ASUS ROG G71G - GeForce 9800M GS para 9800M GTS

Jay_OR

What is folding?
Depois de pesquisar bastante, decidi que queria overclockar a minha GeForce 9800M GS para os clocks da 9800M GTS. Despertou-me a curiosidade visto as gráficas serem idênticas, e existe alguns engenhosos que com os portáteis ROG G51Vt equipados com esta gráfica, conseguiram flashear a vbios destas gráficas e colocar clocks mais elevados.

9800M GS
CodenameNB9E-GSPipelines64 - unifiedCore Speed *530 MHzShader Speed *1325 MHzMemory Speed *800 MHz
9800M GTS
CodenameNB9E-GTPipelines64 - unifiedCore Speed *600 MHzShader Speed *1500 MHzMemory Speed *800 MHz

Para isso devem sacar os drivers e os programas:
-DOX ForceWare 185.85 (Seleccionar o sistema operativo correcto)
-Driver Sweeper
-PhysX8.09.04
-PhysX 9.09.0428
-nTools ou nTune

Saquem também os drivers oficiais do site da nVidia no caso de fazerem asneiras,e depois coloquem tudo no ambiente de trabalho para ser mais fácil. (opcional)

Realizem as instalações todas na língua inglesa!!

Numa das vezes instalei em português, e as opções de overclock estranhamente mudam,e não podemos alterar os clocks das memorias, e ficamos apenas com o GPU e os shaders.


1º Passo: Eliminar as driver's que estão a usar
-Ir ao meu computador e clicar com o botão direito do rato
-Seleccionar propriedades
-Clicar em "Device Managers" no lado esquerdo da janela
-Na nova janela, que se irá abrir, expandam os "Adaptadores gráficos"
-Com o botão direito do rato cliquem em "NVIDIA GeForce 9800M GT" (Embora seja a GS o Vista da-lhe o nome de GT, bug normal), e seleccionem "desinstalar".
-Seleccionem a caixa,que diz se desejam remover os ficheiros do vosso sistema.
-Depois de desisntalar, reeiniciem o PC em safe mode, clicando em F8 antes de aparecer o boot do vista,ao ligar o PC.

2º Passo: Correr o Driver Sweeper

-Depois de estar em Safe mode, instalem e corram o programa Driver Sweeper.
-Seleccionem APENAS as caixas que dizem respeito a nVidia Display e ao PhysX.
-Fazer o Clean.
-Se tiverem com duvidas, se o clean funcionou, voltem a correr o Driver Sweeper.
-Reiniciem o PC em modo normal.

3º Passo: Instalar as DOX Drivers
-Instalar as DOX 185.85, e seguir os passos, seleccionar o numero de placas gráficas (neste caso é uma single) e o sistema operativo.
-Reiniciem o PC em modo normal.

4º Passo: Instalar os drivers PhysX
-Instalar primeiro as PhysX 8.09.04 e seguir os passos. (No meu caso não consegui instalar a instalação congelava)
-Instalar em segundo lugar por cima das drivers anteriormente instaladas as PhysX 9.09.0428, e seguir os passos.
-Depois de ambos estarem instalados, clicar no ambiente de trabalho e ir ao painel de controlo da nVidia.
-No menu lateral, cliquem em PhysX Configuration, e activem. (No meu caso já estava activa)

5º Passo: Instalar o nTools ou o nTune.
-Instalei o nTune (O nTools não me instala as opções de performance)
-Depois de instalar, vão novamente ao painel de controlo da nVidia e cliquem no separados Performance.
-Vão a "Device Settings" e aceitem o acordo.

capture31072009203803.jpg


6º Passo: Alterar clocks
-Alterem ligeiramente os clocks da vossa gráfica de 10MHz em 10MHz e gravem num novo perfil. (No meu caso aumentei de 20 em 20MHz)
-NUNCA gravem por cima do ficheiro userdflt.nsu, porque são os vossos clocks de STOCK.
-Usem o GPU-Z para verificarem os novos clocks aplicados.
-Joguem durante algumas horas, alterando pouco de cada vez para sentirem se a gráfica não esta a aquecer demasiado. Deve ter valores entre os 60 e os 80ºC, dependendo da temperatura ambiente.
-Se notarem que o aquecimento é excessivo devem parar o oveclock!
-Os clocks que em principio serão 99% estáveis será 600/800/1500, mesmo assim é muito relativo, e avancem de 10 em 10MHz!!

