ASUS - P8Z77-V PRO Z77 + INTEL - Core i7 2700K 3.5GHz 8MB

VouLT

Membro
Viva pessoal,

Recente fiz update à minha maquina e adquiri esta a board e o CPU em assunto.
Nos ultimas dias tenho brincado com o OC settings tanto na BIOS como através da ASUS AI Suite II. Esta aplicação permite fazer OC a praticamente todos os parâmetros, tal como na BIOS, aplicando as settings in BIOS depois de um reboot.

Tenho quatro questões:
1) identificar se tenho algum bottle neck no sistema e
2) estou estou a tirar o máximo partido do HW?

Eis as specs:
ASUS - P8Z77-V PRO Z77
Core i7 2700K 3.5GHz 8MB (+ Cooler CM Hyper 212 Plus)
6GB DDR3 Corsair 1333Mhz XMS3 (2GB x3)
FAN traseira, FAN Fontral, Buraco Lateral (:P)


Neste momento tenho o sistema OC, a 4.3 GHz. Consegui isto aumentando o CPU Ratio para 43. Infelizmente não consigo subir este valor. Ainda não percebi onde está a limitação.

3) Vocês acham que a minha RAM pode ser o bottleneck deste sistema?
4) Qual é um bom e estável OC para este sistema?

Obrigado pela ajuda,
Alexandre
 
Última edição:
Mais umas horinhas a navegar e cheguei a várias conclusões:

Primeiro, é pouco provável que a RAM seja um bottle neck. 1333Mhz é, hoje em dia, standard em relação às 1600Mhz ou mesmo 2133 Mhz e o aumento de performance não compensa o preço a pagar. Pelo que li, para este caso maior frequência resulta num aumento de performance pouco perceptível.

Segundo, o facto de não conseguir aumentar o multiplicador do CPU acima de 43, pode significar que venderam-me um 2700 em vez de um 2700K. (K significa unlocked).

Com o meu air-cooling, teoricamente, este sistema deve chegar aos 4.6Ghz estável sem grandes problemas.

Para aqueles interessados nesta thread, encontrei este guide -> http://forum.computerlounge.co.nz/y...luxe---Overclocking-Guide-For-Ivy-Bridge.aspx
 
Última edição:
nheh, as memórias vieram do sistema antigo :) Não achei que valia a pena actualizar as memórias!
 
Última edição:
Mistério resolvido. Não é um 2700k, mas sim um 3770. Está locked a 43. Dito isto, vocês recomendam actualizar as RAMs? Vale mesmo a pena?
 
Bloquado a 43 só com um core, se bem me lembro. Com os 4 cores activos deve ir só para 3.8Ghz. Depois podes fazer BCLK overclock, subindo o mesmo para perto de 106Mhz deve conseguir ultrapassar um pouco os 4Ghz.
 
Não tenho a certeza do qeu vou dizer, o St0ned que me corriga, mas ao usares 3x2gb não tiras partido do dual chanel, ou seja tá a single, mas como disse não tenho a certexa.
Se vale o investimento depende, diz-se que para cima de 1600 não se nota diferença a não ser nos benchs, mas se conseguires vender essas porque não umas Samsung green series?
 
Eu tenho quase a certeza que estava com x43 em todos os cores tal como diz este gajo aqui -> http://www.tomshardware.co.uk/forum/282262-11-3770-multiplier-issue

Ontem andei a brincar com o BCLK overclock e experimentei a 105Mhz mas comecei a ter crashes das aplicações no windows e voltei para os 100. A 105Mhz, consegui chegar aos 4.5Hz.

Ainda estava a ponderar tentar trocar entre 3770 por um 3770k, mas se conseguir ter o sistema estável a 4.3GHz ou mesmo a 4.5Ghz com rams novas já fico satisfeito

Ando a ver RAMs e a 2x CORSAIR DDR3 4GB PC 1600 Vengeance (1.5v) por 60€ captaram a minha atenção. Any thoughts?
 
Última edição:
Epá a sério ? Olha bem para o video com olhos de ver... odeio estar a dizer uma coisa que é verdade, estar a ser desmentido e ainda por cima as provas da outra parte serem a meu favor... Já agora um superPi não é q seja grande load...
 
Tu pareces ser uma gajo inteligente St0ned. Eu ao olhar com os olhos de ver para o video vejo o CPU-z a mostrar 4.1/4.3 Ghz em todos os cores. Essa é a minha interpretação. Tu que és mais experiente nestas matérias tens duas hipóteses: podes verificar que estou a cometer um erro crasso e tentar corrigir-me/educar-me ou então podes fazer a afirmação que fizeste. Há uma terceira opção que é simplesmente ignorares a thread enquanto eu espero que alguém me possa ajudar
 
Back
Topo