava que estava com os 4 cores activos. Vou verificar mais logo
    St0ned, que RAMs recomendas?

12. Eu tenho quase a certeza que estava com x43 em todos os cores tal como diz este gajo aqui -> http://www.tomshardware.co.uk/forum/282262-11-3770-multiplier-issue

Ontem andei a brincar com o BCLK overclock e experimentei a 105Mhz mas comecei a ter crashes das aplicações no windows e voltei para os 100. A 105Mhz, consegui chegar aos 4.5Hz.

Ainda estava a ponderar tentar trocar entre 3770 por um 3770k, mas se conseguir ter o sistema estável a 4.3GHz ou mesmo a 4.5Ghz com rams novas já fico satisfeito

Ando a ver RAMs e a 2x CORSAIR DDR3 4GB PC 1600 Vengeance (1.5v) por 60€ captaram a minha atenção. Any thoughts?

Última edição: 25 de Janeiro de 2013
  13. St0ned

St0ned Banido

Como te disse... tens multi 43x quando o CPU só está a usar 1 core... Mete isso em load que vais ver isso a cair para 39...

14. St0ned

St0ned Banido

Epá a sério ? Olha bem para o video com olhos de ver... odeio estar a dizer uma coisa que é verdade, estar a ser desmentido e ainda por cima as provas da outra parte serem a meu favor... Já agora um superPi não é q seja grande load...

15. Tu pareces ser uma gajo inteligente St0ned. Eu ao olhar com os olhos de ver para o video vejo o CPU-z a mostrar 4.1/4.3 Ghz em todos os cores. Essa é a minha interpretação. Tu que és mais experiente nestas matérias tens duas hipóteses: podes verificar que estou a cometer um erro crasso e tentar corrigir-me/educar-me ou então podes fazer a afirmação que fizeste. Há uma terceira opção que é simplesmente ignorares a thread enquanto eu espero que alguém me possa ajudar

16. St0ned

St0ned Banido

Enfim realmente não vale a pena. Boa sorte com isso.

17. Mais um forum exactamente com a mesma dúvida que eu, com um gajo bastante simpático a tentar ajudar e a desmentir os resultados, e no final parece que o resultado era mesmo: i7 3770 (non-k) a correr a 4.1GHz com 4 cores. -> http://forums.anandtech.com/showthread.php?t=2261588

18. Peter1986

Peter1986 Power Member

Confia no St0ned. Sou pouco interveniente, mais de leituras na diagonal, mas ele normalmente sabe bem o que diz! Cumps

Partilhar esta Página