7º Passo: Largar LUME!!
-Agora que já alteraram os clocks, esta na altura de associar o overclock a um programa ou jogo, no meu caso associei ao programa FRAPS para não estar a adicionar os jogos todos que tenho instalados, ou seja, sempre que liguem o FRAPS a vossa gráfica dispara para os novos clocks.

-No menu de Performance, vão a "Profile policies".
-Cliquem em "Load this Profile".
-Cliquem no profile e escolham as definições stock, ou seja as userdflt.nsu
-Clicar em "The system first starts windows" e mover com o botão "->".
-Clicar em Aceitar.

-Cliquem "Load this profile" e escolham as vossas definições de overclock que no meu caso são 9800M_GTS.nsu.
-Clicar em "Game is loaded" no lado esquerdo, e seleccionar o/os jogos,em que no meu caso procurei o executável do FRAPS, e depois seleccionei a caixa de verificação.
-Clicar em Aceitar.
-Agora sempre que ligarem ou desligarem o FRAPS o overclock da gráfica liga.

Em breve colocarei as minhas pontuações antes e depois do overclock no 3DMark06.

9926 3DMark06 com clocks -> 560/800/1420
10035 3DMark06 com clocks -> 570/800/1440

EDIT:
3DMark01 SE -​
34594
pontos e 3DMark06 -
10246
pontos

BONS OVERCLOCKS ;D
 
Última edição:
Acho que vou ter mesmo que fazer um downgrade aos drivers...instalei estes ultimos drivers a cerca de 2horas,e desde então os clocks ainda não baixaram enquanto estou em idle,a trabalhar só com o firefox e um ou outro programa.

A minha FAN parece estar sempre a topo, e a temperatura não baixa dos 64ºC...devido a estes clocks de stock =S

Amanhã,vou voltar a instalar drivers mais antigos, para ver se pelo menus os clocks baixam em idle.
 
Com os drivers nvidia forceware DOX 185.85, a minha FAN já estabiliza mas mesmo assim não tenho acesso a secção de desempenho da nTune, continuando a crashar =X

Estranho porque já vi em fóruns e as driver's usadas para o overclock desta gráfica, os mais usados são os DOX, por serem mais estáveis, embora não sejam os que tenham mais desempenho.
 
No RivaTuner v2.24 aparece a seguinte mensagem:
"No supported drivers detected for this display adapter"

Instalei também o ATiTool e aparece-me uma mensagem do género:
"The Kernel Mode Driver does not seem to be running.
A device driver is required for communication with your video hardware."

Penso que tenho que adicionar algum ficheiro de configuração aos drivers da gráfica antes de instalar, pelo menus vi qualquer coisa desse género.

WindWalker vou te enviar uns links de um fórum em que tiveram sucesso no overclock, para ver se me consegues ajudar.
 
Assim fica visível a toda a gente:

Jay_OR disse:
Envio-te então os links do fórum que vi, em que tiveram sucesso no overclock.

Guide to flash 9800m GS to GTS
http://forums.guru3d.com/showthread.php?t=289425Nvidia VGA Bios modification/flash/restore guide
http://forum.notebookreview.com/showthread.php?t=160237Modding NVIDIA VGA BIOS for VX2S, G1S, G2S
http://forum.notebookreview.com/showthread.php?t=182458Quanto a este ultimo link, não sei se poderá considerar o meu caso, visto os G1S e os G2S eram os portáteis de gamers, antes da minha versão G71 da ASUS ROG.

Será que me falta alguma coisa para os programas reconhecerem os meus drivers?

Cumprimentos


Li tudo muito na diagonal porque agora não tenho muita cabeça para estar a analisar isso tudo.

Acho que é preferível obteres a BIOS original, via nvflash ou GPU-Z, e guardá-la num local seguro (PC+email+pen) e depois ir aumentando primeiro o Core de 50 em 50MHz e só depois as memórias de 25 em 25 MHz, por exemplo.

Isto para que, por exemplo, se o Core ficasse instável a 625MHz, a 575, mesmo que já estivesse instável, tens menor probabilidade de ocorrerem erros críticos e assim podes repor a BIOS. Eu cá não espetava com 200MHz de overclock num Core, ainda por cima via BIOS flash e de uma placa gráfica de portátil.


Já tentaste drivers abaixo dos 182.x ou até mesmo dos 180.x para ver se a placa é detectada pelo Rivatuner?


Para testar a estabilidade recomendo o teste 'Scan for Artifacts' do ATITool durante 10mins para testar estabilidade mínima e ires vendo se aparecem pontos amarelos.
 
Back
Topo