Asus ROG Keris Wireless - A Solução Lightweight

Websync

Banido
Hoje trago a review do rato mais recente da Asus, o ROG Keris.
Primeiramente, o rato foi testado durante 2 semanas por isso podem considerar esta review bem fundada no que toca às minhas opiniões sobre ele.
O ROG Keris é uma aposta que no mercado dos lightweight da parte da Asus, entra num mercado que já está cheio de opções excelentes, ou seja, não tem uma tarefa nada fácil.
Dito isto, o que ele me ofereceu é uma boa surpresa e pode ser uma boa opção para quem procura um rato wireless, relativamente lightweight com 79 gramas e que tenha a mão pequena/média.
É um rato ergonómico que não exagera no design, o que o faz agradável de usar tanto em palm, como claw.

No tropical price: ASUS ROG Keris Wireless Gaming Mouse

Packaging:

O rato vem perfeitamente bem protegido, não tem um "feel" tão premium como o packaging do Asus Rog Chakram, mas é mais que adequado:

Def.jpg


Ab.jpg



Botões e scrool wheel:

Aqui está o maior trunfo do ROG keris, muito como acontecia no ROG chakram, dá para mudar de switches em segundos com um processo fácil.
O rog keris vem equipado com ROG Micro switches que pelos meus testes têm extremamente baixo pre travel e moderado post travel, joguei bastantes FPS's e apreciei também a latência quase inexistente dos cliques.
Mas não acaba aqui, o ROG keris traz como extras mais dois switches que podem ser trocados a qualquer altura, sendo eles Omron D2F Series e Omron D2FC Series.
Os switches dos botões laterais são francamente dos melhores que já experimentei, são utilizados kailh switches com um pre travel extremamente pequeno.
A scrool wheel é competente, sendo a melhor parte o clique da mesma, que é muito responsivo, possivelmente por utilizar kailh.

IMG-20210428-124527-855.jpg



asda.jpg


IMG-20210428-124509-788.jpg


Feet e coating e sensor:

O ROG Keris vem equipado com PFTE Teflon feet com uma forma francamente peculiar, mas aqui não há problema nenhum, o glide é extremamente bom, quase rivalizando o XM1, também tem incluído 4 feet extra que é sempre uma adição bem-vinda.
O sensor do ROG Keris é uma PAW3335 não é o "flagship" dos sensores atualmente, teoricamente ficando atrás do 3389 ou hero sensor mas na minha opinião não faz diferença nenhuma, eu jogo bastantes FPS's não consegui discernir nenhuma diferença a comparar com o meu xm1 que é equipado com o PMW3389.
A tecnologia de wireless é mais que competente, nunca tive problemas de tracking, joguei apex, valorant, CS:GO, battlefield 5 e foi sempre um prazer fraggar com o rato, sendo eu sensível a ratos com tracking inconsistente, isto é muito bom.

IMG-20210428-124559-416.jpg


Os switches extra e feet extra:

Acc.jpg


O interior e a carcaça:

def3.jpg


IMG-20210428-125324-893.jpg



Software:

Tive problemas a usar, mas um update do windows parece ter resolvido o problema por isso o benefício da dúvida vai ser dado aqui, tirando isso o software é competente para o que se propõe a fazer.
Na primeira página podes reprogramar os botões para variadas funções e também tem a habilidade de gravar macros.
Na segunda página pode-se encontrar opções para mudar o polling rate do rato entre 125, 250, 500, ou 1000 Hz, o tempo de resposta dos botões entre 12 ou 32ms e escolher entre on e off angle snapping.
Na terceira página pode-se mudar opções de RGB.
Na quarta página pode-se ajustar o LOD (Lift of distance) e ver a carga restante da bateria.

software1.jpg
software2-small.jpg


software3-small.jpg
software4-small.jpg


RGB:
Para os amantes do RGB também não desilude, tem duas zonas de iluminação, na scrool wheel e no logo atrás.
No software estão disponíveis 7 modos predefinidos de RGB, opções nessa vertente não faltam com o bónus de também ter aura sync que permite sintonizar o RGB com outros produtos Asus.
Para quem não gosta de luz no rato também pode ser tudo desligado.

IMG-20210428-134518-151.jpg


Tempo de bateria:
O ROG keris, assim como o ROG ckaram tem como feature o fast charging que é sem dúvida excelente, a Asus diz que a autonomia é de 78 horas sem RGB e 56 horas com rgb, mas demorou perto de uma semana para ter que o carregar com uso intensivo e sinceramente não fiz as contas de tempo de uso.
Com o fast charging basta meia hora e está pronto a ser usado, podendo também ser usado durante o processo de carregamento. Não tive nenhuma inconveniência e isso ultimamente é o que importa.
Dou os parabéns à Asus por ter fast charging nos ratos deles, é algo que outros fabricantes de ratos podiam adotar porque atualmente só a Asus usa a tecnologia em ratos.

IMG-20210428-130352-037.jpg



Em conclusão, o ROG Keris tem a minha aprovação completa, é uma proposta bastante interessante no mercado dos lightweight com 79 gramas que tem algumas vantagens sobre a concorrência, nomeadamente nos switches que podem ser mudados.
Com 69g é relativamente leve, apesar de haver opções mais leves, há pessoas que não gostam dos ultralighweights, sendo para mim 70/80g o ideal.

Especificações:

Sensor: Ótico, PAW3335
Resolução: 16000DPI
Conectividade: USB 2.0, Bluetooth, RF 2.4GHz
Velocidade máxima: 400IPS
Aceleração máxima: 40G
Taxa de reportagem USB: 1000 Hz
Botões programáveis: 7
Retro iluminação: RGB
Formato: Destro
Comprimento do cabo: 2 metros
Dimensões do produto: 118 mm x 62 mm x 39 mm
Peso do produto: 79 g


 
Última edição:
Back
Topo